Há quem pense que o trabalho do Policial Militar é único e exclusivamente na rua. Mas quem já é policial ou almeja seguir na carreira sabe que não é bem assim e esse trabalho envolve muito mais coisa: formação técnica e prática, pensamento estratégico, pesquisa, burocracias e uma série de outras características a fim de garantir a segurança e a ordem.
Pensando nisso e na capacitação desse profissional, a Gran Faculdade formulou um curso pensado para essa área: a Pós-Graduação em Ciências Jurídico-Criminais aplicadas às atividades do Oficial de Polícia Militar. Vamos conhecer e entender como ela pode transformar a sua carreira?
Navegue pelo índice abaixo:
- Como é a carreira de Policial Militar?
- Para ser Policial Militar precisa de faculdade?
- Qual curso fazer para ser Policial Militar?
- O que precisa para ser Policial Militar feminina?
- Ciências Policiais: a área do saber do Policial Militar
- Como uma pós-graduação pode te ajudar na carreira de Policial Militar
- Benefícios da Gran Faculdade
Como é a carreira de Policial Militar?
O Policial Militar é um agente de segurança pública que atua sob administração dos governos estaduais em atividades de manutenção da ordem pública. Esse agente desenvolve uma série de atividades com esse objetivo: rondas periódicas, orientação de civis, busca de criminosos, recuperação de patrimônio, presta assistência a acidentes de trânsitos e faz a contenção de balbúrdias e vandalismo.
O campo de trabalho desse profissional tem como base os Batalhões de Polícia Militar aos quais são alocados, todavia pode variar de acordo com as necessidades da região. Ou seja, o Policial Militar pode ser realocado para diferentes cidades, bairros e grupos táticos especiais para o combate a situações especiais: tropa de choque, rondas com veículos, ações de trânsito, cavalarias, administração, entre outros.
Cabe ressaltar também que o cotidiano do Policial Militar envolve diversas atividades e formação técnica. Além do Curso de Formação de Oficiais, que é obrigatório, existem uma série de capacitações técnicas como domínio de armas de fogo, tipificar crimes, noções de primeiros socorros, administração, gestão de pessoas, inteligência e estratégia, entre outros.
Em geral, o trabalho desse agente envolve uma série de saberes que nossos cursos de pós-graduação só têm a potencializar.
Clique aqui para conferir os concursos para a carreira de Policial Militar do seu estado!
Para ser Policial Militar precisa de faculdade?
Isso vai depender muito dos critérios legais de cada estado, pois a exigência de uma graduação tem variado de acordo com o local.
Em geral, para o cargo de Soldado da Polícia Militar não é obrigatório cursar uma faculdade, sendo o ensino médio completo suficiente para assumir o cargo. Mas há uma exceção: o estado do Paraná desde 2023 pede que o candidato(a) tenha graduação completa em qualquer área.
Já para o cargo de Oficial, é pré-requisito a conclusão de curso de nível superior em qualquer área (bacharelado, licenciatura ou tecnólogo). Mas em alguns casos particulares, como o concurso da Brigada Militar do RS, exige-se uma faculdade exclusivamente na área de Ciências Jurídicas/Direito. Aqui, a exceção está presente no concurso da PM SP, que determina apenas o ensino médio completo como condição para assumir a função.
De toda forma, faz-se importante que o(a) candidato(a) leia atentamente o edital do concurso que irá realizar, pois cada federação pode instituir regras que são aplicáveis apenas em determinada região.
Qual curso fazer para ser Policial Militar?
Em síntese, qualquer curso de nível superior aplica-se para ser Policial Militar. Como vimos anteriormente, cursos tecnólogos, bacharelados e licenciaturas estão todos dentro dos critérios que habilitam um(a) candidato(a) a assumir o cargo, sobretudo o de Oficial.
E, ainda que uma faculdade não seja determinante para alguns casos, sobretudo para aqueles(as) que almejam ser soldados, ter um curso superior completo na área jurídica, por exemplo, pode contribuir nos estudos para a prova.
O que precisa para ser Policial Militar feminina?
Os critérios para ser Policial Militar feminina também variam de estado para estado e são descritos em edital. Mas, de forma geral, o que habilita uma mulher a ser Policial Militar é:
- Nacionalidade brasileira (nato ou naturalizado);
- Idade mínima e máxima (geralmente entre 17 e 30 anos);
- Altura mínima de 1,55m;
- Ensino médio completo ou ensino superior completo (varia de estado para estado);
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH), geralmente mínimo categoria B.
- Estar em dia com as obrigações eleitorais;
- Não ter antecedentes criminais ou estar respondendo a processo incompatível com a função pública;
- Aptidão física e mental, comprovada por exames médicos e testes físicos;
- Idoneidade moral, comprovada por investigação social;
- Não usar drogas ilícitas e não possuir tatuagens que contradizem os valores da Polícia Militar;
- Aprovação em todas as etapas do concurso.
Ciências Policiais: a área do saber do Policial Militar
Em 2020, o Ministério da Educação homologou o Parecer CNE/CES n. 945/2019 que inclui as Ciências Policiais como uma área do saber. Cada vez mais a especialização e o aprofundamento de conhecimentos técnicos e teóricos no âmbito policial se faz necessário. Desde o que se refere ao trabalho operacional, como também em diálogo com estudos sobre justiça e segurança.
Conforme cita o relator da proposta, esse campo do conhecimento se faz necessário uma vez que a atuação policial é cercada por uma série de incertezas, violência e complexas situações de criminalidade e dicotomia. No documento, são destacados temas relacionados ao policiamento e à criminalidade, que demandam inteligência policial. Afinal, o Policial Militar é protagonista na execução de planejamentos estratégicos e políticas públicas de segurança.
Nesse sentido, a pós-graduação em Ciências Jurídico-Criminais aplicadas às atividades do Oficial de Polícia Militar da Gran Faculdade busca suprir essa demanda e muitas outras relacionada ao tema, como:
- Raciocínio jurídico destinado à interpretação e aplicação do Direito;
- Pesquisa e utilização da legislação, da jurisprudência, da doutrina e de outras fontes do Direito;
- Atuação investigativa no Estado Democrático de Direito;
- Proposição de soluções e auxílio em tomadas de decisões soluções em consonância com os ditames constitucionais e muito mais!
Como uma pós-graduação pode te ajudar na carreira de Policial Militar
No geral, um curso de Pós-Graduação é imprescindível para quem tem interesse no desenvolvimento das competências e habilidades aplicadas à atividade de Oficial de Polícia Militar. Portanto, é uma excelente alternativa para toda pessoa que deseja se destacar profissionalmente e na área policial não é diferente.
A pós-graduação em Ciências Jurídico-Criminais aplicadas às atividades do Oficial de Polícia Militar do Gran é pensada para você que quer conquistar tudo isso e muito mais!
Ele foi pensado para servidores públicos, militares, integrantes das Forças Armadas ou Policiais, aspirantes à carreira de Policial Militar e demais interessados no tema.
Se você já é Policial Militar | Para quem quer ser Policial Militar |
---|---|
Melhoria de salário | Maior pontuação em provas de títulos |
Mais oportunidades dentro da carreira | Mais oportunidades ao ingressar na carreira |
Maior aperfeiçoamento teórico e prático | Maiores conhecimentos teóricos e práticos |
Aperfeiçoamento operacional e tático | Maior preparo para atividades operacionais |
Benefícios da Gran Faculdade
Dentre as principais contribuições para o egresso, encontram-se a compreensão da aplicação da Teoria do Crime, da Psicologia e da Criminologia; domínio das normas e princípios penais, processuais, policiais e militares; pesquisa e investigação criminal, de inteligência e jurídica, entre outras.
Além disso, aqui na Gran Faculdade você conta com uma série de outros benefícios:
- Professores experientes e capacitados no modelo EAD de ensino;
- Conclusão rápida e flexível, com um mínimo de 6 e máximo de 18 meses;
- Acesso imediato e 100% online;
- Aulas assíncronas;
- TCC opcional e sem custo extra;
- Facilmente conciliáveis, podendo te ajudar na conquista do cargo público com seus cursos;
- Possibilidade de realizar o parcelamento de maneira recorrente.
O que você está esperando para se tornar nosso aluno e aproveitar todas essas vantagens?
Participe da conversa