Transferência externa: como funciona? Tem que pagar?

Está pensando em trocar de curso ou instituição de ensino superior? Então, a transferência externa pode ser um bom caminho para você. Entenda melhor!

Por
5 min. de leitura

Se você está chegando ao fim do semestre querendo desistir do seu curso por problemas na instituição de ensino, conhecer mais sobre a transferência externa pode ser uma boa opção para te dar mais ânimo na jornada da conquista do seu diploma.

Essa é uma das principais formas de ingresso da Gran Faculdade Campus Curitiba e o prazo está aberto até agosto para quem quer estudar conosco em uma instituição reconhecida com nota máxima pelo MEC.

Por isso, no post de hoje você entende melhor sobre como funciona essa forma de ingresso e quem pode fazer transferência externa. Então, vamos lá! Se preferir, navegue pelo índice abaixo:

O que é transferência externa e interna de faculdade?

Como o próprio nome sugere, quando você solicita uma transferência, manifesta que quer alterar algo, no contexto universitário é possível que seja uma transferência externa (para fora da instituição atual) ou interna (dentro da instituição de ensino).

Quando falamos sobre graduação, o processo de transferência externa ou interna pode acontecer basicamente por três motivos: incompatibilidade com a instituição de ensino, insatisfação com o curso ou necessidade de alteração de turno.

Transferência externa por incompatibilidade com a instituição de ensino

A transferência externa permite que você continue seu curso em outra faculdade/universidade. Para não ser prejudicado(a) e precisar começar o curso do zero, muitas vezes é possível conseguir o aproveitamento de disciplinas para continuar o curso de onde parou ou quase.

Insatisfação com o curso

Se você não está feliz com o curso escolhido, é possível solicitar a troca de curso na mesma instituição que você estuda por meio da transferência interna ou indo para uma outra instituição, por meio da transferência externa.

No entanto, a transferência só pode ser feita para cursos correlatos na maioria dos casos. Para diferentes áreas, é preciso fazer um vestibular novo para o curso pretendido.

Necessidade de alteração de turno

A troca de turno para alunos que estão satisfeitos com o curso e instituição é mais simples e pode ser feita com uma solicitação de transferência interna no setor administrativo ou coordenação do curso, de acordo com a instituição.

Nesse caso, a transferência externa só se torna necessária quando o(a) aluno(a) precisa fazer a troca de turno, mas a instituição só oferece aquele curso em um período.

Por exemplo, se a pessoa cursa Administração pela manhã, mas conseguiu um emprego em período integral e precisa mudar a graduação para o turno da noite. Caso a instituição ofereça Administração – noturno, é possível fazer uma transferência interna. Caso contrário, poderá buscar a transferência para uma instituição que tenha essa possibilidade.

Como funciona a transferência externa?

Para a transferência externa, você vai solicitar a troca de instituição de ensino (tanto faz se pública ou privada) e o primeiro passo é conferir quais são os documentos que a instituição de destino exige para solicitar na secretaria da instituição atual.

Assim que a instituição de destino abrir o prazo, de acordo com calendário acadêmico, é possível solicitar a transferência.

No caso do mesmo curso, o processo é mais simples. No entanto, para transferência externa de cursos diferentes, o processo de transferência externa é mais complexo e pode não ser deferido.

Se você quer se transferir para a Gran Faculdade Campus Curitiba, por exemplo, precisará enviar:

  • RG
  • CPF
  • Comprovante de residência
  • Histórico escolar
  • Certidão de quitação eleitoral
  • Histórico acadêmico/escolar da Instituição de Ensino Superior atual
  • Ementas das disciplinas já cursadas.

A partir disso, é possível analisar o pedido e conferir a equivalência para ver se será possível ou não fazer o aproveitamento de disciplinas e dispensa de algumas matérias.

A partir de qual período pode fazer transferência externa?

Cada instituição possui suas próprias normas e diretrizes sobre transferência externa. Mas, de forma geral, é possível solicitar transferência externa a cada fim de semestre, independentemente de ser o primeiro ou o último período de curso.

Tem que pagar pela transferência externa na faculdade?

Não é necessário pagar pela transferência externa como forma de ingresso na Gran Faculdade Campus Curitiba. Mas algumas instituições podem cobrar taxas administrativas ou até multas por quebra de contrato. Por isso, se informe na secretaria da sua instituição.

Como aproveitar as disciplinas de transferência externa

Se você já cursou 2 anos de um curso, mas quer fazer transferência externa, pode estar com receio de “perder” esses 2 anos, certo? Por isso, um dos pontos mais importantes para ter mais convicção é conferir a grade curricular de ambas as instituições para avaliar a possibilidade de aproveitar as disciplinas de transferência externa.

Por exemplo, se você cursou uma disciplina de Direito Penal com carga horária de 60h, mas deseja fazer transferência externa para uma instituição em que a carga horária para essa disciplina é de 80h, não conseguirá fazer o aproveitamento da disciplina. Já no caso contrário, curso 80h e na instituição nova é de 60h, muito provavelmente, você conseguirá fazer a equivalência.

Claro que o exemplo acima é bem superficial e é preciso levar em consideração o conteúdo programático e outras exigências de cada instituição, mas é só para tornar um pouco mais claro o processo.

Na dúvida, entre em contato com a instituição que você pretende estudar, eles podem te orientar de forma mais assertiva.

Como funciona a transferência externa pelo Prouni?

A menos que sua transferência externa seja para uma instituição pública, é possível realizar transferência externa mantendo a bolsa pelo Prouni (Programa Universidade para Todos), desde que atenda aos requisitos e as instituições atual e de destino estejam de acordo.

Por isso, o ideal é que você converse com o coordenador do Prouni na instituição atual e na instituição de destino para conferir prazos, documentações e vagas para a transferência externa.

Da mesma forma, caso tenha financiamento pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), você precisará alinhar tanto com a instituição atual, quanto com a instituição de destino para ver se consegue se adequar às regras e transferir também o financiamento.

Quando vale a pena fazer transferência externa?

Ao longo do texto até aqui vimos os principais motivos que levam à transferência externa e como funciona esse processo. Assim, é possível afirmar que vale a pena fazer transferência externa quando a instituição ou o curso/turno não está atendendo ao que você precisa.

O mais importante durante esse processo é avaliar os prós e contras da sua escolha, levando em consideração se conseguirá fazer o aproveitamento das disciplinas cursadas até o momento.

Ou, caso não consiga, se o tempo adicional para concluir seu curso compensa os motivos da sua insatisfação atual.

Como pedir transferência interna?

Geralmente, a transferência interna é um processo administrativo mais simples e cada instituição de ensino possui suas próprias diretrizes para isso. Geralmente, para cursos de áreas correlatas ou mudanças de turno é algo simples. Vale a pena se informar diretamente na instituição.

O que precisa para transferir o curso?

Se você não está feliz com seu curso de graduação, não tem problema trocar. Afinal, é melhor fazer isso na faculdade do que ingressar no mercado de trabalho em uma carreira que não quer.

Para isso, existem algumas possibilidades para trocar para outro curso: transferência interna ou externa ou trancar a matrícula e passar por um novo processo seletivo para outro curso.

Tudo vai depender do curso atual e do curso desejado. Portanto, estude bem sobre o curso que quer fazer, entenda o que vale a pena para você. Depois disso, escolha a instituição em que quer estudar e avalie como fará o ingresso, se por transferência externa, interna ou novo processo seletivo (vestibular ou Enem, por exemplo).

Como fazer transferência externa para a Gran Faculdade Campus Curitiba?

Para quem quer cursar uma graduação presencial na Gran Faculdade Campus Curitiba, é possível ingressar por meio de transferência externa de forma gratuita e preenchendo o formulário online de transferência.

Atualmente, a Gran Faculdade Campus Curitiba é reconhecida com nota máxima pelo MEC e oferece cursos de graduação presencial como:

  • Direito
  • Pedagogia
  • Psicologia
  • Administração
  • Serviço Social
  • Engenharia de Produção
  • Ciências da Computação
  • Logística
  • Marketing
  • Recursos Humanos
  • Gestão Comercial 
  • Ciências Contábeis

Até agosto, alunos que desejam ingressar na Gran Faculdade Campus Curitiba para o 2º semestre de 2024, podem aproveitar transferência externa, vestibular online, segunda graduação ou reativação de matrícula para conquistar seu diploma aproveitando as vantagens de ser Gran.

Então, não perca tempo e faça agora mesmo o preenchimento dos seus dados para dar andamento ao processo e poder conquistar seu sonho do diploma com o Gran!

Quero estudar na Gran Faculdade Campus Curitiba ainda em 2024!


Quer ficar por dentro dos cursos presenciais da Gran Faculdade Campus Curitiba ou nossos cursos EAD? Então, confira mais clicando nos links abaixo:

GRADUAÇÃO PRESENCIAL

EAD GRAN FACULDADE

Por
5 min. de leitura