Teve início hoje o prazo para solicitação de Isenção Enem 2025. Os estudantes que se encaixarem nos requisitos podem conseguir ficar isentos de pagar a taxa de inscrição, que nas últimas edições têm sido R$ 85.
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio ainda não estão abertas e nem datas foram divulgadas. No entanto, o Ministério da Educação (MEC) anunciou que o período para solicitar a isenção da taxa de inscrição será entre os dias 14 e 25 de abril.
Acompanhe, ao longo do post, mais informações e saiba se você se encaixa nos requisitos para solicitar a isenção!
Acompanhe o conteúdo na íntegra, ou navegue pelo índice caso prefira:
- Isenção Enem 2025: o que é?
- Quem tem direito à isenção no Enem 2025?
- Isenção Enem 2025: como solicitar?
- Quais documentos são necessários para pedir a Isenção?
- Quando sai o resultado da isenção do Enem?
- Cronograma Enem 2025
Isenção Enem 2025: o que é?
A Isenção Enem visa assegurar o acesso dos estudantes ao exame de maneira gratuita. Nesse sentido, os candidatos devem atender aos requisitos listados pelo Ministério da educação e solicitar a isenção na data determinada.
Dessa forma a Enem Isenção, busca democratizar o acesso ao Enem para estudantes sem condições financeiras e assim possibilitar a realização da prova sem o pagamento da taxa de R$ 85.
Quem tem direito à isenção no Enem 2025?
Para ter direito à Isenção do Enem, o(a) estudante deve atender a algum dos seguintes requisitos:
- Estudantes que estão no último ano do ensino médio em escola pública ou em escola particular na condição de bolsistas integrais (100%), desde que a renda familiar por pessoa não ultrapasse um salário mínimo e meio;
- Estudantes em situação de vulnerabilidade social que estão registradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
- Estudantes que participam do Programa Pé-de-Meia, do Governo Federal.
O MEC solicita documentos que comprovem que o(a) candidato(a) atende aos critérios exigidos. Entre eles, podem estar o comprovante de matrícula, histórico escolar ou um Número de Identificação Social (NIS) válido e individual, entre outros.
Caso o pedido de isenção seja negado por algum motivo, o candidato ainda pode entrar com um recurso e solicitar uma nova análise, dentro do prazo determinado para isso.
Isenção Enem 2025: como solicitar?
Entre hoje (14) e 25 de abril, os candidatos que atendam aos requisitos devem acessar o site do participante (www.enem.inep.gov.br/participante/) com CPF, data de nascimento, e-mail e telefone.
Depois de realizar o acesso, basta preencher os dados que o sistema solicita e enviar os documentos necessários nos formatos PDF, PNG ou JPG, com até 2MB.
O(a) estudante que faltou em um ou nos dois dias de prova do Enem anterior e quer pedir isenção este ano, precisa justificar com documentos válidos, como atestado médico. Se não fizer isso, terá que pagar a taxa de inscrição Enem para se inscrever.
Quais documentos são necessários para pedir a Isenção?
Confira os documentos solicitados para pedir a isenção da taxa do Enem:
- Documento de identidade do participante e de todos os membros da família que residem juntos;
- Comprovante de que fez todo o ensino médio em escola pública (pode ser histórico escolar ou declaração com assinatura e carimbo da escola). Se for bolsista, necessário uma declaração da escola dizendo que teve bolsa 100% durante todo o ensino médio;
- Comprovante de renda do mês atual ou dos três meses anteriores:
- Pode ser holerite, contracheque, recibo de pagamento, envelope de pagamento ou uma declaração do empregador;
- Para quem é autônomo ou trabalha por conta, precisa fazer uma declaração própria com nome, o que faz, onde trabalha, há quanto tempo e quanto ganha por mês;
- Extrato de rendimentos do INSS ou outros (aposentadoria, pensão, auxílio etc.). Se não tiver, pode ser o extrato bancário mostrando o depósito;
- Comprovantes de comissão, aluguel, pró-labore, seguro-desemprego, FGTS, pensão alimentícia (pode ser extrato ou declaração de quem paga, informando o valor);
- Se receber ajuda financeira, deve apresentar uma declaração de quem ajuda, com nome, endereço, telefone, valor e motivo da ajuda;
- Comprovantes de programas sociais (como Bolsa Família).
- Pode ser holerite, contracheque, recibo de pagamento, envelope de pagamento ou uma declaração do empregador;
- Comprovante de residência: conta de água, luz, gás, telefone, carnê de IPTU ou correspondência oficial.
- Para quem está no CadÚnico: cópia do cartão com o NIS válido, com o nome completo e o CPF da mãe do participante.
Quando sai o resultado da isenção do Enem?
O resultado preliminar do pedido de isenção do Enem 2025 deve sair no dia 12 de maio. Já o resultado final, após a análise dos recursos, está previsto para o dia 22 de maio.
Cronograma Enem 2025
Até o momento, o edital do Enem com datas oficiais e prazos determinados ainda não foi publicado. No entanto, com base nas edições anteriores, é possível ter uma estimativa das fases do exame, confira:
- Isenção Enem 2025 e Justificativa de Ausência: 14 a 25 de abril de 2025;
- Resultado Isenção Enem 2025: 13 de maio de 2025 (resultado preliminar) e 24 de maio de 2025 (resultado definitivo);
- Período de inscrições Enem 2025: provavelmente em maio de 2025;
- Publicação do local de prova Enem 2025: até o fim de outubro de 2025;
- Aplicação das Provas do Enem 2025: provavelmente nos dois primeiros finais de semana de novembro de 2025;
- Publicação do gabarito oficial: 10 dias após a realização das provas;
- Divulgação do resultado: janeiro de 2026
Quer saber mais sobre o Enem? Preparamos um manual completo para você baixar gratuitamente!
O Manual do Enem da Gran Faculdade foi baseado no Edital publicado pelo MEC e Inep e conta com todas as informações oficiais que foram utilizadas no programa.
Neste material 100% gratuito você vai saber:
- História e importância do Enem;
- Datas, prazos e taxas de inscrição;
- Como fazer o Teste Vocacional;
- O que estudar para o Enem;
- Como é calculada a nota do Enem;
- E mais de 40 tópicos explicativos sobre outras dúvidas relacionadas ao programa.
Preencha o formulário abaixo e receba o manual gratuitamente:
Conheça os cursos da Gran Faculdade!
Na Gran Faculdade, você encontra diversas opções para sua formação, desde cursos de graduação até especializações e MBAs, com a flexibilidade e qualidade que você precisa para avançar na sua carreira.
Nossos cursos de graduação e pós-graduação EAD são 100% online, mas também oferecemos opções de cursos presenciais no Campus Curitiba, permitindo que você estude de forma prática e no seu ritmo e do seu jeito, otimizando também a preparação para concursos públicos. Eles oferecem uma base sólida para sua atuação profissional e te ajudam a se destacar ainda mais no mercado.
São várias opções de cursos nas áreas de Gestão, Educação, Direito, Policial, Tecnologia e Engenharia. Aqui, você estuda em uma instituição reconhecida pelo MEC com nota máxima, aproveitando mensalidades acessíveis e ajustadas à sua rotina.
Não perca a chance de transformar sua vida acadêmica e profissional! Confira nossos cursos, faça sua matrícula e comece hoje mesmo sua jornada com o Gran Faculdade: