A formação pedagógica é uma forma de começar a dar aula sem necessariamente ter um diploma em licenciatura, mas como funciona? Será que vale a pena? Vamos entender melhor ao longo deste artigo!
Clique aqui para seguir o canal Gran Faculdade no WhatsApp!
Então, vamos lá, se preferir, navegue pelo índice abaixo:
- O que é Formação Pedagógica?
- Para que serve a Formação Pedagógica?
- Quanto tempo dura o curso de formação pedagógica?
- Quem faz formação pedagógica pode dar aula?
- Formação Pedagógica vale como licenciatura?
- Qual a diferença entre Segunda Licenciatura e Formação Pedagógica?
- Formação Pedagógica é aceita em concurso público?
- Curso de Pedagogia vale a pena?
- Faça sua licenciatura EAD na Gran Faculdade!
O que é Formação Pedagógica?
De acordo com a resolução normativa nº 2 de 1997 do Conselho Nacional de Educação (CNE), popularmente chamada de Formação Pedagógica R2:
Art. 1º A formação de docentes no nível superior para as disciplinas que integram as quatro séries finais do ensino fundamental, o ensino médio e a educação profissional em nível médio, será feita em cursos regulares de licenciatura, em cursos regulares para portadores de diplomas de educação superior e, bem assim, em programas especiais de formação pedagógica estabelecidos por esta Resolução.
Parágrafo único – Estes programas destinam-se a suprir a falta nas escolas de professores habilitados, em determinadas disciplinas e localidades, em caráter especial.
Art. 2º O programa especial a que se refere o art. 1º é destinado a portadores de diploma de nível superior, em cursos relacionados à habilitação pretendida, que ofereçam sólida base de conhecimentos na área de estudos ligada a essa habilitação.
Ou seja, se você se formou em algum bacharelado ou tecnólogo em uma área específica, mas decidiu que quer se tornar professor(a), é possível seguir caminhos como:
- Segunda graduação em Licenciatura;
- Pós-graduação em docência (especialização, mestrado ou doutorado);
- Formação Pedagógica (complementação pedagógica).
A melhor opção vai depender dos seus objetivos de atuação e carreira. Mas vale destacar inicialmente que a formação pedagógica possui caráter especial para atender situações específicas para a educação.
Nesse sentido, a melhor opção ainda é buscar uma qualificação profissional completa para construir uma carreira mais sólida. Tanto para oferecer experiências mais embasadas e assertivas para os alunos, quanto para ter acesso a mais oportunidades de emprego.
Mas nos tópicos a seguir vamos entender mais sobre a formação pedagógica.
Para que serve a Formação Pedagógica?
A Formação Pedagógica é um curso complementar para pessoas formadas em nível superior em cursos de bacharelado ou tecnólogo que querem lecionar mesmo sem licenciatura ou pós-graduação para este fim, em caráter especial para lugares que carecem de profissionais devidamente licenciados.
Em síntese, ela serve para aumentar a quantidade de profissionais qualificados para lecionar disciplinas da educação básica (especialmente anos finais do ensino fundamental e ensino médio) que tenham relação com a área de formação inicial de cada profissional.
Quanto tempo dura o curso de formação pedagógica?
Ainda de acordo com a normativa, a Formação Pedagógica precisa ser desenvolvida em, pelo menos, 540 horas, incluindo a parte teórica e prática (esta com duração mínima de 300 horas). Em grande parte das instituições que oferecem este curso, a duração varia entre 1 e 2 anos.
Quem faz formação pedagógica pode dar aula?
Sim, quem faz formação pedagógica pode dar aula para a educação básica e para cursos profissionalizantes de nível médio, para isso, o curso desenvolve conhecimentos de acordo com os 3 núcleos previstos na regulamentação do MEC:
- Contextual: para promover compreensão do processo de ensino-aprendizagem, considerando o contexto escolar, social e geral de onde está inserido(a);
- Estrutural: abordando conteúdos curriculares, organização sequencial, avaliação e integração multidisciplinar, métodos adequados para o desenvolvimento do conhecimento;
- Integrador: centrado nos problemas concretos enfrentados pelos alunos na prática de ensino, com planejamento e reorganização do trabalho escolar, discutidos a partir de diferentes perspectivas teóricas, por meio de projetos multidisciplinares, com a participação articulada de toda a equipe educacional.
É possível encontrar formações pedagógicas em Letras, Matemática, História, Química, Biologia, Física, Geografia, Artes Visuais, Ciências Sociais, Educação Especial, Filosofia, etc.
Além disso, vale ressaltar que só pode fazer a formação pedagógica o(a) profissional que tiver graduação em área relacionada à área de interesse em docência, pois é preciso apresentar domínio técnico da área da disciplina.
A formação pedagógica é para ensinar questões de ensino-aprendizagem e docência de modo geral.
Formação Pedagógica vale como licenciatura?
Sim, mas em caráter especial. Inclusive, é comum encontrar casos de judicialização de pedidos para reconhecimento da formação pedagógica como licenciatura plena para cargos na esfera privada e pública.
Qual a diferença entre Segunda Licenciatura e Formação Pedagógica?
De modo geral, com o curso de licenciatura em Pedagogia, você pode dar aula da pré-escola até o 5º ano. Caso queira lecionar para séries do 6º ano do ensino fundamental, é preciso cursar uma segunda licenciatura ou formação pedagógica na área desejada.
Já para dar aula no ensino superior, você precisará de ao menos uma pós-graduação lato-sensu em Docência do Ensino Superior ou uma pós-graduação stricto-sensu (mestrado ou doutorado).
Ou seja, tanto a segunda licenciatura quanto a formação pedagógica têm o objetivo de qualificar professores para os anos finais do ensino fundamental, ensino médio e cursos de nível médio.
No entanto, enquanto a segunda licenciatura é o caminho mais “formal e adequado”, a formação pedagógica serve especialmente para habilitar profissionais em regiões sem professores.
Por exemplo, uma pessoa formada em Engenharia Civil pode fazer uma segunda licenciatura em matemática para se tornar professora em uma cidade grande. Isso pode levar entre 2 e 4 anos, com todo o conhecimento necessário sobre a disciplina e as práticas de docência.
Mas se essa pessoa engenheira mora em uma cidade pequena sem professores licenciados em matemática, ela pode cursar a formação pedagógica e, em 1 a 2 anos, passar a lecionar a disciplina.
Formação Pedagógica é aceita em concurso público?
Dependendo do edital, a formação pedagógica pode ser aceita por concursos públicos, mas é preciso conferir cada caso de forma específica.
Curso de Pedagogia vale a pena?
Se você quer desenvolver uma carreira em docência na educação básica ou atuar com projetos pedagógicos, a licenciatura em Pedagogia pode ser uma formação mais indicada.
Apesar da duração um pouco mais longa (4 anos), a formação é completa abordando disciplinas como:
- História da Educação Brasileira;
- Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem;
- Didática e estratégias lúdicas de ensino;
- Alfabetização e letramento;
- Educação especial e inclusiva;
- Fundamentos da Educação Infantil;
- Políticas Públicas em Educação;
- Educação de Pessoas Jovens e Adultas;
- Gestão Pedagógica;
- Orientação, supervisão e inspeção escolar;
- Processos de Ensino e Aprendizagem;
- Jogos, Corpo e Movimento;
- Legislação Educacional;
- Língua Brasileira de Sinais (Libras);
- Literatura na Formação do Leitor;
- Pedagogia nos Espaços Não Escolares;
- Estudos Socio-filosóficos e Socioantropológicos da Educação; etc.
Quem é licenciado em Pedagogia pode trabalhar em que?
A pessoa licenciada em Pedagogia (pedagogo) pode atuar em espaços diversos. Entre os possíveis caminhos profissionais, estão:
- Lecionar na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e nas disciplinas pedagógicas do Ensino Médio;
- Apoiar a inclusão nas modalidades de Educação Especial, Indígena e Quilombola;
- Atuar em Educação Profissional e Educação à Distância;
- Produzir material didático e curadoria de projeto;
- Atuar na gestão escolar e em espaços não formais de ensino, como instituições do terceiro setor, empresas, museus e brinquedotecas;
- Prestar serviços de assessoria de projetos educacionais e de formação continuada.
Quem conclui o curso de licenciatura em Pedagogia pode dar aula nas áreas de:
- Matemática;
- Língua portuguesa;
- História;
- Geografia;
- Ciências;
- Artes e cultura;
- Bem como em outras nomenclaturas/disciplinas correlatas.
Por isso, independentemente de fazer ou não uma formação pedagógica, vale a pena avaliar seus objetivos e planos de carreira.