A Criptografia é o exercício de defender informações por meio do uso de algoritmos codificados, assinaturas e hashes(ou escrutínio). A ferramenta que ajuda a proteger a privacidade das pessoas e seus dados, tem se mostrado bastante eficaz.
Os profissionais especializados em Criptografia contam com um salário atrativo. É válido destacar que há uma carência de talentos com conhecimentos em Criptografia e a demanda entre as empresas em busca desse perfil é grande.
Trabalhar numa das áreas que mais crescem atualmente, pode ser uma alternativa para quem busca uma inserção no âmbito de segurança tecnológica,e uma oportunidade sólida no mercado de trabalho!
Acompanhe o post para saber mais ou navegue pelo índice:
- O que é Criptografia?
- Como e onde surgiu a Criptografia?
- Como Funciona a Criptografia?
- Para quê serve a Criptografia?
- Onde encontramos a Criptografia?
- Quais são os principais tipos de Criptografias?
- Qual é a Criptografia mais usada?
- O que são dados criptografados de ponta a ponta?
- Como trabalhar com Criptografia?
Destaques: |
Saiba como e quando começar na Carreira em TI!
De acordo com dados do Governo Federal, a área de tecnologia gera em média 150 mil empregos anualmente no Brasil, com remuneração 2,9 vezes maior que a média de outros setores. A previsão é que o mercado de tecnologia crie 797 mil vagas até 2025, o que impulsiona a busca por capacitação nesse campo.
Como podemos ver, a demanda por profissionais em áreas como Tecnologia é crescente. Por isso, preparamos o Guia da Carreira em TI, onde você fica por dentro das principais informações sobre o mercado, principais carreiras e como começar!
Inscreva-se no formulário abaixo para receber gratuitamente o seu Guia da Carreira em TI:
O que é Criptografia?
A Criptografia é a mudança de dados de uma forma legível em uma forma codificada. Os dados criptografados só poderão ser lidos após serem descriptografados.
Elemento fundamental na segurança de dados, a Criptografia é a forma mais comum e mais importante de assegurar que as informações do sistema de um computador não sejam roubadas e lidas por algum hacker ou pessoa má intencionada.
A Criptografia de segurança de dados é usada de maneira ampla desde grandes corporações, até usuários individuais, com o intuito de proteger as informações enviadas entre um navegador e um servidor.
Como e onde surgiu a Criptografia?
A Criptografia é mais antiga do que se pensa, há evidências de que em 1900 A.C. técnicas criptográficas já eram utilizadas no Egito. Já em 1500 A.C, um cidadão da Mesopotâmia usou a criptografia para esconder uma fórmula para esmalte de cerâmica.
Há indícios do uso de codificação na maioria das civilizações primitivas. Um dos exemplos mais famosos é a Cifra de César, onde o imperador Romano utilizava mensagens criptografadas para se comunicar com seus soldados em meio a guerra.
Cada caractere do texto é alterado por outro caractere, formando o texto cifrado. Por exemplo, A torna-se D, B torna-se E, C torna-se F.
Desde o início da civilização, há a necessidade de comunicação entre as pessoas, e a partir daí surgiu a necessidade de criar um método que faça a mensagem criptografada ser decodificada apenas pelo seu destinatário.
Como funciona a Criptografia?
A Criptografia codifica o texto simples em texto criptografado, geralmente com a utilização de modelos matemáticos criptográficos chamados de algoritmos. Para a decodificação é necessário o uso de uma chave de descriptografia, ou uma senha criada também por algoritmos.
Como citado anteriormente, um dos primeiros exemplos de codificação foi a Cifra de César, o método é conhecido como Criptografia de substituição, em que uma letra é substituída por outra e um número fixo de posições é usado no alfabeto.
Para descriptografar o texto codificado, o destinatário precisa saber a chave da criptografia, como mover o alfabeto para baixo quatro vezes e para a esquerda. Desse modo, cada “E” se torna “Y” e assim por diante.
A Criptografia usada atualmente é muito mais sofisticada, utilizando strings de centenas ou milhares de caracteres gerados por computador como chaves de descriptografia.
Para quê serve a Criptografia?
Como visto anteriormente, a Criptografia surgiu através do envio de informações confidenciais entre figuras militares e políticas. As mensagens deveriam parecer textos aleatórios aos olhos de quem não era o destinatário.
E hoje em dia sua função não foge muito disso, o principal objetivo ainda é proteger informações através do uso de algoritmos codificados, porém de maneira mais específica no meio digital. Os principais objetivos disso são:
- Confidencialidade: oferta das informações somente para usuários autorizados.
- Integridade: garante que as informações não tenham sido adulteradas.
- Autenticação: confirma a veracidade das informações ou a identidade de um usuário.
- Não repúdio: impossibilita que um usuário negue compromissos ou ações anteriores.
A Criptografia usa vários algoritmos criptográficos de baixo nível para atingir um ou mais desses objetivos de segurança das informações. Essas ferramentas incluem algoritmos de assinatura digital, algoritmos de encriptação e outras funções.
A medida que a sociedade avançou, as técnicas de encriptação se expandiram, a ponto de incluir uma gama mais ampla de objetivos de segurança, Isso inclui mensagens, computação segura, integridade de dados e muito mais.
A Criptografia compõe a base da sociedade atual. É o responsável pela segurança e sigilo de inúmeras aplicações da Internet, como a comunicação segura de texto e voz, e das criptomoedas.
Onde encontramos a Criptografia?
Estamos quase todo tempo rodeados pela criptografia na internet, nas comunicações via apps de mensagem, em transações financeiras e outros.
Podemos encontrá-la nas seguintes ocasiões:
- Pagamentos Digitais: quando realizamos uma compra pela internet, ocorre sempre um direcionamento para a conclusão através de um gateway(sistema cuja função é estabelecer a comunicação entre múltiplos ambientes)de pagamento.
- Conversas por aplicativos: Sempre que conversamos por aplicativos como Whatsapp, Signal ou Telegram, as mensagens e arquivos estão criptografados de modo que nem os gestores desses apps possam ter acesso.
- Transações financeiras em geral: Além dos pagamentos digitais, toda e qualquer compra realizada pela internet é protegida por Criptografia.
Os Bancos em geral, adicionam um mecanismo adicional de segurança, como autenticação em dois fatores e senhas enviadas para números de celulares registrados.
Quais são os principais tipos de Criptografias?
Nós já vimos acima, que a Criptografia garante a segurança de informações confidenciais, através da codificação de dados, tornando-os ilegíveis para pessoas não autorizadas, com a utilização de algoritmos matemáticos.
Entretanto, existem diferentes tipos de Criptografia, sendo três as principais, confira:
- Criptografia Assimétrica: é uma técnica mais avançada, utilizando duas chaves diferentes para criptografar e descriptografar a informação. Uma chave permanece privada e mantida em sigilo, enquanto a outra pode ser compartilhada com qualquer pessoa.
Dessa maneira, é um procedimento mais seguro, já que a chave privada é extremamente difícil de ser comprometida.
De modo geral, a criptografia assimétrica é utilizada na emissão de certificados digitais, que são usado para autenticar a identidade de usuários em serviços online, como internet banking e comércio eletrônico.
- Criptografia Simétrica: é uma técnica mais simples, que utiliza uma única chave para criptografar e descriptografar a informação.
A chave é distribuída entre as pessoas autorizadas e, por causa disso, é importante que ela seja mantida em sigilo.
Atualmente, muitos serviços de e-mail utilizam esse serviço, garantindo que apenas o destinatário autorizado possa ler o conteúdo da mensagem.
- Criptografia de hash(ou escrutínio): é uma técnica que elabora uma sequência única de caracteres a partir de um conjunto de dados. Utilizada no dia a dia em diversas aplicações, principalmente na assinatura eletrônica.
A assinatura eletrônica autentifica e verifica a integridade de arquivos, nela é gerada um código exclusivo para o documento original, que então é criptografado com a chave privada do signatário.
Qual é a Criptografia mais usada?
Dentre os tipos apresentados acima, a mais utilizada é a Criptografia Simétrica, que utiliza uma única chave para cifrar e decifrar os dados. é usado especialmente o algoritmo AES (Advanced Encryption Standard).
O AES é bastante adotado por sua segurança e eficiência, sendo usado em diversos protocolos e sistemas de segurança para proteger comunicações na internet, criptografia de arquivos em dispositivos móveis e outros.
A Criptografia Simétrica é popular por sua capacidade de fornecer um alto nível de proteção, tornando-o uma escolha padrão em muitas aplicações.
O que são dados criptografados de ponta a ponta?
Dados criptografados de ponta a ponta (E2EE), referem-se a um formato de comunicação onde as informações são criptografadas na origem e podem ser decifradas apenas pelo destinatário final.
Isso significa que, durante a transmissão, os dados continuam inacessíveis a terceiros, incluindo servidores intermediários. O processo usa chaves de Criptografia que só são conhecidas pelo remetente e pelo destinatário.
Essa técnica garante que, por mais que as mensagens sejam interceptadas durante a transmissão, elas permanecerão sem ser lidas ou modificadas por ninguém além dessas duas partes
A E2EE de ponta a ponta, é utilizada de forma abrangente pelos aplicativos de mensagens e serviços de comunicação para resguardar a privacidade de seus usuários, como no Whatsapp e Signal.
Como trabalhar com Criptografia?
Trabalhar como Criptográfo, envolve várias etapas e certos conhecimentos específicos, que podem ser buscados através de uma boa graduação.
A Gran Faculdade possui cursos direcionados para quem tem interesse em trabalhar com Criptografia, como:
- Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Duração de 5 semestres, com remuneração podendo ser de R$6.000 a R$15.110. O Mercado conta com grande demanda, e exige profissionais qualificados e com repertório diverso.
- Banco de Dados – Duração de 5 semestres, a graduação visa formar profissionais altamente especializados para atuar em áreas com grandes conjuntos de dados e gerenciamento de informações.
- Ciência da Computação – Duração de 8 semestres, com o objetivo de fornecer aos estudantes as habilidades e os conhecimentos necessários para trabalhar em áreas como desenvolvimento de software, segurança cibernética, IA e muito mais!
- Defesa Cibernética – Duração de 5 semestres, com remuneração de R$5.500 a R$18.000, o profissional do ramo pode atuar no desenvolvimento e na implementação de padrões de segurança de sistemas.
- Engenharia de Software – Duração de 8 semestres, o curso capacita o aluno a desenvolver softwares e aplicar tecnologias da informação e inovação!
- Segurança da Informação – Duração de 5 semestres, o profissional pode receber de R$6.000 a R$15.000, com a enorme demanda por inovações tecnológicas, o profissional de Segurança da Informação é cada vez mais procurado no mercado de trabalho.
- Sistemas de Informação – Duração de 8 semestres, o curso da Gran Faculdade forma profissionais capazes de desenvolver e aplicar tecnologias para resolver problemas complexos em diferentes áreas.
Vem pra Gran Faculdade!
A Gran Faculdade vem mudando a vida de milhares de pessoas por meio de cursos à distância de graduação, pós-graduação e MBA. Seja no digital ou em nosso Campus Presencial em Curitiba, a nossa missão é transformar a educação superior.
Como parte de Sistema Gran de Ensino, que é reconhecido como marca aprovadora há mais de 10 anos, construímos uma renomada reputação na área de educação.
Veja algumas de nossas conquistas:
- Reconhecido pela Amazon como um dos projetos mais relevantes do mundo na área de Tecnologia e Educação;
- Foi eleito pelo Project Management Institute (PMI), um dos 50 Projetos Mais Influentes do mundo;
- Somos o site de educação mais acessado do Brasil;
- Somos avaliados com a nota máxima pelo MEC;
- Aqui o semestre começa quando quiser: entrada imediata e contínua!
- Melhores preços do mercado;
- Mais de 500 mil alunos pagantes e mais de 1000 funcionários;
- Diversas ferramentas de estudo: PDFs, audiobooks, mapas mentais, videoaulas, questões, gerenciador de estudos e muito mais!
- Professores experientes e capacitados;
- Acesso imediato e 100% online.
Quero ser aluno da Gran Faculdade!
Participe da conversa