Sou coach e mentor para concursos há alguns anos e em algumas vezes recebi mensagens de alunos com essa dúvida. Talvez seja a sua. Lembro que o primeiro concurso em que fui aprovado foi um de nível médio, na época o de soldado da PMDF. Graças a Deus consegui esse resultado na minha primeira tentativa, pois isso abriu várias portas para mim, inclusive a minha independência financeira dos meus pais aos vinte anos. Isso foi há quase vinte anos e muita coisa mudou de lá para cá. Atualmente, para esse e para outros diversos cargos, exige-se o nível superior.
Minha recomendação para meus alunos é sempre analisar qual é o cenário da sua vida nesse exato momento. Por exemplo, você tem condições de pagar sua própria faculdade ou seus pais já fizeram essa proposta para você? Se a resposta para a segunda questão for sim, vá em frente e abrace essa oportunidade! Mas se a resposta for não, cuidado! É aí que vem a decisão que pode mudar sua vida para sempre. Provavelmente se você disse “não”, é porque precisa mudar de cenário o quanto antes, e o concurso vai ser uma porta que alavancará sua vida.
Talvez você até ache que seja possível conciliar ambas as atividades, mas existem muitas razões pelas quais não é possível combinar os estudos para um concurso com a faculdade. Sabe por quê? Porque estudar para um concurso e fazer faculdade distrai as pessoas de seus estudos. Isso mesmo! Estudos comprovam que pessoas mais focadas têm mais sucesso na vida e são as que realizam seus objetivos de maneira mais rápida.
Algumas pessoas acreditam que combinar o estudo para um concurso com a faculdade é uma solução eficaz para resolver problemas de longo prazo, mas isso também distrai os alunos de seus estudos, e no final das contas você acaba não fazendo bem nem uma coisa nem outra.
Primeira coisa, se você ainda está em dúvida se entra na faculdade ou não, eu digo entre na faculdade e tenha um curso superior. Isso vai abrir algumas portas para você, inclusive a do concurso público. Lembro que, depois de já ser servidor, demorei algum tempo para concluir a minha faculdade e isso fez com que eu não pudesse aproveitar outras oportunidades de concursos de nível superior por causa do meu nível educacional.
Segunda coisa é sobre a escolha do curso superior. Se os seus pais têm condições de manter você por algum tempo e investir em seu ensino, faça algum curso que, no “pior dos cenários”, te daria uma profissão para trabalhar na iniciativa privada. Caso os seus pais não possam te ajudar no custeio dos seus estudos ou até mesmo se você já tiver saído de casa, constituído família, recomendo você fazer um curso superior EaD que seja acessível financeiramente para você.
Terceira coisa é sobre em que momento você deve iniciar os seus estudos para concursos. Se você não trabalha e já está finalizando a sua faculdade, entendo que é super viável você definir uma área de concurso que deseja prestar e já começar a conciliar o estudo para concursos. Caso você concilie o trabalho com os estudos universitários, recomendo que finalize primeiro o curso superior para depois focar 100% no sonho da sua vida, que é ser aprovado em concurso público e ter a sua tão sonhada estabilidade e valorização profissional.
Eu espero que você implemente essas simples e valiosas dicas que farão toda a diferença em seus estudos. Eu sei que você é capaz de chegar lá! Estude, foque-se, determine e acredite na sua real capacidade. Um abraço e me siga nas redes sociais @marcosalmeidaprof.
Foi uma honra contribuir com a sua vida.
Participe da conversa