Anualmente, o Inep realiza uma reaplicação Enem, mas quem pode fazer e como solicitar essa reaplicação do Enem?
Vamos conferir tudo que você precisa saber a seguir! Se preferir, navegue pelo índice abaixo:
- O que é a reaplicação do Enem?
- Como pedir reaplicação do Enem?
- Onde solicitar reaplicação Enem?
- Como funciona a reaplicação da prova do Enem?
- Reaplicação Enem como fazer?
- Quem pode pedir a reaplicação do Enem?
- Quando sai o resultado da reaplicação do Enem?
- Quem perdeu o Enem pode fazer de novo?
Quer saber mais sobre o Enem? Preparamos um manual completo para você baixar gratuitamente!
O Manual do Enem da Gran Faculdade foi baseado no Edital publicado pelo MEC e Inep e conta com todas as informações oficiais que foram utilizadas no programa.
Neste material 100% gratuito você vai saber:
- História e importância do Enem;
- Datas, prazos e taxas de inscrição;
- Como fazer o Teste Vocacional;
- O que estudar para o Enem;
- Como é calculada a nota do Enem;
- E mais de 40 tópicos explicativos sobre outras dúvidas relacionadas ao programa.
Preencha o formulário abaixo e receba o manual gratuitamente:
O que é a reaplicação do Enem?
A reaplicação do Enem é uma forma de garantir que estudantes prejudicados ao longo da aplicação da prova ou que não puderam comparecer ao local de prova, consigam realizar o Enem ainda na edição em questão.
Problemas de saúde ou logísticos previstos no Edital Enem ou outras situações avaliadas individualmente, devidamente comprovadas podem ser utilizadas como justificativa para solicitar a reaplicação Enem.
São listados como problemas logísticos questões como:
- Comprometimento da infraestrutura;
- Desastres naturais;
- Falta de energia elétrica no local de prova;
- Falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante durante o exame para quem optou pelo Enem digital;
- Erros no procedimento de aplicação da prova, ou qualquer outro que comprovadamente tenha prejudicado o(a) participante antes ou durante a realização da prova.
A avaliação dessas solicitações se atenta às intercorrências registradas em cada município/local de prova.
Já com relação aos problemas de saúde, é preciso incluir atestado médico com todas as informações devidas e CID de uma das doenças previstas em edital, como as seguintes condições:
- Influenza A ou B;
- Covid-19;
- Tuberculose;
- Coqueluche;
- Rubéola;
- Varíola;
- Sarampo;
- Difteria,
- Varicela;
- Meningites ou doença meningocócica;
- Poliomelite por vírus;
- Doença invasiva por Haemophilus influenza;
Como pedir reaplicação do Enem?
Na página do participante (enem.inep.gov.br/participante), busque por Inep reaplicação Enem e faça sua solicitação, dentro do período adequado para isso. Em 2023, essa solicitação de reaplicação aconteceu entre os dias 13 e 17 de novembro (e as provas aconteceram nos dias 12 e 13 de dezembro).
Você deverá incluir documentos que comprovem o motivo da sua solicitação para análise.
Vale destacar que solicitar reaplicação Enem não significa que você poderá fazer novamente a prova. Cada caso é avaliado individualmente e o Inep determina quais candidatos poderão participar da reaplicação do Enem.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), “quem faltou a qualquer um dos domingos por motivos que não se enquadram no edital não tem direito à reaplicação. O participante será considerado ausente e as notas das provas realizadas servirão apenas para autoavaliação de conhecimento”.
Onde solicitar reaplicação Enem?
No período definido em edital, é possível solicitar reaplicação Enem na página do participante Inep (enem.inep.gov.br/participante).
Como funciona a reaplicação da prova do Enem?
A reaplicação da prova do Enem conta com a redação e as 180 questões (das 4 áreas do conhecimento) divididas em dois dias, assim como na aplicação regular, mas em um único fim de semana.
As questões e tema da redação são diferentes das aplicadas no período regular para manter a avaliação justa com os candidatos que realizaram as provas nos dias corretos.
Todas as informações sobre a aprovação da solicitação de reaplicação do Enem, local de prova e horários serão disponibilizadas por meio da página do participante.
Reaplicação Enem como fazer?
Ao solicitar a reaplicação Enem, quem perdeu um ou dois dias com justificativa válida pode fazer novamente as provas, caso o Inep aceite a solicitação.
O(a) participante deverá fazer somente o dia de provas que perdeu e tenha justificativa, com solicitação de reaplicação devidamente solicitada e aceita pelo Inep.
Quem pode pedir a reaplicação do Enem?
Todos que se sentiram prejudicados em qualquer um dos dois dias de aplicação da prova podem solicitar a reaplicação do Enem no prazo determinado pelo edital.
O Inep fará a avaliação das solicitações individualmente e concederá aos casos pertinentes a possibilidade de fazer novamente o Enem.
Quem faltou um ou os dois dias de Enem por motivos listados no edital podem solicitar a reaplicação, por exemplo, pessoas:
- Com doenças infectocontagiosas;
- Que passaram por problemas logísticos;
- Ou que tiveram o local de prova com distância superior a 30km de sua residência.
Além disso, estudantes que passaram mal ao longo do exame (situação comum devido às altas temperaturas em todo país) ou que tiveram algum problema relacionado à saúde e/ou logística durante a aplicação podem solicitar a reaplicação. No entanto, não é garantida a aprovação da solicitação de reaplicação.
Toda solicitação será avaliada individualmente pelo Inep e devidamente respondida por meio da página do participante.
Quando sai o resultado da reaplicação do Enem?
O resultado da reaplicação do Enem sai junto com o resultado do Enem aplicado normalmente em janeiro do ano seguinte ao da aplicação das provas.
Quem perdeu o Enem pode fazer de novo?
Sim, quem perdeu o Enem pode fazer de novo a próxima edição do Exame. Portanto, pessoas que faltaram a um ou dois dias do Enem 2023, podem se inscrever no Enem 2024 normalmente.
Pessoas com isenção da taxa de inscrição em 2023 deverão justificar a ausência quando abrir o período para justificativa antes do Enem 2024. Caso contrário, não poderão solicitar isenção novamente.
Use a nota do Enem para entrar na Gran Faculdade
O Exame Nacional do Ensino Médio é uma das principais formas de ingresso ao ensino superior em instituições públicas e privadas de todo o país.
Você pode utilizar a nota do Enem como forma de ingresso da Gran Faculdade. Confira nossos cursos de graduação EAD, faça sua matrícula e aproveite as vantagens de ser Gran!
- Entrada imediata para você não precisar aguardar o início de um novo semestre letivo para começar a conquistar seu diploma – você se matricula e pode começar o curso no mesmo dia;
- Faculdade EAD com curso 100% digital que possibilita conciliar a rotina do dia a dia com os estudos;
- Plataforma simples e intuitiva, assim, você estuda de onde estiver, em qualquer dispositivo;
- Professores renomados, didáticos e que preparam os alunos para a prática profissional;
- Mensalidades que cabem no seu bolso para que você possa realizar seus sonhos, com valores fixos ao longo de todo o curso, sem pegadinhas ou letras miúdas;
- Acessibilidade e ferramentas de inclusão, afinal, aqui, todo mundo pode! E muito mais.
Cursos graduação EAD Gran Faculdade
Cursos de graduação EAD
São mais de 30 opções de cursos de graduação EAD com duração a partir de 2 anos na Gran Faculdade, ideais para quem quer se destacar em uma carreira no setor público ou privado. Escolha o seu e aproveite a entrada imediata para começar a conquistar seu diploma hoje mesmo!
Participe da conversa