Escrever um trabalho acadêmico é uma missão que muitas vezes parece impossível. Existem diversas formas, meios e modos de se produzir esse tipo de trabalho. Cada pessoa tem o jeito que melhor funciona para ela. Hoje vamos falar de uma dessas maneiras: o estado da arte.
Navegue pelo índice:
- O que é estado da arte?
- Estado da arte da pesquisa
- Estado da arte: como fazer
- Diferença entre estado da arte e estado do conhecimento
O que é estado da arte?
O estado da arte é um tipo de pesquisa que busca apresentar um panorama geral sobre algum tema. Geralmente, é uma pesquisa teórica feita a partir de diversos estudos e levantamentos bibliográficos. Ou seja, é uma pesquisa que vai dar uma visão geral sobre todo um campo de pesquisa a partir da leitura de textos sobre essa área.
Por exemplo, uma pessoa que vai pesquisar sobre metodologias educacionais vai fazer uma busca sobre o que se tem sobre esse tema. Pode ser dentro de um intervalo de tempo ou em geral. O objetivo desse tipo de trabalho é apresentar uma visão ampla acerca de uma temática. Em geral, esse tipo de pesquisa busca responder perguntas do tipo:
- Quais as principais conclusões a respeito do tema?
- Quais as diferenças e concordância entre os estudos dessa área?
- O que os críticos estão dizendo sobre esse campo de estudo?
- Quais as principais tendências?
- Em quais condições essas pesquisas estão sendo produzidas?
Estado da arte da pesquisa
O estado da arte é um tipo de processo de pesquisa que contribui consideravelmente para a produção científica e para o conhecimento acadêmico. Através dele é possível fazer um apanhado geral sobre uma área de pesquisa e, a partir disso, desenvolver estudos e novas descobertas. Veja:
Trabalho generalista
O estado da arte é um tipo de trabalho acadêmico generalista. Ou seja, através dele você tem uma visão bastante ampla sobre um campo de estudo, sua evolução e as tendências para o futuro. Ele é uma excelente ferramenta para quem deseja ter conhecimentos gerais sobre as variedades que envolvem um campo de interesse.
Habilidades de pesquisa
Através do estado da arte no trabalho acadêmico, o estudante acaba tendo contato com diferentes tipos de conhecimento. Dessa forma, suas habilidades de pesquisa acabam por se desenvolver de maneira ampla e diversa. A pessoa passa a ter mais contato com diferentes metodologias de pesquisa e sobre como desenvolvê-las.
Estímulo a habilidades interpessoais
Outro ponto importante da contribuição do trabalho acadêmico a partir do estado da arte é a concentração. Por ser um tipo de pesquisa ampla e diversa, o estudante desenvolve a característica de se concentrar e organizar, responsabilidade e planejamento. Como ele tem contato com uma diversidade de produções científicas, é preciso saber gerir bem esses dados e informações.
Estado da arte como fazer
Na hora de desenvolver um trabalho acadêmico utilizando o estado da arte, é preciso estar atento a algumas boas práticas:
Estado da arte metodologia
O primeiro passo é estar atento à metodologia que você vai utilizar e/ou pesquisar. Geralmente o estado da arte parte de uma revisão bibliográfica. Trata-se de uma pesquisa a partir de produções textuais: livros, artigos, ensaios, resenhas e TCCs acerca de um tema.
Em geral, é definido um termo de busca e o estudante vai identificar os trabalhos mais relevantes sobre o tema. Com isso, deverá ser feita a leitura desses trabalhos e extraído as principais ideias para, em seguida, serem feitas comparações e análises.
O termo que o aluno vai pesquisar pode ser variado:
- Um campo teórico;
- Trabalhos de um mesmo autor;
- Um tema relevante ou em alta.
Atenção a ABNT
Como todo trabalho acadêmico, você precisa estar atento às regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). As famosas (e temidas) normas da ABNT são indicações de como o seu trabalho deve ser formatado, de acordo com a modalidade dele. Ou seja, se é artigo, TCC, ensaio ou algum outro.
Em geral, existem algumas regras padrões, mas que podem variar um pouco de acordo com a instituição. Todavia, a ideia é que o trabalho acadêmico tenha uma certa padronização e sigam algumas orientações gerais para avaliação. A ideia é que isso, de certa forma, garanta a qualidade do trabalho.
Veja o tipo de trabalho
Um outro ponto importante na hora de produzir um trabalho acadêmico é estar atento ao formato que você está produzindo. Cada tipo de texto tem as suas orientações próprias, estrutura e boas práticas com relação a ao estilo, número de páginas, parte técnica e outras normas.
Além disso, é preciso estar atento também a isso na hora de pensar o seu texto. Isso vai te ajudar na escrita e na hora de desenvolver o trabalho. Por exemplo, se você está produzindo um Trabalho de Conclusão de Curso, tem mais páginas, vai poder detalhar mais o seu estudo. Por outro lado, se você estiver escrevendo um artigo ou ensaio, vai ter que ser um pouco mais objetivo.
Estado da arte exemplos
- TCC: um trabalho mais longo e denso, geralmente usado como forma de avaliação final para o título de graduação ou pós. Pode ser uma monografia, dissertação ou tese;
- Artigo: um texto mais curto, que geralmente é uma síntese de um TCC, só que mais resumido;
- Ensaio: um tipo de trabalho acadêmico mais crítico, porém deve ser bem embasado teoricamente;
- Resenha: parecido com o ensaio, é um trabalho que busca fazer um resumo (crítico ou não) das principais ideias de um outro trabalho. Geralmente um livro, artigo TCC ou mídia.
Estude bastante
Por fim, uma outra dica importante para todo e qualquer trabalho acadêmico é o estudo. É preciso foco para muita leitura e estudo para produzir trabalhos de qualidade e embasados. Além disso, o estudo é uma das principais formas de obter conhecimento para exercer suas funções, desenvolver atividades e obter autoridade profissional.
Diferença entre estado da arte e estado do conhecimento
Ainda que os conceitos estejam relacionados, há diferença entre estado da arte e estado do conhecimento.
Enquanto o estado da arte faz um mapeamento de produções em um vasto acervo de fontes, o estado do conhecimento utiliza uma metodologia mais específica, pois aborda apenas um setor de pesquisas sobre um determinado tema, dando assim mais ênfase em avanços e inovações numa área mais restrita do saber.
Vem ser Gran!
O Gran Cursos Online começou lá em 2012 e, desde então, vem mudando a vida de diversas pessoas. Nesses 10 anos de existência, construímos uma renomada reputação enquanto instituição de ensino:
- Reconhecido pela Amazon como um dos projetos mais relevantes do mundo na área de Tecnologia e Educação;
- O Gran venceu o Prêmio Reclame Aqui por cinco anos seguidos na categoria “Educação – pré-vestibulares e concursos”
- Foi eleito pelo Project Management Institute (PMI), um dos 50 Projetos Mais Influentes do mundo;
- Melhores preços do mercado: mensalidades a partir de R$ 84,79
- Mais de 500 mil alunos pagantes e mais de 1000 funcionários;
- Temos um dos RHs mais inspiradores do Brasil segundo a Gupyç
- Diversas ferramentas de estudo: PDFs, audiobooks, mapas mentais, videoaulas, questões, gerenciador de estudos e muito mais!
- Professores experientes e capacitados;
- Acesso imediato e 100% online.
Participe da conversa