Saber como fazer um sumário no TCC da forma correta é essencial para entregar um trabalho bem organizado, coerente e em conformidade com as exigências da banca.
Concluir a graduação é uma conquista e tanto, mas até lá, é preciso vencer vários desafios — e o TCC é um dos principais. Dentro dele, o sumário pode até parecer um detalhe, mas é uma parte fundamental da estrutura do trabalho.
Se você ainda tem dúvidas sobre como montar o seu, chegou a hora de esclarecer tudo. Neste artigo, você vai entender a importância do sumário, aprender o passo a passo para estruturá-lo corretamente e conhecer as principais normas da ABNT que se aplicam a esse item!
O que é um sumário?
O sumário é a enumeração das principais seções e subseções de um documento. Assim, ele é uma lista organizada e com títulos que mostram as divisões de um trabalho acadêmico, acompanhando o número da página em que cada uma começa.
O seu objetivo é ser uma espécie de mapa ou roteiro que guie o leitor a localizar rapidamente certas informações no documento. Ele é sequencial, ou seja, se apresenta de acordo com a mesma ordem que as informações aparecem no texto, respeitando a hierarquia do conteúdo.
Qual é a diferença entre sumário e índice?
O sumário é uma lista das principais partes de um documento, enquanto o índice é uma enumeração detalhada de nomes, seja de pessoas, lugares, acontecimentos, entre outros.
O primeiro normalmente vem antes do texto e organiza o trabalho, já o outro se encontra no final e tem o propósito de ajudar o leitor a localizar informações.
Qual é a importância do sumário?
O sumário é importante por diversos motivos. O principal deles é que com esse elemento o seu trabalho possui uma organização lógica, fazendo com que o leitor tenha uma visão geral do conteúdo e consiga entender quais são os pontos relevantes do trabalho. Ele é perfeito para oferecer estrutura a um texto dissertativo.
Além disso, o sumário é uma exigência técnica. O avaliador da banca do TCC, ou de outro projeto, verifica se ele apresenta introdução, objetivos, desenvolvimento, metodologia, considerações finais, etc. Se ele não existir ou for feito incorretamente, a avaliação do seu projeto com certeza será prejudicada, mesmo que o conteúdo geral seja bem escrito.
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Como fazer um sumário corretamente?
Quando feito corretamente, o sumário transmite a impressão de que o autor teve cuidado, coerência e método ao desenvolver o trabalho, o que reflete uma melhor credibilidade e pode garantir uma maior pontuação.
Sendo assim, seguindo a Associação Brasileira de Normas Técnicas, as regras que definem como criar um sumário é a NBR 6027. Nela, são especificadas todas as informações e formatos que esse item deve ter.
Não existem grandes dificuldades para elaborar um sumário claro e completo. Confira, abaixo, o passo a passo ideal para aprender como fazer um sumário em ABNT!
1. Definir os tópicos principais e subtópicos
Antes de começar a montar o sumário, pense na estrutura do seu projeto como um todo. Entenda quais são os principais tópicos que serão tratados e que devem ser representados ali. No geral, os pontos mais comuns são:
- introdução;
- objetivos (geral e específicos);
- metodologia;
- desenvolvimento (com fundamentação teórica);
- resultados;
- conclusão;
- referências;
- anexos.
Ter uma estrutura bem definida facilita a organização dessa montagem. Quando necessário, crie subtópicos para cada capítulo e não se esqueça de acrescentá-los com as dicas que estão logo abaixo.
2. Numeração e organização das seções
Depois de ter a estrutura do seu sumário, é hora de entender como numerar corretamente cada parte do trabalho. Para isso, siga uma hierarquia dos tópicos e subdivisões e enumere de acordo.
Por exemplo, no seu tópico número 2, podem existir subtítulos com numerações 2.1; 2.2; 2.3 e assim por diante. Para ficar mais claro, veja um exemplo de organização com as seguintes seções:
- 1. INTRODUÇÃO
- 2. OBJETIVOS
2.1 Objetivos Gerais
2.2 Objetivos Específicos
- 3. METODOLOGIA
- 4. DESENVOLVIMENTO
4.1 Fundamentação Teórica
4.1.1 Revisão Bibliográfica
- 5. RESULTADOS
- 6. CONCLUSÃO
- 7. REFERÊNCIAS
- 8. ANEXOS
Para as páginas, trace um pontilhado depois do nome dos tópicos e cite o número da primeira página em que aquele conteúdo se encontra (por exemplo, 20). Não se esqueça de que todos os nomes inseridos no sumário devem ser idênticos aos que aparecem nos textos do projeto.
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3. Formatação de acordo com as normas da ABNT
De acordo com a NBR 6027, o sumário é o último elemento pré-textual do TCC, ou seja, ele deve vir exatamente antes da introdução. Sua formatação deve seguir as seguintes regras:
- a palavra “sumário” deve aparecer centralizada em letras maiúsculas;
- todos os títulos e subtítulos devem estar alinhados à esquerda e não levam ponto final;
- os subtítulos e seções só precisam da primeira letra em maiúscula;
- as fontes precisam ser Times New Roman ou Arial, com tamanho 12 e espaçamento de 1,5 entre linhas;
- a numeração da página deve vir com pontilhados separando o título do número, alinhada à direita;
- outros itens pré-textuais, como capa e resumo, não aparecem no sumário;
- é necessário manter a hierarquia dos capítulos com recuos proporcionais.
Lembre-se também que, se o seu trabalho possuir mais de um volume ou for apresentado em mais de um idioma, é recomendado fazer um sumário para cada um deles.
4. Revisar e conferir a estrutura do sumário
A revisão do sumário é uma parte crucial para o seu trabalho. Se em algum momento acontecerem mudanças no corpo do seu TCC, como exclusão de páginas, substituição de tópicos ou novos subtítulos, não se esqueça de atualizar o seu sumário.
Por isso, indicamos que, ao finalizar o trabalho, sempre confira novamente esse item para garantir que tudo esteja em ordem. Nessa hora, veja se:
- não há erros de digitação ou formatação;
- os títulos estão escritos exatamente como aparecem no texto;
- a numeração das páginas está correta;
- a hierarquia dos tópicos está sendo respeitada.
Existem algumas ferramentas de edição de textos dentro do Google Docs ou Microsoft Word que geram sumários automáticos e podem facilitar essa etapa. Mas cuidado ao utilizá-las, analise a formatação e paginação para conferir se está realmente tudo de acordo com as normas ABNT.
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Agora que você já sabe como fazer um sumário, fica muito mais fácil encarar essa etapa com segurança e organização. Seguindo as dicas acima, seu TCC — ou qualquer outro projeto acadêmico — tem tudo para ser mais coerente, bem estruturado e com chances reais de se destacar.
Durante a graduação, desenvolver a escrita e entender a estrutura dos trabalhos acadêmicos, como o sumário, faz toda a diferença. Por isso, estudar em uma instituição que valoriza esse aprendizado prático é essencial.
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