No universo da gestão, a frase “o que não pode ser medido não pode ser gerenciado” é um mantra. Para que uma empresa ou um projeto alcance seus objetivos de forma consistente, é fundamental ter uma maneira clara e objetiva de medir o progresso e o sucesso. A principal ferramenta para isso é o KPI.
Acompanhe o artigo para saber mais ou navegue pelo índice:
- O que é KPI e por que é importante para empresas?
- Quais são os principais exemplos de KPI de vendas e marketing?
- Como usar KPIs para tomar decisões estratégicas?
- Como definir KPIs para um negócio?
- Qual a relação entre KPI e metas de negócios?
- Quais são os KPIs essenciais para um gestor de projetos?
- Qual a diferença entre KPI e métrica?
O que é KPI e por que é importante para empresas?
KPI é a sigla para Key Performance Indicator, ou Indicador-Chave de Performance. É um valor mensurável que demonstra a eficácia com que uma empresa, equipe ou projeto está alcançando seus objetivos estratégicos mais importantes.
Sua importância é imensa porque ele traduz a estratégia em números, fornecendo um diagnóstico rápido e preciso da saúde do negócio. Os KPIs permitem que os gestores identifiquem pontos fortes e fracos, otimizem processos e tomem decisões baseadas em dados, e não em intuição.
KPI: significado
O significado de KPI está em sua própria composição:
- Key (Chave): indica que não é qualquer número, mas um indicador que está diretamente ligado a um objetivo crucial para o sucesso do negócio;
- Performance: refere-se ao desempenho, à eficácia de uma determinada ação ou processo;
- Indicator (Indicador): significa que ele aponta, sinaliza ou indica o estado atual de um resultado esperado.
Quais são os principais exemplos de KPI de vendas e marketing?
Os principais exemplos de KPI nessas áreas são:
Vendas | Marketing |
Ticket médio: o valor médio de cada venda realizada | Custo por lead (CPL): o valor investido para gerar um novo contato qualificado |
Taxa de conversão: o percentual de leads que se tornam clientes | Retorno sobre o investimento (ROI): a relação entre o lucro gerado e o valor investido em uma campanha |
Custo de aquisição de clientes (CAC): o valor total investido para conquistar um novo cliente. | Lifetime value (LTV): a receita total que um cliente gera para a empresa ao longo do tempo |
Como usar KPIs para tomar decisões estratégicas?
Os KPIs funcionam como um painel de controle. Se um indicador-chave está “vermelho”, ele sinaliza que uma ação corretiva é necessária. Por exemplo:
- Se o CAC está muito alto, a equipe de marketing precisa reavaliar seus canais de aquisição;
- Se a taxa de retenção de clientes está caindo, a equipe de produto ou de sucesso do cliente precisa investigar as causas da insatisfação;
- Se a taxa de conversão do site é baixa, talvez seja a hora de realizar testes A/B na página de vendas.
Como definir KPIs para um negócio?
A definição de KPIs deve ser um processo de cima para baixo, partindo da estratégia.
- Comece com o objetivo de negócio: o que é mais importante para a empresa neste momento? (ex: aumentar a lucratividade);
- Traduza o objetivo em metas específicas: o que significa “aumentar a lucratividade”? (ex: “reduzir os custos operacionais em 15% até o final do ano”);
- Escolha os indicadores que medem o progresso: quais números mostrarão se estamos no caminho certo para atingir essa meta? (ex: “custo de aquisição de clientes” e “percentual de churn”).
- Defina metas para cada KPI: estabeleça um valor alvo para o indicador (ex: “manter o CAC abaixo de R$ 50,00”).
Qual a relação entre KPI e metas de negócios?
A relação é de interdependência. A meta é o destino que você quer alcançar (o “o quê”). O KPI é o instrumento no painel do carro que mostra se você está chegando lá e a que velocidade (o “como estamos indo”). Não se pode ter um KPI eficaz sem uma meta clara, e uma meta sem um KPI é apenas um desejo.
Quais são os KPIs essenciais para um gestor de projetos?
Na gestão de projetos, os KPIs mais importantes medem a saúde do projeto em relação ao que foi planejado. Os mais utilizados, baseados na metodologia de Gerenciamento de Valor Agregado (EVM), são:
- Índice de desempenho de prazo (IDP) ou SPI: mede se o projeto está adiantado ou atrasado em relação ao cronograma;
- Índice de desempenho de custo (IDC) ou CPI: mede se o projeto está abaixo ou acima do orçamento planejado.
Qual a diferença entre KPI e métrica?
Esta é a distinção mais importante e que gera mais confusão. Veja:
Métrica | KPI (Indicador-Chave de Performance) |
Qualquer dado que pode ser medido | Um tipo específico de métrica, selecionado por ser crucial para o sucesso de um objetivo estratégico |
Medir uma atividade ou um processo | Medir a performance em relação a um objetivo-chave |
Pode haver centenas de métricas em um negócio | Deve haver um número limitado de KPIs (os mais importantes) |
Número de visitantes no site; número de curtidas em um post; tempo médio na página | Taxa de conversão de vendas do site; custo de aquisição de clientes através de posts patrocinados |
Em resumo: todo KPI é uma métrica, mas nem toda métrica é um KPI. Uma métrica se torna um KPI quando ela é elevada a um status de importância estratégica para o negócio.
A capacidade de definir, analisar e agir com base em KPIs é uma competência essencial para qualquer gestor. Cursos de pós-graduação e MBA em áreas como Gestão Estratégica, Gestão de Projetos ou Finanças, como os oferecidos pela Gran Faculdade, são fundamentais para desenvolver essa visão analítica e preparar os profissionais para liderar com base em dados, e não apenas na intuição.
Vem pra Gran Faculdade!
A Gran Faculdade vem mudando a vida de milhares de pessoas por meio de cursos à distância de graduação, pós-graduação e MBA. Seja no digital ou em nosso Campus Presencial em Curitiba, a nossa missão é transformar a educação superior.
Como parte de Sistema Gran de Ensino, que é reconhecido como marca aprovadora há mais de 10 anos, construímos uma renomada reputação na área de educação.
Veja algumas de nossas conquistas:
- Reconhecido pela Amazon como um dos projetos mais relevantes do mundo na área de Tecnologia e Educação;
- Foi eleito pelo Project Management Institute (PMI), um dos 50 Projetos Mais Influentes do mundo;
- Somos o site de educação mais acessado do Brasil;
- Somos avaliados com a nota máxima pelo MEC;
- Aqui o semestre começa quando quiser: entrada imediata e contínua!
- Melhores preços do mercado;
- Mais de 500 mil alunos pagantes e mais de 1000 funcionários;
- Diversas ferramentas de estudo: PDFs, audiobooks, mapas mentais, videoaulas, questões, gerenciador de estudos e muito mais!
- Professores experientes e capacitados;
- Acesso imediato e 100% online.
Quero ser aluno da Gran Faculdade!
Participe da conversa