Na busca pela satisfação do cliente, muitas empresas focam em criar momentos “mágicos” de encantamento. No entanto, uma pesquisa da Harvard Business Review revelou uma verdade surpreendente: para garantir a lealdade, é mais eficaz reduzir o esforço do cliente do que tentar super-deliciá-lo. É para medir essa simplicidade que existe o Customer Effort Score (CES).
Acompanhe o artigo para saber mais ou navegue pelo índice:
- O que é Customer Effort Score (CES) e como medir?
- Quais os principais benefícios de focar no CES?
- Como a nota do CES pode ajudar a reduzir o atrito do cliente?
- Como calcular a pontuação do Customer Effort Score?
- Como usar o CES para melhorar processos internos?
- Qual a diferença entre CES, NPS e CSAT?
- Qual a importância do CES para a experiência do cliente?
O que é Customer Effort Score (CES) e como medir?
O Customer Effort Score (CES), ou Pontuação de Esforço do Cliente, é um indicador-chave de performance (KPI) usado para medir a facilidade de uma interação específica que o cliente teve com a empresa. É uma métrica transacional, projetada para responder à pergunta: “quão fácil foi para você resolver seu problema/obter o que precisava?”.
A medição é feita através de uma pesquisa simples, geralmente com a seguinte pergunta:
“Em uma escala de ‘muito fácil’ a ‘muito difícil’, quanto esforço você teve que fazer para que sua solicitação fosse resolvida?”
As respostas são tipicamente em uma escala numérica (como 1 a 7), onde notas mais baixas indicam menos esforço e, portanto, uma melhor experiência.
Quais os principais benefícios de focar no CES?
Focar na redução do esforço do cliente traz benefícios diretos e mensuráveis:
- Aumento da lealdade: clientes que resolvem seus problemas com pouco esforço têm uma probabilidade muito maior de continuar comprando da sua empresa;
- Redução de custos operacionais: processos mais simples e fáceis para o cliente geralmente são também mais eficientes e baratos para a empresa;
- Diminuição de contatos negativos: uma experiência sem atritos reduz a chance de o cliente precisar entrar em contato novamente pelo mesmo problema, desafogando os canais de atendimento.
Como a nota do CES pode ajudar a reduzir o atrito do cliente?
O CES é um diagnóstico preciso dos pontos de atrito na jornada do cliente.
Uma nota alta de esforço (um resultado ruim) em um ponto de contato específico — como “devolver um produto” ou “atualizar dados cadastrais” — é um sinal vermelho claro. Ela indica exatamente qual processo está causando frustração e precisa ser redesenhado para se tornar mais simples e intuitivo, eliminando os obstáculos que poderiam levar o cliente a abandonar sua marca.
Como calcular a pontuação do Customer Effort Score?
O cálculo do CES é bastante simples. Ele é a média de todas as respostas recebidas.
CES = (Soma de todas as notas / Número total de respostas)
Por exemplo, se você recebeu três respostas com as notas 2, 3 e 4, seu CES seria (2+3+4) / 3 = 3. O objetivo é manter essa média o mais baixa possível (em escalas onde 1 é o melhor resultado).
Como usar o CES para melhorar processos internos?
O verdadeiro valor do CES está em transformá-lo em ação. Ao receber uma nota de esforço alta, a equipe responsável pelo processo em questão deve se perguntar:
- “Por que foi difícil para o cliente realizar esta ação?”;
- “Quais etapas desnecessárias podemos eliminar?”;
- “A informação estava clara? A interface era intuitiva?”;
- “Podemos automatizar alguma parte deste processo?”.
O CES fornece o “o quê” (o processo problemático), e a equipe deve investigar o “porquê” para implementar melhorias.
Qual a diferença entre CES, NPS e CSAT?
ão as três principais métricas da experiência do cliente, mas cada uma mede uma coisa diferente. Veja:
CSAT (Customer Satisfaction Score) | NPS (Net Promoter Score) | CES (Customer Effort Score) |
Satisfação | Lealdade | Esforço |
Transacional (mede uma interação específica) | Relacional (mede a relação geral com a marca) | Transacional (mede a facilidade de uma interação) |
“Qual o seu nível de satisfação com este atendimento?” | “Qual a probabilidade de você recomendar nossa empresa a um amigo?” | “Quanto esforço você teve para resolver seu problema?” |
Qual a importância do CES para a experiência do cliente?
A importância do CES está em seu foco na simplicidade e na eficiência, que são pilares de uma boa experiência do cliente hoje. Os consumidores modernos valorizam seu tempo e querem resolver suas necessidades da forma mais rápida e fácil possível.
O CES é a métrica que melhor captura essa necessidade, direcionando a empresa a focar no que mais gera lealdade: uma experiência sem esforço. Dominar o uso de métricas de CX como o CES é uma competência estratégica para gestores e profissionais de marketing.
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