A carreira em ESG é uma das carreiras mais promissoras do momento, mas você sabe como se especializar na área e se tornar um (a) profissional em ESG? Listamos as principais questões para você entender o significado de ESG na prática.
Então, vamos lá, se preferir, navegue pelo índice abaixo:
- O que é ESG ou ASG e para que serve?
- O que é o ESG nas empresas?
- Como fazer carreira em ESG?
- Quem pode trabalhar com ESG?
- Quanto ganha um profissional de ESG?
- Qual o melhor curso para carreira em ESG?
- Como é a ênfase em ESG do curso de graduação da Gran Faculdade?
O que é ESG ou ASG e para que serve?
ESG ou ASG é a sigla para Ambiental (Environmental), Social e Governança, uma área que tem ganhado espaço no mercado de trabalho para empresas e instituições comprometidas com seu impacto socioambiental e uma gestão mais transparente.
Dessa forma, podemos fixar que o significado de ESG e ASG é Ambiental, Social e Governança e esses pilares podem ser aplicados a diversos contextos no meio corporativo.
O que é o ESG nas empresas?
Em síntese, a área de ESG nas empresas e instituições auxilia a gerenciar e criar estratégias para reduzir seu impacto negativo no meio ambiente e na sociedade. Além de desenvolver estratégias para ampliar seus impactos positivos.
Quais são os pilares e práticas ESG?
Basicamente, como o próprio nome da sigla sugeres, os três pilares do ESG são:
- Ambiental (Environmental): por exemplo, gestão de recursos naturais, emissão de gases e relação com as mudanças climáticas, estratégias de conservação e preservação, etc.;
- Social: práticas de inclusão e diversidade, respeito a direitos humanos com todos os públicos de relacionamento, desde funcionários a clientes, entre outros;
- Governança: compromissos com a ética, a transparência e ações para gestão de riscos.
As práticas adotadas por cada instituição vai variar de acordo com seu modelo de negócios, seu nicho, sua missão, visão e valores, entre outros pontos essenciais da marca.
Como fazer carreira em ESG?
As práticas de ESG passaram a ser diferenciais de mercado para empresas globalmente, na transição para uma nova economia, mais comprometida com a sustentabilidade ambiental e financeira.
Por isso, estrategicamente, a metodologia passou a ganhar força, desde 2004, e profissionais qualificados para desenvolver e gerenciar ações ESG no setor público e privado.
Nesse movimento, é possível construir uma carreira em ESG de diferentes formas:
- Visando cargos para assistente, analista ou de gestão em empresas ou organizações sociais, criando etapas para alcançar novos cargos;
- Realizando treinamentos e palestras sobre ESG para empresas e instituições;
- Prestando consultoria em ESG para empresas que queiram implementar as práticas em suas operações;
- Criando parcerias com mais pessoas comprometidas com o desenvolvimento sustentável, etc.
Vale a pena avaliar o que faz sentido para você e traçar metas para chegar no seu objetivo profissional.
Quem pode trabalhar com ESG?
Qualquer pessoa pode se tornar um profissional de ESG, desde que aprofunde conhecimentos teóricos e práticos sobre o tema. É possível tanto se especializar em um pilar, quanto se tornar generalista nos três.
Quanto ganha um profissional de ESG?
A média salarial de um profissional de ESG varia muito, de acordo com a região do país, porte e segmento da instituição, qualificação profissional da pessoa, etc.
Mas, de maneira geral, como as empresas que costumam investir em ESG possuem visão estratégica e maior estrutura, os salários são bem atrativos.
De acordo com o Guia Salarial de 2023, é possível encontrar salários iniciais para analista de ESG a partir de R$ 6 mil.
Qual o melhor curso para carreira em ESG?
Por ser uma área em ascensão no mercado de trabalho, ainda não há regulamentações profissionais específicas ou uma formação exigida para quem quer trabalhar com ESG.
No entanto, o mercado procura cada vez mais por profissionais que tenham conhecimento teórico e prático sobre questões relacionadas aos pilares e práticas de ESG.
Atualmente, é possível encontrar cursos livres e de especialização em ESG, independentemente da sua formação profissional. Então, se você quer construir uma carreira em ESG, algumas boas opções de faculdade incluem:
- Gestão de Recursos Humanos (RH): o tecnólogo em gestão de RH forma gestores capacitados para atuarem nos três pilares do ESG, especialmente o curso da Gran Faculdade que tem uma ênfase específica para você já se tornar especialista ESG durante a graduação;
- Bacharelado em Administração: forma administradores que podem atuar em diversos segmentos, incluindo ESG (em especial o pilar da Governança). Além de Administração, outros cursos da área de Ciências Sociais como Serviço Social, Psicologia e Direito também podem ser formações úteis para quem quer atuar com ASG;
- Tecnólogo em Gestão Pública: também com ênfase no pilar da Governança, mas no setor público, o tecnólogo em Gestão Pública é outra boa opção de formação para ESG;
- Biologia, Ecologia e outras formações das ciências da natureza: Para quem quer atuar com foco na área ambiental, é possível cursar graduações das Ciências Biológicas e se especializar em gestão após concluir o curso;
- Pós-graduação em Gestão de Pessoas ou em ESG: para quem já possui uma graduação, é possível fazer uma pós específica em ESG ou uma pós-graduação em Gestão de Pessoas que também desenvolve conhecimentos na área.
Como é a ênfase em ESG do curso de graduação da Gran Faculdade?
Gostou de conhecer melhor uma das principais carreiras promissoras para os próximos anos? Então, aproveite para se especializar e construir sua carreira em ESG com o Gran!
A ênfase em ESG proporciona aos alunos um destaque para o mundo corporativo em três iniciativas: na empresa, no planeta e nos investimentos. Trata-se da própria sustentabilidade empresarial.
No curso de Gestão de Recursos Humanos da Gran Faculdade, você conquista seu diploma em 2 anos, com mensalidades que cabem no seu bolso e uma estrutura 100% digital.
Estude de onde estiver, conciliando sua rotina à sua formação superior!
Além disso, só no Gran você pode escolher se quer dar ênfase à área de ESG ou à área de Educação Corporativa ao longo do curso. Dessa forma você sai da faculdade com uma formação especializada e se destaca no mercado de trabalho!
Quero conhecer o curso e me matricular com descontos!