Não importa se você está na faculdade ou se é aluno de Pós-graduação em Contabilidade. Em algum momento, provavelmente, você já deve ter se perguntado se Ciências Contábeis é de humanas ou de exatas.
A área a qual pertence o curso desperta dúvida até nos melhores profissionais, uma vez que disciplinas de diferentes campos são exigidas na grade curricular.
A resposta, entretanto, é um pouco mais complexa do que “exatas ou humanas”. Veja, a seguir, qual é a área das Ciências Contábeis!
Desvendando se Ciências Contábeis é de humanas ou de exatas
Para saber se a Contabilidade é uma área de ciências exatas ou humanas, é preciso entender que o curso demanda conhecimento dos dois campos de ensino.
Apesar de contar com matérias de Cálculo e de Economia, os alunos de Ciências Contábeis também aprendem sobre relações sociais e leis trabalhistas. Entenda, a seguir, o que a Contabilidade “herda” de ambos os campos.
Ciências Contábeis e a área de exatas
Há quem acredite que o curso de Ciências Contábeis é da área de exatas, já que o profissional estuda — e muito — cálculos, estatísticas e fórmulas financeiras ao longo da sua formação. Isso fica claro quando se analisa a matriz curricular do curso.
Com matérias como Raciocínio Lógico e Matemática Financeira, é evidente que a Matemática (um dos principais conteúdos das exatas) é disciplina fundamental para a graduação em Ciências Contábeis.
Nas aulas, os estudantes devem decorar fórmulas, produzir relatórios e analisar gráficos. Todavia, essa é apenas uma parte de um currículo completo, com diferentes frentes e influências.
Ciências Contábeis e a área de humanas
Como falamos, muitas pessoas ainda defendem que as Ciências Contábeis são da área de humanas. Isso pode ser explicado pela necessidade que o profissional tem de compreender o contexto social em que aquelas transações e relações econômicas acontecem.
Afinal, as regras e os padrões humanos são justamente o que vão ditar leis e hábitos financeiros de uma sociedade.
Algumas das matérias que evidenciam o lado mais “humanas” do curso são: Comunicação Integrada, Relações Jurídicas e a Sociedade e Legislação Tributária.
Nem de humanas, nem de exatas: Ciências Contábeis é uma Ciência Social
A conclusão que muitos profissionais da área chegaram foi que a Contabilidade é uma Ciência Social Aplicada. Apesar das fórmulas e dos cálculos financeiros, ela atua a favor da sociedade, com uma análise contextualizada de diferentes aspectos das relações financeiras.
Para isso, a Matemática é, de fato, essencial. Mas também pode ser interpretada como ferramenta para um objetivo maior: estudar o mercado financeiro e as suas respectivas transições, a partir da influência dos comportamentos humanos e das subjetividades da sociedade.
Como ingressar na área de Ciências Contábeis?
Sem dúvidas, a área de Ciências Contábeis é rica, trazendo conhecimento de diferentes áreas. Não à toa, é um curso muito procurado no vestibular, principalmente por alunos que sentem dificuldade de se inserir apenas no grupo de exatas ou de humanas.
Para ingressar na faculdade de Contabilidade, é necessário prestar o vestibular. O ENEM e o ENCCEJA são alguns dos exames mais populares, que servem como porta de entrada para diversas universidades, como a Gran Faculdade.
Para cursar Ciências Contábeis EaD na Gran, é possível utilizar sua nota nos exames ou, ainda, optar pelo vestibular simplificado. Nesse caso, basta fazer uma redação, que será corrigida automaticamente. Uma vez que a sua aprovação for comunicada, você já pode partir para a matrícula.
Quer saber mais sobre a grade curricular de Contabilidade? Continue acompanhando o nosso blog e veja quais assuntos são estudados em Ciências Contábeis!
Participe da conversa