Existem muitas dúvidas sobre quantos anos dura a faculdade de marketing , bem como sobre a grade curricular e a carga horária. Entretanto, entre todas as questões, a duração necessária para obter o diploma é uma das mais recorrentes.
Para entender melhor quantos anos dura a faculdade de marketing, é importante conhecer as opções de cursos, incluindo o diploma de Tecnólogo em Marketing. Para saber mais sobre a graduação, continue a leitura!
- Quantos anos dura a faculdade de Marketing?
- Como se divide a carga horária do curso de Marketing da Gran Faculdade?
- Como é a grade curricular do curso de Marketing?
- É possível diminuir o tempo de duração do curso?
- Existem outros cursos da área com menor duração?
- A partir de qual período é possível entrar no mercado de trabalho?
- Como conciliar trabalho e estudo durante o curso de Marketing?
- Qual é o valor da faculdade de Marketing?
- Saiba como a Gran Faculdade pode te ajudar
Quantos anos dura a faculdade de Marketing?
Afinal, qual é a duração do curso de Marketing? A resposta é depende! Para obter o título de bacharel na área são necessários 4 anos de estudo. Já o tecnólogo, reconhecido e aprovado pelo Ministério da Educação (MEC), tem duração de apenas 2 anos — ou quatro períodos.
Como se divide a carga horária do curso de Marketing da Gran Faculdade?
A carga horária total de Marketing na Gran Faculdade é de 1.660 horas. Esse tempo é dividido entre disciplinas obrigatórias, eletivas, optativas, atividades de extensão, entre outros. No geral, o curso pode ser concluído em dois anos.
Confira, a seguir, como se dá a divisão das horas previstas para a graduação.
- Disciplinas obrigatórias: 1.100 horas;
- Disciplinas eletivas: 60 horas;
- Atividades extensionistas (AE): 80 horas;
- Atividades complementares (AC): 260 horas;
- Libras (disciplina optativa): 60 horas.
Como é a grade curricular do curso de Marketing?
A grade curricular para o curso em Marketing costuma ser bem completa e diversa, com o intuito de formar um profissional capaz de atuar em diversas frentes do mercado.
Algumas matérias essenciais para o Marketing são Administração, Comunicação Organizacional e Design — sem contar as matérias com base em Psicologia do Consumidor e Legislação Publicitária.
Além de todos os pré-requisitos citados, a graduação de Marketing da Gran Faculdade também tem foco em Marketing Digital e Gestão de Tráfego. Essas são duas áreas aquecidas do mercado, com grandes oportunidades de emprego e salários cada vez mais competitivos.
É possível diminuir o tempo de duração do curso?
Sim, é possível. A carga horária completa para Marketing na Gran Faculdade é de 1.660 horas, incluindo 60 horas da disciplina de Libras, uma matéria optativa disponível. No entanto, a carga obrigatória para obtenção do diploma é de 1.600 horas.
O estudante que deseja reduzir o tempo de conclusão do curso pode optar por não cursar essa matéria. No entanto, é importante lembrar que a disciplina é essencial para a formação de profissionais completos, promovendo a diversidade e a interação com a comunidade surda no mercado.
Existem outros cursos da área com menor duração?
Como dito, a duração da graduação em Marketing é de 4 anos. Para quem quer otimizar o tempo para conseguir uma formação na área, uma alternativa estratégica é optar pelo Curso Superior de Tecnologia, que tem duração prevista de dois anos.
É ideal para uma rápida entrada no mercado de trabalho e, ao final da graduação, é oferecido um diploma equivalente ao de bacharelado em Marketing.
A partir de qual período é possível entrar no mercado de trabalho?
Para exercer a atividade não é necessário ter um diploma superior na área. Ou seja, você pode começar a atuar como analista de Marketing, por exemplo, antes mesmo da sua formatura. Entretanto, quanto maior conhecimento e prática o aluno acumular durante os estudos, mais forte será o seu perfil de candidato às melhores vagas do mercado.
Para ganhar experiência e até mesmo conhecer outros profissionais do campo, muitos optam pelo estágio na área. Estagiar não é obrigatório na Gran Faculdade, mas pode ser uma alternativa interessante para acelerar a entrada no mercado de trabalho e garantir uma rede de contatos estratégica.
Quais são as áreas de atuação em Marketing?
O mercado de Marketing e Publicidade é amplo, com diversas possibilidades de atuação. Algumas das principais são: Marketing Digital, SEO, Marketing de Influência, Rede Social, Tráfego Pago e Marketing de Produto. Veja, a seguir, um pouco mais sobre cada uma delas.
- Marketing Digital: é um campo mais amplo, que foca em estratégias digitais. Assim, é possível trabalhar com diversas ferramentas, desde e-mail, blogs e redes sociais;
- SEO: trata-se de um conjunto de técnicas para que sites e portais sejam bem ranqueados em buscadores, como o Google. É uma importante ferramenta do Marketing orgânico;
- Marketing de Influência: essa área trabalha especificamente com influencers. O profissional, portanto, atua desde a seleção de influenciadores até definição de ações e estratégias com o grupo;
- Rede Social: com foco estritamente em rede social, esse profissional será responsável por estruturar o calendário editorial, pensar em ações e campanhas nas redes e analisar métricas, como engajamento e alcance;
- Tráfego Pago: o profissional especializado nessa área vai auxiliar na criação, no monitoramento e na análise de anúncios pagos, que podem direcionar para um site ou página específica. É o caso do Google Ads;
- Marketing de Produto: nesse caso, o foco é atrair consumidores, compreendendo suas necessidades e explicando como o produto vendido pode solucionar as suas dores.
Como conciliar trabalho e estudo durante o curso de Marketing?
Atualmente, muitos estudantes de Marketing conciliam a rotina de estudos com o trabalho. A princípio, pode parecer um desafio, uma vez que tanto a vida acadêmica quanto a profissional demandam atenção e dedicação.
A dica principal é ter organização e separar o seu tempo, de forma realista. Defina metas de estudo ao longo da semana e tente cumpri-las sempre que possível. Você vai ver que os novos conhecimentos adquiridos no curso vão ajudar no trabalho.
Todavia, sabemos que essa rotina atarefada pode ser cansativa e, por isso, a Gran Faculdade oferece aulas totalmente no modelo EAD. Assim, você consegue assistir ao conteúdo em casa, no ônibus, no horário de almoço — ou em qualquer lugar que tenha conexão com a internet.
Qual é o valor da faculdade de Marketing?
O valor da faculdade de Marketing pode variar, dependendo da região e da instituição de ensino. Porém, alguns cursos podem ter preços bem altos, mesmo sem oferecer informações atualizadas, compatíveis com o mercado contemporâneo.
Na Gran Faculdade você tem acesso ao conteúdo completo por apenas R$ 249,90 por mês. Além disso, não faltam descontos e promoções especiais que podem deixar a sua mensalidade por menos de R$100, tornando o tão sonhado diploma em Marketing ainda mais acessível.
Saiba como a Gran Faculdade pode te ajudar
Com a Gran Faculdade você terá diversas vantagens! Primeiramente, você conta com um acervo multidisciplinar e confere disciplinas produzidas em diferentes formatos.
Ainda temos uma equipe completa à disposição, com professores renomados que sabem exatamente o que acontece no mercado atual do Marketing.
O preço, que cabe no seu bolso, é outro benefício da Gran Faculdade, que adere ao modelo EAD.
Assim, é possível fazer as aulas de onde quiser, com mais praticidade e comodidade. O objetivo é fazer com que você alcance grandes metas, seja para quem quer montar o seu próprio negócio ou para quem deseja um cargo de gerente de Marketing, por exemplo.
Saiba mais sobre o curso de Marketing da Gran Faculdade e veja como podemos te ajudar na sua jornada!
Participe da conversa