Gerente de Marketing: o que faz e como atuar?

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Todo negócio precisa de uma boa estratégia de Marketing para conseguir atrair novos clientes, expandir as vendas e manter os antigos consumidores fiéis. Cada etapa de uma campanha é de responsabilidade de alguém e cabe ao Gerente de Marketing liderar a equipe.

Um time de Marketing é formado por diversas pessoas: social media, redatores, designers, videomakers e analistas de dados. Contudo, esse profissional é quem une e comanda todas as atividades para o trabalho ser coeso e ter início, meio e fim. 

Se você pensa em seguir nessa área e tem um gosto pela liderança, venha conhecer um pouco mais sobre essa profissão!

O que faz um Gerente de Marketing?

Um Gerente de Marketing é responsável por coordenar e direcionar todas as atividades do departamento. Para isso, ele realiza pesquisas de mercado, desenvolve campanhas e define ações que aumentem o alcance do público-alvo e fortaleçam a marca. 

Isso vai muito além da supervisão de equipes — que muitos imaginam ser o único papel desse profissional.

Com um olhar estratégico, é ele quem garante que o produto/ serviço seja bem posicionado, que a distribuição alcance os locais certos e que as campanhas sejam efetivas, tanto no meio digital quanto no tradicional.

Vamos entender melhor como são essas funções no dia a dia? Continue a leitura!

Define e implementa estratégias de Marketing

Essa é uma das atividades mais estratégicas de um Gerente de Marketing. Aqui, ele vai criar todo o plano de marketing da empresa, com objetivos claros e identificação das melhores ações para chegar até os resultados esperados.

Isso inclui definir quais canais serão utilizados, as mensagens que precisam ser transmitidas e o público-alvo de cada campanha.

Realiza análises de mercado

Esse profissional conduz pesquisas para entender o comportamento do público, identificar tendências e os melhores caminhos para seguir, além de analisar a concorrência.

Esses dados ajudam a criar estratégias mais eficientes e alinhadas às necessidades dos consumidores e aos movimentos do mercado. Com base nessas informações, ele consegue apontar ações para aumentar a competitividade e o impacto da marca.

Gerencia campanhas publicitárias

Também cabe ao Gerente de Marketing cuidar de toda a organização das campanhas para que elas sigam a estratégia da marca.

Ele acompanha de perto cada etapa — do planejamento até a entrega final — e fica de olho nos resultados para entender o que funcionou e o que precisa melhorar. Ele precisa ajustar tudo para que a campanha tenha o melhor impacto possível para o público.

Analisa métricas e resultados

Depois que as campanhas vão ao ar, o trabalho não para. Ele precisa acompanhar as principais métricas para ver o que deu certo (ou não). Com esses dados em mãos, a equipe continua no caminho certo, sempre em busca de melhorar os resultados.

Lidera e desenvolve a equipe de Marketing

Como “capitão” ou “capitã” do time, é função do(a) Gerente de Marketing orientar, inspirar e garantir que todo mundo esteja alinhado com os objetivos apresentados. 

Ele deve auxiliar a equipe a evoluir com feedbacks, treinamento e suporte. Além disso, é preciso trabalhar para criar um ambiente de trabalho leve, a fim de que as ideias fluam e o time entregue o melhor de si nas tarefas que são propostas.

Onde um Gerente de Marketing pode atuar?

Se você está se perguntando onde um Gerente de Marketing pode atuar, a resposta é simples: em praticamente qualquer lugar! 

O Marketing está presente em todas as empresas, independentemente do porte ou do setor, e sempre há espaço para profissionais que saibam como liderar equipes e gerar resultados. 

O campo de atuação está em uma crescente. Com a expansão dos canais digitais, o mercado seguirá aquecido por um bom tempo. Com isso, esse perfil tem o seu lugar garantido em diversos segmentos. Confira!

  • Empresas de pequeno, médio e grande porte;
  • Agências de Marketing e Publicidade;
  • Indústrias de diferentes segmentos;
  • Organizações Não Governamentais (ONGs);
  • Startups e empresas de tecnologia;
  • Setores de e-commerce;
  • Instituições de ensino e empresas focadas em treinamento.

Qual é o salário de Gerente de Marketing?

O salário de um Gerente de Marketing no Brasil pode variar bastante, dependendo de fatores como região, porte da empresa e experiência do profissional.

De acordo com o Glassdoor, a remuneração gira em torno de R$ 15.950, com uma média de R$ 13.450.

Qual é a área que paga melhor?

Empresas de grande porte, principalmente em segmentos como tecnologia, financeiro e e-commerce, costumam oferecer salários mais altos.

Cargos de gestão em agências de Publicidade e Marketing Digital também oferecem uma remuneração atrativa, ainda mais quando a experiência e as habilidades são voltadas à especialização.

Leia também: descubra se a faculdade Marketing Digital vale a pena e se é o curso ideal para você!

Por que ser um Gerente de Marketing?

Ser um Gerente de Marketing é estar no comando de ações que realmente fazem a diferença para uma empresa. 

Você será responsável por criar e implementar estratégias que vão ajudar a marca a crescer e alcançar novos estágios, o que pode ser muito gratificante e recompensador.

É um setor bastante dinâmico, sempre com desafios e muitas possibilidades de inovação, já que essa área está aberta a constantes mudanças. A parte mais legal é que você terá a chance de liderar pessoas criativas e poderá trabalhar de perto com diversas frentes da empresa. 

É um cargo que te coloca no centro das decisões e permite que você mostre o melhor caminho para atrair, se comunicar e manter relações com o público do negócio

Como se tornar um Gerente de Marketing?

Para chegar até essa posição, é preciso cursar uma graduação. Se você está em dúvida sobre quanto tempo dura a faculdade de Marketing, saiba que é relativamente curto, e pode te levar a esse tão sonhado posto.

Um gerente, normalmente, tem formação em áreas relacionadas à comunicação. Veja, a seguir, os cursos mais comuns para quem deseja seguir essa carreira.

  • Marketing;
  • Publicidade e Propaganda;
  • Administração;
  • Relações Públicas;
  • Jornalismo.

Porém, além da graduação, a prática não pode ser deixada de lado. Iniciar a sua caminhada em cargos como Assistente ou Analista de Marketing é uma ótima forma de adquirir experiência e construir um portfólio.

Investir em cursos livres e pós-graduação também é fundamental para se aprofundar em áreas de gestão, liderança e estratégias digitais, além de ajudar a abrir portas para cargos mais altos, como de um Gerente de Marketing.

E claro, não se esqueça do networking. Construir uma rede de contatos, por meio de conexões feitas ao longo da carreira, é uma ótima forma de se tornar reconhecido e ser indicado a posições de confiança como essa.

Principais habilidades de um gerente de Marketing

Nessa altura do artigo, você deve imaginar: mas quais habilidades um Gerente de Marketing deve ter?

Se você está pensando em seguir essa carreira, é importante entender que, além do conhecimento técnico, esse profissional precisa desenvolver algumas habilidades específicas para ter destaque no mercado.

Durante o seu trajeto, é possível querer atuar como Redator, Social Mídia, Customer Success ou em qualquer outra posição e ter mais afinidade com alguma dessas competências técnicas.

Entretanto, se você realmente deseja se tornar gerente, é preciso ir além! As competências que listaremos a seguir são indispensáveis para liderar equipes, elaborar estratégias e tomar decisões desafiadoras.

  • Visão estratégica: ser capaz de planejar a longo prazo, considerando tendências de mercado e as metas do negócio;
  • Perfil analítico: saber interpretar métricas e resultados para ajustar campanhas e melhorar o desempenho;
  • Criatividade: encontrar novas ideias e soluções para engajar o público e superar expectativas;
  • Liderança: gerenciar e motivar a equipe de Marketing, além de coordenar diversas atividades ao mesmo tempo;
  • Comunicação: habilidade essencial falar bem e com clareza as suas ideias com diferentes públicos, desde a equipe interna até clientes e parceiros;
  • Adaptabilidade: ajustar rapidamente as mudanças de mercado ao modelo do negócio;
  • Atualização on e off: dominar ferramentas e técnicas de Marketing para aumentar o reconhecimento da empresa.

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