A estrutura de redação do Enem é um dos pontos que mais geram dúvidas nos estudantes que estão se preparando para a prova.
Afinal, é ela que garante a organização do texto, a clareza das ideias e o cumprimento das competências exigidas pelo exame.
Saber como construir uma introdução eficaz, desenvolver argumentos de forma coesa e apresentar uma proposta de intervenção bem estruturada faz toda a diferença para alcançar uma boa nota — e até chegar aos tão sonhados mil pontos.
O mais importante é criar um ponto de vista sobre o tema proposto, defender esse posicionamento com argumentos consistentes e encerrar o texto com uma proposta de intervenção viável, sempre respeitando os direitos humanos.
Vamos entender melhor como funciona a estrutura de redação do Enem, na prática!
- Qual é a estrutura da redação do Enem?
- Cuidados a serem tomados para uma redação nota mil
- Quantos parágrafos deve ter na estrutura da redação do Enem?
- Quantas linhas a redação do Enem deve ter?
- Quais são as competências exigidas na redação do Enem?
- Exemplo de redação Enem nota 1000
- Prepare-se para escrever sua redação nota 1000 no ENEM
Qual é a estrutura da redação do Enem?
Composta por introdução, desenvolvimento e conclusão, a redação do Enem é estruturada, geralmente, em quatro a cinco parágrafos. Divididos de forma equilibrada, cada um deve conter, em média, de 6 a 8 linhas.
Isso porque, parágrafos de maior tamanho:
- prejudicam a escaneabilidade do texto;
- tornam a leitura maçante e truncada;
- são fáceis de perderem o real objetivo do tópico.
Introdução
A introdução é o cartão de visitas do seu texto. É nela que você apresenta o tema, delimita a sua tese e indica os argumentos que serão explorados no desenvolvimento. Para construir uma boa introdução, três elementos são fundamentais:
- contextualização do tema — a melhor forma de como começar redação é apresentar brevemente o assunto e mostrar que você entendeu a proposta;
- retomada da tese — deixe claro o seu ponto de vista;
- apresentação dos argumentos — indique os caminhos que serão percorridos no texto.
Perguntas relevantes para a produção da introdução
- Qual é o problema apresentado pelo tema?
- Por que esse problema é relevante para a sociedade?
- Quais são as causas desse problema?
- Quais possíveis consequências podem surgir se ele não for resolvido?
- Qual será a posição defendida no texto?
Exemplo de uma introdução nota 1000
Para que você consiga visualizar como funciona uma boa introdução, separamos dois exemplos reais de provas passadas. A transcrição é fiel à produção dos respectivos estudantes:
1º Exemplo de redação Enem 2013: Os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil — por Bianca Hazt
Título: O inferno são os outros
Com base nos dois signos opostos, liberdade e responsabilidade, costuma-se dizer que a liberdade de determinado indivíduo termina quando começa a sua responsabilidade. No Brasil, muitos acidentes de trânsito acontecem justamente pelo fato de as pessoas não conhecerem o ponto inicial da sua responsabilidade. Analisando tal problema e suas consequências, o governo implantou a Lei Seca, objetivando um menor número de acidentes no trânsito.
2º Exemplo de redação Enem 2014: Publicidade infantil em questão no Brasil — por Carlos Eduardo Lopes Marciano
Título: O verdadeiro preço de um brinquedo
É comum vermos comerciais direcionados ao público infantil. Com a existência de personagens famosos, músicas para crianças e parques temáticos, a indústria de produtos destinados a essa faixa etária cresce de forma nunca vista antes. No entanto, tendo em vista a idade desse público, surge a pergunta: as crianças estariam preparadas para o bombardeio de consumo que as propagandas veiculam?
Desenvolvimento
O desenvolvimento é a parte mais extensa do texto e deve conter, geralmente, dois parágrafos bem estruturados.
Cada parágrafo precisa apresentar uma ideia central que se conecta diretamente com a tese.
O desenvolvimento é formado por três elementos principais:
- afirmação — a ideia central ou argumento principal do parágrafo;
- explicações — justificativas que fundamentam a afirmação;
- exemplos — dados, citações, fatos históricos ou referências culturais que reforçam a argumentação.
Exemplo de desenvolvimento nota 1000
Ainda usando como exemplo as redações dos estudantes e provas anteriores, respectivamente, observaremos a estrutura de um desenvolvimento nota 1000:
Redação — Bianca Hazt
Primeiramente, deve-se entender que a medida destinada ao governo tomar já está sendo colocada em prática. Além da implantação da lei, milhares de etilômetros foram adquiridos e, de maneira geral, a fiscalização ocorre corretamente.
De acordo com uma pesquisa feita pelo IBPS, com dados do Rio de Janeiro, 97% da população aprova o uso de bafômetros na fiscalização, e com dados do DATASUS, aconteceu uma queda de 6,2% na média nacional de mortes desde a implantação da lei. Pela interpretação dos índices percebe-se que a população já está conscientizada sobre a gravidade do problema, embora a média da redução das vítimas fatais ainda esteja baixa.
Redação — Carlos Eduardo Lopes Marciano
Há quem duvide da capacidade de convencimento dos meios de comunicação. No entanto, tais artifícios já foram responsáveis por mudar o curso da História. A imprensa, no século XVIII, disseminou as ideias iluministas e foi uma das causas da queda do absolutismo. Mas não é preciso ir tão longe: no Brasil redemocratizado, as propagandas políticas e os debates eleitorais são capazes de definir o resultado de eleições. É impossível negar o impacto provocado por um anúncio ou uma retórica bem estruturada.
O problema surge quando tal discurso é direcionado ao público infantil. Comerciais para essa faixa etária seguem um certo padrão: enfeitados por músicas temáticas, as cenas mostram crianças, em grupo, utilizando o produto em questão. Tal manobra de “marketing” acaba transmitindo a mensagem de que a aceitação em seu grupo de amigos está condicionada ao fato dela possuir ou não os mesmos brinquedos que seus colegas. Uma estratégia como essa gera um ciclo interminável de consumo que abusa da pouca capacidade de discernimento infantil.
Conclusão e proposta de intervenção
Na conclusão, você deve retomar sua tese e apresentar uma proposta de intervenção completa.
Esse parágrafo deve ter três partes:
- conectivo de conclusão — termos como “portanto”, “dessa forma” ou “em vista disso”;
- retomada do objetivo — reforço da tese defendida;
- proposta de intervenção: solução detalhada, respeitando os direitos humanos.
Além disso, na proposta de intervenção, lembre-se de responder:
- o quê? — qual medida será tomada;
- quem? — quem será o responsável;
- como? — de que maneira será aplicada;
- para quê? — qual será o objetivo ou resultado esperado.
Exemplo de uma conclusão nota 1000
Por fim, veremos a conclusão nota 1000 dos mesmos textos e autores usados nos exemplos anteriores.
Redação — Bianca Hazt
Conclui-se, então, que a parte mais difícil já está feita: as pessoas estão conscientizadas do problema. Agora, cabe aos estados e aos municípios o desenvolvimento de medidas criativas (como a repulsão magnética implantada em um copo ao beber e dirigir no RJ) que lutem energicamente contra a embriaguez no volante, para que assim, ao contrário do que o filósofo Sartre afirmava, o inferno deixe de ser os outros, os quais não sabem usufruir da sua liberdade. E, de quebra, se possa viver em um país livre de atitudes inconsequentes.
Redação — Carlos Eduardo Lopes Marciano
Fica clara, portanto, a necessidade de uma ampliação da legislação atual a fim de limitar, como já acontece em países como Canadá e Noruega, a propaganda para esse público, visando à proibição de técnicas abusivas e inadequadas. Além disso, é preciso focar na conscientização dessa faixa etária em escolas, com professores que abordem esse assunto de forma compreensível e responsável. Só assim construiremos um sistema que, ao mesmo tempo, consiga vender seus produtos sem obter vantagem abusiva da ingenuidade infantil.
Cuidados a serem tomados para uma redação nota mil
Para alcançar a nota máxima na redação do Enem, não basta apenas conhecer o tema ou escrever bem.
É fundamental dominar a estrutura do texto dissertativo-argumentativo e tomar cuidado para não comprometer a clareza, a coesão e a pertinência da argumentação.
No tópico a seguir, veja os erros mais comuns.
O que não fazer na introdução da redação do Enem?
- Misturar assuntos diferentes sem ligação com o tema central da proposta;
- Apresentar ideias que não serão desenvolvidas nos parágrafos seguintes;
- Escrever períodos muito longos, com mais de três linhas, dificultando a compreensão;
- Usar clichês ou frases feitas, como “Desde os primórdios da humanidade…”;
- Fugir da proposta temática, ainda que parcialmente (tangenciar o tema também tira pontos);
- Expor opiniões sem fundamentação, como “Eu acho que…” ou “Na minha opinião… ”;
- Usar linguagem inadequada para um texto formal, como gírias ou expressões informais;
- Copiar partes da proposta de redação, o que pode ser interpretado como falta de autoria;
- Omitir a tese, deixando o leitor sem saber qual ponto de vista será defendido no texto.
O que não fazer no desenvolvimento da redação do Enem?
- Repetir informações já citadas na introdução ou em outros parágrafos;
- Fugir do foco da tese, abordando ideias que não sustentam o ponto de vista defendido;
- Usar exemplos fracos ou genéricos, que não representam bem o argumento;
- Fazer afirmações sem comprovação, sem dados, fatos ou referências que sustentem a ideia;
- Não usar conectivos para redação, desorganizando os parágrafos e misturando diferentes argumentos no mesmo bloco;
- Usar linguagem vaga, como “coisas”, “problemas”, “algo”, sem especificar do que se trata;
- Exagerar no uso de conectivos, tornando a leitura artificial e repetitiva;
- Fazer generalizações, como “todo mundo pensa assim” ou “a sociedade é culpada”;
- Ser muito emocional ou opinativo, o que pode comprometer a objetividade do texto.
O que não fazer na conclusão da redação do Enem?
- Inserir novos argumentos ou ideias, que não foram trabalhados no desenvolvimento;
- Fazer uma proposta de intervenção vaga, sem detalhamento de agente, ação e resultado;
- Fugir do tema proposto, apresentando soluções para um problema diferente do discutido;
- Encerrar abruptamente, sem retomar a tese ou sem uma conclusão clara;
- Utilizar fórmulas prontas, como “Devemos refletir sobre isso…” ou “É necessário pensar mais sobre o assunto”;
- Ignorar os direitos humanos, propondo soluções que violem a dignidade das pessoas (como repressão, exclusão ou punições extremas);
- Ser excessivamente informal ou subjetivo, como “Espero que isso mude um dia”;
- Fazer apelos religiosos, políticos ou ideológicos diretos, que não se sustentam no argumento técnico;
- Esquecer de propor uma intervenção completa, com agente, ação, modo/meio, finalidade e detalhamento.
Pontos gerais para se atentar na redação do Enem
- Não escreva em primeira pessoa;
- Atenda ao tipo de redação proposto;
- Não use gírias ou linguagem informal;
- Não insira dados sem indicar fonte;
- Equilibre o tamanho dos parágrafos;
- Garanta letra legível e apresentação organizada.
Quantos parágrafos deve ter na estrutura da redação do Enem?
A redação ideal do Enem costuma ter de quatro a cinco parágrafos: um de introdução, dois ou três de desenvolvimento e um de conclusão.
Essa é a estrutura mais equilibrada para explorar o tema de forma completa e coerente.
Quantas linhas a redação do Enem deve ter?
A quantidade mínima de linhas da redação do Enem obrigatória é sete.
Já o ideal é que o texto tenha entre 20 a 30 linhas, aproveitando bem o espaço disponível na folha oficial.
Textos muito curtos podem prejudicar a argumentação, enquanto textos muito longos podem se tornar repetitivos.
Quais são as competências exigidas na redação do Enem?
Para avaliar o seu texto, a banca avaliadora dispõe de cinco competências.
Elas auxiliam na hora de escrever e dão norte para você saber o que fazer ou não fazer nas 30 linhas. Confira como elas são!
Competência 1
Aqui, você deve demonstrar o domínio da norma-padrão da Língua Portuguesa escrita na estrutura da redação do Enem.
Isso significa que seu texto deve estar bem escrito, com atenção às regras gramaticais e ortográficas.
Para não perder pontos nesta competência, fique atento a:
- utilizar a gramática da forma correta;
- fazer a devida pontuação nas palavras;
- manter a ortografia adequada.
Competência 2
O segundo ponto que você deve provar, é a capacidade de compreender a proposta da redação e aplicar os conceitos relacionados.
Além de escrever corretamente, é essencial compreender com precisão o tema proposto e garantir que sua argumentação esteja alinhada à proposta da prova.
Aqui, você será avaliado pela capacidade de desenvolver uma tese clara, sem tangenciar ou fugir do tema.
Outro elemento importante é a aplicação de repertórios socioculturais pertinentes.
Ou seja, é necessário inserir referências que enriqueçam seu texto — como fatos históricos, conhecimentos de atualidades, citações ou elementos da cultura — desde que estejam diretamente relacionados ao assunto em questão.
Competência 3
Você também será avaliado se sabe selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos.
Com o tema compreendido e uma tese definida, o próximo passo é organizar suas ideias de forma clara e coerente.
Nesta competência, o avaliador espera que você apresente argumentos consistentes e relevantes, construindo um raciocínio lógico ao longo do desenvolvimento.
É importante selecionar com cuidado o que será dito. Evite informações soltas e/ou desconexas.
Aproveite também os textos motivadores da proposta como ponto de partida, relacionando-os com seu repertório pessoal para fortalecer sua argumentação.
Competência 4
Outro quesito é saber demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Para que seus argumentos sejam bem compreendidos, o texto precisa ser coeso e fluido.
Essa competência avalia justamente a maneira como você conecta suas ideias, garantindo que os parágrafos estejam bem articulados e o texto, estruturado. Para isso, lembre-se de:
- utilizar conectivos em seus parágrafos;
- manter a fluidez textual;
- relacionar os parágrafos entre si;
- respeitar a organização da estrutura da redação;
- ler bastante para ampliar o seu vocabulário.
Competência 5
Por fim, você deve mostrar que sabe elaborar proposta de intervenção respeitando os direitos humanos.
A conclusão da sua redação deve apresentar uma proposta de intervenção concreta, detalhada e viável, diretamente relacionada ao problema abordado no texto.
Essa proposta deve demonstrar sua capacidade de pensar soluções possíveis para questões sociais.
Evite ideias vagas ou soluções genéricas. Sua proposta deve conter, de forma clara, quem fará, o que será feito, como, para quê e com qual resultado esperado.
Além disso, respeitar os direitos humanos é obrigatório. Soluções que violem princípios de dignidade, igualdade ou justiça podem levar à anulação da redação.
A proposta não precisa ser complexa — apenas coerente, bem estruturada e conectada ao restante do texto.
Veja também: o que estudar para o Enem!
Exemplo de redação Enem nota 1000
Enem 2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira
Autora: Amanda Carvalho Maia Castro
A violência contra a mulher no Brasil tem apresentado aumentos significativos nas últimas décadas. De acordo com o Mapa da Violência de 2012, o número de mortes por essa causa aumentou em 230% no período de 1980 a 2010. Além da física, o balanço de 2014 relatou cerca de 48% de outros tipos de violência contra a mulher, dentre esses a psicológica. Nesse âmbito, pode-se analisar que essa problemática persiste por ter raízes históricas e ideológicas.
O Brasil ainda não conseguiu se desprender das amarras da sociedade patriarcal. Isso se dá porque, ainda no século XXI, existe uma espécie de determinismo biológico em relação às mulheres. Contrariando a célebre frase de Simone de Beauvoir “Não se nasce mulher, torna-se mulher”, a cultura brasileira, em grande parte, prega que o sexo feminino tem a função social de se submeter ao masculino, independentemente de seu convívio social, capaz de construir um ser como mulher livre. Dessa forma, os comportamentos violentos contra as mulheres são naturalizados, pois estavam dentro da construção social advinda da ditadura do patriarcado. Consequentemente, a punição para este tipo de agressão é dificultada pelos traços culturais existentes, e, assim, a liberdade para o ato é aumentada.
Além disso, já há o estigma do machismo na sociedade brasileira. Isso ocorre porque a ideologia da superioridade do gênero masculino em detrimento do feminino reflete no cotidiano dos brasileiros. Nesse viés, as mulheres são objetificadas e vistas apenas como fonte de prazer para o homem, e são ensinadas desde cedo a se submeterem aos mesmos e a serem recatadas. Dessa maneira, constrói-se uma cultura do medo, na qual o sexo feminino tem medo de se expressar por estar sob a constante ameaça de sofrer violência física ou psicológica de seu progenitor ou companheiro. Por conseguinte, o número de casos de violência contra a mulher reportados às autoridades é baixíssimo, inclusive os de reincidência.
Pode-se perceber, portanto, que as raízes históricas e ideológicas brasileiras dificultam a erradicação da violência contra a mulher no país. Para que essa erradicação seja possível, é necessário que as mídias deixem de utilizar sua capacidade de propagação de informação para promover a objetificação da mulher e passe a usá-la para difundir campanhas governamentais para a denúncia de agressão contra o sexo feminino. Ademais, é preciso que o Poder Legislativo crie um projeto de lei para aumentar a punição de agressores, para que seja possível diminuir a reincidência. Quem sabe, assim, o fim da violência contra a mulher deixe de ser uma utopia para o Brasil.
Prepare-se para escrever sua redação nota 1000 no ENEM
Agora que você já sabe como estruturar redação do Enem e quais cuidados tomar em cada etapa, chegou o momento de treinar.
Quanto mais você escrever, revisar e aplicar as técnicas apresentadas, maior será a sua chance de conquistar uma redação exemplar.
Se você deseja aprofundar ainda mais seus estudos e ter acompanhamento especializado, a Gran Faculdade é uma das maiores aliadas na sua preparação.
Continue acompanhando nosso blog para mais dicas práticas, técnicas de redação para conquistar a sua redação Enem nota 1000!
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