Um dos períodos mais movimentados no campo profissional do contador é entre os meses de março e maio por conta dos ajustes que se deve fazer junto ao leão. Mas você sabe como conseguir clientes para Imposto de Renda? Quanto cobrar pelo serviço? E como se destacar no setor?
Listamos os principais tópicos para te ajudar a encontrar seu espaço na área. Então, vamos lá, se preferir, navegue pelo índice abaixo:
- Contador: imposto de renda e sua importância
- Quanto o contador cobra para fazer a declaração de imposto de renda?
- Como conseguir clientes para imposto de renda?
- Como oferecer serviço de declaração de imposto de renda?
Contador: imposto de renda e sua importância
O Imposto de Renda, ou IR, foi criado na década de 1920 pelo governo federal e seu principal papel é arrecadar ativos que vão financiar serviços públicos essenciais como saúde, educação, segurança e infraestrutura.
Nesse sentido, o contador surge como um profissional importante para interpretar as informações financeiras do declarante, seja ele(a) pessoa física ou jurídica, de modo que o cliente fique quite junto ao fisco.
Contratar um(a) contador(a) para o envio da declaração do Imposto de Renda não é obrigatório, mas seu auxílio pode ser eficaz para o envio correto do documento, diminuindo o risco de penalidades por parte da Receita Federal.
Quanto o contador cobra para fazer a declaração de imposto de renda?
Se você não tem tempo para preencher o IR ou prefere contratar um(a) profissional para te auxiliar, tenha em mente que o valor para o serviço de declaração de imposto de renda feito por contador(a) pode variar em uma média de R$100 a R$500, de acordo com a região do país, a formação do profissional e o perfil do declarante (casos mais simples ou mais complexos).
Por isso, para os profissionais de contabilidade, ao longo dos meses de março a maio, o serviço de declaração de imposto de renda pode ser uma excelente forma de faturar um dinheiro extra e também conquistar novos clientes para o ano todo.
No entanto, uma dica é importante: considere quanto cobrar para fazer imposto de renda de acordo com a necessidade de seu cliente, mas preze pela qualidade na entrega. Por se tratar de uma demanda anual, deixá-lo satisfeito pode ser uma chave importante para manter a sua fidelidade.
Como conseguir clientes para imposto de renda?
Fazer um bom trabalho com os clientes que você já tem é fundamental, afinal, eles vão recomendar seu trabalho para pessoas conhecidas. Então, não esqueça de manter o comprometimento com quem já está com você.
Agora, se você está começando e precisa de dicas para captar clientes para imposto de renda, ou queira ampliar a rede de contatos que já tem, algumas dicas podem ajudar você, contador. Confira a seguir:
Não extrapole o número de clientes que consegue atender
Antes de mais nada, é importante frisar que você deve aceitar somente clientes que dará conta de atender. Isso porque não atender satisfatoriamente ou fazer alguma coisa errada por entregar um serviço correndo pode destruir sua reputação profissional.
Apesar de parecer tentador aproveitar o período para aumentar a renda e a carteira de clientes, foque na qualidade do serviço prestado para que esses clientes voltem!
Uma boa opção aqui é ter profissionais parceiros que você indique e que vão indicar você de volta quando estiverem sobrecarregados.
E isso nos leva ao segundo ponto:
Mantenha bons relacionamentos profissionais, contador
Mesmo que você atenda sozinho ou trabalhe para uma empresa de contabilidade com associados, manter bons relacionamentos profissionais pode ajudar a conseguir mais clientes.
Isso porque, mesmo que outro contador(a) seja um concorrente, de certa forma, é possível que um de vocês seja especializado em determinada área e possa ter um intercâmbio de possíveis clientes.
Participe de eventos, treinamentos e espaços para fomentar sua rede de relacionamentos!
Como captar clientes de isenção de imposto de renda?
Apesar de parecer difícil, captar clientes para a isenção de Imposto de Renda hoje em dia é facilitado pela tecnologia.
Isso porque se antes era necessário prospectar declarantes em espaços físicos ou por meio de lista telefônica, hoje em dia as redes sociais e os canais de comunicação podem facilitar a interação entre você e um(a) cliente em potencial.
Divulgue seus serviços
Clientes para Imposto de Renda que precisam encontrar um contador(a) vão pesquisar na internet e entre pessoas conhecidas, basicamente. Por isso, é importante que você esteja presente nos espaços possíveis.
Aplicativos de prestadores de serviços, redes sociais e até mesmo um site próprio podem ser uma porta de entrada para novos clientes, quando bem utilizados.
Para isso, talvez seja necessário investir dinheiro em marketing digital ou ferramentas estratégicas.
Avalie suas possibilidades, mas tenha cuidado para não entrar em ciladas por preço baixo! Conte com apoio de profissionais qualificados e com certeza os resultados virão.
Como oferecer serviço de declaração de imposto de renda?
Entenda o contexto da sua região, contador(a)! Se você mora em uma cidade menor, com menos gente conectada, por exemplo, de nada adianta fazer um site lindo com vários anúncios.
Assim como quem atira para todo lado não acerta em ninguém, tenha foco no público que você deseja atrair. Seja em uma região, um nicho ou um grupo específico: ter foco traz assertividade!
Se atente aos prazos para a declaração do imposto de renda, são 2 meses intensos e muitas pessoas deixam para a última hora.
Portanto, se você quer conseguir clientes para Imposto de Renda 2025, ainda dá tempo de alcançar essas pessoas:
- Movimente suas redes sociais e site profissional;
- Comunique-se bem com seus clientes atuais e peça, de forma sutil, por recomendações online e indicações para pessoas conhecidas;
- Teste aplicativos de prestação de serviços e avalie se o investimento vale a pena.
Faça sua especialização no Gran
Quer fazer uma especialização para destacar seu currículo? Na Gran Faculdade você estuda de onde estiver, com uma plataforma simples e mensalidades acessíveis!
Aproveite um de nossos cursos de pós em contábeis e faça sua matrícula hoje mesmo!
Participe da conversa