Curso técnico é ensino superior? Entenda as diferenças!

Entenda melhor o que é curso técnico e ensino superior para avaliar qual o melhor para você!

Por
3 min. de leitura

Já se perguntou se curso técnico é ensino superior? Então, o artigo a seguir vai te ajudar a esclarecer de vez o que é curso técnico, o que é ensino superior e quais as diferenças entre esses níveis.

Logo do WhatsApp Clique aqui para seguir o canal Gran Faculdade no WhatsApp!

Vamos lá? Se preferir, navegue pelo índice abaixo:

A Pós Nº 1 para Concursos

Entramos na melhor fase de oportunidades em concursos públicos e estamos vivenciado algo histórico! Por isso, ter uma especialização é fundamental para se destacar em meio à concorrência.

Para saber como expandir seus estudos e não ser apenas mais um na multidão, assista a nossa live gratuita dia 23/10 às 10h, no YouTube!

Estudar para concursos enquanto faz uma pós-graduação é possível! Inscreva-se abaixo para receber mais informações sobre a live:


O que é curso técnico?

Curso técnico é uma qualificação profissionalizante de nível médio para profissões específicas, atendendo às diretrizes, Leis e normativas que regulamentam a educação no Brasil.

Quem pode fazer curso técnico?

Qualquer pessoa que esteja cursando ou tenha concluído o ensino médio pode fazer um curso técnico de nível médio.

Quais os tipos de cursos técnicos?

Existem diversos cursos técnicos para habilitação profissional de nível médio em diferentes áreas do conhecimento: saúde, educação, administração, etc.

Basicamente, existem dois tipos de cursos técnicos ou de cursar este ensino:

  • Integrado: para alunos que irão ingressar no ensino médio já cursando em conjunto, na mesma instituição o curso técnico;
  • Concomitante: para estudantes que já iniciaram ou já concluíram o ensino médio sem o curso técnico integrado. Nesse caso, é possível cursar as duas etapas de forma paralela, em uma mesma instituição de ensino ou em instituições diferentes. Ou ainda, fazer o curso técnico subsequente (depois de concluir o ensino médio, começar o curso técnico).

De acordo com a Lei 9.394/1996, “os diplomas de cursos de educação profissional técnica de nível médio têm validade nacional e habilitam o prosseguimento de estudos na educação superior”.

Ou seja, em boa parte das formações de curso técnico é estimulada também a formação superior.

O que é ensino superior?

Ensino superior é a primeira etapa não obrigatória da educação, depois da conclusão do ensino médio. Basicamente, são cursos de faculdades, centros universitários e universidades, que podem ser de instituições públicas ou privadas.

O Ensino superior se subdivide em duas etapas e suas variações:

  • Graduação: primeiro grau acadêmico superior completo, que pode ser em cursos de bacharelado, licenciatura ou tecnólogo;
  • Pós-graduação: após conquistar o diploma de nível superior em alguma graduação, é possível se especializar em alguma área por meio da pós-graduação. Existem dois tipos de pós: lato-sensu (especialização ou MBA) ou stricto-sensu (mestrado ou doutorado).

Curso técnico é ensino superior?

Não, curso técnico é uma formação de nível médio, o ensino superior é uma etapa da educação que vem depois do nível médio.

Qual a diferença entre curso técnico e faculdade?

Curso técnico é uma formação profissional de nível médio, que pode ser feita junto ou após a conclusão do ensino médio. Por outro lado, a faculdade é uma instituição de ensino superior que oferece cursos profissionalizantes de nível superior, para pessoas que já concluíram o ensino médio.

Curso técnico vale como superior para concurso?

Não, após a conclusão, o curso técnico é válido para cargos de nível técnico, médio e fundamental em concursos públicos. Para cargos de nível superior é preciso ter concluído uma graduação: bacharelado, licenciatura ou curso tecnólogo.

Não, como vimos ao longo do texto, curso técnico é uma formação profissionalizante de nível médio. Por outro lado, o curso tecnólogo é uma formação de nível superior, voltada para profissões com alta demanda pela sociedade.

Por ser também um curso mais curto e profissionalizante, há uma confusão entre cursos tecnólogos e cursos técnicos.

Além do nome e do nível de qualificação, a duração também é diferente. Um curso técnico pode ser concluído entre 2 meses e 3 anos, enquanto um tecnólogo possui duração média de 2 a 3 anos.

Curso técnico pode fazer pós-graduação?

Não, só é possível fazer pós-graduação após concluir uma graduação em alguma área. Para fazer pós-graduação é preciso ter diploma de nível superior (bacharelado, licenciatura ou tecnólogo).

Posso eliminar matérias da faculdade com curso técnico?

Na maioria das vezes, não. No entanto, algumas instituições de ensino que ofertam cursos técnicos e cursos superiores possuem algumas especificidades que podem permitir a equivalência.

O que você pode fazer é alinhar com a secretaria acadêmica seu histórico escolar, a ementa da disciplina cursada para avaliar a compatibilidade com a disciplina da graduação.

Ensino superior na Gran Faculdade: aproveite as vantagens!

O curso técnico é uma boa opção de formação profissional de nível médio, podendo ser uma base para atuação profissional antes mesmo do ingresso no ensino superior.

No entanto, com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, cursar uma faculdade pode ser uma excelente forma de desenvolver sua carreira, conseguir melhores oportunidades de cargos e remuneração.

Por isso, a Gran Faculdade nasceu com o propósito de democratizar o acesso ao ensino superior de qualidade. Somos uma instituição reconhecida com nota máxima pelo Ministério da Educação.

Aqui, todo mundo pode, por isso, mesmo com qualidade no ensino, nossas mensalidades são acessíveis, nossa plataforma é simples e acessível.

Aproveite as vantagens da Gran Faculdade, escolha seu curso de graduação EAD e comece hoje mesmo a conquistar seu diploma de nível superior!

Quer ficar por dentro da Faculdade Digital mais inovadora do Brasil?

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade!
Clique no link abaixo e inscreva-se:

WHATSAPP

TELEGRAM

Por
3 min. de leitura