Durante a graduação ou pós-graduação pode ser que você tenha que apresentar algum trabalho acadêmico: seja na sala de aula ou durante algum seminário externo. O ponto é que muita gente sempre tem dúvidas de como preparar uma apresentação de qualidade e lidar com o nervosismo na hora de falar com o público, independentemente do número de pessoas. Apresentar trabalho talvez não seja tão simples, mas calma que a gente te ajuda!
Navegue pelo índice:
- Estude bastante o tema para apresentar trabalho
- Escolha um tema que você tem afinidade na hora de apresentar trabalho
- Treine para quando for apresentar trabalho
- Use imagens, vídeos e mapas mentais
- Veja outras apresentações
- De preferência, não seja o primeiro quando for apresentar trabalho
- Seja objetivo
- Interaja com o público ao apresentar trabalho
- Confie no seu próprio trabalho
- Fique atento ao tempo na hora de apresentar trabalho
- Liste as referências do seu trabalho
- Faça um bom fechamento
Estude bastante o tema para apresentar trabalho
O primeiro passo para apresentar um bom trabalho é dominar o assunto. Ou seja, você precisa estudar e entender o máximo possível sobre o assunto que você vai falar.
Muitas vezes, isso acontece naturalmente. De tanto estudarmos algo, acabamos tendo controle sobre o assunto e fazendo associações de forma natural. Todavia, como apresentar trabalho é algo muito eventual e vamos falar com diferentes pessoas, é preciso revisar e estudar bastante para que nada passe despercebido.
Escolha um tema que você tem afinidade na hora de apresentar trabalho
Caso você tenha oportunidade de escolher o tema, escolha algo que você tenha afinidade. É muito comum as pessoas quererem apresentar sobre coisas que elas gostariam de estudar, mas não tem oportunidade. Infelizmente, você não vai dominar o assunto tão rápido quanto gostaria e isso pode acabar prejudicando sua apresentação. Na dúvida, sempre aposte no que você conhece e domina para ter tranquilidade.
Treine para quando for apresentar trabalho
Ensaie bastante! Chame amigos e familiares e apresente seu trabalho para eles antes do dia oficial. Eles vão te ajudar dando feedbacks, falando o que acharam e até fazendo perguntas que podem te ajudar a melhorar sua apresentação e se preparar para o público final. Não tenha medo de errar, esse é o momento de aperfeiçoar toda a sua apresentação.
Use imagens, vídeos e mapas mentais
Na hora de apresentar não dá pra ficar lendo um texto, isso não é bom. Por isso, invista em materiais de apoio para te ajudar a lembrar das suas falas e a ilustrar para o público. Assim, você garante a atenção deles com uma apresentação dinâmica e faz um bom trabalho. Vale tudo: tirinhas, vídeos, imagens, mapas mentais, efeitos visuais… use a criatividade!
Veja outras apresentações
Assista a outras apresentações. Geralmente, a programação de um seminário ou evento conta com várias apresentações. Compareça, prestigie colegas e aprenda com eles. Isso vai te ajudar a ter um parâmetro de como estão sendo os outros trabalhos.
De preferência, não seja o primeiro quando for apresentar trabalho
Essa dica vale principalmente para quem estiver ou for inseguro para apresentar trabalho: se possível, não seja o primeiro. Deixe isso para quem tem mais experiência e segurança e aprenda com essas pessoas assistindo as apresentações delas primeiro. Procure apresentar no meio ou ao final das apresentações, dessa forma você já está um pouco mais a vontade e pode ter menos gente para assistir, caso você esteja nervoso(a).
Seja objetivo
Não enrole muito ou “encha linguiça”. Elenque tópicos que você vai falar e seja objetivo(a). Dessa forma, você passa sua mensagem de forma clara e objetiva, sem enrolação. Apenas tome cuidado para não acabar falando pouco demais ou ser desconexo, ser objetivo não é ser curto, mas falar o que precisa ser dito sem perder o foco.
Interaja com o público ao apresentar trabalho
Pode parecer bobo, mas confie em você! Só você sabe o quanto se dedicou no seu estudo e no tema que está apresentando, então, não se desmotive. Muitas vezes pensamos que não fizemos o suficiente, mas ao expor isso para o mundo, percebe-se que você sabe muito sobre determinado assunto e isso é suficiente. É claro que nunca vamos saber tudo, mas para apresentar o trabalho feito, seu conhecimento basta.
Confie no seu próprio trabalho
Certifique-se na hora de apresentar trabalho que você não vai fazer uma fala muito curta ou muito longa. Veja com os coordenadores do evento ou com o professor responsável quanto tempo cada estudante terá e esteja dentro do limite estabelecido. Isso vai te ajudar a ser mais objetivo e também na hora de ensaiar.
Algumas ferramentas possibilitam que você grave a fala enquanto avança os slides, por exemplo. Assim, você pode ir gerenciando quanto tempo ficará em cada tela mais ou menos e se deve retirar ou acrescentar algo na apresentação.
Fique atento ao tempo na hora de apresentar trabalho
Ao final da apresentação ou durante, comente sobre as referências do seu trabalho. Mostre quem são os autores nos quais você se inspirou para fazer seu estudo, cite as ideias deles e mostre como isso se relaciona com o seu trabalho. Isso vai dar ainda mais autoridade e mostrar que seu domínio do assunto é bem embasado.
Liste as referências do seu trabalho
Ao final da apresentação ou durante, comente sobre as referências do seu trabalho. Mostre quem são os autores nos quais você se inspirou para fazer seu estudo, cite as ideias deles e mostre como isso se relaciona com o seu trabalho. Isso vai dar ainda mais autoridade e mostrar que seu domínio do assunto é bem embasado.
Faça um bom fechamento
Por fim, conclua o trabalho de maneira inteligente. Deixe claro que está concluindo, faça algumas considerações finais ou preliminares caso seu estudo ainda não tenha sido concluído. Apresente os próximos passos e os possíveis caminhos que sua pesquisa pode tomar. Isso mostra maturidade e autoridade sobre os limites e rumos possíveis.
Muita gente começa o trabalho com uma boa animação e entonação, mas ao longo do caminho vai perdendo a cadência. Então, tome cuidado para não desanimar e se retrair. Ao longo dos ensaios, treine pontos de maior ênfase para ajudar a destacar o que é mais relevante. Lembre-se que a apresentação possui início, meio e fim.
Aceite que você já foi capaz de fazer um ótimo trabalho e agora vai encarar o nervosismo e compartilhar com mais pessoas aquilo que aprendeu.
Vem ser Gran!
Por muito tempo o ensino à distância foi associado a má qualidade, mas hoje em dia é diferente: existem diversas tecnologias e metodologias que transformaram o ensino remoto para melhor, tornando-o uma modalidade de ensino que veio para ficar. Aqui no Gran nós já nascemos no mundo digital e, por isso, todas as nossas ferramentas são pensadas para revolucionar o EAD e estar próximo ao aluno em todos os momentos.
Matricule-se agora mesmo em um de nossos cursos de pós-graduação!
Quer ficar por dentro da Pós-Graduação mais inovadora do Brasil?
SAIBA TUDO SOBRE O GRAN PÓS-GRADUAÇÃO
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre pós-graduação!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente: