A Segurança Pública é um campo fundamental para a manutenção da ordem e controle da criminalidade em um país. Desse modo, essa área busca diversos profissionais e especializações em muitos campos do conhecimento que envolvam tópicos sobre ordem, direitos, segurança, ética, transparência e combate a corrupção.
Clique aqui para seguir o canal Gran Faculdade no WhatsApp!
Acompanhe o artigo para saber mais sobre a área e como se destacar nessa carreira. Se preferir, navegue pelo índice:
- O que é segurança pública?
- Segurança pública: Constituição Federal
- O que é o plano nacional de segurança pública?
- O que é o anuário brasileiro de segurança pública?
- Segurança pública onde trabalhar
- Profissões na área de segurança pública
- Segurança pública: curso
Destaques: |
O que é segurança pública?
A Segurança Pública é um campo previsto na constituição que visa manter a ordem social e combater o crime no seu momento mais próximo da população. A função da área é garantir a paz, prevenir a criminalidade e fazer a manutenção da paz através de uma série de atividades relacionadas aos seus diversos campos.
Segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Distrito Federal (SESPDF), a segurança pública:
trabalha junto aos demais setores do governo do Distrito Federal e à sociedade civil para colocar em prática ações de enfrentamento ao crime e à violência por meio de ações preventivas e de participação comunitária, bem como de repressão qualificada, visando a proteção social e a melhoria da qualidade de vida da população.
Segurança pública: Constituição Federal
A Segurança Pública brasileira está prevista na Constituição Federal de 1988 no artigo 144 que estabelece a área enquanto direito civil e também de responsabilidade do Estado:
A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, sob a égide dos valores da cidadania e dos direitos humanos, através dos órgãos instituídos pela União e pelos Estados.
O que é o plano nacional de segurança pública?
O Plano Nacional de Segurançca Pública e Defesa Social (PNSPDS) está previsto na Lei 13.675/18 que também institui o Sistema Único de Segurança Pública (Susp) com a finalidade de preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, por meio de atuação conjunta, coordenada, sistêmica e integrada dos órgãos de segurança pública e defesa social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, em articulação com a sociedade.
Seus princípios são:
- Respeito ao ordenamento jurídico e aos direitos e garantias individuais e coletivos;
- Proteção, valorização e reconhecimento dos profissionais de segurança pública;
- Proteção dos direitos humanos, respeito aos direitos fundamentais e promoção da cidadania e da dignidade da pessoa humana;
- Eficiência na prevenção e no controle das infrações penais;
- Eficiência na repressão e na apuração das infrações penais;
- Eficiência na prevenção e na redução de riscos em situações de emergência e desastres que afetam a vida, o patrimônio e o meio ambiente;
- Participação e controle social;
- Resolução pacífica de conflitos;
- Uso comedido e proporcional da força pelos agentes da segurança pública, pautado nos documentos internacionais de proteção aos direitos humanos de que o Brasil seja signatário; (Redação dada pela Lei nº 14.751, de 2023)
- Proteção da vida, do patrimônio e do meio ambiente;
- Publicidade das informações não sigilosas;
- Promoção da produção de conhecimento sobre segurança pública;
- Otimização dos recursos materiais, humanos e financeiros das instituições;
- Simplicidade, informalidade, economia procedimental e celeridade no serviço prestado à sociedade;
- Relação harmônica e colaborativa entre os Poderes;
- Transparência, responsabilização e prestação de contas.
O que é o anuário brasileiro de segurança pública?
O Anuário Brasileiro de Segurançca Pública é um levantamento elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, uma organização não-governamental sobre o tema e referência na área. A instituição reúne uma série de especialistas e dados anualmente com o objetivo de monitorar aspectos relacionados ao tema no país:
A publicação é uma ferramenta importante para a promoção da transparência e da prestação de contas na área, contribuindo para a melhoria da qualidade dos dados. Além disso, produz conhecimento, incentiva a avaliação de políticas públicas e promove o debate de novos temas na agenda do setor. Trata-se do mais amplo retrato da Segurança Pública brasileira.
Segurança pública onde trabalhar
Em geral, os profissionais da segurança pública estão ligados a órgãos públicos sobre o tema. Todavia, você encontra também alguns especialistas e graduados na área atuando em ONGs e outros itpos de instituição sobre o tema que sejam ligadas ao setor público:
- Ministério da Justiça;
- Secretarias Federais especializadas;
- Secretarias Estaduais de segurança;
- Organizações Não-Governamentais;
- Institutos de combate a violência;
- Empresas de segurança;
- Organização das Nações Unidas, entre outros órgãos.
Profissões na área de segurança pública
Algumas profissões na área de segurança pública são:
- Carreiras Policiais;
- Carreiras Jurídicas;
- Delegado;
- Perito Criminal;
- Magistratura;
- Assessoria e consultoria;
- Agentes de custódia;
- Segurança da Informação, entre outros.
Segurança pública: curso
Existem diversos cursos de segurançca pública: você pode escolher desde a graduação até a pós. Confira algumas oportunidades ofertadas aqui na Gran Faculdade:
- Graduação em Segurançca Pública: qualificação de profissionais para atuação em diferentes áreas do sistema de segurança pública, tais como: política, gestão, planejamento e técnicas operacionais.
- Pós-graduação em Segurança Pública e Direito Penitenciário: Compreender e aplicar os conhecimentos sobre segurança pública, sistema prisional e policiamento penal.
- Pós-graduação em Segurança Pública e Investigação Criminal: Capacitar em competências e habilidades aplicadas à Investigação Criminal, em contributo à Segurança Pública.
Curso de segurança pública e reconhecido pelo MEC
Todos os cursos de graduação e pós-graduação da Gran Faculdade são autorizados pelo MEC e devidamente cadastrados na plataforma e-Mec. Além disso, nossa instituição é reconhecida com nota máxima!
*Tecnólogo em Segurança Pública: Para ingresso no Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública, o estudante deverá ser profissional de segurança pública (4ª edição do CNCST, 04/06/2024).
Vem pra Gran Faculdade!
A Pós Graduação da Gran Faculdade surgiu em abril de 2021 e, desde então, vem mudando a vida de milhares de pessoas.
Como parte de sistema Gran de ensino, que é reconhecido como marca aprovadora há mais de 10 anos, construímos uma renomada reputação na área de educação.
Veja algumas de nossas conquistas:
- Reconhecido pela Amazon como um dos projetos mais relevantes do mundo na área de Tecnologia e Educação;
- Foi eleito pelo Project Management Institute (PMI), um dos 50 Projetos Mais Influentes do mundo;
- Somos o site de educação mais acessado do Brasil;
- Somos avaliados com a nota máxima pelo MEC;
- Aqui o semestre começa quando quiser: entrada imediata e contínua!
- Melhores preços do mercado;
- Mais de 500 mil alunos pagantes e mais de 1000 funcionários;
- Diversas ferramentas de estudo: PDFs, audiobooks, mapas mentais, videoaulas, questões, gerenciador de estudos e muito mais!
- Professores experientes e capacitados;
- Acesso imediato e 100% online.
Quero ser aluno da Gran Faculdade!
Participe da conversa