O Sisu, Prouni e Fies são os principais programas federais onde o estudante pode usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para começar uma graduação. Vamos entender a diferença entre eles e como usar a nota do Enem em cada um?
Acompanhe o artigo para saber mais ou navegue pelo índice:
- O que é Sisu, Prouni e Fies?
- O que significa Sisu, Prouni e Fies?
- Quem criou o Sisu, Prouni e Fies?
- Para que serve o Sisu, Prouni e Fies?
- Como funciona o Sisu, Prouni e Fies?
- Quem pode participar do Sisu, ProUni e Fies?
- Qual a diferença entre Sisu, ProUni e Fies?
- Posso me inscrever no prouni e fies ao mesmo tempo?
- SiSU ou ProUni: qual a melhor opção?
- Inscrições Sisu, Prouni e Fies
- Datas do Sisu, Prouni e Fies
- Não me encaixo ou não fui aprovado em nenhum programa, e agora?
O que é Sisu, Prouni e Fies?
O Sisu, Prouni e Fies são programas federais que buscam intermediar o acesso da população ao ensino superior público e privado. Através deles é possível que uma pessoa que prestou o Enem concorra a vagas em diversos cursos de nível superior em diversas instituições de ensino.
Todavia, é preciso estar atento às regras de cada um dos programas e ter prestado a edição mais recente do Enem. Confira:
O que é o Enem?
O Enem é uma prova anual, que acontece desde 1998, e busca avaliar o desempenho dos alunos. A prova conta com uma redação e um caderno de 180 questões divididas em 4 áreas do conhecimento, de acordo com as diretrizes nacionais da educação.
Apesar da sua importância desde sempre, é apenas a partir de 2009 que ela se tornou o principal exame para quem deseja fazer faculdade. É com a nota do Enem que os estudantes podem participar dos programas de seleção para estudar em universidades públicas e privadas: Sisu, Prouni, Fies e alguns vestibulares ou processos seletivos simplificados.
Ou seja, o Enem é apenas a prova que vai garantir a sua participação nos programas. Apenas fazer o Enem não garante vaga em uma universidade. Com a nota da prova, o estudante se inscreve no programa de acordo com as regras e instituições de interesse do estudante.
O que significa Sisu, Prouni e Fies?
Sisu, Prouni e Fies são as siglas dos seguintes programas federais:
- Sistema de Seleção Unificada (Sisu)
- Programa Universidade para Todos (Prouni)
- Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)
Quem criou o Sisu, Prouni e Fies?
Todos os 3 programas federais foram criados pelo Governo Federal e Ministério da Educação:
- Sisu: entrou em vigor entre 2009 e 2010 com o objetivo de centralizar o formato de acesso ao ensino superior público.
- Prouni: criado em 2004 com o objetivo de fornecer bolsas de estudo integrais para estudantes em instituições privadas.
- Fies: foi criado em 1999 e seu foco é financiar o curso superior de estudantes que, após concluírem o curso, ressarcem o governo federal em parcelas acessíveis.
Para que serve o Sisu, Prouni e Fies?
Todos os 3 programas federais buscam facilitar e intermediar o acesso da população ao ensino superior, seja em faculdades públicas ou privadas, em diversas modalidades e tipos de graduação. O foco é incentivar e aumentar o nível educacional, técnico e científico do país.
Como funciona o Sisu, Prouni e Fies?
Saiba como funciona o Sisu, Prouni e Fies:
SISU
O Sisu é um dos programas de acesso ao ensino superior público no país. Ele unifica a seleção dos candidatos de acordo com a nota do Enem, número de vagas, curso de interesse e os pesos de acordo com a área de conhecimento do curso e que o aluno teve um melhor desempenho.
A inscrição é totalmente gratuita e online nas datas estabelecidas oficialmente. O estudante pode escolher duas opções de curso, mas será aprovado apenas em uma.
Quem não for selecionado na chamada regular até o fim das inscrições, pode manifestar interesse na lista de espera ou participar da próxima edição do Sisu no meio do ano. Para participar, o estudante deve ter feito a edição mais recente do Enem e acessar o site do Sisu nas datas definidas.
O Sisu 2026 está com inscrições abertas, o candidato tem do dia 19 de janeiro até o dia 23 de janeiro de 2026 para acessar o site e efetuar a sua inscrição.
Como me inscrever no SiSU?
Para se inscrever no Sisu 2026, você deve utilizar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. As inscrições para o programa estão abertas, tendo início hoje, dia 19 de janeiro, e prosseguindo até às 23h59 do dia 23 de janeiro. O processo é totalmente digital e gratuito.
Confira o passo a passo para garantir sua participação:
- Acesse o portal oficial: Entre no site do MEC (acessounico.mec.gov.br/sisu) durante o período de inscrições;
- Faça o login GOV.BR: Utilize seu CPF e senha da conta GOV.BR. Lembre-se que, para o Sisu, é necessário ter conta nível Prata ou Ouro;
- Escolha suas opções: Você pode selecionar até duas opções de curso. É possível pesquisar as vagas por nome da graduação, instituição de ensino ou cidade;
- Defina a modalidade: Escolha se deseja concorrer pelas vagas de Ampla Concorrência ou pelo sistema de Cotas (Lei de Cotas);
- Confirme a inscrição: Após escolher, clique em confirmar. Você pode alterar suas opções quantas vezes quiser enquanto o sistema estiver aberto, o que valerá será a última escolha salva.
Lembrete importante: Como agora o Sisu aceita notas de 2023, 2024 e 2025, o sistema selecionará automaticamente o seu melhor desempenho para o curso escolhido.
Como funciona a nota de corte no SiSU?
A nota de corte é um dos principais fatores que determinam a classificação de candidatos em processos seletivos. Em termos simples, trata-se da menor nota necessária para garantir uma vaga dentro do número de posições disponíveis.
Por exemplo, se um curso oferece 50 vagas, os 50 melhores colocados são classificados, e a nota do candidato que ocupa a 50ª posição será considerada a nota de corte.
A nota de corte é frequentemente definida com base na média das notas obtidas pelos candidatos. Para calcular essa média, soma-se todas as pontuações de uma prova e divide-se pelo número total de provas realizadas.
Porém, é importante destacar que outros fatores podem influenciar na nota de corte, como:
- A participação do candidato no sistema de cotas;
- A quantidade total de candidatos inscritos;
- A instituição que está oferecendo as vagas;
- O curso ou cargo escolhido pelo candidato.
Além da média simples, o Sisu e outros programas federais também aplicam “pesos” a determinadas disciplinas. Isso significa que notas de algumas áreas podem ter maior relevância na composição final.
Por exemplo, para um curso de engenharia, a nota de matemática pode ter um peso maior em comparação às demais disciplinas. Esse ajuste permite que as instituições priorizem competências específicas mais alinhadas à formação ou à função desejada.
Com isso, a nota de corte não é fixa e pode variar amplamente entre diferentes instituições, cursos e edições do processo seletivo.
Qual é a nota mínima para ser aprovado no SiSU?
A cada edição a nota mínima para ser aprovado no Sisu pode mudar de acordo com o curso, instituição e os demais fatores que influenciam a nota de corte. Confira as menores notas e os respectivos cursos e universidades na edição de 2025 do Sisu:
- Educação Física – 495,64 – Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alverto Reyes Maldonado
- Ciências da Natureza – 468,92 – Fundação Universidade Federal do Pampa
- Letras Português – 498,06 – Universidade Estadual de Alagoas
- Enfermagem – 488,73 – Universidade do Estado da Bahia
- Administração – 478,34 – Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado
- Fisioterapia – 660,59 – Universidade Federal do Delta do Parnaíba
- Nutrição – 653,82 – Universidade Federal do Piauí
- Pedagogia – 388,65 – Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado
PROUNI
O Prouni é outro programa para quem deseja fazer faculdade, só que em instituições privadas e com bolsa custeada pelo governo. As bolsas concedidas podem ser de 50% ou 100%, de acordo com a nota do estudante e alguns pré-requisitos relacionados à renda que você pode consultar o texto sobre o Prouni: o que é, como funciona e quem pode conseguir 100%?
Para participar, o estudante deve ter participado de uma das duas últimas edições do Enem e ter alcançado alguns requisitos mínimos:
- Pelo menos 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame;
- Nota maior que zero na redação do Enem;
- Não ser treineiro.
Para se inscrever, o aluno também deve acessar o site do programa nas datas definidas.
Como me inscrever no ProUni?
Assim como os demais programas federais, basta atender aos requisitos e acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior nas datas estipuladas.
Como funciona a nota de corte no ProUni?
A nota de corte do Prouni funciona da mesma forma que nos demais programas federais. Ou seja, considera a última nota dentro das vagas disponíveis, de acordo com preferências de curso, universidade, turno e pessos das disciplinas.
FIES
O Fies é outro programa do governo que também financia bolsas de estudo em instituições privadas para quem deseja fazer faculdade.
Ele é regulamentado pela Lei nº 10.260/2001 e, ao longo do curso, o estudante paga mensalmente apenas um pequeno valor referente a alguns encargos.
Todavia, diferente do Prouni, após a formatura o aluno deve amortizar a dívida e ressarcir o valor financiado de acordo com a realidade financeira e social.
Pode participar o estudante que tiver participado de alguma edição do Enem (a partir de 2010) e que tenha obtido média acima de 450 pontos nas provas e nota maior que zero na redação. Também é preciso ter renda familiar bruta por pessoa entre 1 e 3 salários mínimos.
Quem conseguir uma bolsa do Prouni de 50% e que se enquadrem no edital, também podem se candidatar ao Fies, desde que no mesmo curso e instituição. Para se inscrever, o aluno também deve acessar o site do programa nas datas definidas.
Quem pode participar do Sisu, ProUni e Fies?
Saiba quem pode participar do Sisu, Prouni e Fies 2026:
| Sisu | ter feito uma das 3 últimas edições do Enem (2023,2024 e 2025) sem ser na condição de treineiro. |
| Prouni | ter participado da edição de 2024 ou de 2025 do Enem, ter obtido nota igual ou superior a 450 pontos na média das cinco provas e nota acima de zero na prova de redação. |
| Fies | ter participado do último Enem, não ter zerado a redação e ter obtido nota média geral maior que 450 pontos. Além disso, é preciso cumprir alguns requisitos relacionados à renda. |
Qual a diferença entre Sisu, ProUni e Fies?
Confira a diferença entre Sisu, Prouni e Fies:
| SISU | PROUNI | FIES |
| Acesso à universidade pública | Acesso a universidade privada | |
| Independe da renda | O estudante deve cumprir requisitos de renda | |
| O estudante não deve nada ao Governo | O estudante recebe bolsa integral ou parcial e, neste caso, custeia durante os estudos | O estudante deve ressarcir o Governo ao final do curso integral ou parcialmente |
Posso me inscrever no Prouni e Fies ao mesmo tempo?
Você pode se inscrever no Prouni e Fies ao mesmo tempo, desde que seja para financiar o mesmo curso. Ou seja, se você conseguir uma bolsa de 50% no Prouni, pode tentar financiar os outros 50% pelo Fies. Todavia, não é possível tentar 3 cursos diferentes nos 3 programas.
SiSU ou ProUni: qual a melhor opção?
Confira alguns detalhes sobre qual a melhor opção entre Sisu e Prouni de acordo com seu perfil:
Qual é a diferença entre SiSU e ProUni?
Ambos os programas federais são gratuitos para participar, o que muda é o perfil da instituição que você vai estudar. Veja:
| Sisu | Prouni |
| Apenas universidades públicas | Apenas universidade privadas |
| Aulas 100% presenciais | Aulas podem ser presenciais, híbridas ou EAD |
| Universidades públicas enfrentam desafios estruturais devido a limitações orçamentárias | Universidades privadas costumam oferecer uma infraestrutura mais robusta e moderna |
| Greves podem ocasionalmente impactar o calendário acadêmico por demandas trabalhistas e educacionais | Raramento ocorre algum tipo de paralisação e, quando ocorre, dura poucos dias |
| Maior incentivo a carreiras unicamente acadêmicas | Maior possibilidade de networking com o mercado privado |
| Mais ênfase em projetos teóricos e científicos | Mais ênfase em atividades teóricas e práticas reais alinhadas a demandas do mercado |
Cabe ressaltar que nenhum dos programas oferece ajuda de custo para os aprovados, esse tipo de ação ocorre internamente quando o aluno já está estudando e concorre a diferentes tipos de bolsa ou auxílios financeiros.
Desse modo, é importante levar em conta fatores que envolvam os custos para fazer um curso superior, independente da instituição. No entanto, as universidades privadas costumam oferecer uma infraestrutura mais adequada para quem busca qualidade e efetividade nos estudos. Já as universidades públicas, isso é pode variar muito dependendo da instituição e curso que você vai fazer.
Quais são os custos envolvidos ao ingressar pelo SiSU ou ProUni?
Os custos variam drasticamente entre os dois programas, já que um foca no ensino público e o outro no setor privado. Confira as principais diferenças:
Custos no Sisu (Universidades Públicas)
- Mensalidade: Zero. O ensino é 100% gratuito durante todo o curso;
- Matrícula: Não há taxas de inscrição ou de matrícula na instituição;
- Custos Indiretos: O estudante deve arcar com gastos de transporte, alimentação, materiais didáticos e moradia (caso precise mudar de cidade). No entanto, a maioria das universidades oferece programas de assistência estudantil (auxílio-moradia e restaurante universitário) para alunos de baixa renda.
Custos no ProUni (Universidades Privadas)
- Encargos Financeiros: Algumas instituições podem cobrar taxas de serviços específicos (como segunda chamada de prova ou emissão de documentos extras), dependendo do contrato da faculdade;
- Bolsa Integral (100%): O aluno não paga mensalidade, mas deve arcar com os custos de vida e materiais, assim como no Sisu;
- Bolsa Parcial (50%): O governo paga metade da mensalidade e o aluno deve pagar a outra metade diretamente à faculdade.
Posso participar do SiSU e do ProUni ao mesmo tempo?
Sim, você pode participar dos dois processos seletivos simultaneamente, mas existe uma regra fundamental sobre a matrícula.
Enquanto os sistemas estão abertos, você pode se inscrever no Sisu e no ProUni sem problemas. No entanto, se for aprovado em ambos, não poderá ocupar as duas vagas ao mesmo tempo. Segundo a legislação, é proibido utilizar uma bolsa do ProUni e estar matriculado em uma universidade pública simultaneamente.
Portanto, caso passe nos dois, você deverá escolher apenas um:
- Se escolher o Sisu: terá o ensino público gratuito;
- Se escolher o ProUni: terá uma bolsa (parcial ou integral) em uma instituição privada.
Dica estratégica: Como os calendários costumam ser próximos, você pode tentar o Sisu primeiro e, caso não passe na primeira chamada, tentar a sorte no ProUni logo em seguida.
Inscrições Sisu, Prouni e Fies
Para se inscrever no Sisu, Prouni e Fies é preciso acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior nas datas previstas do cronograma: https://acessounico.mec.gov.br/
Quando abre o Sisu, Prouni e Fies?
Neste ano, as inscrições para o Sisu 2026 terão início no dia 19 de janeiro e vão até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 23 de janeiro de 2026. Já as inscrições do Prouni 2026, terão início no dia 26 e vão até o dia 29 de janeiro de 2026.
As datas relacionadas ao Fies 2026 ainda não foram divulgadas, no entanto, de acordo com as edições anteriores, as inscrições do programa de financiamento estudantil devem ocorrer possivelmente em fevereiro de 2026.
Datas do Sisu, Prouni e Fies
Confira a data de inscrição do Sisu, Prouni e Fies em 2026, que estão previstas segundo editais já publicados pelo Ministério da Educação ou baseadas em edições anteriores:
Sisu, Prouni e Fies: datas
- Sisu: do dia 19 até às 23h59 do dia 23 de janeiro de 2026;
- Prouni: 26 a 29 de janeiro de 2026;
- Fies: provavelmente em fevereiro de 2026.
Cabe ressaltar que tradicionalmente o intervalo entre os 3 programas não é muito grande.
Não me encaixo ou não fui aprovado em nenhum programa, e agora?
Você tem algumas opções, veja só:
Tentar o Enem novamente
Você pode se inscrever no Enem novamente e tentar uma nota melhor para participar dos programas no ano seguinte. O calendário do Enem 2025 você pode ver acessando o texto Calendário Enem: inscrições, prova e todas as datas.
Vestibular individual dessas ou outras instituições
Diversas instituições privadas ou públicas tem os seus próprios programas de bolsa, vestibular e/ou desconto. Você pode procurá-las individualmente e saber as regras de cada uma delas. Muitas não exigem pontuação mínima e tem ou proporcionam mensalidades a valores acessíveis.
Como usar a nota do Enem 2025 para entrar na Gran Faculdade?
Se você quer garantir uma formação de qualidade com nota máxima no MEC e preços que cabem no bolso, a Gran Faculdade é a sua melhor escolha. No início deste ano, lançamos condições exclusivas para quem usar a nota do Enem como forma de ingresso.
Nossa tabela de bolsas valoriza o seu desempenho e concede bolsas de até 100% por todo o período do curso. Confira os valores:
| Pontuação Enem | Desconto | Mensalidade Promo | Cupom |
| 450 a 649 pontos | 62,02% | R$ 94,90 | ENEM60 |
| 650 a 699 pontos | 66,03% | R$ 84,90 | ENEM65 |
| 700 a 749 pontos | 80,03% | R$ 49,90 | ENEM70 |
| 750+ pontos | 100%* | R$ 0,00 | ENEM100 |
Atenção: matricule-se agora na Graduação e garanta sua Pós-graduação por nossa conta! É a chance de sair da faculdade com dois diplomas e estar pronto para os maiores concursos e oportunidades do mercado.
*Para o desconto de 100% é necessária liberação. Cupom disponível até o preenchimento das vagas.
Quer saber mais sobre o mercado de trabalho em 2026?
Se você quer começar 2026 por dentro das tendências de empregabilidade para este ano, participe da live gratuita “O Futuro das Profissões” que acontecerá de 26 a 28 de janeiro, sempre às 20h.
Convidamos especialistas para mostrar, com base em dados, quais áreas vão oferecer as melhores oportunidades profissionais neste ano e quais competências o mercado mais valoriza.
Para participar, inscreva-se aqui.



