Os níveis de atenção à saúde buscam organizar e priorizar os casos que chegam a uma unidade para melhor atender aos pacientes. Ou seja, o foco é orientar os profissionais da saúde sobre o que demanda mais atenção em determinado momento dentro daquele contexto clínico.
Dominar esse tipo de conceito é fundamental para quem busca atuar em unidades de saúde de um modo geral; Afinal, saber o que oferecer aos pacientes, tomar decisões estratégicas e oferecer tratamento efetivo aos pacientes e fundamental.
Clique aqui para seguir o canal Gran Faculdade no WhatsApp!
Acompanhe o artigo para saber mais ou navegue pelo índice:
- O que são níveis de atenção à saúde?
- Para que servem os níveis de atenção à saúde?
- Quais são os níveis de atenção à saúde?
- Como são definidos os níveis de atenção?
- Níveis de atenção primária, secundária e terciária
- Quais os níveis de atenção do SUS?
- Quais os níveis de atenção à saúde mental?
- Qual a importância dos níveis de atenção à saúde?
Destaques: |
Faça duas pós-graduações pelo preço de uma!
Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, investir em múltiplas especializações pode ser o diferencial que você precisa para se destacar. Segundo pesquisas, profissionais com pós-graduação têm até 74% mais chances de serem contratados(as) em comparação àqueles que possuem apenas o ensino superior.
Além disso, esses profissionais tendem a ter salários até 50% maiores. Ao ampliar seus conhecimentos, você não só aumenta sua empregabilidade, mas também está mais preparado para enfrentar os desafios do mercado atual, que valoriza cada vez mais a qualificação e a adaptabilidade.
Portanto, se você quer aumentar seu salário no setor público ou privado, ganhar pontos na prova de títulos ou conquistar até duas especializações a partir de 6 meses, acompanhe a nossa live de lançamento da pós em dobro dia 23/09, às 9h59.
Inscreva-se no formulário abaixo e garanta desconto exclusivo:
O que são níveis de atenção à saúde?
Os níveis de atenção à saúde referem-se à organização dos serviços de saúde em diferentes formas e espaços de atuação. Tudo levando em conta a complexidade e a especificidade dos cuidados necessários para atender às necessidades da população.
Esse tipo de organização permite um atendimento mais eficiente e justo, garantindo que os pacientes recebam o cuidado apropriado no momento certo e no lugar certo.
Para que servem os níveis de atenção à saúde?
Em resumo, os níveis de atenção à saúde servem para organizar e hierarquizar os atendimentos de saúde, facilitando e organizando o acesso e os atendimentos entre pacientes e profissionais da saúde.
Os níveis de atenção à saúde permitem um fluxo ordenado dentro da unidade de saúde, direcionando os níveis de cuidado mais adequados conforme a complexidade de cada um.
Além disso, essa área também é fundamental para uma utilização otimizada dos recursos disponíveis, evitando a sobrecarga dos serviços, desperdício de materiais e promovendo uma melhor qualidade e eficiência no atendimento.
Quais são os níveis de atenção à saúde?
Os níveis de atenção à saúde são tradicionalmente divididos em três categorias principais:
- Primária
- Secundária
- Terciária
Níveis de atenção primária, secundária e terciária
Cada um desses níveis tem características específicas e desempenha um papel fundamental na prestação de cuidados de saúde. Veja:
- Atenção Primária: É o primeiro nível de contato das pessoas com o sistema de saúde em geral: envolve cuidados essenciais, como consultas médicas, vacinação, promoção e prevenção de saúde.
- Atenção Secundária: Aqui estamos falando sobre serviços especializados como exames de diagnósticos mais complexos, consultas com especialistas, e tratamentos ambulatoriais especializados.
- Atenção Terciária: Esse nível contempla os cuidados de alta complexidade e tecnologia avançada, como cirurgias complexas, tratamentos intensivos e serviços de reabilitação intensiva.
Como são definidos os níveis de atenção?
Os níveis de atenção a saúde são definidos de acordo com a complexidade e objetivo do caso. Aqui consideram-se o nível de ocorrência, necessidade ou não de especialistas e nível de gravidade ou urgencia. Por exemplo
- Nível Primário: vacinação, consultas de rotinas, acompanhamentos báiscos de doenças crônicas e afins;
- Nível Scundário: consultas com especialistas, fisioterapias e outros;
- Nível Terciário: internações, cirurgias, tratamentos intensivos e afins.
Quais os níveis de atenção do SUS?
O Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil segue a mesma estrutura de níveis de atenção à saúde. Confira como se organizam:
- Atenção Primária: Realizada por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégia Saúde da Família (ESF);
- Atenção Secundária: Oferecida por meio de ambulatórios de especialidades e hospitais de médio porte;
- Atenção Terciária: Compreende hospitais de alta complexidade e centros de referência.
Além dsso, é comum que essa classificação se adapte por cores dentro de prontos socorros, mas com o objetivo de classificar a gravidade dos casos que chegam. São as cores:
- Verde, para casos leves;
- Laranja, para casos intermediários; e
- Vermelho, para casos graves e emergenciais.
Quais os níveis de atenção à saúde mental?
A atenção à saúde mental também é organizada em níveis:
- Atenção Primária: ações de promoção da saúde mental, prevenção de transtornos mentais e suporte psicológico básico nas unidades de saúde;
- Atenção Secundária: atendimento especializado, como consultas com psiquiatras, psicólogos e outros profissionais de saúde mental;
- Atenção Terciária: casos graves que necessitam de internação hospitalar, tratamentos intensivos ou serviços de reabilitação psiquiátrica.
Qual a importância dos níveis de atenção à saúde?
Os níveis de atenção à saúde são essenciais para garantir a eficiência e a qualidade no atendimento da população e no trabalho dos profissionais da área. Além disso, esse sistema garante também:
- Direcionamento ao nível de cuidado mais apropriado, evitando sobrecarga em determinados serviços.
- Evita desperdícios e otimiza a alocação de recursos de saúde;
- Oferta do melhor cuidado possível conforme a complexidade do caso.
- Facilita a coordenação entre diferentes níveis de atenção, promovendo um cuidado contínuo e integral para os pacientes.
Conheça os cursos de pós-graduação em saúde do Gran!
Aqui na Gran Faculdade você encontra diversos cursos da área da saúde. Todos com focos específicos, buscando capacitar profissionais em vários campos profissionais, seja na esfera pública ou privada. São cursos 100% digitais, com nota máxima pelo MEC e professores experientes no mercado de trabalho:
- Pós-Graduação em Auditoria em Saúde: Viabilizar a atuação como Auditor em saúde. Avaliar, monitorar e aprimorar a qualidade dos serviços prestados em instituições de saúde, visando a melhoria da assistência e eficiência dos processos.
- Pós-Graduação em Nutrição, Exercício e Qualidade de Vida: Aprofundar conhecimentos relacionados à nutrição e ao funcionamento do organismo humano com ênfase nas características e alterações fisiológicas e nutricionais decorrentes da atividade física.
- Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família e Comunidade: Formar profissionais de saúde aptos a atuarem como especialistas em saúde da família e da comunidade, com oportunidades de atuação no âmbito do SUS, saúde suplementar, docência e outros contextos.
- Pós-Graduação em Saúde Pública com Ênfase em Vigilância Sanitária: Capacitar para intervir sobre os problemas sanitários decorrentes da produção e circulação de mercadorias, da prestação de serviços, do ambiente de trabalho e das interferências sobre o meio ambiente.
- Pós-Graduação em Serviço Social, Seguridade Social e Direitos Humanos: Ao final do curso, o aluno estará capacitado para que possa atuar como especialista em serviço social, seguridade social e direitos humanos, nos diversos espaços sócio-ocupacionais.
Confira todos os cursos de pós-graduação em Saúde do Gran
Vem pra Gran Faculdade!
A Pós Graduação da Gran Faculdade surgiu em abril de 2021 e, desde então, vem mudando a vida de milhares de pessoas.
Como parte de sistema Gran de ensino, que é reconhecido como marca aprovadora há mais de 10 anos, construímos uma renomada reputação na área de educação.
Veja algumas de nossas conquistas:
- Reconhecido pela Amazon como um dos projetos mais relevantes do mundo na área de Tecnologia e Educação;
- Foi eleito pelo Project Management Institute (PMI), um dos 50 Projetos Mais Influentes do mundo;
- Somos o site de educação mais acessado do Brasil;
- Somos avaliados com a nota máxima pelo MEC;
- Aqui o semestre começa quando quiser: entrada imediata e contínua!
- Melhores preços do mercado;
- Mais de 500 mil alunos pagantes e mais de 1000 funcionários;
- Diversas ferramentas de estudo: PDFs, audiobooks, mapas mentais, videoaulas, questões, gerenciador de estudos e muito mais!
- Professores experientes e capacitados;
- Acesso imediato e 100% online.
Quero ser aluno da Gran Faculdade!
Participe da conversa