O que é um artigo científico? Descubra os principais tipos!

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Saber o que é um artigo científico é essencial para quem deseja divulgar conhecimentos com credibilidade e impacto. Os pesquisadores sabem que escrever um não é uma tarefa simples. Exige esforço, estudo e dedicação para conseguir construir um pensamento teórico embasado e relevante. 

Para isso, existem algumas regras de padronização, método e formatação textual que precisam ser seguidas. Neste conteúdo, vamos explicar o que é um artigo científico, apresentar os principais tipos e dar dicas valiosas de como escrever um com qualidade para garantir destaque nas suas publicações. Confira!

O que é um artigo científico?

Trata-se de um texto acadêmico que tem como objetivo contribuir para o avanço do conhecimento em uma determinada área. Esse tipo de texto é mais técnico, precisa seguir uma estrutura padrão e mostrar descobertas ou reflexões que são fundamentadas. 

De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), um artigo científico é “parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento”.

Em geral, os artigos trazem conteúdos objetivos, claros e críticos e são submetidos à análise de outros cientistas para serem publicados em revistas científicas. Eles são essenciais na democratização do conhecimento e na manutenção da atualização de informações para os pesquisadores acadêmicos.

Quais são os tipos de artigos científicos?

Esses artigos são classificados em diferentes tipos dependendo do seu conteúdo, objetivo e metodologia. Normalmente são divididos em: 

  • original;
  • estudo de caso;
  • de revisão;
  • experimental. 

Entenda mais sobre cada um abaixo.

Artigo original

O artigo original apresenta dados inéditos com o objetivo de contribuir com novos conhecimentos para determinada área de estudo. Ele pode, por exemplo, por meio de análise de resultados, demonstrar uma nova teoria ou um debate sobre um tema inédito.

Artigo de revisão

Já o artigo de revisão tem a finalidade de resumir, analisar e discutir algo já publicado, podendo até refutar um tópico. Os mais comuns são:

  • narrativa, que têm abordagem mais ampla;
  • integrativa, que pode combinar diferentes metodologias;
  • sistemática, que tem o maior nível de evidência científica.

Estudo de caso

O estudo de caso tem o propósito de analisar profundamente um caso específico, que pode ser um evento, fato ou fenômeno, situação, grupo ou indivíduo, a fim de explorar teorias. Esse tipo é muito usado em áreas como medicina e psicologia.

Relato de experiência e experimental

Por fim, o último tipo é o de relato de experiência, ou seja, um artigo que busca descrever e refletir sobre a prática de um campo ou profissional específico. Existe também o artigo experimental, que pode explicar os métodos e resultados de uma pesquisa experimental.

5 dicas para escrever um artigo científico de qualidade

Escrever um artigo científico exige tempo, dedicação e muitas horas de estudo. Para te ajudar nesse momento, separamos algumas dicas essenciais para você fazer um artigo impactante que se destaque.

Escolha do tema 

A escolha do tema é o ponto de partida do seu artigo. Pode parecer simples de início, mas um artigo científico normalmente precisa de um recorte específico dentro de um assunto. Sendo assim, a dica é partir de um tema principal e, durante a condução das pesquisas, afunilar cada vez mais o tópico que quer estudar.

Para o seu artigo ser relevante é importante perceber onde há lacunas, ou seja, áreas em que há maior necessidade de estudo, mas também entender se existe literatura suficiente para o seu trabalho. Busque por temas atuais que sejam relevantes para a comunidade acadêmica.

Elementos essenciais do artigo

Os elementos essenciais de um artigo são fatores importantes para o sucesso do seu trabalho. Em geral, a ordem a ser seguida é:

TítuloClaro, chamativo e que resume o tema principal.
ResumoApresentação breve dos objetivos, metodologia, resultados e conclusão.
Palavras-chaveSão termos que representam os principais temas do estudo.
IntroduçãoExpõe o tema, problema, pergunta de pesquisa e objetivos do estudo.
Revisão da literatura (Desenvolvimento)Discussão das pesquisas feitas, destaque para descobertas e justificativa da relevância do artigo.
MetodologiaExplica os métodos utilizados para realizar a pesquisa.
ResultadosMostra os resultados do estudo, se preciso utilizando gráficos, tabelas e figuras.
DiscussãoInterpretação dos resultados, relacionando-os com a literatura pesquisada.
ConclusãoResumo das descobertas, destaques ou lacunas estudadas.
ReferênciasLista de fontes citadas para embasamento teórico do artigo.

Toda redação e apresentação do artigo precisa estar dentro das normas da ABNT e, normalmente, o tamanho varia de 15 a 25 páginas. Seguindo as regras, você terá um texto organizado que mostra da melhor forma as ideias propostas e que será bem aceito nas publicações acadêmicas.

Linguagem clara e objetiva

Outro fator fundamental para prestar atenção é a linguagem do seu artigo. Com uma linguagem clara, objetiva e impessoal, a sua escrita será lógica e de fácil entendimento. 

Nada de gírias ou usar palavras difíceis só para ficar rebuscado, viu? O importante mesmo é passar a mensagem que deseja com um vocabulário acessível e coerente, sem comprometer a profundidade do estudo.

Uso de referências confiáveis

As referências são obrigatórias, então faça boas escolhas e opte por fontes como livros de autores renomados e dados acadêmicos publicados em espaços seguros. Evite sites ou materiais pouco conhecidos e que não tenham um bom embasamento teórico.

Revisão

Por fim, mas não menos importante, a revisão do seu artigo não deve ser deixada de lado. Esse passo é crucial para encontrar erros ou pontos de melhoria. 

Nessa hora, use ferramentas como Google Tools e corretores automáticos para buscar falhas gramaticais, mas também preste atenção em coerência, linguagem e formatação. Não esqueça de cumprir todas as normas ABNT e, se precisar, busque ajuda de mentores ou colegas que terão um olhar externo e pragmático.

Ao seguir esses passos, você estará preparado para escrever um artigo que seja bem aceito e relevante para a comunidade acadêmica. 

Principais normas da ABNT

As normas ABNT são fundamentais para garantir um texto coeso e coerente dentro de uma estrutura padrão. Essas regras asseguram a credibilidade e organização do seu trabalho, além de ser um requisito para sua validação e publicação.

As principais delas para artigos acadêmicos são:

EstruturaDivisão do trabalho com elementos:
pré-textuais (capa; folha de rosto; resumo e sumário)
textuais (introdução; desenvolvimento; conclusão)
pós-textuais (referências; anexos e apêndices).
ReferênciasRegula a forma de listar as fontes utilizadas no trabalho.
– Título sempre em negrito ou itálico;
Ex.: SOBRENOME, Nome. Título. Edição. Local: Editora, Ano.
CitaçõesRegras que precisam ser seguidas ao citar outros autores no texto.
Direta: em até 3 linhas dentro de aspas e seguida do nome do autor, data e página; com mais de 3 linhas inserir com um recuo de 4 cm na margem esquerda, em fonte 10, espaço simples, sem aspas, seguida do nome do autor, data e página.
Indireta: parafrasear o autor sem aspas, mas indicar o nome e ano da publicação da obra.
Numeração de seçõesIndica a hierarquia dos títulos e subtítulos.
– Precede o título da seção, alinhado à esquerda, separado por um espaço e em algarismos arábicos (ex: 1; 1.1; 1.1.1…)
ApresentaçãoRefere-se ao aspecto visual do trabalho.
Margem: 3 cm (superior e esquerda); 2 cm (inferior e direita);
Fonte: Arial 10 ou Times New Roman, tamanho 12 para o texto principal;
Espaçamento: 1,5 entre linhas e 1,0 em citações longas.

Ao seguir esses passos, você estará preparado para escrever um artigo que seja bem aceito e relevante para a comunidade acadêmica. Não esqueça de cumprir todas as normas  ABNT e, se precisar, peça feedback para colegas e mentores antes de submeter o conteúdo para publicação.

Além disso, escolha o tipo de artigo que funcione melhor com o seu estudo, selecione uma boa metodologia e fontes confiáveis para referências, tudo isso dentro de uma estrutura que segue às normas solicitadas. Não deixe de submeter o seu trabalho e enriquecer ainda mais o seu currículo acadêmico.

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