Se você quer concluir o ensino médio ou fundamental depois de adulto, é importante entender como funciona o Encceja, sigla do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.
Apesar da sigla ser bem extensa, a prova é simples e tem o objetivo de permitir que jovens e adultos possam conquistar seu certificado de conclusão da educação básica.
A seguir, vamos entender melhor o que você precisa saber sobre como funciona o Encceja. Então, vamos lá! Se preferir, navegue pelo índice abaixo ou siga com a leitura:
- O que é Encceja?
- Para que serve o Encceja?
- Como funciona o Encceja?
- O que estudar para o Encceja 2024?
- Como funciona o Encceja 2024? Confira o calendário!
- Qual a pontuação mínima para passar no Encceja?
- Como pegar o certificado do Encceja?
- Quem fez o Encceja pode entrar na faculdade?
- Quem fez a prova do Encceja pode fazer o Enem?
O que é Encceja?
Encceja é a sigla de Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, basicamente, é a prova que pessoas com mais de 15 anos podem fazer para concluir o ensino fundamental e, com mais de 18 anos, para concluir o ensino médio.
O objetivo do Encceja é garantir que mais pessoas consigam se qualificar nos conhecimentos básicos e concluírem seus estudos de nível médio.
Para que serve o Encceja?
Aproximadamente metade da população com mais de 25 anos não concluiu o ensino médio, no Brasil. O Encceja é uma prova que permite que jovens e adultos possam concluir o ensino médio e o ensino fundamental fora da idade regular.
Portanto, a prova é uma forma de permitir que as pessoas possam concluir seus estudos já na idade adulta. No edital Encceja 2024, é possível encontrar as principais informações para quem quer fazer a prova ainda este ano, como veremos ao longo do texto.
Como funciona o Encceja?
O Inep realiza e aplica anualmente uma edição do Encceja para avaliar as competências e conhecimentos dos candidatos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada.
Basicamente, pode se inscrever no Encceja 2024, qualquer pessoa:
- Acima dos 15 anos que não tenha concluído o ensino fundamental;
- Acima dos 18 anos que não tenha concluído o ensino médio.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site oficial do Encceja (enccejanacional.inep.gov.br), no período sinalizado no Edital Encceja.
No dia determinado pelo edital, os candidatos precisam se deslocar até o local de prova, onde passarão manhã e tarde fazendo as 4 provas objetivas com 30 questões cada (separadas por área do conhecimento e nível de ensino) e redação.
O que estudar para o Encceja 2024?
O Inep disponibiliza todo o material de apoio para quem quer se preparar para o Encceja. Você pode estudar tanto em casa, por conta própria, quanto em alguma instituição de ensino perto de você que ofereça curso para jovens e adultos (EJA). Mas a escolha é sua, da forma como se sentir mais confortável e aprenda melhor.
Nos cursos como CEEJA, CEJA e outros, para cada série regular (1 ano), são 6 meses de ensino no EJA, por isso, esse formato é conhecido como supletivo.
Para quem quer concluir o ensino fundamental, as áreas de conhecimento são:
- Língua Portuguesa, Inglês, Espanhol, Artes, Educação Física e Redação;
- Matemática;
- História e Geografia;
- Ciências Naturais.
Já para o ensino médio, as provas são de:
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia);
- Matemática e suas Tecnologias;
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa com Redação, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física);
- Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).
Como funciona o Encceja 2024? Confira o calendário!
Anualmente, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga um edital com as principais informações, datas e critérios da edição do Encceja.
Para o Encceja 2024, as inscrições já estão encerradas e quem se inscreveu deve se atentar ao seguinte calendário:
- 25 de agosto: Prova Encceja;
- Até início de setembro: divulgação de gabarito oficial;
- 23 de dezembro: resultado Encceja 2024.
No dia 25 de agosto, o Inep aplica o Encceja 2024 em todos os estados e no Distrito Federal, de acordo com o horário de Brasília, com os seguintes horários:
- Horário de entrada (portões abertos) manhã: 8h às 8h45;
- Provas período da manhã: 9h às 13h;
- Horário de entrada (portões abertos) tarde: 14h30 às 15h15;
- Provas período da tarde: 15h30 às 20h30.
Qual a pontuação mínima para passar no Encceja?
Para passar no Encceja, é preciso tirar nota acima de 100 em cada uma das provas e mais de 5 na redação. Depois disso, os estudantes que passaram podem solicitar a emissão de certificado de conclusão do nível para o qual se candidatou.
Como pegar o certificado do Encceja?
A emissão do certificado Encceja de conclusão do ensino médio e/ou fundamental é feita pelas Secretarias de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia que firmam Termo de Adesão ao Encceja.
No momento da inscrição, cada estudante seleciona a instituição de sua preferência. O recomendado é optar por uma que seja próxima, pois será preciso ir pessoalmente na instituição buscar o certificado.
Depois de divulgado o resultado Encceja, a instituição recebe as notas e emite os certificados de quem foi aprovado. Assim, você deve entrar em contato com a instituição que selecionou para emitir seu certificado para agendar a retirada do documento.
Quem fez o Encceja pode entrar na faculdade?
Sim, quem fez o Encceja pode entrar na faculdade! Para isso, é importante conquistar a nota mínima em todas as provas e na redação, além de pegar seu certificado de conclusão na instituição de ensino selecionada na hora da inscrição.
Assim, você pode comprovar a conclusão do ensino médio e começar uma faculdade.
Quem fez a prova do Encceja pode fazer o Enem?
Enem é a sigla do Exame Nacional do Ensino Médio, prova que avalia o desempenho de estudantes de todo o país. A nota do Enem é uma das principais formas de ingresso para o ensino superior, por meio das seguintes opções:
- Processos seletivos de instituições de ensino superior que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso, substituindo seu vestibular próprio;
- No Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para vagas em instituições de ensino superior públicas de todo o país;
- Para bolsas de estudos parciais (50%) ou integrais (100%) em instituições privadas por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni);
- Ou ainda, para financiar mensalidades de instituições privadas por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
E sim, quem fez a prova do Encceja pode fazer o Enem para tentar conseguir uma vaga em instituições de ensino superior públicas ou privadas, desde que tenha conquistado o certificado de conclusão do ensino médio por meio do Encceja.
Entenda o edital Encceja e acompanhe notícias da Gran Faculdade!
Gostou deste conteúdo? Então, siga nos acompanhando! Aqui no blog da Gran Faculdade você encontra tudo sobre o Encceja e outros temas importantes para quem quer concluir seus estudos e conquistar o sonho do diploma.
A Gran Faculdade nasceu com o propósito de mudar vidas por meio da educação e da tecnologia, por isso, simplificamos as burocracias e oferecemos:
- Entrada imediata para você não precisar aguardar o início de um novo semestre letivo para começar a conquistar seu diploma – você se matricula e pode começar o curso no mesmo dia;
- Faculdade EAD com curso 100% digital que possibilita conciliar a rotina do dia a dia com os estudos;
- Plataforma simples e intuitiva, assim, você estuda de onde estiver, em qualquer dispositivo;
- Professores renomados, didáticos e que preparam os alunos para a prática profissional;
- Mensalidades que cabem no seu bolso para que você possa realizar seus sonhos, com valores fixos ao longo de todo o curso, sem pegadinhas ou letras miúdas;
- Acessibilidade e ferramentas de inclusão, afinal, aqui, todo mundo pode! E muito mais.
Aqui, a nota do Encceja é aceita para qualquer um dos nossos mais de 30 cursos de graduação EAD.