Como arranjar um emprego? Veja qual é o papel da pós!

Você está em busca de uma nova oportunidade profissional? Confira as principais dicas de como arranjar um emprego de maneira mais rápida e como a pós-graduação pode ajudar no processo!

Por
7 min. de leitura

A busca por emprego é uma realidade para muitos brasileiros. De fato, uma pesquisa recente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostrou que cerca de 11,949 milhões de pessoas no Brasil ainda estão inseridas nesta busca.  Esse fato, aliado às reduções de investimentos em vários setores e a subsequente diminuições de vagas, aumentou ainda mais a já conhecida competitividade no mercado de trabalho. Se você também está nesse situação, já deve ter se perguntando: afinal, como arranjar um emprego nos dias de hoje?

Foi pensando em ajudá-lo nessa busca que criamos este artigo! Ao longo do conteúdo, você poderá conferir dicas de como arranjar um emprego, formas de conquistar o seu diferencial no mercado de trabalho e descobrir qual o papel de um curso de pós-graduação em tudo isso. Vamos lá?

Importante: quer receber conteúdos da pós-graduação diretamente no seu celular? Clique aqui e venha fazer parte do canal de notícias no Telegram! 

Como arranjar um emprego: 8 dicas essenciais

Separamos abaixo algumas dicas de como arranjar um emprego; elas podem ser aplicadas tanto para quem está buscando a recolocação profissional como para quem está em busca da primeira oportunidade profissional. Confira!

1. Dicas de como arranjar um emprego: organize seu currículo

Quanto tempo faz desde que você sentou para organizar o seu currículo? Muitas pessoas acabam se acomodando com aquele primeiro modelo tradicional, criado há muitos anos anos atrás, muitas vezes até esquecendo de incluir novas informações.

Apesar de não existir nada de errado em manter o estilo do seu currículo como tradicional, hoje já existem diversas opções de layout que podem ajudá-lo a tornar o seu currículo mais objetivo e atrativo para os recrutadores: o modelo de duas colunas na página, por exemplo, é muito popular e costuma apresentar bons resultados. Assim, você também é capaz de incluir mais informações e diminuir o número de páginas.

Outro ponto importante na hora de organizar o seu currículo é a disposição de informações. Atualmente, muitas empresas utilizam softwares para avaliar os currículos em primeiro momento, pré-selecionando os candidatos antes mesmo que os recrutadores acessem os documentos. Essas máquinas são programadas para identificar informações baseadas na ordem de disposição e também no uso de palavras-chave.

Como arranjar um emprego: ordem recomendada de informações do currículo

  1.  Nome em destaque: é o que deve chamar mais atenção no seu currículo. Para fazer isso, utilize uma fonte maior e/ou a funcionalidade do negrito dentro do texto.
  2. Objetivo: segunda informação mais importante, vai basicamente informar ao seu recrutador o que você faz ou pretende fazer. Alguns exemplos de objetivos que virão logo abaixo do seu nome: “jovem aprendiz”, “jornalista”, “contador”, dentre outros. Também é possível adicionar a área de especialização, caso você possua. Por exemplo: Advogado Penal ou Redator SEO, por exemplo.
  3. Resumo profissional/ Perfil profissional: é um texto bem resumido sobre as suas experiências profissionais mais importantes, já indicando ao recrutador as principais qualificações para contratá-lo. Caso seja o seu primeiro emprego, também é possível utilizar esse campo para introduzir um pouco sobre o seu perfil de trabalho. Mas fique ligado: tente não passar de 4 linhas!
  4. Dados pessoais: são informações essenciais para que o recrutador possa entrar em contato com você. Assim, é essencial incluir o seu telefone, e-mail e endereço. Outras informações como o perfil do Linkedin poderão contribuir, mas não são obrigatórias.
  5. Experiência profissional: liste toda as suas experiências no mercado de trabalho em ordem cronológica inversa, da mais recente para a mais antiga. No entanto, sempre fique ligado ao objetivo do currículo. Caso a vaga disputada esteja diretamente associada à sua penúltima experiência de emprego ao invés da última, não faz mal colocar ela no topo para trazer mais destaque. Busque deixar o cargo em destaque, seguido da empresa, período e função. Cuidado para não exagerar na descrição das suas funções! Utilize verbos sempre que possível e tente não ultrapassar duas linhas. Veja um exemplo de resumo de atividades para uma professora de educação infantil:  “Organizar, planejar e ministrar aulas de inglês para crianças de 0 a 5 anos.” Caso seja o seu primeiro emprego, você pode utilizar esse campo para listar atividades desenvolvidas durante o período escolar (trabalho voluntário, projetos de extensão e afins). Ajudar no negócio da família também pode ser considerado como experiência profissional!
  6. Formação acadêmica ou escolar: esse é o espaço para informar sobre o seu nível de escolaridade. Informe sempre o nome da Instituição de Ensino e o período cursado ou a estimativa para a conclusão. Caso você tenha ensino superior, não é necessário informar sobre o ensino médio, por exemplo. A mesma coisa com o ensino médio: retira a obrigatoriedade de detalhar a sua experiência no ensino fundamental.
  7. Cursos extras: é o espaço onde você incluirá os cursos livres realizados. Caso você tenha feito muitos, selecione apenas aqueles que estejam diretamente relacionados à vaga.
  8. Idiomas, habilidades e informações adicionais: sabe falar uma segunda língua? Tem uma certificação TOEFL? Inclua aqui essa informação! Habilidades adicionais como domínio do pacote office e softwares de edição também aparecem aqui. Sempre que possível, descreva o seu nível de proficiência em cada habilidade.

2. Dicas de como arranjar um emprego: capacite-se constantemente

Já contamos para você como o mercado de trabalho está cada vez mais concorrido. Esse contexto, associado à maior facilidade de acesso de informações trazida com a Era Digital, aumentou a expectativa dos recrutadores por profissionais que estejam em constante atualização. Também houve um aumento de procura por profissionais cada vez mais especializados, visto que as “grandes áreas de formação geral” estão cada vez mais saturadas.

É aí que entra a importância do curso de pós-graduação para quem deseja arranjar um emprego de maneira mais rápida. Afinal, eles são capazes de complementar a sua formação, atualizando suas competências e auxiliando na conquista de novas.

A conclusão de um curso de pós-graduação reconhecido pelo MEC também é listada como formação acadêmica e vem acompanhada da conquista de um título: mestre, doutor ou especialista, a depender do curso realizado. Tudo isso faz muita diferença na hora de conquistar a atenção dos recrutadores!

Além disso, muita gente pode não saber disso, mas é possível se qualificar para estágios enquanto você é um aluno de pós-graduação. E, caso seja uma especialização ou MBA, essas oportunidades são remuneradas! Além de conquistar uma renda adicional que pode ajudar nas finanças, você ainda consegue material para movimentar e enriquecer o seu currículo.

Torne-se especialista com a Gran Cursos Pós-Graduação

Garanta o diferencial no seu currículo com uma das 42 especializações reconhecidas pelo MEC e oferecidas pela Gran Cursos Pós-Graduação! Você poderá realizar o seu curso no modelo 100% online, contando ainda com horários flexíveis e TCC opcional. Além disso, os programas podem ser concluídos em um período de 6 a 18 meses, garantindo um auxílio ainda mais rápido e objetivo na sua busca por emprego!

Conheça as especializações da Gran Pós e faça sua matrícula com desconto! 

3. Dicas de como arranjar um emprego: esteja visível online

É cada vez menos comum que as empresas aceitem currículos impressos, como era feito antigamente. Hoje em dia, o principal local de recrutamento está em plataformas online e redes sociais profissionais, como o Linkedin. Ao ter o seu currículo online atualizado, você pode até mesmo atrair oportunidades de trabalho que não esteja esperando, no formato de propostas.

Ter o cadastro gratuito em sites de vagas também possibilita encontrar e se candidatar para diferentes oportunidades com mais facilidade. Analogamente, o processo de candidatura também é mais simples. Em alguns casos é até mesmo possível ligar o sistema de notificações, para receber e-mails toda a vez que vagas no seu perfil forem compartilhadas.

E para poder desfrutar de todos esses benefícios, o seu currículo online precisa estar sempre tão atualizado quanto o PDF que você costuma enviar para a análise de empresas. Assim, uma tática é construir o costume de sempre atualizar os dois ao mesmo tempo.

4. Dicas de como arranjar um emprego: tenha um portfólio

“Uma ação vale mais do que mil palavras”, diz a famosa frase. De fato, candidatos que possuem um portfólio com seus melhores trabalhos aumentam as chances de contratação. Afinal, o recrutador pode avaliar diretamente alguns exemplos aplicados das habilidades expressas em currículo.

Essa tática se aplica muito especialmente aos trabalhos ligados à confecção de produtos como textos, artes criativas e campanhas de publicidade. E o que fazer caso não seja possível construir um portfólio para a sua função?

Uma boa maneira de proceder, nesse caso, pode ser criando conteúdos interessantes sobre a sua área de atuação. Ao fazer isso, você também mostra aos recrutadores, de maneira indireta, que domina os principais assuntos da sua área. Ademais, com a capacidade cada vez maior de compartilhar conteúdos em redes profissionais, o reconhecimento gerado por outras pessoas também pode pesar muito ao seu favor, podendo ajudar a conquistar muitos novos contatos profissionais e até mesmo clientes.

5. Dicas de como arranjar um emprego: faça da procura uma atividade diária

Para que sua jornada em busca de um novo emprego resulte nos melhores resultados possíveis, é necessário que seja vista como um compromisso diário. Buscar por vagas relevantes, fazer as adaptações necessárias ao currículo, escrever cartas de recomendação e participar de processos seletivos é um processo que leva tempo, afinal de contas.

Também é muito fácil se sentir desmotivado com os “nãos” e até mesmo com a falta de retorno de algumas empresas. Ao estabelecer um período diário para lidar com essa atividade, você garante que ela será realizada todos os dias (apesar da motivação) e ainda reduz a ansiedade natural do processo. Afinal, você sabe que está fazendo o seu máximo para arranjar um emprego o mais rapidamente possível todos os dias, de maneira objetiva.

Depois de estabelecer um horário, respeite-o. Isso quer dizer tanto não pular o compromisso, quanto respeitar o momento de início e término. Descansar a mente também é importante!

6. Dicas de como arranjar um emprego: adeque seu currículo para cada vaga

Ao ler os requisitos específicos de cada vaga, você já tem uma noção aproximada de quais atividades precisam ficar em evidência. Como falamos anteriormente, é o momento de colocar aquela experiência profissional relevante “mais para cima”, mesmo que você a tenha realizado há mais tempo.

Outra dica é procurar por profissionais que já trabalham na empresa e avaliar as informações do currículo deles: quais cursos fizeram? Eles falam algum idioma estrangeiro? Quais são as habilidades em evidência? Tudo isso pode ajudar você a reorganizar o seu currículo antes de enviar.

7. Dicas de como arranjar um emprego: pesquise sobre a empresa antes da entrevista

Depois de finalmente receber o retorno e um chamado para entrevista, muitas pessoas ficam ansiosas, sem saber exatamente como se preparar para essa etapa. Uma das dicas mais importantes de como arranjar emprego na etapa da entrevista é pesquisar bastante sobre a Instituição, já que você muito provavelmente terá de responder perguntas sobre ela: sobre a cultura e objetivos da empresa, sobre maneiras de aprimorá-la em algum ponto e outros tipos de questionamentos.

Também é importante se preparar para falar sobre períodos cursos de jornada profissional em determinadas experiências descritas ou períodos em que você não esteve tão ativo profissionalmente. Caso você tenha a oportunidade (e se for a sua primeira vez fazendo uma entrevista), peça para um amigo ou familiar simular a entrevista com você.

E, por último, vá com confiança! Se você foi chamado para a etapa de entrevista, significa que os recrutadores já gostaram do que viram no seu currículo e as suas chances de conseguir a vaga são muito grandes.

8. Dicas de como arranjar um emprego: considere o serviço público

Até agora focamos todas as dicas do conteúdo em como arranjar um emprego na iniciativa privada. Porém, a carreira pública também é um caminho que pode ser considerado se você está em busca de oportunidades com estabilidade e remunerações mais altas.  Nesse ramo de contratação, a análise curricular não possui tanto peso, podendo na verdade apenas te ajudar com pontos adicionais.

Ingressar no serviço público é possível para todos os níveis de escolaridade: desde o fundamental incompleto até para os profissionais de ensino superior que finalizam o maior curso de pós-graduação brasileiro: o pós-doutorado.

Caso você ainda não tenha considerado essa opção (ou tenha, mas não saiba por onde começar), temos alguns conteúdos que podem ajudá-lo. Veja:

 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Por
7 min. de leitura