Conheça mais sobre a atuação em Processos Escolares, uma área da educação voltada para a gestão, planejamento e acompanhamento de rotinas nos espaços de aprendizagem.
Continue a leitura ou, se preferir, navegue pelo índice abaixo:
- Processos Escolares: área de formação?
- Como é o curso de Processos Escolares?
- O que faz uma pessoa formada em Processos Escolares?
- Quanto ganha um profissional em Processos Escolares?
Processos Escolares: área de formação
Processos Escolares é uma área voltada para profissionais que querem atuar com processos educacionais a partir de uma formação rápida e voltada para a prática profissional.
Com duração média de 5 semestres (2 anos e meio), a pessoa que conquista o diploma em Processos Escolares sai da faculdade com habilidades de planejamento e acompanhamento dos processos acadêmicos e fluxos organizacionais, melhorando o funcionamento de espaços educacionais (escolares ou não).
Como é o curso de Processos Escolares?
O curso de Processos Escolares é uma formação recente no Brasil, sendo que o primeiro curso com este título foi lançado em 2011. Por isso, muitas pessoas não estão muito familiarizadas com o que se aprende nessa área e como é a atuação após a conclusão da formação.
Basicamente, o curso de Processos Escolares qualifica profissionais para atuarem em aprendizagem ativa, fomentando pensamento crítico e analítico, gestão de pessoas e processos, gestão de documentos e processos administrativos, diversidade e inclusão.
Além de disciplinas voltadas para um bom desenvolvimento de carreira e futuro, ética, saúde mental e comportamento, inovação, empreendedorismo e tecnologia.
Curso Processos Escolares: o que faz?
A pessoa formada em Processos Escolares pode atuar no operacional administrativo e pedagógico de ambientes educacionais (escolares ou não) em diversas frentes, como:
- Gestão de equipamentos, insumos e almoxarifado;
- Funcionamento e manutenção do ambiente escolar, incluindo salas de aula, espaços administrativos, cantinas/refeitórios, bibliotecas, laboratórios, sistemas elétricos e hidrossanitários, etc.;
- Coordenação de equipes técnicas de apoio pedagógico e/ou administrativo;
- Avaliação e emissão de pareceres técnicos;
- Ambientes de segurança alimentar;
- Gestão de processos e fluxos organizacionais educacionais;
- Elaboração, supervisão e gestão de sistemas de ensino;
- Projetos Educacionais (escolares ou não) dos mais diversos níveis e temas; entre outras.
Quanto ganha um profissional em processos escolares?
Atualmente, um(a) profissional em Processos Escolares é essencial aos ambientes escolares com uma boa gestão educativa. É possível seguir carreira nos setores público ou privado e encontrar salários iniciais de até R$4 mil para 40 horas semanais.
Participe da conversa