A importância da pós-graduação em concursos públicos

Prova de títulos, tempo de atividade jurídica e aproveitamento de conhecimentos são algumas das maneiras como a pós-graduação pode ajudar você a passar em concurso público. Saiba mais!

Por
6 min. de leitura

Você sabe a Aa importância da pós-graduação em concursos públicos? Na hora de passar em concurso público, toda a ajuda é bem vinda! Afinal, conquistar a aprovação não é impossível, mas pode ser desafiador.

Para te ajudar com isso, hoje vamos falar sobre a importância da pós-graduação para concursos públicos. Vamos lá? Acompanhe o artigo ou, se preferir, navegue pelo índice:

Qual a importância da pós-graduação em concurso público?

Uma pós-graduação é importante para quem tem interesse em prestar concurso público por diversos motivos. O principal deles é sem dúvida a aquisição de conhecimento. Fazer uma faculdade, assim como uma pós, hoje em dia é muito mais fácil do que era há algum tempo.

Muitas pessoas foram as primeiras de suas famílias a fazer faculdade, pensar numa pós então era impossível. Seja para atualização profissional, realização pessoal ou capacitação, um curso de pós é um investimento muito mais real atualmente.

Um ponto a se destacar é a importância da pós-graduação para a qualificação acadêmica e profissional. Depois, esse tipo de curso também é capaz de auxiliar em diversas fases de um concurso público, possibilitando a concessão de pontos adicionais na sua classificação final. Ou seja, quanto mais qualificado você é, mais pontos você obtém no processo seletivo.

Além disso, a depender da maneira como o conteúdo programático é organizado, também pode complementar os estudos para matérias essenciais previstas em edital. Isso significa que, dependendo do curso, você consegue estudar para concursos ao mesmo tempo que se qualifica profissionalmente.

A influência da pós-graduação em concursos públicos

Agora que já entendemos a importância da pós-graduação, vamos conhecer a sua influência para quem deseja seguir na carreira pública. Por exemplo:

Quem tem pós graduação ganha pontos em concursos públicos? Tudo sobre a prova de títulos

A prova de títulos é uma etapa classificatória presente em grande parte dos concursos públicos atuais, especialmente de nível superior.

Além disso, essas fases costumam ser avaliativas e permitem a obtenção de pontos adicionais pelos candidatos a partir da submissão de títulos especificados em edital.

Atualmente, a publicação de artigos acadêmicos, livros e experiência profissional também costumam ser considerados como válidos para a cessão de pontos adicionais. Por isso a importância da pós-graduação, visto que nesses espaços conseguimos esse tipo de produção.

Veja abaixo, por exemplo, quais foram os critérios de pontuação utilizados para a Prova de Títulos do Concurso Politec BA 2022:

ITEMTÍTULO / EXPERIÊNCIAVALOR UNITÁRIOVALOR MÁXIMO
1Diploma, devidamente registrado, ou certificado/declaração de conclusão de curso de Pós-Graduação “stricto sensu”, em nível de Doutorado, acompanhado do Histórico Escolar, em qualquer das áreas de conhecimento previstas como requisito para o cargo a que concorre.2,02,0
2Diploma, devidamente registrado, de conclusão de mestrado ou certificado/ declaração, acompanhado do histórico escolar, de conclusão de mestrado, em qualquer das áreas de conhecimento previstas como requisito para o cargo a que concorre.1,01,0
3Certificado de conclusão de curso de Pós-Graduação “lato sensu”, em nível de especialização, em qualquer das áreas de conhecimento previstas como requisito para o cargo a que concorre, com horária mínima de 360 horas, acompanhado do Histórico Escolar onde constem disciplinas cursadas e respectiva carga horária.0,51,0
4Exercício em cargo público de provimento efetivo de carreira operacional do Sistema Único de Segurança Pública, de que trata a Lei federal nº 13.675, de 11 de junho de 2018.0,25 por ano completo de experiência profissional1,0
TOTAL MÁXIMO DE PONTOS 5,0

Tempo de Atividade Jurídica

É comum que em concursos da área Jurídica, o candidato precise comprovar que tem experiência com atividades da área. Uma possibilidade de cumprir o tempo é por meio da apresentação de um diploma ou certificado de pós-graduação, você sabia? Mais um ponto que mostra a importância da pós-graduação.

São conceituadas como Práticas Jurídicas aquelas realizadas dentro das competências da área, incluindo o exercício da advocacia ou práticas que exijam a utilização preponderante dos conhecimentos jurídicos. Ministrar aulas de Direito é um outro exemplo nesse sentido, e para isso é preciso ter pós-graduação.

É comum que muitas carreiras jurídicas exijam a comprovação de 2 a 3 anos de Atividade Jurídica como um requisito para a nomeação de candidatos aprovados. São elas as carreiras de: Magistratura, Promotoria, Procuradoria, Defensoria e Jurídico-Criminal, especificamente no cargo de Delegado. Todavia, é importante destacar que nem todos os cargos jurídicos aceitam a pós-graduação como atividade jurídica.

O dispositivo legal que permite este aproveitamento foi a Resolução n° 40 de 20 de maio de 2009, instituída pelo Conselho Nacional do Ministério Público. Ele fala sobre a possibilidade de aceitar cursos de pós-graduação para suprir o tempo demandando desde que os cargos em questão estejam inseridos no Ministério Público. Veja:

“Art. 2º Também serão considerados atividade jurídica, desde que integralmente concluídos com aprovação, os cursos de pós-graduação em Direito ministrados pelas Escolas do Ministério Público, da Magistratura e da Ordem dos Advogados do Brasil, bem como os cursos de pós-graduação reconhecidos, autorizados ou supervisionados pelo Ministério da Educação ou pelo órgão competente.”

Ainda de acordo com essa mesma resolução, a pós-graduação pode valer: 3 anos (Doutorado), 2 anos (mestrado) e 1 ano (especialização ou MBA) na contabilização de Atividade Jurídica, ajudando o candidato a passar em concurso público. Confira a explicação com o nosso professor Aragonê Fernandes:

Aproveitamento de conhecimentos

Outro ponto que mostra a importância da pós-graduação está alinhada com os estudos para concursos públicos. Quem tem um cargo dos sonhos, é comum que os conhecimentos explorados no curso e as matérias previstas em editais sejam muito próximos. Afinal, ambas estarão direcionadas para o exercício da mesma função.

Com isso, ao estudar para a pós-graduação, você também está aprofundando seus conhecimentos para realizar uma boa prova de concurso público. Essa relação é ainda mais forte quando os cursos são pensados justamente com esse intuito.

Todas as especializações disponibilizadas na Gran Faculdade foram formuladas com a ajuda de professores especialistas no mundo dos concursos públicos. Com isso, você garante uma visão mais objetiva de como se aprofundar nas matérias para o exercício da função e para gabaritar questões.

Preencher requisitos

Além de ajudar o concurseiro a passar em concurso público, em alguns casos a importância da pós-graduação se deu nos pré-requisitos para que o candidato possa ser devidamente nomeado no cargo.

Um exemplo recente disso é o edital do processo seletivo para a Rede Sarah que oferta 53 vagas para os cargos de Professor Hospitalar, Psicólogo Hospitalar, Nutricionista e Professor de Educação Física.

Para se qualificar para os cargos de Professor Hospitalar e Psicólogo Hospitalar, por exemplo, é preciso que o candidato tenha concluído curso de pós-graduação nas áreas de Educação Especial e Psicologia da Saúde, respectivamente.

Movimentos desse tipo devem ser cada vez mais observados em editais recentes, especialmente considerando-se que o mercado de trabalho (tanto público quanto privado), requisita cada vez mais a atuação de profissionais capazes de atuar de maneira especializada.

Pós-graduação aumenta salário funcionário público?

Uma pesquisa da Catho Educação (2020) demonstrou que quem tem pós ganha mais, independente do setor público ou privado. Os dados mostraram que pessoas que possuem uma pós-graduação podem ganhar até 50% a mais em comparação com aqueles que pararam os estudos na graduação.

Além disso, outros dados confirmam ainda mais a importância da pós-graduação. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico constataram que quem tem pós-graduação pode ganhar entre 140 e 255% a mais do que uma pessoa sem pós.

No que se refere ao serviço público, a importância da pós graduação é ainda mais garantida como veremos a seguir:

Quanto uma pós-graduação aumenta salário funcionário público?

No serviço público, a influência e a importância de uma pós-graduação na hora de aumentar o salário acontece por meio do que é chamado de Adicional de Qualificação.

Esse adicional é uma gratificação no salário do servidor público que é mais capacitado. Ou seja, se você possui uma pós-graduação, isso demonstra que você tem mais conhecimento técnico e teórico. Logo, recebe uma bonificação por isso.

Essa é uma forma de garantir que os servidores se motivem a estudar e inovar no serviço público. Afinal, quem estuda está dedicando tempo a adquirir conhecimento para aperfeiçoar seus conhecimentos e melhorar seu trabalho e atendimento ao público.

Segundo o Tribunal Regional do Trabalho da 6a Região:

“O Adicional de Qualificação decorrente de ações de treinamento também incidirá sobre o vencimento básico do cargo efetivo e será concedido, à base de 1% (um por cento), ao servidor que possuir conjunto de ações de treinamento que totalize o mínimo de 120 (cento e vinte) horas, podendo acumular até o máximo de 3% (três por cento).”

Além disso, uma pós-graduação aumenta o salário do funcionário público a longo prazo. É o caso de uma promoção futura, quando se busca profissionais que sejam mais capacitados. E também quando o servidor decidir se aposentar: como terá acumulado altos cargos graças ao estudo, seu salário também vai aumentar.

Melhor pós-graduação para concurso público

Ao longo do conteúdo você descobriu que passar em concurso público e a conquista da pós-graduação não são objetivos excludentes. Especialmente ao optar por programas alinhados com os seus objetivos, você pode garantir uma preparação simultânea.

Na Gran Faculdade você encontra as melhores especializações para concurseiros! Além de serem programas objetivos (que podem ser concluídos em até 18 meses) e serem ministrados no modelo 100% EAD, os cursos também apresentam TCC opcional, permitindo que você escolha o direcionamento da sua capacitação acadêmica e profissional.

Ademais, todas as certificações são devidamente reconhecidas pelo MEC e válidas em todo o território brasileiro. Isso quer dizer que poderão auxiliá-lo em provas de títulos e comprovação de atividade jurídica, quando estiverem previstas em edital.

Conheça os cursos da Gran Cursos Pós-Graduação e faça sua matrícula!

Conheça os cursos de pós-graduação do Gran!

Aqui na Gran Faculdade, os cursos de pós-graduação EAD são especializações 100% online que otimizam também seus estudos para concursos e podem ser concluídos entre 6 e 18 meses.

São mais de 80 opções de cursos de especialização EAD para as áreas de Gestão, Educação, Direito, Policial, Tecnologia e Engenharia. Dessa forma, você estuda em uma instituição reconhecida com nota máxima pelo MEC, com mensalidades que cabem no seu bolso, de acordo com seu tempo e rotina!

Confira nossos cursos, faça sua matrícula e comece hoje mesmo seu curso de pós EAD da Gran Faculdade. Clique na sua área de interesse e encontre a pós-graduação que você deseja fazer com o Gran:

Quer ficar por dentro da Faculdade Digital mais inovadora do Brasil?

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade!
Clique no link abaixo e inscreva-se:

WHATSAPP

TELEGRAM

Por
6 min. de leitura