Estudar no exterior é o sonho de muita gente: afinal, além de conhecer outros lugares e culturas, o estudante também poderá crescer muito no âmbito acadêmico e profissional, acumulando vivências inestimáveis. Depois de conquistar o diploma sempre dá aquela sensação de alívio, de oficialidade! Mas… E quando chega a hora de voltar pro Brasil? Bem, é aí que entra o processo de revalidação de diploma, aplicável tanto para graduação quanto pós-graduação.
Apesar de parecer um pouco complicado, hoje em dia o processo é bem mais simples do que era antigamente! Ficou curioso? Então acompanhe o artigo para descobrir quais são as etapas e documentos necessários para a revalidação do diploma, bem como os possíveis custos e tempo de espera.
Destaques: |
Revalidação de diploma de pós-graduação: o processo começa antes de voltar
O primeiro passo para efetuar a sua revalidação de diploma de pós-graduação começa assim que você o recebe, ainda no país onde o programa foi realizado. Você precisará autenticar apenas o seu diploma de conclusão, o exemplar da tese de conclusão e o histórico escolar, de acordo com as regras da Convenção da Apostila de Haia.
Na prática, essa apostila funciona como um simples selo, geralmente inserido atrás dos documentos. A adoção desse sistema é uma convenção acordada entre cerca de 112 países, que busca reduzir a burocracia no processo de reconhecimento de documentos internacionais. É importante consultar a lista para garantir a sua localidade desejada está incluída lá. Você pode fazer isso por meio do endereço eletrônico https://www.hcch.net/pt/states/hcch-members. Assim como acontece quando vamos autentificar um documento no Brasil, esse processo envolve a cobrança de taxas.
Revalidação de diploma de pós-graduação: quais são os passos no Brasil?
Atualmente, o processo de revalidação de diploma de pós-graduação é regulamentado pela Resolução n° 3, de 22 de junho de 2016. O primeiro passo (que era um tanto complicado há alguns anos atrás), foi simplificado com a criação do Portal Carolina Bori, que pode ser acessado por meio do endereço eletrônico https://carolinabori.mec.gov.br/.
Essa primeira etapa consiste em localizar um curso de pós-graduação brasileiro equivalente ao curso cursado no exterior. Esse processo pode ser feito tanto por meio de Instituições de Ensino Públicas quanto privadas para a revalidação de diploma de pós-graduação. Antigamente era necessário buscar de Instituição em Instituição, individualmente. Hoje em dia, a consulta por meio do portal Carolina Bori retorna resultados muito mais rapidamente.
Depois de encontrar a Instituição de Ensino, você deverá entrar em contato e abrir a solicitação. Dentre os resultados obtidos nesse processo, sua titulação pode ser 100% reconhecida ou necessitar de alguma atividade complementar para receber a validação.
Documentos para a revalidação de diploma de pós-graduação
A lista de documentos envolvidos no processo é um pouco extensa e ainda pode variar, a depender da Instituição. Por isso, é sempre importante verificar com antecedência. Veja quais são os mais comuns :
- Cópia do Diploma: emitido pela Instituição de Ensino estrangeira responsável;
- Cópia da tese ou dissertação: deverá conter registro de aprovação da banca examinadora, nomes dos participantes da banca, bem como informações sobre o orientador. Além disso, também deverá ser emitida uma ata com a data da defesa, título do trabalho bem como a titulação recebida (mestre, doutor, especialista) e uma cópia digital do documento.
- Cópia do histórico escolar: com detalhamento de disciplinas cursadas e carga horária.
- Resultados de avaliações externas do curso do exterior: podem ser relatórios, documentos ou até reportagens que atestem a
reputação da Instituição. - Descrição das atividades de pesquisa realizadas
- Cadastro: contendo suas informações pessoais e comprovando o vínculo com a Instituição de Ensino no período de realização do curso.
Revalidação de diploma de pós-graduação: perguntas mais comuns
Por se tratar de um processo burocrático (e um tanto demorado), algumas podem surgir ao longo do caminho. Aqui vamos esclarecer algumas. Caso você não encontre a sua na lista, por favor, deixe um comentário para nos avisar!
Como fazer a revalidação de diploma de pós-graduação se o meu curso não requisitou tese?
Esse é o caso de muitos cursos de pós-graduação lato-sensu (MBA e especializações), onde a tese ou TCC não costumam ser obrigatórios. Em casos assim, você precisará requisitar um documento junto à Instituição de Ensino Internacional que detalhe as formas de avaliação e a sua aprovação em cada uma delas.
Quanto tempo demora a revalidação de diploma de pós-graduação?
De acordo com a regulamentação vigente, publicada em 2016, o prazo máximo para os trâmites do processo de revalidação de diploma é de 180 dias. Antigamente, o prazo podia chegar a até 3 anos.
Quanto custa todo o processo?
Os valores variam, de acordo com o local onde você realizará a revalidação. Contudo, os valores costumam ser um pouco salgados, podendo chegar a até R$ 3 mil reais.
É preciso traduzir os documentos?
Quem foi cursar pós-graduação no exterior, sabe como funciona o processo de tradução juramentada, realizada por tradutores credenciados junto à Junta Comercial de cada Estado. No processo, não ocorre apenas a tradução de termos, como também a especificação de presença de assinaturas, brasões e símbolos para conservar a legalidade do documento.
A boa notícia é que se os documentos estiverem redigidos em inglês, francês ou espanhol, muito provavelmente poderão ser enviados diretamente, sem passar por esse processo.
Revalidação de diploma de pós-graduação: planejamento é a chave
Durante o artigo, você pôde perceber que o processo pode ser um tanto intrincado: no entanto, todas as complicações podem ser minimizadas com um bom planejamento. Veja um resumo das coisas que você deverá fazer abaixo:
- Reunir os documentos necessários ainda no país de realização do curso e apostilar o certificado de conclusão, histórico escolar e trabalho de conclusão do curso;
- Buscar uma Instituição de Ensino que tenha um curso semelhante;
- Realizar a tradução juramentada da documentação, caso não esteja redigida em inglês, espanhol ou francês;
- Pagar as taxas;
- Iniciar o processo e aguardar a deliberação (máximo 180 dias);
- Revalidar o seu diploma de pós-graduação!
Conquiste o título de especialista em 6 meses com a Gran Cursos Pós-Graduação
Iniciamos o artigo afirmando que estudar no exterior é o sonho de muita gente e é verdade! No entanto, na maioria dos casos, é um sonho a longo prazo, que envolve muito planejamento. Se ainda não for possível realizar sua pós-graduação no exterior, não deixe o seu aperfeiçoamento parado!
Com a Gran Cursos Pós-Graduação, você pode acessar 32 cursos em diferentes áreas, conquistando o título de especialista num período de 6 até 18 meses! Assim, você garante o título de especialista, reconhecido em todo o Brasil pelo MEC!
E se você também tem o objetivo de conquistar a aprovação em concursos públicos, a Gran Pós ainda pode ajudar com isso, contando com programas que preparam você simultaneamente para as duas atividades.
Conheça os cursos da Gran Pós e garanta cupons de desconto!
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
Participe da conversa