A Administração de Banco de Dados, ou Database Administrator (DBA), é a área da tecnologia da informação responsável por gerir e monitorar o armazenamento de dados de uma organização.
Com a demanda cada vez mais alta das empresas em acompanhar e otimizar os processos relacionados ao banco de dados, o mercado valoriza profissionais capacitados para lidarem com o gerenciamento e a proteção das informações que possuem.
Sendo assim, faz-se necessário conhecer melhor o que faz e como se tornar um administrador de banco de dados.
Clique aqui para seguir o canal Gran Faculdade no WhatsApp!
Para saber mais sobre o tema, leia o post ou navegue pelo índice:
- O que é administração de banco de dados?
- Administrador de banco de dados: como ser um?
- O que faz um administrador de banco de dados?
- Quanto ganha um administrador de banco de dados?
- Quais são os principais desafios na administração de banco de dados?
- Quais são as tendências em administração de banco de dados?
- Vem pra Gran Faculdade
Destaques: |
O que é administração de banco de dados?
A administração de banco de dados é o setor da tecnologia da informação responsável por todos os processos que envolvem o armazenamento e gerenciamento de dados de uma organização.
Isto é, quando se fala em um ambiente corporativo, seja ele público ou privado, imagina-se o volume de informações que essa instituição, órgão ou empresa deve ter, certo?
Em outras palavras, pense na quantidade de informações que o Departamento de Trânsito de uma cidade deve armazenar, como nome, endereço e outros dados pessoais dos condutores, sem falar nas informações dos veículos. Bastante coisa, não?
Por essas e outras razões, os sistemas precisam ser otimizados para facilitar o acesso e a utilização de informações não só por parte dos usuários, mas também dos entes internos de uma empresa. O fato de guardarem um grande volume de dados, os bancos precisam de monitoramento constante e um profissional dedicado para geri-los.
Administrador de banco de dados: como ser um?
Para se tornar um(a) administrador(a) de banco de dados, é desejável possuir uma formação superior em áreas como Banco de Dados, Ciência da Computação, Sistemas de Informação ou Engenharia da Computação.
Além da graduação, é importante obter certificações específicas na área, como as oferecidas pelas empresas Oracle, Microsoft e IBM, que são amplamente reconhecidas no mercado.
Nesse sentido, o desenvolvimento de habilidades práticas são essenciais. O domínio de linguagens de consulta de banco de dados, como SQL, conhecimento em sistemas operacionais (como Linux e Windows) e uma boa compreensão de redes e segurança da informação são fundamentais para quem deseja seguir nessa carreira.
O que faz um administrador de banco de dados?
O administrador de banco de dados é responsável por diversas tarefas de rotina na administração das informações, bem como situações críticas que envolvem o funcionamento de uma organização. Suas principais funções incluem:
- Instalação e configuração de sistemas de banco de dados;
- Gerenciamento de usuários e permissões;
- Backup e recuperação de dado;
- Monitoramento e otimização do desempenho do banco de dados;
- Segurança dos dados, entre outras.
Quanto ganha um administrador de banco de dados?
De acordo com o Glassdoor, site referência de recrutamento e avaliação de empresas no Brasil, o salário médio de um administrador de banco de dados varia entre R$4 mil e R$8 mil, podendo variar de acordo com o nível do cargo.
Mas esta é uma expectativa média. Gestores na área têm projeção de salários maiores e há uma perspectiva de alta demanda por buscas de profissionais do setor, visto a necessidade latente por profissionais de tecnologia em âmbito mundial.
Quais são os principais desafios na administração de banco de dados?
A administração de dados é uma área dinâmica devido à alta movimentação de informações que precisam ser gerenciadas com eficácia dentro de uma organização.
Entre os principais desafios enfrentados pela área, estão:
- Gerenciamento de grandes volumes de dados, que exige soluções robustas e escaláveis;
- Garantia da segurança em um ambiente de ameaças cibernéticas crescentes;
- Manutenção frequente, garantindo que o banco de dados esteja sempre acessível e funcional;
- Atualizações e otimizações que precisam ser implementadas sem causar interrupções nos serviços.
Quais são as tendências em administração de banco de dados?
Como a área de tecnologia está em constante mudança, o futuro da administração de banco de dados promete inovações impulsionadas por seus avanços.
Em síntese, algumas das tendências mais esperadas incluem a automação de tarefas utilizando inteligência artificial, o armazenamento de bancos de dados em nuvem e um maior foco na segurança com a implementação de tecnologias avançadas de criptografia e detecção de ameaças.
Sendo assim, é importante que os(as) profissionais de Banco de Dados busquem sempre por cursos de atualização, bem como o acompanhamento de novas tecnologias que surjam no mercado, pois é através desses processos de reciclagem que pode-se destacar no mercado de trabalho e atrair oportunidades melhores de posicionamento.
Vem pra Gran Faculdade
Se você tem interesse em trabalhar na área de administração de banco de dados, comece a sua graduação agora!
O curso de Banco de Dados da Gran Faculdade é tecnólogo e visa formar profissionais capacitados para o gerenciamento de informações e tomada de decisões no ambiente corporativo.
Além disso, temos vantagens que nos garantem a nota máxima no MEC. Confira algumas:
- Entrada imediata para você não precisar aguardar o início de um novo semestre letivo para começar a conquistar seu diploma – você se matricula e pode começar o curso no mesmo dia;
- Faculdade EAD com curso 100% digital que possibilita conciliar a rotina do dia a dia com os estudos;
- Plataforma simples e intuitiva, assim, você estuda de onde estiver, em qualquer dispositivo;
- Professores renomados, didáticos e que preparam os alunos para a prática profissional;
- Mensalidades que cabem no seu bolso para que você possa realizar seus sonhos, com valores fixos ao longo de todo o curso, sem pegadinhas ou letras miúdas;
- Acessibilidade e ferramentas de inclusão, afinal, aqui, todo mundo pode! E muito mais.
Participe da conversa