A Gestão por Competência é uma forma de gerenciar que valoriza os conhecimentos e habilidades de um profissional, sejam elas técnicas ou interpessoais. O foco aqui é otimizar ao máximo o potencial de trabalho de cada um, de acordo com seus perfis de trabalho e objetivos profissionais. Tudo alinhado as metas da organização.
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Acompanhe o artigo para saber mais ou navegue pelo índice:
- O que é gestão por competência?
- Qual a finalidade da gestão por competências?
- Características da gestão por competências
- Benefícios da gestão por competências
- Diferença entre gestão de competência e gestão por competência
- Qual a diferença entre gestão por competência e gestão de desempenho?
- Qual a importância da gestão por competência?
Destaques: |
O que é gestão por competência?
A gestão por competências é uma forma de gerenciar as atividades dentro de uma organização com foco na identificação, desenvolvimento e aplicação das competências essenciais necessárias para que os objetivos sejam atingidos.
Essas competências englobam conhecimentos, habilidades e atitudes que os colaboradores precisam ter para desempenhar suas funções de maneira eficaz. A gestão por competências procura alinhar os talentos individuais com as necessidades organizacionais.
Além disso. a gestão por competências permite a criação de planos de desenvolvimento personalizados, que ajudam os funcionários a melhorar suas habilidades e a progredir em suas carreiras. Isso não apenas aumenta a satisfação e o engajamento dos colaboradores, mas também contribui para a retenção de talentos, uma vez que os funcionários percebem que a empresa está investindo em seu crescimento profissional.
O que significa gestão por competência?
O termo gestão por competência faz referência a forma como esse tipo de gestão acontece: valorizando as habilidades do profissional em suas diferentes aplicações.
Conceito de gestão por competências
Segundo a Gupy, uma das principais plataformas de gestão de pessoas, a gestão de competências:
Consiste na gestão de pessoas e de RH orientadas para identificar e suprir demandas de conhecimentos, habilidades e atitudes
Como surgiu a gestão por competências?
A Gestão por Competências começa a surgir na primeira metade do século 20, com a necessidade de comparar a efetividade de determinadas funções que fossem muito diferentes. Esse contexto começa nos Estados Unidos e depois começa a ganhar força e evoluir para o restante do mundo até os moldes como conhecemos hoje.
Qual a finalidade da gestão por competências?
O objetivo da gestão por competências é garantir que os profissionais certos estejam desempenhando suas funções. Tudo para garantir a efetividade, eificência e qualidade do que se está sendo proposto a partir das necessecidades da organização e alinhamento com as atitudes, habilidades e conhecimentos do colaborador.
Características da gestão por competências
Algumas características da gestão por competência são:
- Comunicação;
- Desenvolvimento profissional contínuo;
- Feedbacks frequentes;
- Avaliações de desempenho;
- Pesquisas de clima e cultura organizacionais;
- Valorização profissional, entre outras;
Benefícios da gestão por competências
Os principais benefícios da gestão por competências são:
- Trabalho mais efetivo e eficiente;
- Atração e retenção de talentos;
- Maior qualidade nas entregas;
- Ambiente propício a inovação;
- Otimização de recursos;
- Valorização profissional justa, e afins.
Como a gestão por competência impacta a cultura organizacional?
Uma vez que você tem uma gestão voltada para valorização das ações do colaborador, isso contribui e impacta a cultura organizacional uma vez que os profissionais estão sendo avaliados e valorizados a partir de suas habilidades técnicas e interpessoais.
Esse contexto gera segurança na hora de desempenhar as funções e um bom trabalho visto que evita favoritismos pessoais. Desse modo, os colaboradores sabem que fazendo um bom trabalho, serão valorizados e recompensados.
Diferença entre gestão de competência e gestão por competência
A Diferença entre gestão de competência e gestão por competência está no seu objeto: enquanto a gestão por competências foca em valorização profissional por meio de habilidades e atitudes. Já a gestão de competências atua no desenvolvimento de habilidades e atitudes, bem como manutençao delas dentro de uma organização para com seus colaboradores.
Qual a diferença entre gestão por competência e gestão de desempenho?
Com relação a diferença entre gestão por competência e gestão de desempenho, podemos observar que a gestão de desempenho busca valorizar a produtividade, independente de outros fatores. Já a gestão por competência valoriza a qualidade por meio do domínio técnico e interpessoal das atividades de um colaborador.
Qual a importância da gestão por competência?
A importância da gestão por competências começa com a otimização dos recursos humanos. Ao identificar as competências essenciais para cada cargo, as empresas podem recrutar e selecionar candidatos mais adequados, reduzindo custos com processos de contratação e minimizando o risco de turnover.
A gestão por competências também facilita a avaliação de desempenho. Com critérios claros e objetivos baseados nas competências desejadas, os líderes podem realizar avaliações mais justas e precisas. Isso ajuda a identificar áreas de melhoria, reconhecer talentos e recompensar o desempenho excepcional.
Por fim, a gestão por competências é vital para a adaptação e a inovação organizacional. Em um ambiente de negócios dinâmico, as necessidades e demandas podem mudar rapidamente e esse tipo de gerenciamento permite que a empresa se mantenha ágil, ajustando suas estratégias de desenvolvimento e recrutamento conforme necessário.
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