Será que é melhor fazer uma pós-graduação ou segunda graduação para se destacar profissionalmente? Se você é uma das pessoas que está sofrendo com essa dúvida cruel, não se preocupe! Esse problema é mais comum do que se imagina.
A busca por destaque e maior empregabilidade traz diversas dúvidas de como atingir os parâmetros esperados por recrutadores. Desse modo, dentre todos esses questionamentos, esse é o mais comum.
Acompanhe o artigo ou navegue pelo indice para saber mais sobre cada uma das opções e traçar um plano profissional para os seus objetivos.
- O que é segunda graduação?
- Como funciona a segunda graduação?
- Segunda Graduação: vantagens e desvantagens
- O que é pós-graduação?
- Pós-graduação: vantagens e desvantagens
- Como saber se devo fazer pós ou segunda graduação?
- Qual a diferença entre pós-graduação ou segunda graduação?
- Pós-graduação ou segunda graduação: qual vale mais a pena?
O que é segunda graduação?
Como o próprio nome sugere, a segunda graduação é qualquer curso de graduação que você faça depois de já ter ser formado em um primeiro. Ou seja, se você se forma em Administração e depois decide cursar e se formar em Direito, esse curso será sua segunda graduação.
Em geral, se você já passou pela primeira graduação, não existem muitos segredos em relação à segunda graduação. O processo será o mesmo, diferenciando-se em pontos específicos:
- Aproveitamento de disciplinas: não é incomum que matérias da sua primeira graduação sejam aproveitadas, dependendo da área que você escolher.
- Duração do curso: com o aproveitamento de disciplinas, pode ser que o curso que você escolheu fazer como segunda graduação acabe sendo um pouco mais curto (quanto mais similares forem as áreas, mais chances de isso acontecer).
- Descontos especiais: muitas Instituições de Ensino oferecem descontos de mensalidade e opções especiais de ingresso para alunos que desejam fazer uma segunda graduação.
- Amadurecimento: Também é comum sentir-se mais maduro e aproveitar melhor as aulas e conhecimentos do curso do que da primeira vez, quando tudo era novidade.
Como funciona a segunda graduação?
Em geral, a segunda graduação funciona como a primeira. As principais diferenças são:
- Sua maturidade com relação fazer uma faculdade;
- Seu objetivo com o novo curso;
- Possibilidade de aproveitamento de disciplinas já feitas;
- Forma de estudar dependendo do tipo de curso que escolher.
Quem pode fazer segunda graduação?
Qualquer pessoa que já tenha concluído uma graduação (tecnólogo, bacharelado ou licenciatura) pode fazer uma segunda graduação. Desse modo, basta ter concluído qualquer um desses tipos de curso para poder se inscrever em um novo.
É necessário fazer TCC em segunda graduação?
Dependendo do curso sim, é preciso. Atualmente a obrigatoriedade do TCC fica a cargo da instituição, no entanto, caso seja necessário, você precisará fazer um novo. Ou seja, não é possível aproveitar um trabalho já feito e é necessário fazer TCC na segunda graduação.
Como aproveitar disciplinas na segunda graduação?
Para aproveitar as disciplinas na segunda graduação é preciso analisar o currículo do seu primeiro curso.
É mais difícil compensar disciplinas entre um curso de Direito e de Medicina, por exemplo. Mas cursos que têm relação mais próxima, como Administração e Gestão Pública há mais compatibilidade na matriz curricular.
Dessa forma, é preciso analisar os currículos e solicitar junto a sua instituição o pedido de dispensa das matérias equivalentes. Cada faculdade tem o seu processo para fazer isso.
É possível fazer uma pós-graduação logo após uma segunda graduação?
Sim, é possível fazer uma pós logo depois de concluir a sua segunda graduação ou mesmo a primeira.
Quanto tempo leva para concluir uma segunda graduação versus uma pós-graduação?
Isso depende do tipo de curso de pós e do tipo de graduação. Geralmente o tempo mínimo para concluir uma graduação tecnológica, por exemplo, é entre 2 anos e 2 anos e meio.
Já uma pós-graduação lato-sensu pode ser concluída em no mínimo 6 meses, mas os cursos de pós strcto-sensu variam entre 2 e 4 anos. Tudo depende do tipo de pós e curso que você busca fazer.
Segunda graduação serve para concurso?
Sim! Uma segunda graduação, assim como a sua primeira, contam para concurso. Alguns concursos contabilizam em prova de títulos, ou mesmo você consegue ampliar as suas possibilidades de concorrer em diferentes carreiras ao contar com mais de uma formação de nível superior.
Segunda Graduação: vantagens e desvantagens
Assim como qualquer escolha na vida profissional, é preciso avaliar as suas opções de pós-graduação ou segunda graduação e o seu contexto de vida atual. Só assim você vai conseguir decidir se é uma boa opção ou não iniciar uma segunda graduação.
Quando é recomendado fazer uma segunda graduação?
A Segunda Graduação costuma ser uma boa escolha profissional para quem não está satisfeito com a sua área de atuação de forma geral.
Geralmente é uma saída recomendada para quem deseja exercer uma profissão que necessita de uma nova formação, como é o caso da área da saúde, por exemplo.
Ter escolhido uma área de formação e depois descobrir que ela não tinha muito a ver com você não é motivo algum de vergonha. De fato, muitos profissionais se encontram na mesma posição. Para reverter esse problema, busque se perguntar:
- Você está feliz na sua área de atuação?
- Existe alguma outra profissão que você se identifica mais?
- É necessária uma nova graduação de ensino superior para exercer essa tarefa?
Caso você tenha respostas positivas nesses questionamentos, a segunda graduação pode ser uma boa opção para você!
Além disso, vale lembrar que, independente da sua escolha, boa parte dos cursos de pós-graduação ou segunda graduação podem ser realizados no modelo 100% EAD atualmente. Dessa forma, torna-se mais fácil conciliar os estudos com outras atividades do dia-a-dia.
A segunda graduação é mais vantajosa que uma pós-graduação?
Se o seu objetivo é aperfeiçoamento profissional, uma segunda graduação pode não ser o melhor caminho. Isso porque ao concluir o seu curso você continuará sendo apenas graduado: com dois diplomas de ensino superior e uma grande gama de novos conhecimentos, é claro.
Pode ser que você enfrente os mesmo desafios que enfrenta hoje em dia contando apenas com um diploma de graduação. É claro que a realidade pode variar em cada área e essa movimentação possa ter sido justamente por causa de uma maior empregabilidade do novo setor.
Contudo, tome cuidado ao utilizar apenas esse critério como fator de decisão: afinal, o mercado de trabalho muda a todo momento e é possível que ao concluir sua segunda graduação, ela não ofereça mais tantos empregos quanto originalmente.
É por isso que o principal fator para fazer sua decisão deve ser a satisfação pessoal e profissional. Por isso, reflita: pós-graduação ou segunda graduação, o que é melhor para mim de acordo com meus objetivos de vida e profissionais?
A segunda graduação deve ser vista como complementação?
Cuidado com esse raciocínio! O principal intuito da Segunda Graduação é inserir-se em uma nova área e não exatamente complementar a sua área de atuação. Se esse é o seu principal objetivo, então talvez a pós-graduação seja uma opção bem mais interessante!
O que é pós-graduação?
A pós-graduação, como o próprio nome sugere, é um curso feio após a graduação e tem como objetivo especializar o estudante em uma área específica. Se você é formado em Direito, por exemplo, uma pós em Direito Público garante maior autoridade e preparo para atuar nessa área.
Os cursos dessa espécie não apenas oferecem aperfeiçoamento acadêmico e profissional, como também uma nova titulação. Atualmente no Brasil, a pós-graduação pode ser realizada em 4 formatos: mestrado, doutorado, MBA e Especialização.
Saiba mais sobre os tipos de pós-graduação no Brasil
Quanto tempo dura uma pós-graduação?
Depende do tipo de curso de pós-graduação que você escolher.
- Pós-graduação Lato-Sensu (especialização e MBA): 6 a 18 meses.
- Pós-graduação Stricto-Sensu (mestrado e doutorado): 2 a 4 anos.
Posso fazer uma pós-graduação em uma área diferente da minha graduação?
Sim! Você pode fazer um curso de pós-graduação em qualquer área, independente do seu curso de graduação. Todavia, é preciso estar atento aos requisitos da instituição que você escolher: alguns cursos podem exigir formação específica.
Quantas pós-graduações posso fazer?
Não existe um limite de cursos de pós-graduação que você possa cursar.
Quantas pós-graduações posso fazer ao mesmo tempo?
Também não existe um limite de cursos de pós-graduação que você possa fazer ao mesmo tempo, mas é importante lembrar que um curso desse tipo exige muita dedicação. Por isso, é preciso considerar seus objetivos e disponibilidade de tempo.
Pós-graduação: vantagens e desvantagens
Seja na pós-graduação ou segunda graduação, é preciso avaliar as suas opções e ponderar sobre os prós e contras. Pare e pense sobre seus anseios e perspectivas profissionais na hora de escolher entre fazer uma pós-graduação ou pós-graduação.
Em quais casos a pós-graduação é uma boa escolha?
De modo geral são poucas as contraindicações para a pós-graduação, já que ela oferece uma enorme gama de vantagens.
Uma pós é uma excelente solução para as pessoas que não estão satisfeitas com o cargo atual, mas não gostariam de mudar de área. Basta pensar que ao conquistar uma pós-graduação, o principal intuito é direcionar e aperfeiçoar a sua carreira.
Ela é perfeita para quem busca melhores remunerações, maior destaque em processos seletivos, visa ocupar cargos de gestão e receber maior reconhecimento. Tudo isso a médio-curto prazo (a depender do programa escolhido).
A pós-graduação costuma ser mais flexível que a graduação já que aparece em diversos modelos distintos. Caso você opte por realizar uma especialização, por exemplo, poderá ter uma nova titulação em até 18 meses. Tudo isso torna o compromisso ainda mais conciliável com outras atividades de uma rotina cheia.
Ademais, a maioria dos cursos de pós-graduação não exigem formação específica para serem realizados. Assim, se você já tiver seus objetivos profissionais em mente, caso opte por uma segunda graduação, já é possível começar a se especializar na área que você busca atuar no futuro.
Isso não permitirá que você atue imediatamente, mas garantirá que ao sair da faculdade com seu diploma de segunda graduação, você já poderá contar com um título de especialista, por exemplo.
Em quais casos a pós-graduação pode não ser uma boa escolha?
Se você não se identifica de maneira alguma com sua área de atuação, então a pós-graduação dificilmente poderá resolver completamente o problema. Nesse caso, entre uma pós-graduação ou segunda graduação, fazer um novo curso superior pode ser a melhor opção.
Além disso, é preciso avaliar a sua disponibilidade de tempo, de recursos e o tipo de pós. Se você quer conciliar vida pessoal, trabalho e estudo, um mestrado ou doutorado pode ser uma pós-graduação difícil para você. Afinal, esse tipo de curso muitas vezes tem uma demanda de tempo do aluno quase que exclusiva.
A pós-graduação deve ser vista como complementação?
Sim! De fato, essa é a essência dos cursos de pós-graduação: orientar e complementar.
Segunda graduação ou pós-graduação: como escolher?
Agora que você já conhece as principais características das duas opções, a decisão final está com você! Como mencionamos anteriormente, não existe resposta errada ou certa, mas um bom guia para “bater o martelo”, sem dúvidas será o seu objetivo profissional.
Uma simples e eficiente maneira de visualizar isso de maneira mais prática é:
- Anote em um papel onde você gostaria de estar profissionalmente em 5 anos;
- Pense sobre possíveis caminhos para atingir o seu objetivo;
- Considere os pontos positivos e negativos de cada escolha;
Qual a diferença entre pós-graduação ou segunda graduação?
As duas alternativas podem trazer benefícios para sua trajetória profissional: tudo vai depender dos seus objetivos e como você se sente a respeito da sua área de atuação.
Desse modo, podemos observar que a segunda graduação é mais indicada para quem busca mudar de carreira ou se aprofundar em cohecimentos específicos, mas não domina nada da área.
Já o curso de pós-graduação é mais indicado para pessoas que buscam se aprofundar em algum tema específico ou se atualizar profissionalmente.
Pós-graduação ou segunda graduação: qual vale mais a pena?
Seja qual for a sua escolha, uma coisa é certa: comprometer-se com uma pós-graduação ou segunda graduação é uma grande decisão, que pode levar algum tempo para amadurecer. Independente da sua escolha, você pode contar com a Gran Faculdade!
Seja para prestar concurso público ou se preparar para o mercado profissional, nós estamos prontos para te ajudar. Tudo para contribuir na sua formação e te ajudar a conseguir salários melhores, alcançar novos cargos, pontuar em provas de título e muito mais!
Todos os nossos cursos são 100% EAD e com TCC opcional (exceto curso de Pedagogia), garantindo maior autonomia aos alunos. Decida quando e onde estudar, conquistando sua pós-graduação ou segunda graduação no seu tempo, com cursos devidamente certificados pelo MEC e válidos em todo o território brasileiro.
Segunda graduação e pós-graduação: qual é mais valorizada no mercado de trabalho?
Isso também é relativo. Depende da vaga e dos seus objetivos profissionais. Em alguns casos, uma pós costuma ser mais valorizada devido ao seu objetivo de especializar um profissional. Por outro lado, se você está transicionando de carreira, uma segunda graduação pode ser vista com bons olhos pelos recrutadores.
Posso cursar uma pós-graduação enquanto faço uma segunda graduação?
Sim, afinal, se é a sua segunda graduação, você já concluiu uma primeira. Desse modo, já cumpre o principal requisito para iniciar uma pós: ser graduado em curso bacharelado, licenciatura ou tecnólogo.
Conheça os cursos de pós-graduação do Gran!
Aqui na Gran Faculdade, os cursos de pós-graduação EAD são especializações 100% online que otimizam também seus estudos para concursos e podem ser concluídos entre 6 e 18 meses.
São mais de 80 opções de cursos de especialização EAD para as áreas de Gestão, Educação, Direito, Policial, Tecnologia e Engenharia. Dessa forma, você estuda em uma instituição reconhecida com nota máxima pelo MEC, com mensalidades que cabem no seu bolso, de acordo com seu tempo e rotina!
Confira nossos cursos, faça sua matrícula e comece hoje mesmo seu curso de pós EAD da Gran Faculdade. Clique na sua área de interesse e encontre a pós-graduação que você deseja fazer com o Gran:
- Educação
- Gestão
- Tecnologia
- Policial
- Saúde
- Engenharia
- Finanças (Controle e Contabilidade, Economia e Fiscal)
- Jurídicas (Direito, Advocacia e Magistratura)
Vem pra Gran Faculdade!
A Gran Faculdade vem mudando a vida de milhares de pessoas por meio de cursos à distância de graduação, pós-graduação e MBA. Seja no digital ou em nosso Campus Presencial em Curitiba, a nossa missão é transformar a educação superior.
Como parte de Sistema Gran de Ensino, que é reconhecido como marca aprovadora há mais de 10 anos, construímos uma renomada reputação na área de educação.
Veja algumas de nossas conquistas:
- Reconhecido pela Amazon como um dos projetos mais relevantes do mundo na área de Tecnologia e Educação;
- Foi eleito pelo Project Management Institute (PMI), um dos 50 Projetos Mais Influentes do mundo;
- Somos o site de educação mais acessado do Brasil;
- Somos avaliados com a nota máxima pelo MEC;
- Aqui o semestre começa quando quiser: entrada imediata e contínua!
- Melhores preços do mercado;
- Mais de 500 mil alunos pagantes e mais de 1000 funcionários;
- Diversas ferramentas de estudo: PDFs, audiobooks, mapas mentais, videoaulas, questões, gerenciador de estudos e muito mais!
- Professores experientes e capacitados;
- Acesso imediato e 100% online.
Quero ser aluno da Gran Faculdade!
Todos nós precisamos entrar com recurso ou caso seja entrado algum recurso caberá a anulação ou troca de gabarito pra todos?
Obrigada