A Cultura Maker é um conjunto de atividades focadas no aprendizado prático. Ou seja, o foco é desenvolver uma série de habilidades colocando a mão na massa e sendo protagonista do processo de aprendizagem. Esse campo tem se fortalecido em diversos espaços educacionais.
Clique aqui para seguir o canal Gran Faculdade no WhatsApp!
Acompanhe o artigo para saber mais ou navegue pelo índice:
- O que é cultura maker?
- Para que serve a cultura maker?
- Fundamentos da cultura maker
- Como funciona a cultura maker?
- Cultura maker exemplos
- Cultura maker na educação
- Qual a relação da cultura maker com a tecnologia?
- Qual a importância da cultura maker?
Destaques: |
Saiba como e quando começar na Carreira em TI!
De acordo com dados do Governo Federal, a área de tecnologia gera em média 150 mil empregos anualmente no Brasil, com remuneração 2,9 vezes maior que a média de outros setores. A previsão é que o mercado de tecnologia crie 797 mil vagas até 2025, o que impulsiona a busca por capacitação nesse campo.
Como podemos ver, a demanda por profissionais em áreas como Tecnologia é crescente. Por isso, preparamos o Guia da Carreira em TI, onde você fica por dentro das principais informações sobre o mercado, principais carreiras e como começar!
Inscreva-se no formulário abaixo para receber gratuitamente o seu Guia da Carreira em TI:
O que é cultura maker?
A cultura maker é um tipo de metodologia voltada para o desenvolvimento prático para soluções cotidianas. Desse modo, o objetivo é incentivar que as pessoas criem alternativas específicas de acordo com as suas respectivas necessidades colocando a mão na massa.
A ideia da cultura maker é estimular o desenvolvimento de habilidades técnicas e também habilidades interpessoais. O foco é que as pessoas possam trabalhar a criatividade, proatividade e a autonomia na administração de conflitos e resolução de problemas.
Como surgiu a cultura maker?
A cultura maker é uma vertente recente que surge a partir da junção de práticas da área de Educação, Design, Tecnologia e Gestão. A área é recente e surge principalmente a partir da globalização e da expansão do uso de tecnologias no cotidiano.
Dessa forma, o mundo vem pensando cada vez mais em iniciativas que busquem personalizar produtos e serviços. Com isso, a cultura maker busca atender a essa demanda através do aprendizado e da proposição de soluções inovadoras de acordo com os objetivos e expectativas individuais ou de um grupo específico.
Onde surgiu a cultura maker?
A cultura maker existe desde sempre, afinal, o desenvolvimento de tecnologias sempre fez parte do trabalho manual da humanidade ao longo da sua história. Todavia, no sentido como entendemos hoje o conceito se popularizou nos Estados Unidos.
Quem criou a cultura maker?
O precursor da cultura maker foi Dale Dougherty, cofundador de uma empresa de tecnologia e gestão de documentação técnica.
Para que serve a cultura maker?
A cultura maker serve principalmente para trabalhar a criatividade e desenvolver habilidades técnicas e interpessoais de forma personalizada.
Além disso, a proposta é incentivar a ponte entre teoria e prática, buscando soluções inovadoras. Com isso, a cultura maker serve como um encontro multidisciplinar para aperfeiçoar soluções.
Fundamentos da cultura maker
Os fundamentos da cultura maker são:
- Criatividade e liberdade para transformar;
- Trabalho em equipe e colaboração;
- Sustentabilidade e impacto ambiental positivo;
- Potencial de replicação das ideias.
Como funciona a cultura maker?
Em geral, a cultura maker funciona por meio de oficinas e atividades aliadas ao contexto educacional ou em ações esporádicas. Tudo depende do objetivo a ser alcançado na hora de implementar práticas que envolvam colocar a mão na massa aliado ao conhecimento teórico. Em geral, a cultura maker pode funcionar por meio de:
- Oficinas específicas;
- Programas de aprendizagem;
- Aulas temáticas;
- Eventos, feiras e conferências;
- Encontros formativos e outros
Cultura maker: exemplos
Alguns tipos de atividades na cultura maker são:
- Prototipagem;
- Robótica educacional;
- Marcenaria;
- Hortas comunitárias;
- Programação;
- Produção audiovisual;
- Artesanato e muito mais!
Cultura maker na educação
A cultura maker na educação surgiu recentemente no contexto da história da educação.
O que é cultura maker na educação?
Em geral, a cultura maker é extremamente incentivada no campo da educação, seja em espaços escolares como também na educação corporativa. O objetivo aqui é incentivar o aprendizado por associação, pela experiência e prática, seja de conceitos do currículo escolar, como também tópicos relacionados aos diversos setores da sociedade.
Cultura maker na escola
Os epaços escolares são excelentes locais para explorar a cultura maker. Inclusive isso faz parte do cotidiano dessas instituições no citidiano, principalmnete com atividades lúdicas e que trabalham coordenação motora. Como são locais de muito incentivo criativo, a inovação é constante.
Como aplicar a cultura maker em sala de aula?
Algumas formas de aplicar a cultura maker em sala de aula são:
- Decorações para festas temáticas;
- Apresentação de trabalhos;
- Feira de ciências ou culturais;
- Decoração de camisetas e panos de prato;
- Show de talentos e muito mais!
Cultura maker na educação infantil
A cultura maker na educação infantil é praticamente o básico. O incentivo através da prática, associado a atividades que envolvam os sentidos são fundamentais para o desenvolvimento intelectual das crianças. Desse modo, o aprendizado prático aqui é diretamente ligado às atividades educacionais infantis.
Quais são os benefícios da cultura maker na educação?
Alguns benefícios da cultura maker na educação são:
- Incentivo a criatividade;
- Estimula a inovação;
- Desenvolve o senso crítico;
- Fomenta o trabalho em equipe;
- Trabalha a inteligência emocional e gestão de conflitos, e outros.
Qual a importância da cultura maker na educação?
A importância da cultura maker na educação se dá no incentivo a criatividade e as formas inovadoras de aprendizado. Através dela é possível explorar habilidades técnicas e interpessoais associando a conteúdos curriculares de diferentes áreas do conhecimento. Tudo de uma forma diferenciada e que agregue mais valor ao conhecimento adquirido.
Qual a relação da cultura maker com a tecnologia?
A cultura maker e a tecnologia se relacionam no que diz respeito a inovação. Através da metodologia maker é possível desenvolver uma série de produtos e serviços inovadores, muitas vezes aliados a tecnologia e a criatividade. Tudo de forma a otimizar processo e atender necessidades de determinados públicos.
Como a cultura maker pode impulsionar a inovação?
A cultura maker fomenta a inovação ao fortalecer pessoas e grupos para que possam transformar ideias em realidade. Ou seja, com o aprendizado prático, a experimentação e a colaboração, esse movimento encoraja a criação de soluções criativas para problemas diversos. Isso gera um ciclo contínuo de inovação, onde ideias são rapidamente prototipadas, testadas e refinadas.
Como a cultura maker está mudando a indústria?
A cultura maker está redefinindo a indústria ao democratizar o acesso às ferramentas de produção e ao estimular uma mentalidade de fabricação personalizada e em pequena escala.
Cada vez mais pequenos empreendedores e entusiastas têm a oportunidade de competir em um mercado antes dominado por grandes corporações. Isso tem levado ao surgimento de uma diversidade de produtos e serviços, onde soluções sob medida ganham espaço, e a inovação não está mais limitada a grandes centros.
Qual a relação entre cultura maker e empreendedorismo?
A cultura maker e o empreendedorismo se relacionam no que se refere a inovação. Por meio desses dois elementos combinados, pessoas desenvolvem novas ideias que podem transformar a forma como um mercado ou setor de serviços desenvolver o seu trabalho. Com isso, incentivá-se a concorrência e a melhoria de serviços
Qual a importância da cultura maker?
A importância da cultura maker se dá principalmente no encontro de diversidades. Um dos pontos mais positivos desse conjunto de práticas que buscam a inovação é a reunião de diferentes perspectivas buscando um objetivo comum que une inovação e prática.
Dessa forma, a cultura maker é fundamental para incentivar soluções criativas para problemas do cotidiano, bem como encontros de vários tipos de pessoas, culturas e contextos.
Conheça os cursos de pós em educação e tecnologia do Gran!
Aqui no Gran você encontra uma série de cursos de pós-graduação em Educação voltados para você que busca inovar na área. São formações ideais para profissionais de diversos campos de atuação interessados em se aperfeiçoar para atuar no setor público ou privado. Confira:
- Pós-Graduação em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar: formar Coordenadores Pedagógicos e Supervisores Escolares para atuação nos diversos estabelecimentos de ensino da educação básica.
- Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior: capacitar profissionais para atuação na docência do ensino superior, bem como sua articulação com os princípios éticos, políticos e estéticos da educação básica.
- Pós-Graduação em Orientação Educacional: O curso prepara o educador para os desafios da profissão, apresentando uma visão ampla da área, abordando teoria e prática, assim o profissional terá a melhor qualificação.
- Pós-Graduação em Inovação, Inteligência Artificial e Robótica Educacional: Preparar profissionais para a criação e implementação de abordagens inovadoras na educação, incorporando os conceitos da inteligência artificial e a aplicação da robótica educacional.
Pós-Graduação: faça sua especialização com desconto!
Garanta sua matrícula em um dos novos cursos de pós-graduação da Gran Pós ou em qualquer uma das outras mais de 100 especializações disponíveis na plataforma com até 77% de desconto!
Queremos te ajudar a conquistar todos seus objetivos acadêmicos e profissionais! Por isso, o Gran disponibiliza uma série de promoções. Afinal, a educação deve e pode ser para todos! Veja quais cupons são válidos até o preenchimento das vagas disponíveis:
Tipo de Desconto | Curso | Valores | Cupons |
---|---|---|---|
SOCIAL + MULHER | Pós-Graduação | 12x de R$ 89,90 | POSGRANSOCIAL |
MBA | 12x de R$ 129,90 | MBAGRANSOCIAL | |
ALUNOS GRAN | Pós-Graduação | 12x de R$ 89,90 | SOUALUNOGRAN |
MBA | 12x de R$ 129,90 | MBAALUNOGRAN | |
EX-ALUNOS | Pós-Graduação | 12x de R$ 94,90 | VOLTEIPROGRAN |
MBA | 12x de R$ 134,90 | MBAVOLTEIPROGRAN | |
NOVOS ALUNOS | Pós-Graduação | 12x de R$ 99,90 | NOVONOGRAN |
MBA | 12x de R$ 139,90 | MBANOVONOGRAN | |
COMBO PÓS* | Pós-Graduação | 12x de R$ 139,90 | COMBOPOS |
À vista no PIX ou Boleto você ainda adquire MAIS 10% DE DESCONTO!
Para garantir os preços promocionais, basta acessar a página da sua especialização de preferência e visualizar todos os cupons ao lado do preço final!
Se, por acaso, o desconto não for aplicado imediatamente, você também poderá digitar o código do cupom informado na tabela acima!
Garanta sua matrícula com desconto!
Vem pra Gran Faculdade!
A Pós Graduação da Gran Faculdade surgiu em abril de 2021 e, desde então, vem mudando a vida de milhares de pessoas.
Como parte de sistema Gran de ensino, que é reconhecido como marca aprovadora há mais de 10 anos, construímos uma renomada reputação na área de educação.
Veja algumas de nossas conquistas:
- Reconhecido pela Amazon como um dos projetos mais relevantes do mundo na área de Tecnologia e Educação;
- Foi eleito pelo Project Management Institute (PMI), um dos 50 Projetos Mais Influentes do mundo;
- Somos o site de educação mais acessado do Brasil;
- Somos avaliados com a nota máxima pelo MEC;
- Aqui o semestre começa quando quiser: entrada imediata e contínua!
- Melhores preços do mercado;
- Mais de 500 mil alunos pagantes e mais de 1000 funcionários;
- Diversas ferramentas de estudo: PDFs, audiobooks, mapas mentais, videoaulas, questões, gerenciador de estudos e muito mais!
- Professores experientes e capacitados;
- Acesso imediato e 100% online.
Quero ser aluno da Gran Faculdade!