Criminologia e Criminalística: diferenças e características

Será que Criminologia e Criminalística são a mesma coisa? Para te ajudar a entender melhor o significado desses dois termos, vamos conferir os significados, as diferenças e como seguir carreira em cada uma

Por
3 min. de leitura

No meio jurídico e criminal, algumas palavras semelhantes podem gerar confusão, mas para facilitar vamos conferir a seguir qual a diferença entre Criminologia e Criminalística, ver cursos e como atuar em cada uma delas!

canal-gran-faculdade

Então, vamos lá! Se preferir, navegue pelo índice abaixo:

Tem dúvidas sobre como começar uma faculdade? Baixe gratuitamente o nosso Guia da Graduação!

Enfrentar novos desafios por vezes vem acompanhado de muitas dúvidas, e é por isso que a equipe da Gran Faculdade preparou um material completo e gratuito que vai te ajudar a compreender melhor como funciona uma Graduação.

No e-book que criamos para você, respondemos perguntas como:

  • O que é Graduação?
  • Quais os tipos de Graduação?
  • Como escolher meu curso de Graduação?
  • Como começar uma Graduação?

Além de te dar estas respostas, também te explicamos de forma simplificada outras questões relacionadas ao universo acadêmico. Não deixe de conferir!

Para receber o material gratuitamente, basta preencher o formulário abaixo:

O que é Criminologia e Criminalística?

De forma geral, Criminologia e Criminalística são áreas do estudo de crimes com diferentes vieses. Por um lado, a Criminologia é responsável pelo estudo do comportamento social humano em relação aos crimes.

Assim, a Criminologia mescla conhecimentos, técnicas e habilidades das áreas de Psicologia e Sociologia, além do Direito Penal e Criminal.

Por outro lado, a Criminalística atua na solução dos crimes por meio de técnicas de coleta, análise e interpretação de provas, fatos e vestígios. Nesse caso, a pessoa deve ter conhecimento no processo criminal e nas técnicas adequadas para perícia.

Qual é a diferença entre Criminologia e Criminalística?

A principal diferença entre Criminologia e Criminalística é a ênfase de cada área no estudo do crime e sua resolução. Enquanto a Criminologia considera todo o contexto social do crime, na Criminalística o objeto de estudo principal é o crime em si.

Ou seja, ambas são áreas complementares para entender o crime como um todo, aplicar os preceitos do Direito e concluir cada caso.

Por isso, é possível encontrar pessoas com formação em Criminologia e Criminalística atuando como peritos criminais, investigadores, detetives, entre outras funções nas carreiras policiais e jurídicas.

Entenda mais sobre Faculdade de Criminologia EAD e essas diferentes atuações nos tópicos a seguir.

Quem estuda Criminologia é o que?

Quem estuda Criminologia pode atuar em diversos cargos e áreas de atuação profissional. Para atuar com Criminologia, é possível cursar graduação ou pós-graduação na área e a pessoa pode ser chamada de Criminologista ou Criminólogo(a).

O foco principal do Criminologista ou Criminólogo é entender as causas, os padrões e os impactos do comportamento criminoso na sociedade. Além disso, ele(a) pode atuar tanto na pesquisa acadêmica quanto em áreas práticas, como segurança pública, elaboração de políticas públicas, prevenção ao crime e apoio ao sistema judiciário.

Dessa forma, quem estuda Criminologia pode trabalhar em instituições públicas ou privadas de segurança; em organizações de ressocialização/reabilitação e assistência social; em setores policiais, prisionais ou judiciários, entre outros.

No vídeo a seguir, a professora Mariana Barreiras fala sobre questões essenciais da Criminologia, como conceitos, objetos, funções e métodos. Aperte o play e confira!

Qual a diferença entre Perito e Criminologia?

Por estarem dentro do âmbito jurídico, as áreas de Perito e Criminologia podem parecer similares. Mas, apesar de algumas proximidades, elas são diferentes entre si.

Em suma, o Perito é um especialista técnico. Ele(a) atua durante a investigação criminal, apresentando provas concretas com base científica. Faz parte do escopo da profissão analisar impressões digitais, sangue, DNA, balística, documentos falsificados; reconstituir cenas de crime; produzir laudos que auxiliem o juiz ou a polícia a entender o que aconteceu.

Já a Criminologia, ou no caso, o Criminólogo, é um cientista social do crime. Assim, trabalha na interpretação teórica e prática da criminalidade, buscando soluções de longo prazo. É comum o Criminólogo analisar causas e padrões da criminalidade, propor políticas públicas de prevenção ao crime e estudar a reincidência e a reintegração de criminosos.

Qual é o curso para atuar em Criminalística?

Alguns cursos de graduação podem ser feitos para quem quer se especializar em Criminologia e Criminalística, como Direito, Psicologia, Serviço Social, Medicina, etc.

Quem quer atuar com Criminalística, por exemplo, pode fazer algum desses cursos de graduação e se especializar em uma pós-graduação em Perícia Criminal, Investigação ou áreas correlatas.

Aqui no blog, você pode ler outros conteúdos e entender como se tornar Perito Criminal e Judicial.

Posso seguir carreira em Criminologia e Criminalística com o Gran?

Sim, você pode se tornar perito criminal ou criminólogo estudando com o Gran de três formas diferentes!

Criminologia faculdade

Aqui na Gran Faculdade você pode começar a sua jornada na Criminologia agora! Temos a faculdade de Criminologia, que foi criada especialmente para atender os(as) estudantes que querem atuar com Segurança Pública, Investigação e Política Criminal. Confira algumas vantagens de estudar conosco:

Nosso propósito é democratizar a educação de qualidade e aproximar as pessoas de realizar seus sonhos. Aqui, todo mundo pode! Aproveite as vantagens de ser Gran e matricule-se hoje mesmo!

Quer ficar por dentro da Faculdade Digital mais inovadora do Brasil?

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade!
Clique no link abaixo e inscreva-se:

WHATSAPP

TELEGRAM

Por
3 min. de leitura