Grade curricular de Engenharia de Software

Por
4 min. de leitura

O curso de Engenharia de Software vai além de ensinar a programar, oferecendo uma formação abrangente que capacita especialistas para enfrentar os desafios da Tecnologia da Informação (TI). 

A grade curricular de Engenharia de Software prepara os alunos para diversas áreas da tecnologia, e os salários para os profissionais formados variam entre R$ 4.300 e R$ 8.000, dependendo do cargo, da empresa e da região.

Neste artigo, vamos abordar o que faz o Engenheiro de Software, como funciona a graduação e as disciplinas por período. Confira!

Como é o curso de Engenharia de Software?

O curso de Engenharia de Software é uma formação de nível superior voltada para capacitar profissionais no desenvolvimento de softwares e de aplicativos e nos diferentes usos profissionais de tecnologias da informação. 

Oferecido pela Gran Faculdade na modalidade de Educação à Distância (EAD), a graduação na área tem duração de quatro anos, divididos em oito períodos e totalizando uma carga horária de 3.200 horas

Durante o curso, os alunos exploram diversas áreas do ciclo de Desenvolvimento de Sistemas, incluindo Programação, Banco de Dados e Segurança da Informação. 

Embora a Matemática seja uma parte integrante da formação, o foco da graduação está na aplicação prática desses conhecimentos teóricos em projetos reais. 

Veja, a seguir, algumas das principais matérias do curso Engenharia de Software.

  • Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais;
  • Práticas de Programação;
  • Banco de Dados;
  • Computadores, Linguagens Formais e Programação;
  • Redes e Segurança da Informação;
  • Algoritmos e Estruturas de Dados;
  • Linux e Programação em Shell Script;
  • UX/UI Design;
  • Segurança e Auditoria de Sistemas;
  • Computação em Nuvem, Containers e DevOps;
  • Inteligência Artificial e Blockchain.

Qual a diferença entre os cursos de Engenharia de Software e Ciências de Dados?

Quem tem interesse em estudar TI, muitas vezes, não sabe se é melhor fazer um curso de Engenharia de Software ou de Ciência de Dados. Alguns ainda se questionam se devem estudar Ciências da Computação

Apesar de estarem relacionados a uma área semelhante, essas formações são diferentes. A escolha pela melhor graduação vai depender do perfil do estudante e dos seus objetivos profissionais. 

Enquanto a Engenharia de Software é focada na criação e na manutenção de sistemas complexos e na arquitetura e no desenvolvimento de software, as Ciências da Computação contam com uma abordagem mais teórica e abrangente, explorando desde algoritmos e estruturas de dados até computação quântica

Os estudos em Ciência de Dados concentram-se na análise e na interpretação de grandes volumes de dados, aplicando técnicas estatísticas e de aprendizado de máquina. 

Há ainda a opção de fazer o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que tem um caráter mais técnico e prático, sendo ideal para quem deseja se especializar na área de maneira mais rápida. 

Quais são as disciplinas estudadas em Engenharia de Software na Gran Faculdade?

Existem diferentes assuntos a serem estudados em Engenharia de Software. Confira cada disciplina trabalhada por período!

1º período

No início da graduação, os alunos são introduzidos a disciplinas fundamentais da área, como a própria Engenharia de Software, além de Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais e Lógica e Tomada de Decisão.

Há ainda o “Projeto Integrador: Carreira e Futuro”, que permite que os alunos apliquem os conhecimentos teóricos na prática, além de atividades extracurriculares que reforçam o aprendizado.

2º período

No semestre seguinte, os universitários têm acesso às matérias técnicas mais específicas, como Práticas de Programação e Banco de Dados. Também estudam temas como Governança de TI e Gerenciamento de Projetos e Metodologias Ágeis, que preparam os futuros profissionais para liderar e coordenar projetos tecnológicos. 

Além disso, nesse período, são abordadas questões éticas, comportamentais e de saúde mental, conferindo uma formação integrada para que os alunos desempenhem bem as suas atribuições no futuro.

3º período

Já no terceiro semestre do curso, os estudantes se debruçam sobre assuntos como Infraestrutura e Segurança da Informação e Linguagem de Programação e Informática. Esses conhecimentos são fundamentais para o desenvolvimento de softwares eficientes, confiáveis e adaptáveis às demandas de mercado. 

4º período

Nesta etapa da graduação, os alunos se aprofundam nos estudos por meio de disciplinas como Desenvolvimento Back-end e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Passam ainda por matérias teóricas como Matemática e Física para Computação e Algoritmos e Estruturas de Dados, fundamentais para o desenvolvimento de soluções tecnológicas. 

Os estudantes também têm acesso às disciplinas importantes para a formação humana e profissional, como Sociedade e Diversidade, além de adquirirem conhecimentos em Inovação e Empreendedorismo, bastante promissores na área de tecnologia.

5º período

Em seu 5º período, o curso inclui disciplinas de desenvolvimento e UX/UI Design, voltadas para a criação de interfaces eficientes e atraentes e para a garantia da boa experiência dos usuários.

Os alunos ainda estudam matérias como Banco de Dados NoSQL e Inteligência de Negócios, que ensinam o futuro profissional a trabalhar com grandes volumes de dados e a tomar decisões estratégicas. 

6º período 

O 6º período da graduação inclui aulas voltadas para Desenvolvimento e Programação para Dispositivos Móveis, Arquitetura de Software e Microsserviços e Computação em Nuvem

Também são abordados temas como containers e DevOps, usados para desenvolver produtos mais eficientes e confiáveis, com menos risco de erros e de incompatibilidade.

7º período

O penúltimo período da graduação conta com disciplinas como Gestão, Teste e Qualidade de Software e Segurança e Auditoria de Sistemas, que preparam os futuros engenheiros para desenvolver e manter sistemas seguros e de alta qualidade. 

Além disso, há matérias como Geometria Analítica e Álgebra Linear Aplicadas à Computação Gráfica, que fornecem o conhecimento matemático necessário para atuar em áreas como computação gráfica. 

8º período

Finalmente, no último período da faculdade, os alunos se concentram em áreas avançadas, como Inteligência Artificial e Blockchain, além de Governança Corporativa e Digital. 

Na fase final da formação, a ênfase é a integração do conhecimento adquirido ao longo do curso, com foco em práticas avançadas de Engenharia de Software. 

Além disso, os estudantes têm a opção de cursar uma disciplina eletiva e aprofundar os seus estudos em áreas de interesse específico. Eles ainda podem incluir Libras como disciplina optativa, para atuar profissionalmente de forma inclusiva e acessível.

Por que escolher Engenharia de Software da Gran Faculdade? 

Ao optar pelo curso de Engenharia de Software EAD na Gran Faculdade, os alunos encontram uma formação sólida, inclusiva e alinhada às demandas de um mercado em constante evolução. 

A estrutura curricular da graduação é composta por disciplinas teóricas e práticas com foco em metodologias ativas e projetos integradores, que conectam os alunos diretamente com o mercado de trabalho. Além disso, os estudantes também se dedicam a atividades práticas e extracurriculares ao longo de todo curso, obtendo uma formação mais ampla.

Ainda, os cursos EAD da Gran Faculdade possibilitam que o aluno estude a qualquer hora, em qualquer lugar, utilizando dispositivos como notebooks, celulares, tablets e até sistemas de smart TV. 

Além da praticidade e da comodidade, essas opções são adequadas para quem estuda e trabalha ao mesmo tempo e precisa fazer o próprio horário.

Agora que você já sabe como é o curso de Engenharia de Software, comece a estudar já com a Gran Faculdade!

Por
4 min. de leitura