Redes Sociais: o que são e como funcionam?

Saiba o que são redes sociais e qual a importância delas para as pessoas e negócios

Por
5 min. de leitura

As redes sociais são espaços de, como o próprio nome sugere, socializar. Elas são locais onde é possível fazer amizades, manter contato com pessoas distantes, compartilhar conhecimento, se entreter ou mesmo se informar. Ou seja, são diversas possibilidades que cabem na palma da sua mão.

Com isso, considerando todo o potencial dessas plataformas, é preciso conhecê-las bem para garantir um uso saudável e seguro. Desse modo, é possível desenvolver habilidades e conhecimentos diferenciais para a sua carreira na área de comunicação e marketing.

canal-gran-faculdade

Acompanhe o artigo para saber mais ou navuegue pelo índice:

O que são redes sociais?

As redes sociais são canais por onde as pessoas estabelecem contato e interação umas com as outras. Ou seja, são espaços de socializalização que ocorrem das mais diferentes maneiras: mensagens, fotos, textos, áudios, vídeos e diversos formatos.

Além disso, enquanto espaços de interação, as redes sociais não se limitam a apenas contatos entre pessoas e amigos. Com isso, elas também são locais onde há relacionamento com marcas, realizar atividades remotas, conhecer novas pessoas e acessar diferentes informações ou entretenimentos.

Quando surgiu as redes sociais?

As redes sociais começaram a surgir na década de 1990 e se fortaleceram no início dos anos 2000, quando surgiram outras plataformas como MySpace (2003) e LinkedIn (2003).

Quando surgiram as redes sociais no Brasil?

No Brasil, as redes sociais ganharam força no início do século 21, nos anos 2000, com a chegada do Orkut em 2004. Ela era uma das principais redes sociais até 2011, qunado perdeu o posto para o Facebook.

Quanto tempo o brasileiro passa nas redes sociais?

O brasileiro é um dos povos que mais passa tempo nas redes sociais. De acordo com pesquisas recentes, os brasileiros passaram em média 3 horas e 42 minutos por dia nas redes sociais.

Quantas pessoas usam redes sociais no Brasil?

Em 2023, o Brasil contava com aproximadamente 165 milhões de usuários de redes sociais, o que equivale a cerca de 77% da população. Esse número tem crescido ano a ano, à medida que o acesso à internet se expande.

Quantas pessoas usam redes sociais no mundo?

Já no mundo, estima-se que existam cerca de 4,89 bilhões de usuários de redes sociais, o que representa mais de 60% da população mundial. Isso também vem se fortalecendo dado o crescimento do número de usuários que vem sendo impulsionado pelo aumento da conectividade móvel e pela expansão das plataformas digitais em países emergentes.

Quais as redes sociais mais usadas?

As principais redes sociais utilizadas no Brasil e no mundo são:

  • Whatsapp;
  • Facebook;
  • Instagram;
  • X (antigo Twitter);
  • Linkedin.

Para que serve as redes sociais?

Basicamente, as redes sociais servem como espaços de interação entre pessoas, marcas, informações, entretenimento e operações. Ou seja, são canais por onde é possível realizar uma série de contatos com diferentes finalidades: amizades, relacionamentos, compras, vendas, acesso a notícias e tantos outros conteúdos diversos.

Como funcionam as redes sociais?

As redes sociais funcionam como plataformas online que permitem a conexão e interação entre pessoas, empresas e organizações. Elas são estruturadas de maneira a criar perfis individuais ou corporativos, onde os usuários podem compartilhar conteúdo, como textos, imagens, vídeos e links.

Desse modo, através de algoritmos, as redes sociais priorizam conteúdos que são mais relevantes para cada usuário com base em suas conexões, preferências e comportamento na plataforma. Ou seja, as plataformas operam com base em uma rede de conexões, onde os usuários podem se “seguir” ou “conectar” com outros perfis, facilitando a comunicação em tempo real e o compartilhamento de experiências.

Regulamentação das redes sociais no Brasil

Em geral, a principal regulamentação das redes sociais no Brasil diz respeito a Lei Geral de Proteção de Dados, que trata sobre privacidade e segurança da informação. Todavia, não existe uma legislação específica para as redes sociais.

Apesar disso, há uma forte inclinação e debate por parte do poder público para que isso ocorra. A justificativa é de que a falta da regulamentação abre precedentes para uma série de troca de informações nocivas as sociedade. Segundo o presidente do Senado Federal, o senador Rodrigo Pachedo:

“Considero isso fundamental, não é censura, não é limitação da liberdade de expressão, são regras para o uso dessas plataformas digitais para que não haja captura de mentes de forma indiscriminada e que possa manipular desinformações, disseminar ódio, violência, ataques a instituições. Há um papel cívico que deve ser exercido pelas plataformas digitais de não permitir que esse ambiente seja um ambiente de vale tudo vale tudo”.

Fonte: Agência Brasil

Benefícios das redes sociais

Alguns benefícios das redes sociais são:

  • Maior interação e aproximação entre pessoas distantes;
  • Amplo alcance de públicos e pessoas para vendas;
  • Democratização do acesso a informação;
  • Personalização do conteúdo para os usuários;
  • Troca e compartilhamento de experiências, e afins.

Malefícios das redes sociais

Alguns dos principais malefícios do excesso de redes sociais são:

  • Impactos a saúde mental, principalmente com relação a autoestima e ansiedade;
  • Diminuição da produtividade e perca do foco;
  • Aumento da procrastinação;
  • Riscos a privacidade e segurança da informação;
  • Filtragem de conteúdos adequado a faixa etária, e afins.

Marketing digital e redes sociais

O marketing digital surge justamente das interações estabelecidas nas redes sociais. A área comercial encontrou nas redes sociais um dos seus pilares mais importantes, proporcionando às empresas a possibilidade de alcançar e se comunicar com seus públicos de forma direta e personalizada.

Com isso, as redes sociais passaram a oferecer ferramentas poderosas para segmentação de audiência, permitindo que as marcas criem campanhas direcionadas com base em dados demográficos, comportamentais e de interesse. Além disso, a capacidade de analisar métricas em tempo real possibilita ajustes rápidos nas estratégias, otimizando resultados e aumentando o retorno sobre o investimento.

Desse modo, o engajamento nas redes sociais também é uma parte fundamental das estratégias de marketing digital. A interação com seguidores, através de comentários, curtidas e compartilhamentos, aumenta a visibilidade da marca e cria um senso de comunidade em torno dela. Ou seja, as redes sociais são um canal de comunicação e também uma poderosa ferramenta estratégica indispensável para o marketing moderno.

Qual a diferença entre mídias sociais e redes sociais?

Popularmente não há diferença entre os termos mídias sociais e redes sociais. Todavia, é comum que em meios mais especializados da área de comunicação os temos sejam vistos de forma diferente.

Desse modo, as mídias sociais são os canais que conhecemos e utilizamos, como o Facebook ou Instagram. Já as redes sociais, por outro lado, são percebidas como um campo mais amplo que independe da tecnologia, mas são desenvolvidas a partir de vínculos entre diferentes interlocutores.

Qual a importância das redes sociais?

As redes sociais se tornaram uma ferramenta indispensável na vida moderna, exercendo uma grande influência em várias esferas, como comunicação, negócios, educação e entretenimento.

Na esfera pessoal, elas permitem que as pessoas mantenham contato constante com familiares e amigos, independentemente da distância, facilitando também a descoberta de novos relacionamentos e interesses.

Por outro lado, na esfera profissional, as redes sociais são fundamentais para o networking e para a construção de uma presença digital forte, o que é crucial em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e globalizado.

Ou seja, as redes sociais são de extrema importância por serem um dos principais canais de interação com o consumidor. Desse modo, as redes sociais funcionam como uma plataforma de divulgação poderosa, atingindo milhares de pessoas com apenas alguns cliques, o que democratiza a publicidade e o marketing, tornando-os acessíveis até para pequenas empresas e empreendedores individuais.

Conheça o novo MBA em Marketing e Comunicação da Gran Faculdade!

O novo MBA em Marketing e Comunicação Digital busca formar profissionais qualificados, capazes de liderar e implementar estratégias de marketing digital inovadoras e eficazes.

Em geral, a formação vai capacitar profissionais aptos a agregar valor às organizações e gerar resultados mensuráveis, promovendo o crescimento sustentável e a competitividade no ambiente empresarial contemporâneo. Assim, você vai desenvolver competências e habilidades que proporcionam uma visão integrada para desenvolver e implementar estratégias de marketing digital alinhadas aos objetivos organizacionais.

Além disso, você vai aprender sobre as principais ferramentas e técnicas de marketing digital, marketing de conteúdo, mídias sociais, e-mail marketing e análise de dados, habilitando o profissional a coletar, analisar e interpretar dados de marketing digital, utilizando insights para tomar decisões informadas e otimizar campanhas.

Vem pra Gran Faculdade!

A Gran Faculdade vem mudando a vida de milhares de pessoas por meio de cursos à distância de graduação, pós-graduação e MBA. Seja no digital ou em nosso Campus Presencial em Curitiba, a nossa missão é transformar a educação superior.

Como parte de Sistema Gran de Ensino, que é reconhecido como marca aprovadora há mais de 10 anos, construímos uma renomada reputação na área de educação.

Veja algumas de nossas conquistas:

  • Reconhecido pela Amazon como um dos projetos mais relevantes do mundo na área de Tecnologia e Educação;
  • Foi eleito pelo Project Management Institute (PMI), um dos 50 Projetos Mais Influentes do mundo;
  • Somos o site de educação mais acessado do Brasil;
  • Somos avaliados com a nota máxima pelo MEC;
  • Aqui o semestre começa quando quiser: entrada imediata e contínua!
  • Melhores preços do mercado;
  • Mais de 500 mil alunos pagantes e mais de 1000 funcionários;
  • Diversas ferramentas de estudo: PDFs, audiobooks, mapas mentais, videoaulas, questões, gerenciador de estudos e muito mais!
  • Professores experientes e capacitados;
  • Acesso imediato e 100% online.

Quero ser aluno da Gran Faculdade!


Quer ficar por dentro da Faculdade Digital mais inovadora do Brasil?

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade!
Clique no link abaixo e inscreva-se:

WHATSAPP

TELEGRAM

Por
5 min. de leitura