Tema da redação do Enem: como interpretar e ir bem?

Confira detalhes sobre o tema da redação do Enem 2023 e de anos anteriores, e veja como se preparar bem para qualquer outra redação que tiver que fazer!

Por
5 min. de leitura

O tema da redação do Enem 2023 foi um ótimo exemplo de que um mesmo tema pode render diversos textos com abordagens totalmente diferentes. Conhecer temas anteriores além de ser uma boa ideia para se inspirar e praticar, pode te ajudar a se sair melhor na sua redação do Enem.

Por isso, separamos um conteúdo completo para te ajudar a ter mais tranquilidade e conhecimento para se sair bem em qualquer redação! 

Então, vamos lá, se preferir, navegue pelo índice abaixo:

O que é tema para redação?

Independentemente do tipo de redação, toda proposta para redigir um texto vai ter um assunto central para guiá-lo, basicamente, esse é o papel do tema da redação. 

Em outras palavras, com base no tema da redação e no tipo de texto solicitado (dissertativo, narrativo, descritivo ou informativo) é possível montar uma melhor estrutura da redação. 

Mas o que é tema para redação e mais especificamente para a redação do Enem? Qualquer assunto pode virar tema de redação, mas para o tema do Enem é sempre escolhida uma questão social, cultural ou política. 

Além de dissertar sobre o tema, é preciso argumentar e apresentar uma proposta de intervenção para ele. Ou seja, uma possível solução para aquele problema social. 

Tema da redação do Enem 2023

O tema da redação do Enem 2023 foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. 

Temas de redação do Enem anos anteriores

Confira a retrospectiva de quais foram os temas da redação do Enem dos anos anteriores:

  • 2023: Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil;
  • 2022: Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil;
  • 2021: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil;
  • 2020: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira;
  • 2019: Democratização do acesso ao cinema no Brasil.

No site do Inep, é possível consultar todas as provas e gabaritos anteriores, bem como consultar o tema da redação do Enem 2023 e das edições anteriores. Esse é um bom lugar para encontrar temas para praticar sua redação. 

Além disso, há diversas redações nota 1000 para consultar e usar como referência do que deu certo em edições anteriores. 

Como interpretar o tema da redação do Enem 2023?

De forma geral, todos os anos a interpretação de texto é um dos principais pontos analisados no Enem e para a redação não é diferente. 

Portanto, a frase do tema da redação, deve ser lida mais de uma vez, para evitar um dos itens que levam a zerar a redação: a fuga do tema. 

Por exemplo, no tema: Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil há diversas palavras-chave. 

Nesse caso, para o tema da redação do Enem 2023, é preciso se atentar a cada um dos principais termos da frase, podendo dividi-la: 

  • Desafios para enfrentamento da invisibilidade: é possível abordar a questão de conscientização, luta de gênero, etc. e elencar um principal desafio para solucionar por meio da proposta de intervenção;
  • Trabalho de cuidado: aqui, há diversos aspectos que podem ser incluídos: cuidado com a casa, com os filhos, familiares, trabalhos assistenciais de cuidado, etc. Por isso, para evitar a fuga, é fundamental aproveitar também os textos de apoio da questão;
  • Mulher no Brasil: abordando questões sociais e ações de equidade. 

Esses foram alguns exemplos de que há muitas possibilidades de interpretação e é preciso manter o foco. Por isso, a seguir vamos ver algumas dicas de como não fugir do tema da redação do Enem 2023 ou de alguma próxima redação. 

Como não fugir do tema da redação do Enem 2023?

Antes de mais nada, você precisa se certificar de que entendeu o tema da redação com base na frase-tema e nos textos de apoio. Um passo a passo útil para fazer mentalmente antes de começar seu texto:

  1. Leia o tema da redação três vezes e destaque as principais palavras-chave;
  2. Leia os textos de apoio do enunciado e avalie se entendeu a relação dos textos com o tema;
  3. Releia o tema da redação para avaliar se as palavras-chave continuam as mesmas (e com o mesmo sentido) após a leitura dos textos de apoio;
  4. Pense na estrutura da redação: introdução do tema, desenvolvimento do assunto e conclusão com proposta de intervenção;
  5. Faça o rascunho de forma livre e leia se questionando se o texto escrito faz sentido;
  6. Confira se o texto aborda cada uma das palavras-chave destacadas no tema: se sim, passe para a versão final, caso contrário, vale a pena reescrever o rascunho. 

Quanto vale a redação do Enem?

A redação do Enem vale 1.000 pontos, mesmo valor que cada uma das outras áreas do conhecimento avaliadas. 

Para a nota final do aluno, é feita uma média entre as 5 notas. Entretanto, em alguns casos de cursos e formas de uso da nota do Enem, é possível ter variações com base no peso que se dá a determinada área. 

Por exemplo, para cursos de Ciências Exatas, é possível que a prova de Matemática tenha um peso maior do que a de Ciências Humanas

Como fazer uma boa redação no Enem?

Como vimos acima, a redação do Enem vale mil pontos e pode fazer muita diferença no resultado final para garantir sua vaga no ensino superior, especialmente por meio dos programas do Governo Federal como Sisu e Prouni. 

Para fazer uma boa redação no Enem, é preciso estudar língua portuguesa, atualidades e de maneira mais específica a redação (tipos, estrutura, etc.).

Praticar bastante pode ajudar a desenvolver melhores textos e sua capacidade de argumentação. 

Mantenha atenção aos 5 critérios avaliados na redação do Enem:

  • Domínio da escrita formal da língua portuguesa;
  • Compreender o tema proposto;
  • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  • Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
  • Respeito aos Direitos Humanos.

Cada item avaliado possui diretrizes com pontuações específicas de acordo com a perspectiva dos professores avaliadores sobre o domínio do item exigido. 

Quem corrige a redação do Enem?

A correção da redação do Enem é feita por dois professores da língua portuguesa, de forma independente. Cada avaliador atribui entre 0 e 200 pontos para cada um dos 5 critérios que vimos no tópico anterior. 

Dessa forma, a nota final atribuída por cada professor pode variar entre 0 e 1000 pontos e é feita uma média dessas notas para o resultado final. 

O Inep entende que há divergência entre as notas dos dois avaliadores em dois casos: 

  • Se há diferença maior que 100 pontos em algum item
  • Ou, se a diferença de notas em qualquer uma das competências for superior a 80 pontos.

Em casos de divergência entre as duas notas, a redação passa por um terceiro professor avaliador e a nota mais discrepante é eliminada. 

Como se sair bem em toda redação? Dicas para redação

Seja para o Enem, vestibulares ou qualquer outra redação, pensando em te ajudar a se destacar, fizemos um e-book gratuito do Guia da sua Melhor Redação! 

Assim, você entende mais sobre os tipos de redação, como começar, desenvolver e concluir um bom texto, ideias de referências para te ajudar em qualquer tema e muito mais! 

Redação Nota Mil: Comece a preparar a sua agora!

Seja no Enem, em vestibulares ou até mesmo nos concursos públicos, surge a necessidade de dominar técnicas de escrita para obter um bom desempenho nas provas dissertativas.

Se você quer escrever melhor e conseguir pontuar bem na Redação, baixe gratuitamente o Guia que a Gran Faculdade preparou para você. Basta preencher o formulário abaixo:

O que acontece se zerar a redação do Enem?

Ao zerar a redação, a nota final acaba diminuindo bastante, mas o principal problema é que alguns programas do Governo Federal não aceitam a nota do participante nesse caso. 

Tanto para o Prouni quanto para o Fies, por exemplo, para conseguir participar, é preciso obter notas mínimas de 450 pontos em cada uma das áreas do conhecimento e não ter zerado a redação. 

Por isso, vale a pena aproveitar as dicas do nosso e-book para caprichar nas suas redações e se atentar também aos itens que levam a redação a zerar. 

O que não pode fazer na redação do Enem?

Se você não quer zerar a redação, vale a pena ter em mente o que não pode fazer na redação do Enem: 

  • Fugir do tema (total ou parcialmente): por isso, tenha muita atenção ao enunciado para se certificar de que entendeu o tema;
  • Não realizar um texto dissertativo-argumentativo (ou seja, não dissertar e/ou argumentar);
  • Descumprir a quantidade de linhas mínimas ou ultrapassar as linhas máximas;
  • Texto ilegível que impossibilite a leitura para os dois avaliadores;
  • Usar termos ofensivos;
  • Escrever predominantemente ou integralmente em língua estrangeira;
  • Não passar a redação para a versão definitiva (a folha de rascunho não é avaliada);
  • Fazer símbolos ou desenhos na página da versão definitiva. 

Como é a redação para entrar na Gran Faculdade?

Aqui na Gran Faculdade buscamos facilitar a vida de nossos alunos, oferecendo educação de qualidade, em plataforma simples e acessível, com mensalidades que cabem no bolso. 

Dessa forma, nosso vestibular não poderia ser de outro jeito além do simplificado! Para ingressar em qualquer curso de graduação EAD ou presencial (no Campus Curitiba), você faz uma redação simples, corrigida instantaneamente por inteligência artificial e o resultado sai na hora. 

Aproveite as vantagens de ser Gran e venha conquistar seu diploma de nível superior com a gente! Confira nossos cursos:

Cursos de graduação EAD

São mais de 30 opções de cursos de graduação EAD com duração a partir de 2 anos na Gran Faculdade, ideais para quem quer se destacar em uma carreira no setor público ou privado. Escolha o seu e aproveite a entrada imediata para começar a conquistar seu diploma hoje mesmo!

Cursos Graduação Presencial em Curitiba

Se você mora em Curitiba e Região e tem preferência pelo ensino presencial, também pode aproveitar a qualidade Gran que já mudou a vida de mais de 700 mil alunos em diversos cursos.

Confira nossa lista de cursos de graduação presencial em Curitiba:

Agende sua visita para conhecer o Campus, tirar sua dúvida e conquistar seu diploma com a gente!

Por
5 min. de leitura