Teste de proficiência em inglês: conheça todos!

Saiba qual tipo de teste de proficiência em inglês é ideal para você: TOEFL, TOEIC, IELTS ou Cambridge?

Por
5 min. de leitura

Falar outra língua é importante para se destacar profissionalmente. Por isso, fazer um teste de proficiência em inglês pode ser bom para comprovar que você tem fluência e domina o idioma. Pensando nisso, separamos os principais exames de proficiência em inglês para te apresentar!

Acompanhe o artigo para descobrir ou navegue pelo indice:

O que é um teste de proficiência em inglês?

Um teste de proficiência em inglês é uma avaliação que atesta internacionalmente o domínio do candidato sobre o idioma. Ou seja, é o que comprova para os países estrangeiros que você sabe falar, escrever, entender e ler bem o inglês.

Fazer um exame de proficiência em inglês é fundamental para quem deseja trabalhar ou estudar fora. Existem vários tipos e para diferentes objetivos: TOEFL, TOEIC, Cambridge ou IELTS são alguns, por exemplo.

Como é feito o teste de proficiência em inglês?

Um exame de proficiência em inglês é elaborado a partir de uma série de requisitos, dependendo da instituição, do tipo de prova e do objetivo do candidato. Uma pessoa que vai a trabalho, por exemplo, é avaliada diferentemente de uma pessoa que vai apenas para estudar.

Independente da forma que você tenha estudado, por conta própria ou feito anos de cursinho, precisa fazer um teste de proficiência em inglês. A prova é uma certificação de que você realmente aprendeu o idioma.

Os exames de proficiência em inglês acontecem para que empresas e universidades tenham certeza de que estão contratando ou aceitando alunos capacitados ao cotidiano da instituição. Isso legitima e facilita a seleção, bem como contribui no que diz respeito ao aproveitamento da oportunidade pelos candidatos.

Existe também uma matriz de referência para a construção do exame, é o chamado Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR). O documento foi construído pelo Conselho Europeu a partir de uma série de avaliações e estudos sobre o idioma.

O que cai no exame de proficiência em inglês?

A prova de um teste de proficiência em inglês cobra não só diversos tipos de conteúdos, mas também diferentes habilidades de entendimento e comunicação. A prova costuma ser dividida em 4 áreas:

  • Compreensão de Leitura (Reading)
  • Compreensão Auditiva (Listening)
  • Habilidades de Escrita (Writing)
  • Habilidades de Comunicação Oral (Speaking)

Níveis de proficiência em inglês

O principais níveis avaliados em um teste de proficiência em inglês são:

  • Nível A (Básico e Iniciante): esse nível é de quem fala apenas o básico (saudações, situações cotidianas simples…) do inglês e é dividido em A1 e A2, de acordo com o domínio apresentado pelo candidato no teste de proficiência em inglês que fizer.
  • Nível B (Intermediário e Independente): aqui a avaliação é dividida em B1 e B2 e o candidato já consegue se comunicar sozinho com nativos, têm uma compreensão boa e sabe se virar bem.
  • Nível C (Avançado e Proficiente): esse nível também é dividido em C1 e C2 e o candidato já tem domínio completo do idioma. Ele conversa com facilidade e naturalidade, é um dos níveis mais altos de qualquer teste de proficiência em inglês.

Quais são os testes de proficiência em inglês?

Existem vários exames de proficiência em inglês, tudo depende do seu objetivo.

Cabe ressaltar que, em geral, qualquer pessoa pode fazer um teste de proficiência em inglês. Ou seja, não há pré-requisitos para fazer a prova.

No entanto, é claro, o ideal é que você faça o teste quando tiver um pouco mais de domínio sobre o tema ou com algum objetivo internacional em vista.

Além disso, o valor de um exame de proficiência em inglês também pode variar bastante: custam em torno de R$ 800.00 até mais de R$ 1.300. Porém, fique atento às condições especiais para estudantes e consulte as instituições oficiais do teste.

Os principais exames de proficiência em inglês são:

TOEFL

O TOEFL é o Test of English as a Foreign Language, que significa “teste de inglês como idioma estrangeiro” em tradução livre. Ou seja, o próprio nome sugere que se trata de um teste de proficiência em inglês para comprovar domínio sobre o idioma.

Esse exame de proficiência em inglês é o principal e o mais conhecido para avaliar pessoas que desejam estudar ou mudar de país.

Qual nota no TOEFL é boa?

O TOEFL não aprova ou reprova nenhum candidato, apenas certifica o nível de domínio do candidato de acordo com a escala A1, A2, B1, B2 e C1.

O aproveitamento da nota do teste de proficiência em inglês vai variar de acordo com a instituição de ensino e também do objetivo do candidato: fazer uma graduação, pós-graduação ou trabalho, por exemplo.

Além disso, a instituição e o curso que você deseja estudar também podem variar na hora de estabelecer uma nota mínima. Universidades renomadas como Harvard, costumam exigir um aproveitamento maior dos conhecimentos do exame de proficiência em inglês, bem como cursos de ensino superior que exijam maior domínio, como Letras ou Jornalismo.

Onde o TOEFL é aceito?

Segundo a empresa ETS, responsável pelo exame, o TOEFL é aceito em mais de 12 mil universidades. Todavia, o exame de proficiência em inglês também pode valer para outros tipos de instituição.

Tem redação no TOEFL?

Sim, tem redação no TOEFL. O exame de proficiência em inglês conta com duas tarefas escritas:

  • Tarefa de escrita integrada: ler uma passagem, ouvir uma palestra e depois escrever uma resposta sobre o que ouviu
  • Tarefa de escrita independente: escrever uma redação a partir de uma experiência pessoal em relação a um tópico determinado.

TOEIC

Esse teste de proficiência em inglês também é desenvolvido pela ETS, mas o seu objetivo é avaliar o conhecimento do candidato em situações do cotidiano. Em tradução livre, o Test of English for International Communication (TOEIC) seria algo como “teste de inglês para comunicação internacional”.

Ele é aceito por mais de 14 mil empresas e instituições e é ideal para quem deseja investir em um teste de proficiência em inglês pensando em questões relacionadas à vida e à carreira profissional.

IELTS

O International English Language Testing System (IELTS), pode ser traduzido livremente como Teste Sistêmico Internacional de Língua Inglesa. Ele também é um dos principais exames de proficiência em inglês do mundo.

Assim como o TOEFL, o IELTS conta com diferentes modalidades de acordo com o objetivo do candidato: acadêmico, para quem deseja estudar, ou o comunicação em geral, para quem busca investir na carreira.

Esse teste de proficiência em inglês é reconhecido por mais de 11 mil instituições de diferentes países. Ela é continuamente atualizada por profissionais da área e pode ser realizada pelo Consulado Britânico nas principais capitais do Brasil

O IELTS também não tem pré-requisitos para quem deseja fazer, mas a avaliação é diferente e a escala vai de 0 a 9. Tudo vai depender do conhecimento do candidato sobre o idioma aplicado a diferentes habilidades de comunicação e compreensão.

Cambridge

Por fim, um outro teste de proficiência em inglês muito conhecido é o desenvolvido pela Universidade de Cambridge. Essa prova também leva em conta os níveis A, B e C de proficiência, mas tem algumas particularidades:

  • Não tem data de validade, porém raramente aceito em universidades;
  • Conta com provas específicas para crianças e adolescentes;
  • Tem certificações específicas para professores, negócios e outros.

Esse teste de proficiência em inglês também pode ser feito por qualquer pessoa e conta com as certificações comuns para quem deseja estudar ou trabalhar.

Motivos para ter um certificado de proficiência em inglês

Existem diversos motivos que podem levar uma pessoa a buscar um teste de proficiência em inglês. É preciso analisar quais são os seus objetivos:

  • Fazer intercâmbio: com um exame de proficiência em inglês você estará apto a fazer um intercâmbio com mais qualidade e aprofundamento.
  • Se destacar no trabalho: quem busca se destacar no trabalho ou ajudar em um processo de internacionalização de um negócio, pode ser um diferencial contar com um certificado de proficiência em inglês.
  • Trabalhar fora do país: já quem busca trabalhar fora do país também vai encontrar mais facilidade se tiver feito um teste de proficiência em inglês.
  • Morar fora: apesar de existirem muitos aventureiros por aí, pessoas que buscam se mudar de país com certeza vão ter mais flexibilidade e passar mais credibilidade se contarem com um certificado de proficiência em inglês.

Vem pra Gran Faculdade!

O Gran Cursos Online começou lá em 2012 e, desde então, vem mudando a vida de diversas pessoas. Nesses 10 anos de existência, construímos uma renomada reputação enquanto instituição de ensino:

  • Reconhecido pela Amazon como um dos projetos mais relevantes do mundo na área de Tecnologia e Educação;
  • O Gran venceu o Prêmio Reclame Aqui por cinco anos seguidos na categoria “Educação – pré-vestibulares e concursos”
  • Foi eleito pelo Project Management Institute (PMI), um dos 50 Projetos Mais Influentes do mundo;
  • Somos avaliados com a nota máxima pelo MEC
  • Aqui o semestre começa quando quiser: entrada imediata e contínua!
  • Melhores preços do mercado;
  • Mais de 500 mil alunos pagantes e mais de 1000 funcionários;
  • Temos um dos RHs mais inspiradores do Brasil segundo a Gupy;
  • Diversas ferramentas de estudo: PDFs, audiobooks, mapas mentais, videoaulas, questões, gerenciador de estudos e muito mais!
  • Professores experientes e capacitados;
  • Acesso imediato e 100% online.

Quero ser aluno da Gran Faculdade!


Quer ficar por dentro da Faculdade Digital o mais inovadora do Brasil?
Clique nos links abaixo:

GRADUAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO

TUDO SOBRE A GRAN FACULDADE

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM 

Por
5 min. de leitura