Educação básica: o que é, etapas e como trabalhar na área?

Confira um resumo para entender melhor sobre a educação básica no Brasil e como trabalhar nela!

Por
3 min. de leitura

A educação básica no Brasil é a etapa escolar da pré-escola ao ensino médio. Compreenda a seguir mais sobre as etapas da educação básica e como trabalhar na área sendo professor da educação básica.

Logo do WhatsApp Clique aqui para seguir o canal Gran Faculdade no WhatsApp!

Se preferir, navegue pelo índice abaixo:

O que é educação básica?

Educação básica é o período que corresponde ao ensino obrigatório na faixa etária dos 4 aos 17 anos de idade de crianças e adolescentes. Em síntese, a educação básica é a fase inicial do ensino escolar e se divide em três etapas:

  • Educação infantil;
  • Ensino fundamental;
  • Ensino Médio.

Todas as etapas, tanto na rede pública quanto na particular seguem as diretrizes, Leis e normativas da educação básica nacional.

Além disso, apesar de ser obrigatória na faixa etária dos 4 aos 17 anos, o índice de abandono escolar e evasão ainda é muito alto no país.

Para quem não concluiu essas etapas no tempo escolar tradicional é possível retomar os estudos a partir da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Assim, é possível obter certificado de conclusão de ensino médio e fundamental com a aprovação na prova Encceja.

Como é formada a educação básica? Veja as etapas da educação básica

Como vimos no tópico anterior, a educação básica se divide em três principais etapas: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Em síntese, ela se baseia nos seguintes documentos:

  • Lei nº 9.394, Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB);
  • Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica;
  • Plano Nacional de Educação;
  • Constituição da República Federativa do Brasil;
  • Estatuto da Criança e do Adolescente.

A seguir, entenda um pouco mais sobre as etapas da educação básica:

Educação infantil

Compreende o período pré-escolar, em que as crianças dos 4 aos 6 anos desenvolvem a aprendizagem por meio de atividades lúdicas, culturais e de socialização. Esse período forma uma base inicial para o correto desenvolvimento na etapa seguinte.

Ensino fundamental

É a fase mais longa da educação básica, por isso, se subdivide em duas etapas – ensino fundamental I para anos iniciais e ensino fundamental II para os anos finais.

No fundamental I, do primeiro ao quinto ano, é feita a alfabetização e dado início a toda a base curricular das disciplinas que serão aprofundadas no fundamental II, do sexto ao nono ano, que também faz uma preparação para o ensino médio.

Ensino médio

O ensino médio é a última etapa da educação básica e inclui 3 séries para complementar os conhecimentos nas áreas básicas e aprofundar conhecimentos específicos. Por isso, nessa etapa, entram disciplinas como Biologia, Química e Física.

Em algumas instituições de ensino é possível já cursar o ensino médio junto a um curso técnico profissionalizante e em outras há um foco maior em encaminhar o(a) estudante para o ensino superior (a faculdade).

Quantos anos tem a educação básica do Brasil?

A educação básica no Brasil dura em média 13 anos, mas pode variar de acordo com a idade de ingresso e de saída dos estudantes de cada etapa escolar.

Como ser professor de educação básica?

Para ser professor de educação básica o primeiro passo é fazer uma formação que te habilite, preferencialmente a licenciatura em Pedagogia ou em áreas do conhecimento específicas (Letras, Biologia, Matemática, Química, Educação Física, etc.).

Além disso, caso queira atuar na rede pública de ensino básico, é comum que seja necessário obter aprovação em concurso público do município e/ou estado.

Ainda com o objetivo de formar educadores para os anos iniciais, há o curso profissionalizante em Magistério, mas diferentemente da graduação em Pedagogia, essa é uma formação de nível médio.

Desde 1996, essa formação não é mais priorizada pela Lei das Diretrizes Nacionais da Educação, por isso, há uma demanda pela formação de nível superior para profissionais da rede básica.

Em alguns estados, ainda é feita contratação de profissionais do magistério para atuarem. Mas a tendência é pela qualificação profissional de nível superior cada vez maior.

Licenciatura em Pedagogia na Gran Faculdade: aproveite as vantagens!

Na Gran Faculdade, você pode encontrar o curso de licenciatura em Pedagogia reconhecido com nota máxima pelo MEC, com duração de 4 anos (8 semestres), para a modalidade presencial no Campus Curitiba.

Formamos profissionais capazes de atuar na docência, na gestão, nos espaços não formais de ensino e em assessorias com foco no conhecimento, prática e engajamento profissional.

Além disso, ao longo do curso, o(a) estudante passa pelas disciplinas de prática pedagógica e de metodologia de ensino das diferentes áreas do conhecimento da educação básica (história, geografia, ciências, matemática, língua portuguesa, artes e movimentos culturais) e conta também com o suporte para realizar o estágio obrigatório.

Cursando Pedagogia é possível lecionar todas as matérias para a educação básica, especialmente, para educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Por isso, essa é uma das principais formações para quem quer atuar na educação básica.

Quer ficar por dentro da Faculdade Digital mais inovadora do Brasil?

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade!
Clique no link abaixo e inscreva-se:

WHATSAPP

TELEGRAM

Por
3 min. de leitura