Gestor comercial: o que faz e como se destacar na profissão?

Por
4 min. de leitura

O Gestor Comercial desempenha um papel essencial dentro de uma empresa, sendo o responsável por planejar e coordenar estratégias de vendas e marketing, além de liderar equipes para alcançar os melhores resultados. 

Para realizar tudo isso, o profissional deve estar sempre atualizado com as tendências do setor, desenvolver competências em negociação e relacionamento com clientes e utilizar ferramentas tecnológicas para otimizar processos.

Se você busca saber mais sobre essa profissão, as áreas de atuação, o mercado de trabalho e como se destacar, confira o conteúdo a seguir!

O que é Gestão Comercial?

A Gestão Comercial envolve todas as atividades relacionadas à coordenação das operações de vendas e relacionamento com clientes. 

O Gestor Comercial, por sua vez, atua no desenvolvimento de estratégias para aumentar as vendas, captar novos clientes e garantir a satisfação dos já existentes. 

Ele também se encarrega de analisar o mercado e identificar oportunidades de crescimento. Essa função é crucial para o sucesso financeiro e para o desenvolvimento das empresas, sendo bastante valorizada em diferentes setores.

Áreas de atuação de um Gestor Comercial

O Gestor Comercial tem uma atuação muito abrangente e pode trabalhar em diversas áreas dentro de uma organização. Desde o planejamento de vendas até o marketing comercial, as suas funções são múltiplas e diversificadas.

Se você está em busca de vagas de emprego para esse cargo, veja, a seguir, as principais áreas em que esse Gestor pode atuar.

1. Vendas e desenvolvimento de negócios

A área de vendas e desenvolvimento de negócios é um dos campos em que o Gestor Comercial encontra diversas vagas de emprego. Nessa área, ele tem algumas responsabilidades importantes, como:

  • definição de metas;
  • planejamento de estratégias de venda;
  • identificação de novas oportunidades de negócios. 

Ele também pode acompanhar negociações importantes, estabelecendo relações comerciais e buscando parcerias que tragam benefícios para a empresa. 

Além disso, ele deve treinar e motivar a equipe de vendas para alcançar os melhores resultados possíveis.

2. Relacionamento com clientes

A gestão de relacionamento com clientes é outra área fundamental, na qual o profissional trabalha diretamente para garantir a satisfação dos clientes, gerenciando contratos e solucionando problemas que possam surgir.

Ele também precisa manter uma comunicação clara e eficiente, garantindo que as expectativas dos consumidores sejam atendidas e, assim, promovendo a fidelização.

Nesse sentido, a construção de um bom relacionamento com a clientela pode ser determinante para o sucesso a longo prazo.

3. Marketing comercial

O marketing comercial tem uma relação direta com as vendas e, por isso, é uma das áreas de atuação do Gestor Comercial. 

Ele colabora na criação de campanhas publicitárias que podem ser aprendidas em um curso de Marketing para ajudar a promover os produtos ou serviços da empresa. Aqui, ele também pode identificar os canais de comunicação mais eficazes para atrair clientes

Somado a isso, ele realiza pesquisas de mercado para entender as tendências e ajustar as estratégias de vendas conforme a demanda.

4. Gestão de equipe de vendas

Liderar e gerir a equipe de vendas é um dos principais campos de atuação do Gestor Comercial. Nesse caso, esse profissional deve:

  • motivar a sua equipe;
  • definir metas claras;
  • fornecer feedback;
  • acompanhar o desempenho dos vendedores.

Para ter sucesso, ele precisa ser um líder que sabe como extrair o melhor de cada colaborador, além de resolver conflitos e assegurar que todos estejam alinhados com os objetivos da empresa.

5. Análise do mercado

Por fim, a análise de mercado é uma área crucial de atuação para o Gestor Comercial poder identificar oportunidades e ameaças no ambiente externo. 

A partir da análise de dados, ele deve traçar estratégias competitivas que ajudem a empresa a se destacar no mercado. 

Compreender os movimentos da concorrência, as preferências dos consumidores e as tendências do setor são elementos fundamentais para que ele tomar decisões assertivas.

Qual é o salário de um Gestor Comercial?

O salário de um Gestor Comercial pode variar bastante, dependendo da região, da experiência do profissional e do porte da empresa em que ele atua. 

Em média, a remuneração, no Brasil, pode variar entre R$ 3.000,00 até R$ 20.000,00, com a possibilidade de ganhos maiores em empresas de grande porte ou em setores altamente competitivos. 

Além disso, muitas organizações oferecem bonificações baseadas em desempenho, o que pode aumentar a remuneração total.

Vale a pena ser um Gestor Comercial?

Se tornar um Gestor Comercial pode ser uma escolha bastante promissora, considerando o mercado de trabalho atual.

As vagas de emprego para esse cargo estão em alta, especialmente em setores que demandam ações comerciais robustas, como o varejo, tecnologia e serviços financeiros. 

As empresas estão cada vez mais buscando profissionais qualificados para gerir as suas equipes de vendas e desenvolver negócios, tornando a profissão uma excelente opção para quem busca ampliar a carreira.

Ainda, a formação em Gestão Comercial oferece um conhecimento multidisciplinar, desde um curso de Administração até aprendizados de marketing, liderança e comunicação. Com o aumento da competitividade entre as organizações, a demanda por gestores comerciais capacitados deve continuar a crescer nos próximos anos.

Como é o curso de Gestão Comercial da Gran Faculdade?

Se você gostou da profissão e quer investir nessa área, pode começar a busca por um bom curso de Gestão Comercial. Para isso, você pode conhecer mais sobre a graduação que a Gran Faculdade oferece.

O curso de Gestão Comercial da Gran entrega uma formação completa para quem deseja se destacar na área. Com uma duração média de dois anos, ele é voltado para capacitar os alunos a desenvolverem estratégias comerciais eficientes, liderar equipes de vendas e entender o comportamento do mercado.

Para isso, a graduação possui uma grade curricular completa. Conheça, a seguir, algumas das principais disciplinas da área.

  • Estratégias de Marketing;
  • Economia e Mercado;
  • Gestão de E-commerce e Marketplaces;
  • Marketing e Mídias Sociais;
  • Análise de Dados e Tendências de Mercado e muito mais.

O curso também foca em competências práticas, preparando os alunos para enfrentarem os desafios reais do mercado de trabalho.

Saiba mais sobre o curso de Gestão Comercial da Gran Faculdade!

O curso de Gestão Comercial da Gran Faculdade é uma excelente oportunidade para quem deseja se especializar na área e aproveitar o crescimento desse setor no mercado de trabalho. 

Além de uma grade curricular abrangente, a instituição oferece a graduação EAD, que facilita o acesso à formação, já que é possível adaptar os estudos conforme a sua rotina e é disponibilizado uma biblioteca virtual e materiais em PDF.

Quer dar o próximo passo na sua carreira? Acesse o curso de Gestão Comercial da Gran Faculdade e comece a sua jornada para se tornar um Gestor Comercial de sucesso!

Por
4 min. de leitura