Customer Effort Score (CES): o que é e para que serve?

Na jornada para fidelizar um cliente, remover obstáculos pode ser mais poderoso do que criar momentos de encantamento

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Na busca pela satisfação do cliente, muitas empresas focam em criar momentos “mágicos” de encantamento. No entanto, uma pesquisa da Harvard Business Review revelou uma verdade surpreendente: para garantir a lealdade, é mais eficaz reduzir o esforço do cliente do que tentar super-deliciá-lo. É para medir essa simplicidade que existe o Customer Effort Score (CES).

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O que é Customer Effort Score (CES) e como medir?

O Customer Effort Score (CES), ou Pontuação de Esforço do Cliente, é um indicador-chave de performance (KPI) usado para medir a facilidade de uma interação específica que o cliente teve com a empresa. É uma métrica transacional, projetada para responder à pergunta: “quão fácil foi para você resolver seu problema/obter o que precisava?”.

A medição é feita através de uma pesquisa simples, geralmente com a seguinte pergunta:
“Em uma escala de ‘muito fácil’ a ‘muito difícil’, quanto esforço você teve que fazer para que sua solicitação fosse resolvida?”

As respostas são tipicamente em uma escala numérica (como 1 a 7), onde notas mais baixas indicam menos esforço e, portanto, uma melhor experiência.

Quais os principais benefícios de focar no CES?

Focar na redução do esforço do cliente traz benefícios diretos e mensuráveis:

  • Aumento da lealdade: clientes que resolvem seus problemas com pouco esforço têm uma probabilidade muito maior de continuar comprando da sua empresa;
  • Redução de custos operacionais: processos mais simples e fáceis para o cliente geralmente são também mais eficientes e baratos para a empresa;
  • Diminuição de contatos negativos: uma experiência sem atritos reduz a chance de o cliente precisar entrar em contato novamente pelo mesmo problema, desafogando os canais de atendimento.

Como a nota do CES pode ajudar a reduzir o atrito do cliente?

O CES é um diagnóstico preciso dos pontos de atrito na jornada do cliente.

Uma nota alta de esforço (um resultado ruim) em um ponto de contato específico — como “devolver um produto” ou “atualizar dados cadastrais” — é um sinal vermelho claro. Ela indica exatamente qual processo está causando frustração e precisa ser redesenhado para se tornar mais simples e intuitivo, eliminando os obstáculos que poderiam levar o cliente a abandonar sua marca.

Como calcular a pontuação do Customer Effort Score?

O cálculo do CES é bastante simples. Ele é a média de todas as respostas recebidas.

CES = (Soma de todas as notas / Número total de respostas)

Por exemplo, se você recebeu três respostas com as notas 2, 3 e 4, seu CES seria (2+3+4) / 3 = 3. O objetivo é manter essa média o mais baixa possível (em escalas onde 1 é o melhor resultado).

Como usar o CES para melhorar processos internos?

O verdadeiro valor do CES está em transformá-lo em ação. Ao receber uma nota de esforço alta, a equipe responsável pelo processo em questão deve se perguntar:

  • “Por que foi difícil para o cliente realizar esta ação?”;
  • “Quais etapas desnecessárias podemos eliminar?”;
  • “A informação estava clara? A interface era intuitiva?”;
  • “Podemos automatizar alguma parte deste processo?”.

O CES fornece o “o quê” (o processo problemático), e a equipe deve investigar o “porquê” para implementar melhorias.

Qual a diferença entre CES, NPS e CSAT?

ão as três principais métricas da experiência do cliente, mas cada uma mede uma coisa diferente. Veja:

CSAT (Customer Satisfaction Score)NPS (Net Promoter Score)CES (Customer Effort Score)
SatisfaçãoLealdadeEsforço
Transacional (mede uma interação específica)Relacional (mede a relação geral com a marca)Transacional (mede a facilidade de uma interação)
“Qual o seu nível de satisfação com este atendimento?”“Qual a probabilidade de você recomendar nossa empresa a um amigo?”“Quanto esforço você teve para resolver seu problema?”

Qual a importância do CES para a experiência do cliente?

A importância do CES está em seu foco na simplicidade e na eficiência, que são pilares de uma boa experiência do cliente hoje. Os consumidores modernos valorizam seu tempo e querem resolver suas necessidades da forma mais rápida e fácil possível.

O CES é a métrica que melhor captura essa necessidade, direcionando a empresa a focar no que mais gera lealdade: uma experiência sem esforço. Dominar o uso de métricas de CX como o CES é uma competência estratégica para gestores e profissionais de marketing.

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