Apesar das vantagens como a autonomia e a flexibilidade, manter a organização e o foco no curso é um dos maiores desafios de quem estuda de forma online, no Ensino à Distância (EAD). É aí que entra o papel do tutor EAD, profissional que auxilia sua trajetória, dando suporte à sua aprendizagem.
Por isso, a seguir vamos entender o que é a tutoria EAD e a importância dessa pessoa. Então, vamos lá, se preferir, navegue pelo índice abaixo:
- O que faz um tutor?
- O que faz um tutor EAD?
- Qual a formação de um tutor?
- Quem pode ser tutor EAD?
- Qual o salário de um tutor EAD?
- Qual a diferença entre um professor e tutor EAD?
- Aproveite as vantagens da Gran Faculdade
O que faz um tutor?
De acordo com o dicionário, tutor é a pessoa que exerce uma tutela ou aquele que ampara e protege, sendo um guardião. No caso da vida estudantil, portanto, o tutor é a pessoa que presta suporte em determinado tema/situação.
Na prática, entre outras funções, o tutor:
- Presta atendimento ao aluno;
- Atua com orientação profissional;
- Estabelece uma ponte entre professores e estudantes de forma personalizada e individualizada para facilitar o processo de aprendizagem;
- Organiza a parte operacional desse suporte.
O que faz um tutor EAD?
Em resumo, o tutor EAD presta apoio ao aluno que estuda online. Pode ser um professor ou um profissional específico só para a tutoria, mas seu papel é o mesmo: auxiliar o aluno em questões burocráticas e questões com a instituição de Ensino Superior, como documentação, prazos e acesso à plataforma.
A tutoria EAD passa a ter mudanças, a partir do Novo Marco Regulatório do EAD, sendo passada agora a função de mediação pedagógica para o Mediador Pedagógico, que deve ter a formação compatível com o curso e ter atuação no processo de aprendizagem dos alunos, sanando dúvidas e ajudando na interação com o conteúdo.
O Mediador Pedagógico é agora o profissional de referência para o estudante EAD.
Qual a formação de um tutor?
Segundo o MEC, um tutor deverá ser Especialista em Orientação Pedagógica em EAD ou Mestrando em Educação.
Quem pode ser tutor EAD?
Para se tornar tutor EAD é preciso se qualificar com habilidades técnicas e comportamentais de relacionamento, atendimento, comunicação e didática. Mas cada vaga exige requisitos e formações específicas.
De modo geral, entre as características fundamentais para a atuação do tutor EAD, é preciso ter habilidade para fazer e manter:
- Relacionamento de parceria com os estudantes, personalizando o atendimento de acordo com o perfil de cada aluno(a);
- Mediação entre os estudantes e as questões burocráticas e acesso à plataforma;
- Orientação com prazos, documentação e tratativa com a Faculdade;
- Noções de funcionamento do Ensino Superior.
Leia também: Estilo de aprendizagem: o que é e por que descobrir o seu?
Qual o salário de um tutor EAD?
De acordo com o Glassdoor, a média salarial para o cargo de tutor EAD gira em torno de R$ 2.300.
Mas esse valor pode variar de acordo com a instituição de ensino, a formação profissional, o escopo do cargo e a região do país.
Qual a diferença entre um professor e tutor EAD?
A principal diferença entre um professor e um tutor EAD está nas funções desempenhadas. O professor é o responsável por planejar, desenvolver e ministrar os conteúdos das disciplinas, sendo o criador das aulas e materiais que os alunos vão estudar. Ele também define a metodologia e avalia o desempenho dos estudantes.
Já o tutor EAD atua como uma ponte entre o aluno e a instituição de ensino, prestando assistência em funções administrativas, como prazos, documentação e o próprio acesso à plataforma online.
Enquanto o professor tem um papel mais autoral e estratégico, o tutor se concentra em acompanhar os alunos de forma mais próxima. Ambos desempenham papéis importantes para garantir a qualidade do ensino a distância e o sucesso dos estudantes.
Aproveite as vantagens da Gran Faculdade
Na Gran Faculdade você conta com tutores para auxiliar no seu processo de aprendizagem. Além disso, nossos cursos contam com disciplinas complementares para alavancar seu desenvolvimento pessoal e profissional, e uma série de outras facilidades para quem é nosso aluno:
- Gerenciador de estudos: uma ferramenta que permite criar ciclos de estudos com base no seu edital de interesse. Além de estar disponível na forma de aplicativo, também pode ser acessada via web. Ideal para quem deseja focar também em concursos públicos;
- Cronograma de Estudos: crie uma grade de estudos com base no curso que está realizando. Ao indicar os dias, quantidades de horas e disciplinas (bem como a velocidade em que você geralmente assiste às videoaulas). O resto é por conta da plataforma e da sua disciplina seguindo o planejamento gerado;
- Monitor de desempenho: Acompanhe o seu progresso geral, quantas aulas foram assistidas, quantos PDFS foram lidos em comparação com o número total de materiais disponibilizados em cada curso;
- Gran Xperts: garanta uma preparação ainda mais direcionada para os seus objetivos, contando com planos de estudos individualizados; criados para você de acordo com as suas necessidades;
- Mural dos sonhos: Com o mural dos sonhos, você pode garantir que todas as razões que te motivam a estudar sejam facilmente visualizadas quando as dúvidas surgirem! Você pode usar fotos, anotações, desenhos: tudo para construir um cantinho só seu de motivação!
Bacana, não é? Então, vem você também ser aluno Gran!
Quero conhecer os cursos de graduação da Gran Faculdade
Participe da conversa