Curso livre e pós-graduação: qual é a diferença? Veja!

Apesar de não apresentarem caráter profissionalizante, os cursos livres podem ajudar no enriquecimento do currículo e obtenção de novas habilidades. Saiba mais detalhes!

Por
4 min. de leitura

Uma das características mais importantes do profissional de destaque no mercado de trabalho atual é a sua capacidade de atualizar-se constantemente. Esse processo pode se tornar realidade por meio da conquista da graduação, cursos técnicos, pós-graduação e também por meio dos cursos livres. 

Presentes em diversas áreas, concisos e muitas vezes até gratuitos, os cursos livres não costumam apresentar pré-requisitos para o ingresso e podem ser grandes aliados na hora de construir seu currículo. Saiba mais sobre essa forma de aperfeiçoamento e como se difere de outros programas profissionalizantes, como a graduação e pós-graduação.

O que é curso livre?

Como o próprio nome já sugere, o curso livre é uma modalidade educacional sem regulamentação específica. Isso não quer dizer, contudo, que se trate de um programa sem validade. De fato, o curso livre está previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº. 9394/96), Decreto nº. 5.154/04 e Deliberação CEE 14/97.

Assim, o objetivo desses cursos é promover a educação continuada do profissional, com base na obtenção de atividades práticas e específicas. Imagine um curso de informatica com foco na utilização do software Excel, por exemplo. Logo, os cursos livres podem ser ministrados ao longo de um final de semana (por meio dos famosos workshops) ou até mesmo se estender por semanas.

Exatamente por não apresentarem diretrizes específicas, os cursos livres não são reconhecidos pelo MEC e nem tidos como profissionalizantes. Ainda assim, costumam apresentar certificado e podem contribuir na construção de um currículo mais rico.

Quem pode fazer um curso livre?

Como mencionamos anteriormente, não é comum que os cursos livres apresentem limitações. Dessa forma, é comum que qualquer pessoa possa fazer um curso livre. De fato, essa prática tem se tornado cada vez mais comum, especialmente com o aumento vertiginoso do ensino EAD.

Muitas Instituições de Ensino disponibilizam cursos livres gratuitos em seus portais eletrônicos, visando auxiliar na capacitação dos alunos. Podemos citar alguns exemplos nacionais como a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que possui um amplo catálogo de programas. Para quem sabe línguas estrangeiras, a oferta é ainda maior, incluindo cursos gratuitos oferecidos pela famosa Universidade de Harvard e Oxford.

Você pode utilizar os links abaixo para acessar os portais mencionados:

  • Cursos gratuitos da FGV: https://educacao-executiva.fgv.br/cursos/gratuitos
  • Cursos gratuitos da Universidade de Harvard: https://pll.harvard.edu/catalog/free
  • Cursos gratuitos da Universidade de Oxford: https://www.edx.org/school/oxfordx

Curso livre e pós-graduação: qual é a diferença?

Apesar de serem valiosos e concisos programas de capacitação, os cursos livres não possuem o mesmo peso de uma pós-graduação. Assim, não são capazes de qualificá-lo como um mestre, doutor ou especialista. Também é incomum que certificados de cursos livres possam ser utilizados para ceder pontuação adicional na Prova de Títulos em concursos públicos. Afinal de contas, não são reconhecidos pelo MEC.

Assim, quem busca  verdadeiro diferencial no mercado de trabalho deve se dedicar à conquista de um curso de pós-graduação, seja ela stricto ou lato-sensu. Isso não é sem razão: com a saturação da maioria das áreas de atuação, a procura por especialistas aumenta cada vez mais.  Ou seja, profissionais capazes de atuar com muita precisão em uma vertente da ampla ciência.

Isso não quer dizer que os cursos livres precisem ficar de fora, contudo. De fato, esses programas podem ser cursados paralelamente ao seu curso regular, possibilitando maior enriquecimento e obtenção de habilidades diversas.

Qual é o diferencial da pós-graduação?

Além de formar o tipo de profissional desejado pelo mercado, a conquista da pós-graduação também é acompanhada de outras vantagens. Veja quais são:

  • Salários maiores: além dos adicionais remuneratórios permanentes que uma pós-graduação pode conceder a servidores públicos, pesquisas salariais também confirmam que os pós-graduados recebem salários mais altos.
  • Possibilidade de ocupar cargos de gestão: na hora de considerar promoções e a ocupação de cargos de gestão, a tendência é que os gestores busquem os colaboradores mais qualificados. Assim, os profissionais pós-graduados já saem na frente nessa disputa.
  • Construção de networking: cursos de pós-graduação reúnem profissionais da mesma área, possibilitando a formação de importantes conexões profissionais. Seja por meio de debates ou troca individual de experiências, há sempre muito a se ganhar tanto com os colegas quanto professores.
  • Dedução do imposto de renda: gastos específicos com educação podem ser deduzidos em sua declaração de imposto de renda anual. A pós-graduação entra nessa lista.
  • Titulação e maior autoridade profissional: os títulos de doutor, mestre e especialista são muito bem vindos pelo mercado de trabalho. Assim, o profissional pós-graduado costuma ter mais autoridade profissional.
  • Direcionamento de carreira e recolocação profissional: se você não está satisfeito com a direção que a sua carreira tomou, uma das soluções para retomar o controle e direcioná-la para onde você pretende ir é conquistando uma especialização na área pretendida.
  • Aumento de produtividade: ao se especializar, o profissional naturalmente adquire conhecimentos e habilidades capazes de auxiliar na execução das suas atividades diárias. Logo, é comum perceber um aumento de produtividade ou mesmo maior facilidade ao exercer as suas funções diárias.
  • Prova de Títulos: como mencionamos anteriormente, a pós-graduação pode ser contabilizada como pontos extras na sua pontuação de concurso público. Editais costumam contemplar mestrados, doutorados e especializações.

Pós-graduação: conquiste a sua especialização com a Gran Pós!

Os principais diferenciais dos cursos livres estão em sua concisão, aplicação prática no cotidiano e diversidade de temas. Quando o assunto é pós-graduação, no entanto, os cursos mais similares aos cursos livres são as especializações.

Podendo ser concluídas num período de 6 a 18 meses, são voltadas à obtenção de habilidades práticas e essenciais para o exercício mais capacitado do profissional. Ao contrário dos cursos livres, contudo, são mais aprofundadas, contando com uma estruturada grade horária e um corpo pedagógico devidamente qualificado.

Na Gran Cursos Pós-Graduação além de encontrar tudo isso, você também pode realizar todo o seu curso no modelo 100% EAD. A formulação de TCC é opcional e depende dos objetivos do aluno. Atualmente contamos com 32 cursos e um índice de satisfação acima de 95%. 

Na Gran Pós, você também pode conquistar o seu título de especialista (devidamente reconhecido pelo MEC) simultaneamente aos estudos para concursos com a pós 2 em 1.  Ao fazer sua matrícula agora, você também pode garantir um dos cupons de desconto! São promoções de até 40%!

 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

Por
4 min. de leitura