Você provavelmente já se comunicou com um chatbot ao realizar alguma compra ou solicitar algum serviço online. Pode ser que você nem tenha percebido que estava conversando com um sistema, já que alguns robôs possuem uma programação tão bem feita que simulam realmente uma fala humana.
Clique aqui para seguir o canal Gran Faculdade no WhatsApp!
Mas como isso acontece? A seguir, vamos entender melhor o que é, para que serve e como criar um chatbot! Se preferir, navegue pelo índice abaixo de acordo com seu interesse:
- O que é chatbot e para que serve?
- Qual a diferença entre chat e chatbot?
- Como criar um chatbot?
- Que curso fazer para desenvolver chatbot?
- Chat GPT: é um chatbot?
- Chatbot Whatsapp: para que serve?
- Comece hoje mesmo sua faculdade com o Gran!
Destaques: |
O que é chatbot e para que serve?
Chatbot é a junção de duas palavras em inglês: chat, que significa conversa/conversar, e bot, robô. Por isso, resumindo podemos entender o chatbot como uma forma de conversar por meio da automação tecnológica.
Um chat é um canal de comunicação online em diferentes plataformas e formatos, seja no whatsapp, no instagram, em uma videochamada ou qualquer outro ambiente virtual.
Quando você entra em um site e aparece uma janela de chat perguntando “em que posso ajudar?” ou algo assim, existe a possibilidade de ser uma pessoa ou apenas um robô.
Alguns simulam tão bem a linguagem humana, que nem parecem respostas pré-prontas enviadas por sistema de inteligência artificial.
Mas também há alguns não tão bem programados que acabam trazendo uma péssima experiência para o usuário e geram até reclamações sobre o serviço/empresa.
Então, se pode trazer reclamações, para que as empresas utilizam esse sistema? Para entender isso, é preciso entender para que serve um chatbot.
Para que serve um chatbot?
O chatbot serve para facilitar a solução de questões cotidianas e escalar o teleatendimento. Dessa forma, questões que podem ser feitas pela tecnologia são solucionadas rapidamente e com um bom grau de assertividade. Deu para entender? Vamos ver o exemplo a seguir que deixa mais claro esse papel.
Imagine que uma grande empresa de telefonia precisa responder diariamente todas as perguntas de seus clientes manualmente? Pouco tempo atrás era assim.
O volume de trabalho era extremamente alto, isso tornava o processo demorado, deixava clientes insatisfeitos que geravam ainda mais mensagens, ligações e reclamações por outros meios.
Com o surgimento dos chatbots e de outras ferramentas tecnológicas foi possível automatizar alguns processos e diminuir a demanda para os funcionários. Não que a máquina tenha surgido como uma vilã para substituir as pessoas. Pelo contrário, ela veio para ajudar a melhorar o dia a dia tanto dos clientes, quanto dos funcionários e empresários.
Se você quer a segunda via de uma conta, não precisa mais ligar, mandar mensagem, e-mail e ficar aguardando até que algum atendente esteja disponível, basta enviar uma mensagem no chatbot, devidamente configurado, e você recebe o PDF e o código de barras com as informações que precisa.
Por outro lado, os funcionários possuem assim mais tempo para atender as demandas mais complexas e se dedicar mais à qualidade do atendimento.
Qual a diferença entre chat e chatbot?
A diferença entre chat e chatbot é que chat é qualquer formato de interação online entre diferentes pessoas, enquanto o chatbot utiliza da inteligência artificial para automatizar o processo (sem haver, necessariamente, um atendimento humano).
Como criar um chatbot?
Se você quer inserir um chatbot na sua empresa ou no cotidiano, é possível encontrar versões prontas para compra.
Para isso, você precisa identificar sua necessidade, quais as respostas adequadas para os principais termos buscados e como o chatbot pode te ajudar no dia a dia.
Mas se você deseja criar um chatbot por conta própria, é preciso entender um pouco sobre alguns conceitos (na teoria e na prática), como:
- Tecnologia;
- Programação;
- Análise de Dados;
- Machine learning (processo de ensinar a máquina);
- Inteligência artificial;
- Automação;
- Jornada do usuário (UI/UX), entre outros.
Que curso fazer para desenvolver chatbot
O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é ideal para quem quer trabalhar desenvolvendo softwares e sistemas operacionais como o de um chatbot.
No curso, você aprende a criar, gerenciar e atualizar sistemas operacionais, softwares e ferramentas tecnológicas no geral, cuidar dos fluxos de uso e segurança de informações, analisar dados, etc.
No Gran, o tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas dura 2 anos e conta com duas ênfases ao longo do curso para que o(a) aluno(a) possa sair com conhecimentos específicos para a área em que quer atuar.
É possível escolher entre a ênfase em Full Stack Developer, que capacita para linguagens diversas e atividades de desenvolvimento Front-End e Back-End.
Ou a ênfase em Mobile Developer para quem quer se tornar um desenvolvedor de aplicações e sistemas para dispositivos móveis.
Qualquer uma dessas duas áreas possui uma grande demanda no mercado de trabalho e se encontra em expansão. Por isso, vale a pena investir nessa formação!
Chat GPT: é um chatbot?
Sim! O ChatGPT, ferramenta criada pela OpenAI, é considerado pela própria empresa um mecanismo de chatbot.
Porém, de acordo com o software, o ChatGPT é bem diferente dos chatbots convencionais. Enquanto os chatbots comuns costumam ser programados para responder a perguntas ou executar tarefas específicas com base em regras predefinidas, o ChatGPT é baseado em uma inteligência artificial mais avançada, treinada com uma enorme quantidade de dados de texto.
Isso permite que ele compreenda e gere respostas mais flexíveis e contextuais em uma ampla variedade de tópicos, desde conversas casuais até respostas técnicas ou criativas.
Chatbot Whatsapp: para que serve?
Com o avanço da tecnologia e a necessidade das empresas criarem elos de comunicação com os clientes, surgiram diversas ferramentas de chatbot que conversam com o usuário de forma automatizada.
Normalmente, esses robôs não são bem recebidos pelo público que, por vezes, necessitam de atendimento personalizado. Porém, os desenvolvedores têm trabalhado com ferramentas avançadas que buscam deixar esse contato cada vez mais humanizado.
Essas são algumas das vantagens de integrar um chatbot ao Whatsapp:
- Atendimento ao cliente: os chatbots no WhatsApp podem responder a perguntas frequentes, fornecer informações sobre produtos ou serviços e até ajudar em processos como suporte técnico ou reserva de serviços;
- Automatização de vendas e pedidos: os chatbots podem guiar os usuários pelas etapas de vendas, enviar catálogos de produtos, receber pedidos e processar pagamentos;
- Notificações automáticas: muitos chatbots no WhatsApp são configurados para enviar notificações automáticas, como confirmações de pedidos, atualizações de status de entrega ou lembretes de compromissos;
- Interações 24 horas por dia, todos os dias da semana: Chatbots podem funcionar a qualquer momento, garantindo que os usuários recebam respostas ou assistência fora do horário comercial.
Comece hoje mesmo sua faculdade com o Gran
A Gran Faculdade é a única instituição de ensino superior do Brasil que oferece a entrada imediata. Ou seja, você faz sua matrícula e pode começar hoje mesmo seu curso, sem precisar aguardar o início de um novo semestre.
Se você quer aprender a desenvolver chatbot, softwares, sistemas e outras soluções tecnológicas, aproveite os descontos e vantagens como:
- Mensalidades acessíveis que cabem no seu bolso;
- Flexibilização de horários para estudar de acordo com a sua rotina;
- Professores qualificados e didáticos que te preparam tanto para a teoria, quanto para a prática profissional;
- Plataforma simples e intuitiva que pode ser acessada de qualquer dispositivo, para você estudar de onde estiver;
- Recursos de acessibilidade e inclusão para que todos possam estudar com qualidade;
- Recursos tecnológicos que melhoram seu desempenho nos estudos e otimizam seu tempo e conhecimento;
- E muito mais!
Quer se tornar analista de sistemas? Vem com o Gran!
Participe da conversa