Provavelmente você já ouviu falar sobre algum projeto ou ação do Ministério da Educação ou sua sigla MEC. Mas você sabe o que significa na prática e qual a função deste órgão?
Clique aqui para seguir o canal Gran Faculdade no WhatsApp!
Vamos conferir e entender melhor a seguir, se preferir, navegue pelo índice abaixo:
- O que significa MEC?
- Qual é a função do Ministério da Educação?
- O que é e-MEC?
- Como saber se um curso é reconhecido pelo MEC?
- Como saber se uma instituição é reconhecida pelo MEC?
- Venha para a Gran Faculdade!
Outras notícias em destaque:
O que significa MEC?
Será que você sabe o significado de MEC e quando ele surgiu? Sim, hoje, MEC é a sigla para Ministério da Educação e da Cultura, mas para além disso, vale entender um pouco do histórico desse órgão.
Uma curiosidade inicial é que, por ser uma sigla com 3 letras, a grafia correta de MEC é assim, com todas as letras maiúsculas. Lembre-se disso ao fazer alguma redação ou relatório.
De acordo com o próprio MEC, seu surgimento aconteceu em 1932, quando Fernando de Azevedo e um grupo de educadores, incluindo Cecília Meireles, Anísio Teixeira, etc., lançaram o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.
O documento tinha como objetivo fomentar uma política educacional ampla e integrada, defendia o ensino laico, gratuito e obrigatório e a educação como uma função essencialmente pública.
Com a Constituição Federal de 1934, a educação passou a ser vista como um direito de todos. Mesmo assim, foram muitos anos para que o Ministério chegasse àquilo que conhecemos hoje.
Com o surgimento do Ministério da Cultura, a sigla MEC surgiu em 1953. Ao longo de todo este período, este Ministério tratava não só da área educacional, mas de esferas como saúde, esportes e meio ambiente. Somente em 1995 o órgão passou a se dedicar à Educação e Cultura de forma exclusiva.
E, em 1996, foi feita uma reforma da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), incluindo a educação infantil e priorizando a formação adequada de profissionais da educação básica.
Em 2006, a educação básica de todo o país passou a receber recursos federais por meio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Mas esse não é seu único papel.
Agora que você já sabe o que significa MEC, vamos entender sua função atual.
Qual é a função do Ministério da Educação?
A função principal do MEC é promover ensino de qualidade em todo o país, em todos os níveis de ensino. Com isso, realiza ações contínuas, desenvolve, gerencia, fiscaliza e atualiza as diretrizes nacionais da educação.
Suas áreas de competência incluem a:
- Política Nacional de Educação;
- Educação infantil;
- Os ensinos fundamental, médio e superior;
- Educação de jovens e adultos,
- Educação profissional e tecnológica,
- Avaliação, informação e pesquisa educacionais;
- Pesquisa e extensão universitárias;
- Magistério;
- Educação especial;
- Educação à distância, exceto ensino militar;
- Assistência financeira a famílias carentes para a escolarização de seus filhos ou dependentes.
O que é e-MEC?
O e-MEC é a base de dados oficiais de cursos e Instituições de Ensino Superior. As informações fazem parte do Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior (IES) e são atualizadas de acordo com atos autorizativos do Poder Público ou de outro órgão competente na esfera federal ou estadual.
Lá, é possível conferir se um curso e/ou instituição é autorizado ou reconhecido pelo MEC.
Basicamente, para lançar um novo curso de graduação ou especialização, as faculdades devem solicitar autorização pelo MEC. Nesse processo, são avaliadas as dimensões:
- Organização didático-pedagógica;
- Corpo docente e técnico-administrativo;
- Instalações físicas oferecidas pela instituição, para atender a concepção de cada curso ofertado.
Além disso, para um curso ser reconhecido, a instituição deve solicitar o reconhecimento quando a primeira turma estiver entre 50% e 75% de sua carga horária total.
Para uma instituição de ensino emitir diploma, é preciso validação pelo MEC. Quando o curso não é reconhecido pelo MEC, o diploma não pode ser emitido ou, caso seja emitido de alguma forma, não tem validade.
Dessa forma, não é possível validar a conclusão do curso e suas consequências. Por exemplo, caso o curso não seja reconhecido, a pessoa não consegue se registrar nos Conselhos Profissionais Regionais ou Federais.
Como saber se um curso é reconhecido pelo MEC?
Para saber se um curso é reconhecido pelo MEC, é possível acessar o portal do MEC. Por meio do E-mec consulta é possível buscar os cursos reconhecidos pelo MEC, basta selecionar a opção de curso de graduação ou curso de especialização na busca avançada.
Como saber se uma instituição é reconhecida pelo MEC?
Para consultar faculdade no MEC é possível seguir o mesmo processo citado acima. acesse o site do MEC e faça sua busca por instituição.
Toda instituição de ensino superior deve seguir as regras e diretrizes do MEC, que, regularmente, valida a atuação da IES de acordo com uma série de critérios administrativos, educacionais e operacionais.
A partir das avaliações e índices, as instituições credenciadas pelo MEC recebem notas de 1 a 5.
O Gran Centro Universitário (ou Gran Faculdade, como costumamos chamar) é reconhecido com conceito máximo pelo MEC (nota 5), de acordo com a Portaria nº 402, de 03 de Junho de 2022.
Em maio de 2023, a Gran Faculdade passou por nova avaliação do MEC e conquistou novamente o conceito máximo (nota 5).
Consulte aqui o status do Gran Centro Universitário no e-MEC.
Venha para a Gran Faculdade!
Faça sua graduação EAD com qualidade e com mensalidades que cabem no seu bolso! Encontre o curso que mais tem a ver com você, matricule-se e comece a estudar hoje mesmo, no link de nossos cursos.
Aproveite vantagens como:
- Curso 100% digital que possibilita conciliar a rotina do dia a dia com os estudos;
- Plataforma simples e intuitiva, assim, você estuda de onde estiver, em qualquer dispositivo;
- Professores renomados, didáticos e que preparam os alunos para a prática profissional;
- Mensalidades que cabem no seu bolso para que você possa realizar seus sonhos;
- Acessibilidade e ferramentas de inclusão, afinal, aqui, todo mundo pode!
Participe da conversa