Será que para trabalhar no RH precisa de faculdade? Entenda mais sobre como funciona a área de Recursos Humanos (RH), quais os cargos e requisitos para planejar sua carreira.
Se preferir, navegue pelo índice abaixo:
- O que é RH?
- RH ou Gestão de Recursos Humanos: o que faz?
- Para trabalhar no RH precisa de faculdade? Veja opções de cursos de RH
- Trabalhar com RH é difícil?
- Tecnólogo em Recursos Humanos vale a pena?
- Se para trabalhar no RH precisa de faculdade: vem para o Gran!
Desconto em Dose Dupla: Graduação + Assinatura Ilimitada
Trabalhamos mais de uma década para te oferecer essa oportunidade incrível! O que antes era um privilégio de poucos, agora é a Gran oportunidade de muitos. Estude com tecnologia, interatividade, conteúdo de qualidade, mestres especialistas, em qualquer dispositivo. E o melhor de tudo isso: com desconto duplo na sua matrícula na Graduação + Assinatura Ilimitada com acesso total aos cursos de todas as carreiras de concursos públicos, OAB e Residências.
QUERO GARANTIR O MEU DESCONTO AQUI!
Destaques: |
O que é RH?
RH ou Recursos Humanos é o nome dado ao setor que conduz desde a parte operacional como contratação, treinamento de colaboradores, etc., até a parte de desenvolvimento pessoal alinhada ao planejamento estratégico da empresa.
Também é a área de Recursos Humanos que é o principal norte da cultura organizacional e das diretrizes de Gestão de Pessoas (em cada setor) para o restante da instituição.
Ou seja, é o RH que alinha as ações necessárias para o desenvolvimento das pessoas e equipes em prol dos objetivos estratégicos da empresa. Além de cuidar das burocracias relacionadas ao departamento pessoal (como a folha de pagamento e benefícios, por exemplo).
Agora que você já entendeu o que é RH, vamos conferir o que faz um profissional na área e se para trabalhar no RH precisa de faculdade.
RH ou Gestão de Recursos Humanos: o que faz?
Algumas instituições possuem diferentes nomes para a área de RH, sendo os mais comuns: Gestão de Pessoas, Recursos Humanos e Departamento Pessoal (DP).
A área de RH abrange principalmente as seguintes frentes de atuação:
- Recrutamento, Atração e Seleção;
- Treinamento e Desenvolvimento;
- Gestão de carreira e benefícios;
- Análise de cargos e salários;
- Clima e Cultura organizacional.
Vale destacar que o DP geralmente é uma área (conjunta ou à parte do RH) mais voltada para as questões contábeis do RH, especialmente no que tange a legislação trabalhista, impostos e tributos)
Muitas vezes, os conceitos de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas se mesclam quando colocados em prática. Por isso, a nomenclatura pode variar sem necessariamente significar que falta uma ou outra prática na empresa.
Por exemplo, não é porque a empresa não tem um setor de Gestão de Pessoas que ela não faz esse gerenciamento. Até porque esse papel é parte fundamental da cultura organizacional de toda instituição.
Para trabalhar no RH precisa de faculdade? Veja opções de cursos de RH
Para boa parte dos cargos, sim, para trabalhar no RH precisa de faculdade ou pelo menos algum curso de qualificação na área, podendo ser também de nível médio/técnico.
A melhor formação para atuar na área é o Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, curso com duração média de 2 anos e nível superior, que pode ser feito de forma online.
Além dele, algumas boas opções de cursos para trabalhar em RH também incluem:
- Administração;
- Psicologia;
- Pedagogia;
- Serviço Social;
- Ciências Contábeis;
- Entre outras áreas das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
Se você já possui uma graduação e deseja fazer uma transição de carreira para RH, pode optar por uma segunda graduação em um dos cursos listados acima ou optar por se especializar na área.
Nesse caso, vale a pena conhecer a pós-graduação em Gestão de Pessoas, você pode concluir o curso entre 6 e 18 meses, de forma 100% online, com mensalidades acessíveis e professores de referência na área.
Trabalhar com RH é difícil?
Trabalhar com RH pode ser difícil ou fácil, é muito relativo e vai depender da sua afinidade com a área e da qualidade da sua qualificação profissional.
Com uma boa formação, o dia a dia profissional se torna menos difícil. Por isso, vale a pena estudar com uma instituição de ensino superior reconhecida com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC), como a Gran Faculdade.
Tecnólogo em Recursos Humanos vale a pena
Sim, o tecnólogo em Recursos Humanos possui rápida formação e conta com bastante espaço no mercado de trabalho, portanto, vale a pena.
Se você gosta dos pilares de gente e gestão, esse curso pode ser uma excelente opção para desenvolver sua carreira. Como para trabalhar no RH precisa de faculdade, vale a pena estudar com qualidade e a Gran Faculdade é uma boa opção para isso.
Se para trabalhar no RH precisa de faculdade: vem para o Gran!
Na Gran Faculdade você estuda de forma 100% online, de acordo com seu tempo e rotina, com qualidade no ensino, sem abrir mão de mensalidades que cabem no seu bolso!
O tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos da Gran Faculdade prepara profissionais para atuar e gerir pessoas em diferentes segmentos de instituições públicas e privadas, em departamentos de RH, Gestão de Pessoas e outras áreas gerenciais.
Com duração de 4 semestres, no Gran você pode optar por estudar de maneira mais aprofundada uma das duas áreas de ênfase do curso: Educação Corporativa ou ESG (Ambiental, Social e Governança).
Depois de concluir a faculdade de RH, é possível se candidatar a concursos públicos, editais ou vagas de empresas, Organizações Sociais, etc. Além disso, é possível desenvolver pesquisas e atuar em consultorias de RH ou diversas outras opções de acordo com aquilo que você deseja para sua carreira.
Então, como para trabalhar no RH precisa de faculdade, faça sua matrícula e comece hoje mesmo a conquistar seu diploma na área!
Se preferir, receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade! Clique no link abaixo e inscreva-se: