O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), mais conhecido por sua sigla Enem, é uma das principais provas para estudantes ou pessoas que querem ingressar em um curso de nível superior, desde o Sisu, Prouni e Fies até universidades públicas e bolsas privadas.
Continue a leitura para descobrir tudo o que precisa saber sobre o exame, como funciona, principais datas do Enem 2025, dicas práticas, novidades e muito mais. Vamos lá!
Se preferir, você pode navegar pelo artigo pelo índice abaixo:
- O que é o Enem?
- Para que serve o Enem?
- Como funciona o Enem?
- Calendário Enem 2025
- Quem pode fazer o Enem?
- Com quantos anos pode fazer o Enem?
- O que precisa levar para o Enem?
- Como fazer redação Enem?
- Dicas para se preparar para o Enem
- Como calcular a nota do Enem?
- Quando sai a nota do Enem?
- Como ver o resultado do Enem?
- Como usar a nota do Enem?
- Quando começa a inscrição do Enem?
- Como se inscrever no Enem?
- Posso estudar em Portugal com a nota do Enem?
- Número de inscritos no Enem
- Enem é vestibular? Entenda a diferença
- Use sua nota do Enem para a Gran Faculdade
- Quer saber mais sobre o Enem? Baixe grátis nosso manual completo
O que é o Enem?
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova aplicada anualmente desde 1998 para avaliar o desempenho dos estudantes em diferentes áreas do conhecimento.
Desde 2009, a nota do exame também é utilizada como forma de ingresso no ensino superior, seja diretamente por instituições que aceitam o Enem, seja por meio de programas do Ministério da Educação, como Sisu, Prouni (para bolsas em faculdades privadas) e Fies (Financiamento Estudantil).
A prova é realizada em dois dias e conta com uma redação dissertativo-argumentativa e 180 questões objetivas, distribuídas entre as áreas de:
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
- Ciências Humanas e suas Tecnologias;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Matemática e suas Tecnologias.
O Enem é organizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Os resultados também servem para gerar indicadores de desempenho e análises sobre a qualidade da educação básica no Brasil.
Para que serve o Enem?
Basicamente, o Enem serve para três frentes principais:
- instituições de ensino (básico) públicas e privadas — para avaliar o desempenho de seus estudante e identificar pontos fortes e pontos de melhoria em suas diretrizes;
- estudantes e pessoas que querem cursar uma graduação — uma forma de ingresso ao ensino superior diretamente (por meio da nota Enem) ou por meio dos programas do Governo Federal: Sisu, Prouni e Fies;
- Ministério da Educação — é uma fonte de dados para construção de políticas públicas e diretrizes da educação básica no país.
Por isso, o Enem é um dos principais exames educacionais do país. Além dos dados importantes para instituições de ensino e o Ministério da Educação, ele permite a democratização do acesso ao ensino superior em instituições públicas e privadas em todo o Brasil, substituindo o vestibular em muitos casos.
Como funciona o Enem?
Anualmente, o Ministério da Educação, por meio do Inep, divulga um novo edital do Enem com as datas, critérios e informações relevantes para o exame naquele ano.
Durante o período de inscrições abertas, estudantes do ensino médio ou pessoas que desejam participar dos programas de acesso ao ensino superior (que tenham concluído o ensino médio mesmo que não estejam mais estudando) podem se candidatar.
As pessoas que não tenham conseguido a isenção da taxa de inscrição do Enem, devem fazer o pagamento para validarem sua candidatura.
Depois disso, é preciso se preparar para o Exame e ficar atento(a) ao cronograma e página do participante Enem.
Por lá, é possível consultar as informações oficiais e individualizadas sobre local de prova e, posteriormente, o resultado.
Quantas questões tem o Enem?
O Enem é composto por 180 questões, divididas entre 4 provas e uma redação. Sendo 45 questões para cada uma das áreas do conhecimento:
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias — envolve interpretação de textos, literatura, gramática, artes, educação física e língua estrangeira (inglês ou espanhol);
- Ciências Humanas e suas Tecnologias — abrange história, geografia, filosofia e sociologia, com foco em contextos sociais, políticos e culturais;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias — inclui química, física e biologia, exigindo interpretação de fenômenos naturais e aplicação de conceitos científicos;
- Matemática e suas Tecnologias — trabalha com resolução de problemas, raciocínio lógico e aplicação prática de conceitos matemáticos.
Além disso, o exame exige uma redação em formato dissertativo-argumentativo, sobre um tema de relevância social.
Calendário Enem 2025
O edital do Enem 2025 já foi publicado oficialmente pelo Inep no dia 23 de maio de 2025, trazendo todas as datas, regras e procedimentos essenciais para o exame.
Confira, abaixo, o calendário Enem 2025 com as principais datas e etapas do exame:
Calendário Enem 2025 por etapas | Datas |
Período de inscrições do Enem 2025. | 26 de maio a 13 de junho. |
Divulgação do local de prova do Enem. | Prevista para outubro. |
Primeiro dia de prova Enem 2025. | 9 de novembro. |
Segundo dia de prova Enem 2025. | 16 de novembro. |
Divulgação do gabarito oficial. | Novembro de 2025 (10º dia útil após a aplicação da segunda prova). |
Divulgação do resultado. | 16 de janeiro de 2026. |
Com o resultado do Enem 2025, é possível ingressar no ensino superior no primeiro e segundo semestres de 2026.
Quem pode fazer o Enem?
O Enem pode ser feito por quem já concluiu ou está concluindo o ensino médio. Mesmo quem não estuda mais pode se inscrever para disputar vagas no ensino superior.
Estudantes que ainda não terminaram o ensino médio também podem participar como treineiros, apenas para praticar. Nesse caso, a nota não pode ser usada para ingresso em universidades.
O Inep garante acessibilidade e inclusão, oferecendo recursos para pessoas com deficiência e permitindo o uso do nome social por candidatos transexuais e transgêneros.
Enem PPL
Outro grupo atendido pelo Enem é o de pessoas privadas de liberdade (PPL). Nesse caso, o responsável pedagógico da unidade prisional ou socioeducativa realiza o registro dos candidatos, acompanha as inscrições, determina a sala para realização da prova e acessa os resultados obtidos.
A partir disso, é possível também tentar vagas em programas de acesso ao ensino superior.
Enem para treineiros
Pessoas que não concluíram o ensino médio ou querem testar o modelo e aplicação da prova podem se inscrever no Enem na condição de treineiro.
Essas pessoas, entretanto, não podem utilizar seus resultados para nenhum programa de acesso ao ensino superior.
Com quantos anos pode fazer o Enem?
O Enem não possui idade mínima ou máxima, no entanto, para usar a nota para começar uma faculdade, é preciso ter concluído o ensino médio (ou estar finalizando o último ano).
Portanto, antes dos 17 anos (idade média em que se conclui o ensino médio no Brasil), é possível fazer a prova na condição de treineiro para autoavaliação.
O que precisa levar para o Enem?
No dia da prova do Enem é importante levar:
- documento de identificação oficial com foto (RG, CNH, Passaporte, Carteira de Trabalho etc.);
- caneta esferográfica preta com tubo transparente (leve mais de uma por precaução);
- garrafa de água sem rótulo e transparente;
- lanches como frutas e barra de cereais em embalagem transparente ou original (que será inspecionada pelos fiscais na sala de aplicação);
- cartão de confirmação Enem — apesar de não ser obrigatório, nele constam todos os detalhes sobre seu local de prova, então, é uma boa ideia levar o cartão impresso por segurança.
Quando sai o local de prova do Enem?
O local de prova Enem costuma ser divulgado cerca de 2 a 3 semanas antes da data do primeiro dia de prova, via página do participante Enem Inep. Mas não costuma ter uma data bem definida em edital.
Qual caneta pode usar no Enem?
Caneta esferográfica preta com tubo transparente. Não são aceitas canetas de outras cores ou com tubo colorido.
Quanto tempo dura o Enem?
O Enem costuma ter duração de até 5 horas e 30 minutos no primeiro dia e até 5 horas para o segundo dia.
Como fazer redação Enem?
A redação do Enem é uma das partes mais importantes da prova e pode ser decisiva para a sua nota final.
Ela tem formato dissertativo-argumentativo, sempre sobre um tema social relevante. A avaliação considera 5 competências e a pontuação vai de 0 a 1.000 pontos.
Confira algumas estratégias para conquistar uma redação nota mil:
- estude língua portuguesa — revise regras gramaticais, ortografia e conectores para melhorar a clareza do texto;
- pratique a escrita — escreva redações com frequência, simulando o tempo da prova;
- amplie seu repertório sociocultural — busque referências em filmes, livros, artigos e personagens históricos para enriquecer seus argumentos;
- aproveite materiais de apoio — baixe gratuitamente nosso e-book “Guia para sua melhor redação” e utilize as dicas no seu cronograma de estudos para 2025.
Dicas para se preparar para o Enem
Separamos algumas dicas para você se preparar para o Enem da melhor forma.
- Planeje seus estudos: crie um cronograma organizado por áreas do conhecimento, priorizando os assuntos em que você tem mais dificuldade;
- Faça simulados regularmente: treine com provas antigas do Enem para se acostumar com o formato das questões e a gestão do tempo;
- Leia diariamente: textos de jornal, revistas, artigos e livros ajudam a melhorar interpretação, vocabulário e repertório sociocultural;
- Pratique redação: escreva redações semanais com temas variados e peça correção, focando na clareza, argumentação e coesão textual;
- Resolva muitos exercícios por áreas do conhecimento: divida seu estudo em Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, revisando teoria e resolvendo exercícios em cada tema específico;
- Use recursos online e materiais de apoio: acesse videoaulas, podcasts, simulados e e-books para complementar seu aprendizado;
- Reforce conceitos de matemática e física: resolva problemas diariamente, focando em interpretação de enunciados e aplicação prática dos conceitos;
- Faça revisões periódicas: revise conteúdos estudados semanalmente para fixar informações e reduzir a possibilidade de esquecimentos;
- Cuide da saúde física e mental: durma bem, se alimente bem e inclua momentos de descanso para manter foco e rendimento;
- Fique atento ao edital e às novidades do Enem: verifique datas, regras e mudanças no formato da prova para não ser surpreendido e organizar seu estudo de forma estratégica.
Como calcular a nota do Enem?
Para calcular a nota do Enem não é só somar a quantidade de acertos e diminuir a quantidade de erros. Isso porque o cálculo da nota do Enem segue a Teoria de Resposta ao Item (TRI).
Nesse modelo, são avaliados os níveis de dificuldade das questões e a coerência entre os acertos e erros.
Por exemplo, se um estudante acertou as questões mais difíceis e errou as mais fáceis, esse é um indicativo que pode causar variação no resultado.
No dia de divulgação da nota, o(a) participante tem acesso às notas individuais de cada área e da redação, além da média geral. Sendo essa última obtida a partir da média do resultado da nota de cada uma das provas e da redação.
Entretanto, para alguns processos seletivos em cursos específicos, é possível que uma ou outra área do conhecimento tenha um peso maior, o que pode alterar as notas do Enem para aquele fim.
Por exemplo, para um curso de ciências biológicas e da saúde, o peso maior para a nota do Enem estará na prova de Ciências da Natureza e suas tecnologias.
Quando sai a nota do Enem?
A nota do Enem 2025 deve ser divulgada em 16 de janeiro de 2026 pelo MEC, segundo o edital publicado este ano.
Para consultar o resultado, basta conferir o seu boletim na Página do Participante, no site oficial do Inep.
Com a nota do Enem, é possível participar dos programas do Governo Federal que abrem inscrições durante os meses de janeiro e fevereiro.
- Sisu: para vagas em instituições de ensino públicas, é o primeiro a abrir inscrições, logo que sai o resultado do Enem;
- Prouni: após a primeira chamada do Sisu, costuma ser aberto o período de inscrições para quem quer tentar bolsa de estudo por meio do Prouni;
- Fies: o Fies possui um cronograma à parte e tem passado por reformulações para funcionar melhor para estudantes, instituições e Governo.
Além disso, é possível usar a nota para entrar em instituições que aceitam o resultado do Enem como forma de ingresso.
Como ver o resultado do Enem?
Para ver o resultado do Enem, é preciso acessar a página do participante no site do Inep, fazer seu login com sua conta Gov.br (CPF e senha) e na área do participante, você encontrará suas notas.
Como ver a nota do Enem antiga?
Os resultados das edições antigas do Enem podem ser consultados, também, na página do participante Enem: enem.inep.gov.br/participante.
O acesso também é feito através da sua conta Gov.br. Na página do participante, clique em “Resultado” e, então, aparecerão as notas do Enem de todos os anos que participou.
Como usar a nota do Enem?
A partir da divulgação do resultado do Enem, é possível utilizar a nota do Enem para programas de seleção para instituições de ensino superior públicas e privadas.
Conheça melhor e veja como funciona cada um para avaliar qual faz mais sentido para você.
- Sisu: utiliza a nota do Enem para preencher vagas em Instituições de Ensino Superior públicas em todo o país. O Sisu acontece uma vez ao ano, para preencher vagas com início no primeiro e segundo semestres do ano. Ele costuma aceitar a nota do Enem da edição atual apenas;
- Prouni: com a nota do Enem, é possível se inscrever no Prouni para conseguir bolsas de estudo (50% ou 100%) em instituições de ensino superior privadas.
O Prouni abre inscrições a cada novo semestre e os estudantes precisam atender a critérios como renda (de até 3 salários mínimos por pessoa), forma como cursou o ensino médio e notas Enem. São aceitas duas últimas edições do Enem para o Prouni;
- Fies: o financiamento estudantil permite que estudantes possam financiar os valores das mensalidades das instituições de ensino superior privadas para pagar após a conclusão do curso, com taxa de juros zero. O Fies aceita nota do Enem desde 2010 e costuma abrir inscrições de 1 a 2 vezes ao ano.
Outra forma de uso do Enem é para concursos públicos de algumas instituições.
- Polícia Militar de alguns estados: aceita a nota do Enem na primeira etapa do processo seletivo para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) do Corpo de Bombeiros Militar; porém, o(a) candidato(a) também deve atender aos requisitos de idade, altura e realizar as avaliações de saúde, aptidão física, psicológica e social;
- Secretaria do Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) de Minas Gerais para cargo de nível médio.
Quando começa a inscrição do Enem?
A inscrição do Enem 2025 começa no dia 26 de maio e vai até o dia 6 de junho.
Como se inscrever no Enem?
Para se inscrever no Enem 2025, basta seguir os passos abaixo:
- acesse a página do participante — entre no Portal do Inep Enem em gov.br no período de inscrições (de 26 de maio a 6 de junho de 2025);
- faça login ou crie seu cadastro — insira seus dados pessoais e siga as orientações da plataforma. Caso ainda não tenha conta no Gov.br, será necessário criar uma;
- preencha as informações obrigatórias — inclua dados atualizados, como endereço, contatos, possíveis solicitações de atendimento especial, escolha a língua estrangeira e responda o questionário socioeconômico;
- gere e pague a guia de inscrição — a taxa de inscrição será emitida ao final do cadastro (para quem não teve isenção aprovada), e o pagamento validado é o que confirma sua inscrição;
- acompanhe pelo Portal Único — todas as informações posteriores, como local de prova, prazos, resultados e eventuais alterações estarão disponíveis na mesma plataforma.
Como pedir isenção do Enem?
Para o Enem 2025, não dá mais tempo de solicitar isenção da taxa. Pessoas que comprovem baixa renda familiar podem solicitar a isenção do Enem, e também há um prazo para isso (geralmente, no mês de abril).
Importante destacar que as pessoas que conseguiram a isenção do Enem em 2025 também precisam se inscrever entre 26 de maio e 6 de junho para efetivar sua inscrição no Enem 2025!
Posso estudar em Portugal com a nota do Enem?
Por meio de uma parceria interinstitucional do Inep, 51 universidades, institutos politécnicos e escolas superiores de Portugal aceitam a nota do Enem em seus processos seletivos. Isso facilita o processo para brasileiros que querem cursar uma graduação em Portugal.
Mas vale a pena frisar que não há financiamento ou recursos especiais do Governo nesses casos.
Portanto, cabe à pessoa reunir a documentação e os valores necessários para a viagem, os estudos e a permanência em Portugal.
Da mesma forma, é interessante descobrir como funciona a validação do diploma no Brasil, caso seja de seu interesse voltar após ter concluído a graduação.
Número de inscritos no Enem
O Enem é a maior prova de seleção para ensino superior do país, por isso, tem milhões de inscritos anualmente. Em 2024, foram mais de 4,3 milhões de inscritos.
Confira, abaixo, os inscritos no Enem das últimas edições da prova:
Edição (Ano) | Número de inscritos |
2025 | 4.811.338 |
2024 | 4.325.960 |
2023 | 3.993.970 |
2022 | 3.396.632 |
2021 | 3.389.907 |
2020 | 5.783.357 |
2019 | 5.095.308 |
2018 | 5.313.000 |
2017 | 6.731.186 |
2016 | 8.627.271 |
2015 | 7.792.025 |
Enem é vestibular? Entenda a diferença
Não, o Enem não é um vestibular, mas uma forma de ingresso ao ensino superior. Cada universidade ou faculdade, tanto pública quanto privada, tem suas próprias formas de ingresso.
O vestibular é uma prova específica aplicada pela instituição para selecionar os candidatos classificados de acordo com a quantidade de vagas de cada curso.
Por outro lado, a nota do Enem pode ser utilizada para ingressar em:
- universidades públicas (Federais, Estaduais e Municipais) e Institutos Federais, por meio do Sisu;
- instituições de ensino superior particulares com bolsas de 50% ou 100%, pelo Prouni, ou com mensalidades financiadas parcial, ou integralmente, pelo Fies;
- algumas instituições de ensino em Portugal;
- instituições públicas e privadas no Brasil que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso de acordo com seus próprios critérios de seleção.
Use sua nota do Enem para a Gran Faculdade
Você pode usar a sua nota do Enem para entrar na Gran Faculdade! Basta selecionar essa forma de ingresso no ato da matrícula.
E o melhor é que você não precisa esperar o início do semestre para começar a estudar.
Com a entrada imediata, você começa seu curso assim que finaliza sua matrícula para não perder tempo até conquistar seu diploma!
Conheça a Gran Faculdade e aproveite diversas vantagens, como:
- mensalidades acessíveis que cabem no seu bolso;
- flexibilização de horários para estudar de acordo com a sua rotina;
- professores qualificados e didáticos que preparam você tanto para a teoria quanto para a prática profissional;
- plataforma simples e intuitiva que pode ser acessada de qualquer dispositivo, para você estudar de onde estiver;
- recursos de acessibilidade e inclusão para que todos possam estudar com qualidade;
- recursos tecnológicos que melhoram seu desempenho nos estudos e otimizam seu tempo e conhecimento.
Quer saber mais sobre o Enem? Baixe grátis nosso manual completo
O Manual do Enem da Gran Faculdade foi baseado no Edital publicado pelo MEC e Inep e conta com todas as informações oficiais utilizadas no programa.
Neste material 100% gratuito, você saberá:
- história e importância do Enem;
- datas, prazos e taxas de inscrição;
- como fazer o Teste Vocacional;
- o que estudar para o Enem;
- como é calculada a nota do Enem;
- e mais de 40 tópicos explicativos sobre outras dúvidas relacionadas ao programa.
Preencha o formulário e receba o manual gratuitamente:
O Enem é muito mais do que uma prova, é uma porta de entrada para oportunidades de estudo no Brasil e no exterior! Por isso, se preparar para o exame com dedicação te deixará mais próximo de conquistar aquela vaga dos seus sonhos.
Vamos juntos transformar esse objetivo em realidade!