Administração Empresarial: Para que serve?

A Administração Empresarial é responsável pela organização de recursos e metas de um negócio. Saiba mais sobre essa área e a sua importância.

Por
5 min. de leitura

A Administração Empresarial é responsável por organizar e gerenciar recursos, pessoas e processos, com o intuito de atingir metas e otimizar resultados. Ela assegura que diferentes áreas da empresa funcionem de forma integrada e eficiente.

Além disso, a área permite a identificação de oportunidades de crescimento e inovação, ajudando o negócio a se manter competitivo. Com uma boa gestão, as decisões estratégicas são mais assertivas e adaptáveis às mudanças do mercado.

Fique por aqui e descubra mais sobre essa área tão importante da Administração!

Logo do WhatsApp Clique aqui para seguir o canal Gran Faculdade no WhatsApp!

Confira o conteúdo na íntegra, ou acompanhe pelo índice se preferir:

O que é Administração Empresarial?

Administração Empresarial é o conjunto de práticas e técnicas voltadas para organizar, planejar e controlar os recursos de uma empresa, sejam eles financeiros, materiais ou humanos. 

O objetivo é otimizar processos e garantir o bom funcionamento da empresa, alcançando metas definidas pela organização. Uma boa gestão é fundamental para manter um bom posicionamento no mercado.

Por fim, com uma administração de equipes de maneira eficiente, é possível assegurar que todos os setores trabalhem em harmonia. Isso fortalece a capacidade da empresa de enfrentar crises e alcançar seus objetivos.

Para que serve a Administração Empresarial?

A Administração Empresarial é essencial para o pleno funcionamento e crescimento da organização. Além de coordenar recursos, a Administração Empresarial serve para que a liderança monitore equipes, garantindo que cada setor trabalhe em sintonia alinhado com os objetivos da empresa e do setor. 

Isso inclui a implementação de estratégias para alcançar o melhor desempenho e promover um ambiente produtivo. Dessa forma, os gestores garantem que todos contribuam para o crescimento sustentável da organização de acordo com suas respectivas funções.

Administração Empresarial também serve para analisar as oportunidades e riscos, fazendo com que a empresa aproveite novas tendências e se adapte às mudanças. Ou seja, a área é fundamental para o desenvolvimento da organização e para apontar uma direção a ser seguida pela empresa.

O que faz um profissional de Administração de Empresas?

Um profissional de Administração de Empresas planeja, organiza e coordena as atividades de uma empresa para garantir que os recursos sejam utilizados de forma eficiente. Ele atua em áreas como:

  • Finanças;
  • Marketing;
  • Gestão de pessoas e logística;
  • Tecnologia;
  • Gestão de projetos.

O papel do Administrador Empresarial é essencial para manter a empresa com uma boa saúde financeira, sem gastar mais do que arrecada e fazendo investimentos que possam trazer bons retornos, ao invés de prejuízos.

O Administrador é responsável também por analisar o mercado e identificar oportunidades de crescimento. Isso inclui a implementação de inovações e melhorias para garantir o sucesso a longo prazo.

Quem pode ser Administrador de Empresa?

Como vimos anteriormente o Administrador é uma pessoa essencial dentro de uma empresa, e é parte de uma engrenagem que tem como principal objetivo fazer a organização chegar ao sucesso. 

Desse modo, qualquer pessoa que tenha concluído o curso superior de Bacharelado em Administração pode atuar como administrador de empresas. Além disso, é importante que o profissional desenvolva habilidades em liderança, comunicação, e tomada de decisão, fundamentais para lidar com os desafios da gestão.

Um bom administrador precisa ter uma visão estratégica e capacidade de solucionar problemas complexos. As empresas buscam também profissionais com experiência prática, obtida através de estágios ou empregos anteriores. 

MBAs, cursos de especialização e certificações em áreas específicas podem ser um diferencial na hora de se candidatar à vaga. A versatilidade do curso permite que o profissional escolha entre diferentes áreas do setor privado e público, como:

  • Indústrias;
  • Bancos;
  • Comércios;
  • Consultorias;
  • Prefeituras;
  • Secretarias;
  • Autarquias.

Ele pode optar também por empreender, criando e gerenciando de perto o próprio negócio ou atuando como consultor, ajudando outras empresas a otimizar seus processos e alcançar melhores resultados.

Quanto ganha um Administrador Empresarial?

Segundo sites especializados em recrutamento e seleção, um Administrador recém-formado pode ganhar entre R$ 3 mil e R$ 4,5 mil mensais, a depender da área de atuação, da região, do porte da empresa e do nível de experiência do profissional.

Com mais experiência e especializações, o salário pode ter um aumento significativo. Administradores em posições de gerência, por exemplo, podem receber salários superiores a R$ 8 mil ou mais.

Curso de Administração Empresarial

O termo “Administração Empresarial” é frequentemente usado para se referir ao curso de Bacharelado em Administração. Esse curso prepara os alunos para gerir e coordenar recursos e processos em empresas e organizações.

A graduação em Administração Empresarial preparar e permite que a pessoa atue em diferentes segmentos, tais como:

Outros cursos de Administração Empresarial

A Administração Empresarial também pode ser complementada e estudada através de outros cursos, como:

O que se estuda em Administração de Empresas?

Como vimos anteriormente, a faculdade de Administração é conhecida também pelo termo Administração Empresarial. O curso conta com uma matriz curricular completa, e que após a conclusão do curso, deixará o aluno preparado para o mercado de trabalho.

A graduação conta com matérias como:

  • Integração e Desenvolvimento de Pessoas;
  • Raciocínio lógico e Matemático;
  • Marketing e Mídias Sociais;
  • Gestão de Qualidade;
  • Gestão da Produção;
  • Contabilidade Gerencial;
  • Consultoria Empresarial:
  • Governança Corporativa e Digital.

Quantos anos dura uma faculdade de Administração Empresarial?

 A faculdade de Administração dura, em média, 4 anos, ou 8 semestres, a depender da instituição de ensino. Durante esse tempo de formação, o estudante é preparado para diversas situações na empresa, através de estágios e projetos práticos que irão aproximar a pessoa dessa realidade.

Quais são as principais áreas da Administração Empresarial?

A Administração Empresarial envolve muitas áreas essenciais para o pleno funcionamento de uma organização. Dentre elas, estão algumas como:

  1. Gestão de Recursos Humanos: Envolve a contratação, treinamento, desenvolvimento e gerenciamento dos colaboradores da empresa. Foca em maximizar o desempenho e a satisfação dos funcionários.
  2. Gestão Financeira: administra os recursos financeiros da empresa, incluindo contabilidade, orçamento, fluxo de caixa e análise de investimentos.
  3. Gestão de Marketing: Foca na criação e implementação de estratégias para promover e vender serviços ou produtos, identificando e atendendo as necessidades dos clientes, além de aumentar a presença da marca no mercado.
  4. Gestão de Projetos: Foca no planejamento, execução e controle de projetos para garantir que sejam concluídos dentro do prazo, orçamento e requisitos definidos.

Cada uma dessas áreas desempenha um papel crucial no sucesso e crescimento das empresas, e interagem entre si para alcançar os objetivos organizacionais.

Qual é a diferença entre Administração e Gestão Empresarial?

A diferença entre Administração e Gestão Empresarial pode ser sutil, mas as duas funções têm aspectos distintos:

  1. Administração: refere-se mais ao processo de planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos de uma organização para alcançar objetivos definidos. Ela costuma ser associada a funções mais formais e de alto nível, com foco no estabelecimento de uma visão estratégica e na tomada de decisões de longo prazo.
  2. Gestão: mais relacionada à execução das diretrizes estabelecidas pela administração. A Gestão Empresarial é o processo prático de aplicar essas políticas e estratégias, garantindo que os objetivos da organização sejam alcançados de maneira eficiente.

Em resumo: A Administração foca em definir o “o quê” e o “porquê” de uma organização (visão estratégica), já a Gestão concentra-se no “como” fazer as coisas acontecerem de maneira eficaz e eficiente (execução prática).

Ambos os termos são complementares e, na prática, muitas vezes são usados de forma equivalente.

Estude Administração Empresarial com a Gran Faculdade

O curso de Administração EAD ofertado pela Gran Faculdade proporciona um método de ensino avançado, multidisciplinar e inovador. Estude com professores renomados, uma plataforma com suporte total e a melhor experiência para o estudo a distância.

Com uma grade curricular completa, você sai formado e pronto para o mercado de trabalho!

Confira mais vantagnes de estudar com a gente:

  • Entrada imediata para você não precisar aguardar o início de um novo semestre letivo para começar a conquistar seu diploma – você se matricula e pode começar o curso no mesmo dia;
  • Faculdade EAD com curso 100% digital que possibilita conciliar a rotina do dia a dia com os estudos;
  • Plataforma simples e intuitiva, assim, você estuda de onde estiver, em qualquer dispositivo;
  • Professores renomados, didáticos e que preparam os alunos para a prática profissional;
  • Mensalidades que cabem no seu bolso para que você possa realizar seus sonhos, com valores fixos ao longo de todo o curso, sem pegadinhas ou letras miúdas;
  • Acessibilidade e ferramentas de inclusão, afinal, aqui, todo mundo pode! E muito mais.

Quer ficar por dentro da Faculdade Digital mais inovadora do Brasil?

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade!
Clique no link abaixo e inscreva-se:

WHATSAPP

TELEGRAM

Por
5 min. de leitura