Texto dissertativo-argumentativo: o que é, estrutura e como fazer

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O dissertativo-argumentativo é o modelo de redação mais exigido em provas importantes, como o ENEM e diversos vestibulares. 

Trata-se de um formato que avalia a capacidade de escrever bem, o raciocínio crítico, a organização lógica das ideias e a habilidade de convencer o leitor. 

Neste guia completo, você entenderá o que é esse tipo de texto, como ele se estrutura e quais estratégias usar para dominá-lo, com exemplos, dicas práticas e técnicas que ajudarão você a alcançar uma redação nota máxima. Continue lendo e fique por dentro!

Estrutura básica do texto dissertativo-argumentativo

Um bom texto dissertativo-argumentativo segue uma lógica muito clara, quase como uma fórmula. 

Ele deve apresentar introdução, desenvolvimento e conclusão, respeitando a coerência e a progressão de ideias, tal como aparece abaixo:

Introdução

  • Contextualização do tema;
  • Apresentação da tese na redação.

Desenvolvimento 1 e 2

  • Tópico frasal (ideia principal de cada parágrafo);
  • Argumentos consistentes;
  • Inserção de repertório sociocultural.

Conclusão

  • Retomada da tese;
  • Apresentação da proposta de intervenção (com agente, ação, meio e efeito).

Veja também: como fazer uma redação?

1. Introdução

A introdução é o primeiro contato do leitor com o seu texto, por isso, precisa ser clara e instigante. É nela que você contextualiza o tema, apresenta sua tese na redação, ou seja, o ponto de vista que será defendido ao longo do texto, e direciona o olhar do corretor.

Contextualização inicial

Uma dica para iniciar a introdução é utilizar referências históricas, citações de pensadores, dados estatísticos ou até fatos que demonstrem a relevância do tema.

Uma boa introdução está na proposta de redação texto dissertativo-argumentativo da Maria Laura Klein, nota 1.000 no Enem 2023 com o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”:

“O livro ‘Quarto de Despejo: diário de uma favelada’, escrito por Carolina Maria de Jesus na década de 1950, narra as vivências da autora na favela do Canindé e suas dificuldades para obter sozinha o sustento de seus três filhos. De maneira análoga, cerca de setenta anos após a publicação do diário, a realidade enfrentada por Carolina permanece no Brasil contemporâneo, visto que o trabalho de cuidado realizado por mulheres, apesar de extremamente importante para a sociedade nacional, continua invisibilizado. Diante disso, cabe refletir acerca do legado histórico patriarcal e da intensificação das desigualdades para compreender os desafios que impedem a valorização do serviço feminino de assistência.”

Apresentação da tese

Percebeu no exemplo acima como a autora já introduz o problema de forma objetiva e, ao final, apresenta a tese na redação que será desenvolvida?

A clareza e a coerência da introdução são pontos fundamentais para que o leitor compreenda, desde o início, qual será o foco da argumentação.

Para isso, é importante evitar frases muito genéricas ou introduções muito longas. Seja direto e conecte a sua introdução ao que será desenvolvido nos próximos parágrafos.

Veja também: como fazer uma citação indireta?

2. Desenvolvimento

Sem dúvidas, o desenvolvimento é a parte mais importante do texto dissertativo-argumentativo, apresentando os argumentos a serem sustentados.

Construção de argumentos sólidos

Cada parágrafo deve trazer um argumento apoiado em referências concretas, como fatos históricos, dados estatísticos, citações de especialistas, comparações e exemplos.

No Enem 2016, Larissa Cristine Ferreira, com o tema “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”, construiu um argumento sólido relacionando desigualdade social e pensamento de inferioridade religiosa:

“É indubitável que a questão constitucional e sua aplicação estejam entre as causas do problema. Conforme Aristóteles, a poética deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade. De maneira análoga, é possível perceber que, no Brasil, a perseguição religiosa rompe essa harmonia; haja vista que, embora esteja previsto na Constituição o princípio da isonomia, no qual todos devem ser tratados igualmente, muitos cidadãos se utilizam da inferioridade religiosa para externar ofensas e excluir socialmente pessoas de religiões diferentes.

Segundo pesquisas, a religião afro-brasileira é a principal vítima de discriminação, destacando-se o preconceito religioso como o principal impulsionador do problema. De acordo com Durkheim, o fato social é a maneira coletiva de agir e de pensar. Ao seguir essa linha de pensamento, observa-se que a preparação do preconceito religioso se encaixa na teoria do sociólogo, uma vez que se uma criança vive em uma família com esse comportamento, tende a adotá-lo também por conta da vivência em grupo. Assim, a continuação do pensamento da inferioridade religiosa, transmitido de geração a geração, funciona como base forte dessa forma de preconceito, perpetuando o problema no Brasil.”

O uso da Constituição Federal como base legal fortaleceu o argumento, mostrando que a igualdade religiosa não é só uma questão cultural, mas um direito garantido pela lei. Esse tipo de embasamento aumenta as chances de uma boa pontuação.

Inserção de repertório sociocultural

Na mesma redação, é possível ver elementos fundamentais de um bom desenvolvimento. Isso porque a autora utiliza repertório sociocultural, citando Aristóteles, o clássico filósofo grego, e Durkheim, um sociólogo renomado.

Depois, ela relaciona esse conceito à realidade brasileira, demonstrando como o preconceito e a sua perpetuação geracional são responsáveis pela intolerância religiosa na sociedade brasileira.

Uma boa dica é adicionar um único argumento, bem fundamentado, em cada parágrafo de desenvolvimento. 

Evite misturar várias ideias no mesmo parágrafo, pois isso pode deixar o seu texto confuso.

Outro aspecto importante no desenvolvimento do texto dissertativo-argumentativo é a coesão textual. Para que os parágrafos sejam fluidos, utilize conectivos para redação.

3. Conclusão

A conclusão é o fechamento do texto e deve retomar a tese defendida, além de apresentar uma proposta de intervenção para solucionar o problema abordado.

Como propor uma intervenção prática?

A proposta de intervenção é uma sugestão de ação para resolver o problema discutido no texto. 

Para ser válida, ela precisa apresentar:

  • Quem deve agir? (Governo, ONGs, Mídia, Indivíduo, Família, Escola e Sociedade);
  • Qual ação deve ser feita
  • Como essa ação será implementada?
  • Qual o efeito esperado?

É essa parte que diferencia a redação do ENEM de outras provas, pois exige do candidato não apenas análise, mas também capacidade de propor soluções.

Um ótimo exemplo de conclusão vem na redação nota 1.000 de Daniel Gomes, no Enem 2018. 

Com o tema “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”, ele concluiu o texto dissertativo-argumentativo da seguinte forma:

“É necessário, portanto, que medidas sejam tomadas para facilitar o acesso democrático ao cinema no país. Posto isso, o Ministério da Cultura deve, por meio de um amplo debate entre Estado, sociedade civil, Agência Nacional de Cinema (ANCINE) e profissionais da área, lançar um Plano Nacional de Democratização ao Cinema no Brasil, a fim de fazer com que o maior número possível de brasileiros possa desfrutar do universo dos filmes. Tal plano deverá focar, principalmente, em destinar certo percentual de ingressos para pessoas de baixa renda e estudantes de escolas públicas. Ademais, o Governo Federal deve também, mediante oferecimento de incentivos fiscais, incentivar os cinemas a reduzirem o custo de seus ingressos. Dessa maneira, a situação vivenciada em ‘’Cine Hollywood’’ poderá ser visualizada na realidade de mais brasileiros.”

O que torna essa conclusão eficiente é a proposta de intervenção bem estruturada

Entenda, a seguir, como ele estruturou cada uma das informações essenciais.

  • Qual ação deve ser feita: lançar um Plano Nacional de Democratização ao Cinema no Brasil e oferecer incentivos fiscais para diminuir o valor de ingressos;
  • Quem deve agir: Ministério da Cultura junto com o Estado, sociedade civil, a Agência Nacional de Cinema (ANCINE) e os profissionais da área;
  • Como essa ação será implementada: tal plano deverá focar em destinar certo percentual de ingressos para pessoas de baixa renda e estudantes de escolas públicas;
  • Qual o efeito esperado: democratizar o cinema e fazer o maior número possível de brasileiros desfrutarem do universo dos filmes.

Dessa forma, evite concluir a redação de forma vaga, sem apresentar uma solução real. Propostas genéricas como “é preciso conscientizar a sociedade” ou “o Governo deve resolver esse problema” são muito abstratas e podem não garantir uma boa nota.

Leia também: como tirar nota 1.000 na redação Enem.

Como escrever uma redação do zero? Confira o passo a passo

Se você quer entender como fazer uma redação dissertativa-argumentativa desde o início, siga este roteiro simples e funcional:

  1. interpretação do tema — leia o enunciado com atenção e identifique a problemática central;
  2. seleção de repertório — liste referências, dados, exemplos históricos ou atuais que podem enriquecer sua argumentação;
  3. criação do projeto de texto (esqueleto) — organize as ideias em tópicos, sendo introdução (tese), desenvolvimento 1 e 2 (argumentos) e conclusão (proposta de intervenção);
  4. rascunho — escreva o texto com base no planejamento, mantendo a coesão e a progressão de ideias;
  5. revisão final — releia em busca de erros gramaticais, problemas de clareza e repetições desnecessárias.

Como se inicia uma dissertação?

Se você ainda tem dúvidas sobre como fazer uma dissertação argumentativa, vale conhecer conectivos úteis para começar bem a introdução:

  • “É inegável que…”;
  • “Na contemporaneidade, observa-se…”;
  • “Diante do exposto, torna-se necessário refletir sobre…”;
  • “O tema em questão evidencia a necessidade de…”;
  • “Ao longo da história, percebe-se que…”.

Que palavras devo usar para iniciar um desenvolvimento?

O desenvolvimento precisa ser encadeado com conectivos adequados. Veja alguns exemplos:

  • “Em primeiro lugar, é importante destacar que…”;
  • “Além disso, observa-se que…”;
  • “Outro aspecto relevante refere-se a…”;
  • “Dessa forma, percebe-se que…”;
  • “Nesse contexto, torna-se evidente que…”.

Quais palavras usar em uma conclusão?

Na conclusão, os conectivos devem sinalizar fechamento e retomada da tese. Exemplos:

  • “Portanto, conclui-se que…”;
  • “Assim, é fundamental compreender que…”;
  • “Logo, evidencia-se a necessidade de…”;
  • “Dessa maneira, reafirma-se que…”;
  • “Em síntese, torna-se indispensável…”.

Exemplo de redação comentada

Abaixo, você verá um exemplo de texto dissertativo comentado. O tema é fictício, mas com grande potencial de ser cobrado na redação para concursos e na prova do ENEM.

Tema: O impacto das redes sociais na saúde mental dos jovens

Introdução

Na contemporaneidade, as redes sociais se consolidaram como ferramentas de interação, informação e entretenimento. No entanto, esse avanço tecnológico também trouxe efeitos colaterais preocupantes, especialmente para os jovens. Diante desse cenário, é necessário refletir sobre os impactos das redes no bem-estar psicológico dessa parcela da população.

Comentário: aqui temos contextualização (avanço tecnológico e uso das redes sociais) e a tese na redação (necessidade de refletir sobre os impactos).

Desenvolvimento 1

Em primeiro lugar, pesquisas apontam que o uso excessivo de redes sociais está relacionado ao aumento de casos de ansiedade e depressão. De acordo com estudo da Organização Mundial da Saúde, jovens que passam mais de três horas diárias conectados apresentam índices mais elevados de sofrimento psicológico. Isso demonstra a urgência de compreender como a exposição digital influencia a saúde mental.

Comentário: neste parágrafo, há argumentação e persuasão por meio de dados científicos que validam a tese.

Desenvolvimento 2

Além disso, é importante destacar que o ambiente virtual muitas vezes favorece a comparação social e a busca por padrões inalcançáveis de vida. A cultura da “vida perfeita” nas redes acaba estimulando sentimentos de frustração e baixa autoestima, comprometendo o equilíbrio emocional. Assim, a influência negativa desses espaços não pode ser ignorada.

Comentário: aqui foi usado repertório sociocultural implícito (cultura da comparação) para sustentar a ideia.

Conclusão

Portanto, conclui-se que as redes sociais, embora representem avanços na comunicação, exercem impacto nocivo na saúde mental dos jovens. Para mitigar esse problema, o Ministério da Saúde, em parceria com escolas e psicólogos, deve implementar programas de conscientização sobre o uso saudável das redes, promovendo debates e oficinas que orientem os jovens. Dessa forma, será possível equilibrar os benefícios tecnológicos com o bem-estar psicológico.

Comentário: a conclusão retoma a tese e apresenta uma proposta de intervenção completa (agente, ação, meio e efeito).

Diferenças entre dissertativo e dissertativo-argumentativo

Um texto dissertativo tem como principal objetivo explicar um tema, trazendo informações e conceitos de forma objetiva. 

Ele pode até apresentar diferentes pontos de vista, mas sem necessariamente defender um lado.

Já a definição do texto dissertativo-argumentativo é expor um tema e defender uma tese, ou seja, posicionar-se e utilizar argumentos para convencer o leitor da sua opinião. 

Portanto, a ideia não é só informar, mas persuadir, mostrando que o seu ponto de vista faz sentido. 

Para simplificar, veja dois exemplos práticos dos tipos de redação!

1. Texto dissertativo: “A leitura na formação do indivíduo”

“A leitura está presente no desenvolvimento cognitivo e social do indivíduo. Desde a infância, o contato com livros possibilita a exposição a diferentes palavras e estruturas textuais. No decorrer da vida, o acesso a diversos tipos de leitura permite o contato com diferentes formas de conhecimento. No ambiente escolar, a leitura está associada ao desempenho acadêmico, sendo um elemento presente na construção do aprendizado. Além disso, a interação com textos escritos proporciona oportunidades de contato com diferentes perspectivas e ideias ao longo do tempo.”

2. Texto dissertativo-argumentativo: “Desafios da leitura na construção de uma sociedade crítica”

“Em uma sociedade caracterizada pela rápida disseminação de informações, o hábito da leitura desempenha um papel crucial na formação de cidadãos críticos e bem informados. Segundo o educador Paulo Freire, a leitura do mundo precede a leitura da palavra, ou seja, o conhecimento adquirido por meio dos livros permite uma melhor compreensão da realidade. No Brasil, no entanto, a baixa taxa de leitura representa um obstáculo para o desenvolvimento do pensamento crítico da população. Assim, torna-se indispensável fomentar políticas públicas que incentivem o acesso aos livros e à educação de qualidade.”

Saiba como a Gran pode ajudar você a dominar a redação

Dominar a estrutura do texto dissertativo-argumentativo não é simples, mas pode ser mais fácil com o suporte certo. 

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