A Pedagogia é uma área procurada por alunos que sonham em fazer a diferença por meio da educação. Além disso, o mercado também é aquecido, com novas oportunidades e diversos campos de atuação.
Entretanto, algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre quantos anos dura o curso de Pedagogia ou como é a grade curricular. Pensando nisso e em esclarecer tudo sobre a área, preparamos este artigo. Veja!
Quantos anos dura o curso de Pedagogia?
O tempo de duração do curso de Pedagogia é de 4 anos, levando em conta oito períodos. Esse é o tempo mínimo para a formação, conforme estipulado pelo Ministério da Educação (MEC).
Isso vale tanto para quem opta pela licenciatura quanto para quem prefere obter o título de bacharel em Pedagogia.
Matriz curricular de Pedagogia
A matriz curricular de Pedagogia é diversa. Com grande maioria das disciplinas focadas na área de Humanas, o aluno irá aprender sobre História, Filosofia e Geografia.
Em matérias mais específicas, poderá conhecer mais sobre a Psicologia da Educação, além de trabalhar com os principais conceitos de Direitos Humanos.
Entretanto, a graduação também prepara o estudante para atuar nas áreas de Coordenação e Gestão em ambientes escolares, oferecendo disciplinas relacionadas ao campo da Administração.
Conheça, a seguir, algumas disciplinas que costumam integrar o currículo do curso.
- Didática;
- Psicologia Educacional;
- Alfabetização e Letramento;
- Fundamentos da Educação;
- Educação Popular.
Outra exigência ao graduando é a realização do estágio supervisionado na área, que consta na matriz curricular de cada instituição.
Carga horária de Pedagogia
São muitas as disciplinas obrigatórias na grade de Pedagogia. Portanto, não é de se surpreender que a graduação tenha uma carga horária considerável. O mínimo de horas para obtenção do diploma é 3.200.
Essa também é uma regra estipulada pelo MEC, a fim de padronizar a formação dos estudantes no Ensino Superior.
É possível concluir o curso de Pedagogia em menos tempo?
A fim de otimizar o tempo, algumas pessoas optam por cursos técnicos em Pedagogia, que duram, em média, 2 anos. É uma opção, caso você esteja interessado apenas em agregar conhecimento e experiência na área.
Porém, vale lembrar que o MEC não reconhece cursos técnicos na área. Ou seja, para atuar como pedagogo ativamente no mercado de trabalho, é necessário um diploma de bacharelado ou de licenciatura em Pedagogia, que exige, no mínimo, 4 anos de estudo.
O que faz um profissional de Pedagogia?
O profissional de Pedagogia vai se especializar no campo do ensino e da educação, analisando, ao longo de sua formação, como se dá o processo de aprendizagem.
Ele poderá trabalhar em escolas, faculdades e diferentes instituições. Seu grande objetivo é garantir a qualidade da educação, priorizando um acesso democrático ao ensino.
Além da docência, ele também pode contribuir para a parte de coordenação, como gestor ou coordenador pedagógico.
Possíveis campos de atuação de quem se forma em Pedagogia
Existem mais campos que o pedagogo pode atuar. Veja com detalhes quais são!
- Docência: nesse caso, o profissional trabalhará dando aulas, seja na Educação Infantil ou no Ensino Fundamental. Alguns professores também atuam com adultos em instituições de ensino específicas;
- Gestão: um pedagogo que opera na área de gestão coordenará os ambientes escolares. Ele poderá participar de treinamento de professores, definição do currículo e lidar com problemas e dúvidas dos alunos, responsáveis ou profissionais;
- Assessoria e atividade especializada: por fim, o profissional de Pedagogia também pode oferecer serviços de assessoria para escolas e outras instituições. Ele terá o papel de guiar os profissionais, para garantir que as necessidades dos estudantes sejam atendidas.
Especializações para formados em Pedagogia
Você já entendeu que a Pedagogia tem um mercado amplo, com várias possibilidades de atuação. Não à toa, existem muitos cursos de pós-graduação que visam profissionalizar, ainda mais, o pedagogo que deseja trabalhar e se especializar em uma determinada área.
Algumas das principais especializações são Orientação Educacional, Docência do Ensino Superior, Educação Especial, Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar. Confira, a seguir, detalhes sobre cada uma delas.
- Pós em Orientação Educacional: tornará o profissional indicado a prestar consultoria e orientação, seja para diretores, coordenadores ou professores. A pós nessa área ensina como aplicar métodos pedagógicos inovadores;
- Pós em Docência do Ensino Superior: a pedagogia é um campo frequentemente relacionado ao Ensino Infantil ou Fundamental. Com uma pós específica, o profissional poderá se capacitar para auxiliar também no Ensino Superior, ampliando o seu leque de atuação;
- Pós em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: esse profissional age em prol da inclusão de alunos com deficiência ou necessidades especiais, garantindo que todas as necessidades do corpo discente sejam atendidas;
- Pós em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar: para os formados em Pedagogia que desejam atuar em coordenações, supervisionando matriz curricular, definindo atividades e estratégias para engajar os estudantes, essa pós-graduação pode ajudar;
- Pós em Gestão Escolar: outra possibilidade é se especializar na gestão da instituição de ensino. Nesse caso, trabalha-se com pontos como contratação de professores, qualificação dos profissionais e possíveis demandas do corpo docente.
A Gran Faculdade oferece pós-graduação para formados em Pedagogia, a fim de ensinar técnicas e métodos atuais do mercado. Com professores renomados e conteúdos multimídia, você pode se especializar na área que deseja, tornando-se um profissional completo.
Por que escolher Pedagogia?
A Pedagogia é uma área com muitos benefícios e vantagens para os seus profissionais. Uma delas é a possibilidade de mudar o mundo e a realidade de muitas pessoas por meio da educação. Ainda, a formação no curso possibilita lidar com diferentes pessoas, desde crianças até adultos.
Isso sem contar o mercado de trabalho, que sempre traz novas vagas e oportunidades. Afinal, a educação é uma área quente, com demandas inéditas surgindo a todo tempo.
Por exemplo, hoje há uma procura muito maior por profissionais especializados em educação inclusiva. Isso é uma das várias possibilidades para os pedagogos formados.
Ficou interessado em cursar Pedagogia e quer saber mais sobre a área e possíveis atuações para os profissionais? Continue acompanhando o nosso blog e confira nosso artigo sobre licenciatura em Pedagogia!
Participe da conversa