Se você tem interesse no campo da educação, provavelmente já se deparou com a seguinte pergunta: Pedagogia é licenciatura? O curso de formação de pedagogos desperta muitas dúvidas, principalmente para quem deseja seguir carreira na área.
De longe, uma das maiores questões é se o profissional obtém diploma de licenciatura ou de bacharelado ao concluir a formação. Para desmistificar essa pergunta, preparamos um artigo com tudo o que você precisa saber sobre a graduação. Veja!
Pedagogia é licenciatura ou bacharelado?
A resposta para essa pergunta é: os dois! Na maioria das vezes, o aluno de Pedagogia estuda para obter o diploma em licenciatura. É uma das formas mais comuns de atuação no campo. Entretanto, algumas instituições também oferecem a opção de se formar como bacharel em Pedagogia.
Apesar de serem semelhantes e possuírem disciplinas em comum, há pontos distintos entre os dois cursos. Se você está em dúvida sobre qual caminho seguir, é importante compreender a diferença entre licenciatura e bacharelado na área.
Qual é a diferença dos cursos de licenciatura e bacharelado em Pedagogia?
A formação como bacharel oferece uma visão mais ampla do tema, possibilitando que o profissional atue em diferentes áreas, como cargos administrativos.
Já a licenciatura tem o foco na formação de professores, seja para trabalhar em salas de aula — como é a maioria dos casos — ou com pesquisas e programas educacionais.
A formação da licenciatura, portanto, tem maior foco em práticas pedagógicas e no planejamento do conteúdo escolar.
Por outro lado, um bacharel terá uma graduação com diferentes objetivos, focando também em disciplinas de gestão e administração.
Como escolher entre licenciatura e bacharelado em Pedagogia?
Não há certo ou errado na hora de escolher entre licenciatura, ou bacharelado no curso de Pedagogia. Ambos os caminhos apresentam oportunidades interessantes no mercado, com as suas próprias especificidades. A primeira coisa que o aluno deve levar em questão é o seu gosto pessoal, além dos seus objetivos na vida profissional.
É preciso analisar, portanto, onde a pessoa se vê atuando no futuro. Se a resposta for em uma sala de aula, a licenciatura pode ser uma boa pedida. Porém, se você prefere cargos administrativos e posições que te ofereçam mais oportunidades de atuação, o bacharelado é mais estratégico.
Como é o curso de licenciatura em Pedagogia?
Para saber mais sobre o curso de licenciatura em Pedagogia, acompanhe os tópicos, a seguir.
Áreas de atuação de quem tem licenciatura em Pedagogia
Um dos principais objetivos da graduação de Pedagogia é preparar o estudante para trabalhar na sala de aula, como professores no Ensino Infantil, Fundamental ou de adultos.
Ainda dentro desse campo, há algumas oportunidades. Por exemplo, o mercado tem grande demanda por profissionais de educação especial. Ou seja, pedagogos que tenham como objetivo garantir uma educação inclusiva para alunos com deficiência ou necessidades especiais.
Possíveis especializações para licenciatura em Pedagogia
A especialização dentro da área da Pedagogia é imprescindível para que o profissional se destaque no mercado de trabalho, que se torna mais competitivo a cada dia.
Nesse caso, há alguns cursos de pós-graduação indicados para formados em licenciatura na área. Confira!
- Orientação Educacional: uma forma de ampliar as suas possibilidades de atuação como profissional de Pedagogia é se especializando em Orientação Educacional. Esse especialista poderá oferecer assessoria e direcionamento para diferentes instituições, a fim de garantir um ensino de qualidade para todos os alunos;
- Docência do Ensino Superior: a formação em licenciatura permite que a atuação seja no ciclo básico. Nesse caso, uma pós com foco no Ensino Superior é uma maneira de expandir os seus conhecimentos, trazendo insights importantes sobre uma forma diferente de educação;
- Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: a inclusão é uma das pautas mais relevantes na educação. Optar por uma pós-graduação na área pode fazer com que você saia na frente de concorrentes. Afinal, é um campo que demanda atenção e nem todos os profissionais têm a bagagem técnica necessária para atuar na área.
Por que escolher licenciatura em Pedagogia?
Não faltam motivos para que diversas pessoas escolham a licenciatura em Pedagogia todos os anos. Alguns dos principais são:
- amor pela educação e pelo ensino;
- possibilidade de atuar com diferentes pessoas;
- garantia de novas vagas e oportunidades de emprego;
- trabalhar em um mercado aquecido, com constantes mudanças;
- participar do desenvolvimento infantil;
- atuar na garantia de uma educação inclusiva.
Como é o curso de bacharelado em Pedagogia?
Agora que você já sabe mais sobre a licenciatura na área, confira tudo sobre o bacharelado em Pedagogia.
Áreas de atuação de quem tem bacharelado em Pedagogia
Se por um lado a pessoa com formação em licenciatura em Pedagogia espera trabalhar em salas de aula, o bacharel tem um leque mais diverso de oportunidades. Esse profissional poderá atuar na parte administrativa, coordenando contratações e treinamento de professores.
Nesse caso, ele é fundamental para a comunicação entre responsáveis e corpo docente, a fim de garantir uma relação amigável, na qual as principais demandas de ambos os grupos sejam atendidas.
Por fim, com bacharelado em Pedagogia você também pode contribuir para a construção de materiais didáticos e planejamento do ano letivo, além de prestar consultoria para diferentes instituições de ensino.
Possíveis especializações para bacharelado em Pedagogia
Assim como acontece com a licenciatura, a especialização pode fazer toda a diferença para o bacharel em Pedagogia. Veja, a seguir, alguns dos principais cursos disponíveis para profissionais da área.
- Gestão Escolar: é uma opção estratégica para quem quer focar na administração de instituições educacionais, atuando na gestão de equipes, no treinamento de profissionais e no desenvolvimento de políticas para garantir um ensino de qualidade;
- Pedagogia Hospitalar: uma possibilidade para pedagogos, ainda, é a atuação em hospitais. O objetivo é garantir o bem-estar de crianças e adolescentes pacientes em unidades de saúde. O profissional deve auxiliar na continuação da educação e orientar na reintrodução da vida escolar após a alta;
- Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar: a área de coordenação é almejada por muitos bacharéis em Pedagogia. Nesse caso, a atuação é na supervisão de processos educacionais, como um todo — desde a implementação do currículo escolar até a capacitação de professores.
Por que escolher bacharelado em Pedagogia?
Ainda está em dúvida se deve escolher bacharelado ou licenciatura? Veja alguns motivos para optar pela formação de bacharel em Pedagogia:
- oportunidade de atuar em diferentes áreas, para além da sala de aula;
- interação com diferentes profissionais, de professores até diretores;
- contar com mercado em constante crescimento e com alta demanda;
- participar ativamente na garantia de uma educação democrática.
Essa é apenas uma introdução ao curso de Pedagogia, que possui diferentes vertentes, além de diversas oportunidades de pós-graduação.
Confira outros conteúdos, como o de tempo de duração do curso de Pedagogia, aqui, no blog da Gran Faculdade!
Participe da conversa