Texto dissertativo-argumentativo: o que é e como fazer?

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Se você está se preparando para o Enem ou para outros vestibulares, já deve saber que a redação tem grande importância na sua nota final. No geral, o modelo exigido nesses exames é o texto dissertativo-argumentativo.

Mas qual é a diferença entre o dissertativo-argumentativo e o texto dissertativo? Qual é a estrutura desse tipo de texto? Se essas são as suas dúvidas, fique tranquilo que vamos te ajudar!

Neste artigo, você encontrará um guia prático para dominar essa estrutura, com exemplos reais de redações nota 1.000 do Enem e dicas para desenvolver os seus argumentos. Veja!

Diferenças entre dissertativo e dissertativo-argumentativo

Um texto dissertativo tem como principal objetivo explicar um tema, trazendo informações e conceitos de forma objetiva. Ele pode até apresentar diferentes pontos de vista, mas sem necessariamente defender um lado.

Já a definição do texto dissertativo-argumentativo é expor um tema e defender uma tese, ou seja, posicionar-se e utilizar argumentos para convencer o leitor da sua opinião. Portanto, a ideia não é só informar, mas persuadir, mostrando que o seu ponto de vista faz sentido. 

Para simplificar, veja dois exemplos práticos dos tipos de redação!

1. Texto dissertativo: “A leitura na formação do indivíduo”

“A leitura está presente no desenvolvimento cognitivo e social do indivíduo. Desde a infância, o contato com livros possibilita a exposição a diferentes palavras e estruturas textuais. No decorrer da vida, o acesso a diversos tipos de leitura permite o contato com diferentes formas de conhecimento. No ambiente escolar, a leitura está associada ao desempenho acadêmico, sendo um elemento presente na construção do aprendizado. Além disso, a interação com textos escritos proporciona oportunidades de contato com diferentes perspectivas e ideias ao longo do tempo.”

2. Texto dissertativo-argumentativo: “Desafios da leitura na construção de uma sociedade crítica”

“Em uma sociedade caracterizada pela rápida disseminação de informações, o hábito da leitura desempenha um papel crucial na formação de cidadãos críticos e bem informados. Segundo o educador Paulo Freire, a leitura do mundo precede a leitura da palavra, ou seja, o conhecimento adquirido por meio dos livros permite uma melhor compreensão da realidade. No Brasil, no entanto, a baixa taxa de leitura representa um obstáculo para o desenvolvimento do pensamento crítico da população. Assim, torna-se indispensável fomentar políticas públicas que incentivem o acesso aos livros e à educação de qualidade.”

Estrutura básica do texto dissertativo-argumentativo

A estrutura da redação do Enem é um texto dissertativo-argumentativo que segue um formato dividido em três partes essenciais: introdução, desenvolvimento e conclusão

Veja como funciona cada uma delas e aprenda como escrever!

1. Introdução

A introdução é o primeiro contato do leitor com o seu texto, por isso, precisa ser clara e instigante. Você deve apresentar o tema da redação, contextualizá-lo e expor a sua tese, ou seja, o ponto de vista que será defendido ao longo do texto.

Contextualização inicial

Uma dica para iniciar a introdução é utilizar referências históricas, citações de pensadores, dados estatísticos ou até fatos que demonstrem a relevância do tema.

Uma boa introdução está na proposta de redação texto dissertativo-argumentativo da Maria Laura Klein, nota 1.000 no Enem 2023 com o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”:

“O livro “Quarto de Despejo: diário de uma favelada”, escrito por Carolina Maria de Jesus na década de 1950, narra as vivências da autora na favela do Canindé e suas dificuldades para obter sozinha o sustento de seus três filhos. De maneira análoga, cerca de setenta anos após a publicação do diário, a realidade enfrentada por Carolina permanece no Brasil contemporâneo, visto que o trabalho de cuidado realizado por mulheres, apesar de extremamente importante para a sociedade nacional, continua invisibilizado. Diante disso, cabe refletir acerca do legado histórico patriarcal e da intensificação das desigualdades para compreender os desafios que impedem a valorização do serviço feminino de assistência.”

Apresentação da tese

Percebeu no exemplo acima como a autora já introduz o problema de forma objetiva e, ao final, apresenta a tese que será desenvolvida?

A clareza e a coerência da introdução são pontos fundamentais para que o leitor compreenda, desde o início, qual será o foco da argumentação.

Para isso, é importante evitar frases muito genéricas ou introduções muito longas. Seja direto e conecte a sua introdução ao que será desenvolvido nos próximos parágrafos.

Veja também: como fazer uma citação indireta?

2. Desenvolvimento

Sem dúvidas, o desenvolvimento é a parte mais importante do texto dissertativo-argumentativo, apresentando os argumentos a serem sustentados.

Construção de argumentos sólidos

Cada parágrafo deve trazer um argumento apoiado em referências concretas, como fatos históricos, dados estatísticos, citações de especialistas, comparações e exemplos.

No Enem 2016, Larissa Cristine Ferreira, com o tema “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”, construiu um argumento sólido relacionando desigualdade social e pensamento de inferioridade religiosa:

“É indubitável que a questão constitucional e sua aplicação estejam entre as causas do problema. Conforme Aristóteles, a poética deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade. De maneira análoga, é possível perceber que, no Brasil, a perseguição religiosa rompe essa harmonia; haja vista que, embora esteja previsto na Constituição o princípio da isonomia, no qual todos devem ser tratados igualmente, muitos cidadãos se utilizam da inferioridade religiosa para externar ofensas e excluir socialmente pessoas de religiões diferentes.

Segundo pesquisas, a religião afro-brasileira é a principal vítima de discriminação, destacando-se o preconceito religioso como o principal impulsionador do problema. De acordo com Durkheim, o fato social é a maneira coletiva de agir e de pensar. Ao seguir essa linha de pensamento, observa-se que a preparação do preconceito religioso se encaixa na teoria do sociólogo, uma vez que se uma criança vive em uma família com esse comportamento, tende a adotá-lo também por conta da vivência em grupo. Assim, a continuação do pensamento da inferioridade religiosa, transmitido de geração a geração, funciona como base forte dessa forma de preconceito, perpetuando o problema no Brasil.”

O uso da Constituição Federal como base legal fortaleceu o argumento, mostrando que a igualdade religiosa não é só uma questão cultural, mas um direito garantido pela lei. Esse tipo de embasamento aumenta as chances de uma boa pontuação.

Inserção de repertório sociocultural

Na mesma redação, é possível ver elementos fundamentais de um bom desenvolvimento. Isso porque a autora utiliza repertório sociocultural, citando Aristóteles, o clássico filósofo grego, e Durkheim, um sociólogo renomado.

Depois, ela relaciona esse conceito à realidade brasileira, demonstrando como o preconceito e a sua perpetuação geracional são responsáveis pela intolerância religiosa na sociedade brasileira.

Uma boa dica é adicionar um único argumento, bem fundamentado, em cada parágrafo de desenvolvimento. Evite misturar várias ideias no mesmo parágrafo, pois isso pode deixar o seu texto confuso.

Outro aspecto importante no desenvolvimento do texto dissertativo-argumentativo é a coesão textual. Para que os parágrafos sejam fluidos, utilize conectivos para redação.

3. Conclusão

A conclusão é o fechamento do texto e deve retomar a tese defendida, além de apresentar uma proposta de intervenção para solucionar o problema abordado.

Como propor uma intervenção prática?

Para que a intervenção seja prática e concreta, o parágrafo final da redação precisa responder a algumas perguntas. Veja!

  • Quem deve agir? (Governo, ONGs, Mídia, Indivíduo, Família, Escola e Sociedade);
  • Qual ação deve ser feita? 
  • Como essa ação será implementada?
  • Qual o efeito esperado?

Um ótimo exemplo de conclusão vem na redação nota 1.000 de Daniel Gomes, no Enem 2018. Com o tema “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”, ele concluiu o texto dissertativo-argumentativo da seguinte forma:

“É necessário, portanto, que medidas sejam tomadas para facilitar o acesso democrático ao cinema no país. Posto isso, o Ministério da Cultura deve, por meio de um amplo debate entre Estado, sociedade civil, Agência Nacional de Cinema (ANCINE) e profissionais da área, lançar um Plano Nacional de Democratização ao Cinema no Brasil, a fim de fazer com que o maior número possível de brasileiros possa desfrutar do universo dos filmes. Tal plano deverá focar, principalmente, em destinar certo percentual de ingressos para pessoas de baixa renda e estudantes de escolas públicas. Ademais, o Governo Federal deve também, mediante oferecimento de incentivos fiscais, incentivar os cinemas a reduzirem o custo de seus ingressos. Dessa maneira, a situação vivenciada em ‘’Cine Hollywood’’ poderá ser visualizada na realidade de mais brasileiros.”

O que torna essa conclusão eficiente é a proposta de intervenção bem estruturada. 

Entenda, a seguir, como ele estruturou cada uma das informações essenciais.

  • Qual ação deve ser feita: lançar um Plano Nacional de Democratização ao Cinema no Brasil e oferecer incentivos fiscais para diminuir o valor de ingressos;
  • Quem deve agir: Ministério da Cultura junto com o Estado, sociedade civil, a Agência Nacional de Cinema (ANCINE) e os profissionais da área;
  • Como essa ação será implementada: tal plano deverá focar em destinar certo percentual de ingressos para pessoas de baixa renda e estudantes de escolas públicas;
  • Qual o efeito esperado: democratizar o cinema e fazer o maior número possível de brasileiros desfrutarem do universo dos filmes.

Dessa forma, evite concluir a redação de forma vaga, sem apresentar uma solução real. Propostas genéricas como “é preciso conscientizar a sociedade” ou “o Governo deve resolver esse problema” são muito abstratas e podem não garantir uma boa nota.

Leia também: como tirar nota 1.000 na redação Enem.

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